quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Boletim Dominical, 09 de dezembro de 2012



A suficiência das Escrituras - 

Hernandes Dias Lopes


A Reforma do século dezesseis foi um divisor de águas na vida da igreja e também na história da humanidade. A Reforma não foi uma inovação, mas uma restauração. Não foi a abertura de um novo caminho, mas uma volta às veredas antigas. Não foi a introdução de um novo evangelho, mas uma volta ao antigo evangelho. A Reforma foi uma volta à doutrina dos apóstolos, um retorno ao Cristianismo puro e simples. As verdades enfatizadas na Reforma podem ser sintetizadas em cinco “solas”: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solu Christu e Soli Deo Gloria. Vamos destacar agora o Sola Scriptura.
Todas as igrejas cristãs creem nas Escrituras e aproximam-se dela como Palavra de Deus. Porém, nem todas têm o mesmo conceito das Escrituras. A Bíblia não apenas contém a Palavra de Deus, a Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia não é uma dentre as regras de fé e prática, mas nossa única regra de fé e prática. Destacaremos, aqui, três pontos importantes para a nossa reflexão.

Em primeiro lugar, as Escrituras são inerrantes
Jesus Cristo foi enfático em dizer que as Escrituras não podem falhar. Ele disse, também, que a Palavra de Deus é a verdade. Não há erros nas Escrituras. Não há contradição nos seus registros. Seus relatos não são mitológicos. A Palavra de Deus é fiel e verdadeira e digna de inteira aceitação. Nem uma das palavras de Deus pode cair por terra. Nenhuma de suas promessas pode fracassar. Pode passar o céu e a terra, mas a Palavra de Deus não vai passar. Ela permanece para sempre. Suas profecias se cumpriram, estão se cumprindo e cumprir-se-ão à risca. Deus conhece a história antes de ela acontecer. O próprio Deus que inspirou as Escrituras é quem dirige os destinos da história.

Em segundo lugar, as Escrituras são suficientes. 
Nada pode ser acrescentado às Escrituras. Ainda que um anjo venha do céu e pregue outro evangelho, além do que está registrado nas Escrituras, deve ser decisivamente rejeitado. Há dois desvios perigosos com respeito às Escrituras atualmente. O primeiro deles é o liberalismo teológico. Os teólogos liberais não creem na infalibilidade nem na suficiência das Escrituras. Aproximam-se dela não com fé, mas com suspeitas; não com humildade, mas com insolência; não com submissão, mas com rebeldia. Atribuem às Escrituras muitos erros. Afirmam que ela está cheia de falhas e que seus relatos históricos estão repletos de contradição. Afirmam que seus milagres não passam de mitos. Esses paladinos do engano e arautos da incredulidade retiram das Escrituras o que está nas Escrituras, atraindo sobre si mesmos a merecida punição de seu erro. O segundo desvio é o sincretismo religioso. Há muitos crentes que olham para as Escrituras como um livro mágico, usando-a apenas como uma espécie de amuleto religioso. Não a estudam com profundidade nem a aceitam como a única regra de fé e prática. Estão sempre buscando novas revelações e correndo atrás de novos sonhos e visões para nortear-lhes os passos. Se os liberais removem das Escrituras seu conteúdo, os adeptos do sincretismo acrescentam às Escrituras suas novas visões e revelações. Desta maneira, ambas as posições são um sinal de rebeldia contra Deus e uma evidência de insolente apostasia. Não precisamos de novas revelações. Tudo que precisamos saber para a nossa salvação, santificação e serviço está contido nas Escrituras. Devemos conhecê-la, obedecê-la e proclamá-la com fidelidade e senso de urgência.

Em terceiro lugar, as Escrituras são eficientes. 
As Escrituras não são apenas inerrantes e suficientes, elas são também eficientes. Elas realizam todo o propósito de Deus. Elas não voltam para Deus vazia. Elas são mais preciosas do que o ouro e mais doces do que mel. Elas são não apenas inspiradas, mas também úteis para toda a correção, repreensão e ensino. É por meio delas que Deus chama seus eleitos. É por meio delas que Deus santifica seu povo. É por meio delas que Deus consola seus filhos. É por meio delas que Deus fortalece a sua igreja e a equipada para cumprir sua missão.




Avisos

Viagem do Pr. Alcino
Neste fim de semana o pastor Alcino de Almeida esta participando da reunião do Presbitério Norte de Valadares, em Governador Valadares – MG. Oremos por sua vida e ministério


Ensaio do Coral
Visto termos culto de formatura na próxima quarta-feira na Igreja Central, o coral estará tendo seu ensaio normal na CONGREGAÇÃO FILADÉLFIA as 19:30h.

DVD Peça de Natal 2011
Os irmãos que tiverem interesse em adquirir o DVD da peça de Natal que foi apresentada custam apenas 20,00. O valor das vendas será revertido para ajudar na organização e confecção da peça de Natal deste ano. Já temos alguns exemplares de pronta entrega. Fale com a Jane, ou na secretaria da Igreja.

Projeto Ana
Na próxima terça-feira (11/12) teremos nossa tradicional e importante Reunião de Oração (Maes orando por seus filhos) as 19:30h.

Cultos de Formatura
- 12/11 – Colégio Prisma as 19:30h
- 13/12 – BERLAAR as 19:30h

Reunião do Presbitério
Na próxima sexta-feira inicia-se a Reunião do Presbitério. Coloquemos a vida de nossos irmãos, para que  todas resoluções a serem tomadas sejam debaixo da direção do Senhor Jesus.

Cantata de Natal do Coral
16/12 – 09:00h – Congregação Filadélfia
16/12 – 19:30h – Igreja Central

Aniversariantes
09/12
Salomé Araújo Faria
Filadélfia
-
09/12
Lucas Gouveia Chagas


09/12
Emerenciana de Deus L. Silva
Alto da Estação
8804-0371
10/12
Alice Andrade dos Santos
Filadélfia
-
11/12
Elisa Ferreira de Andrade
Central
3831-2318
11/12
Olivando Rosa Filho
Alto da Estação
3831-1952
12/12
Saulo Roberto de Souza José
Alto da Estação
3831-3684
12/12
Nicole Chagas R. Garcia
Central

12/12
Eloísio Moreira
Filadélfia

12/12
Paulo Garcia
Central
3832-0462
13/12
Adriana Simone Caixeta
Central

14/12
Maria Inês de Oliveira
Filadélfia
3831-7686
14/12
Mateus Rosa Ribeiro de Castro
Central
3831-2782
15/12
Sueli Maria da Silva
Manancial
8815-6171


Escala de trabalhos para Central e Congregações

Domingo 09
terça-feira 11
quinta-feira 13

CENTRAL

E. Dom
Rev. Salvador
Culto
Evang. Paulo
SAF
Rev. Cleverson

FILADÉLFIA

Evang. Paulo
Culto
Pb. Tadeu
Evang. Paulo
Evang. Paulo

ALTO DA ESTAÇÃO

E. Dom.
Pb. Argeu
Culto
Pb. Natanael
Dc. Josué
Rev. Alcino

MANANCIAL

E. Dom
Pb. Tadeu
Culto
Pb. Pedro
Não tem trabalho
Ernani – membro da Filadélfia



Próxima semana



Domingo 16

CENTRAL

E. Dom
Rev. Cleverson
Culto
Rev. Cleverson

FILADÉLFIA

Evang. Paulo
Evang. Paulo

ALTO DA ESTAÇÃO

E. Dom
Pb. Pedro
Culto
Fábio Avelar

MANANCIAL

E. Dom.
Dc. Emerson
Culto
Pb. Tadeu



FORUM

DIA DA BÍBLIA

Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho”. (Sl 119. 105)

O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Thomas Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento – celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários protestantes que aqui vieram pregar a Palavra de Deus.
Durante o período do Império no Brasil, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente a fé cristã protestante. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento protestante, juntamente com o Dia da Bíblia, foi se popularizando. Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia no Brasil, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948.
Hoje é o Dia da Bíblia, esse dia é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o país. Há mais de 150 anos, o Dia da Bíblia, é celebrado com o objetivo de difundir e estimular a leitura da Palavra de Deus.
Portanto, o Dia da Bíblia não deve ser comemorado somente no dia de hoje por nós cristãos, pois as Escrituras Sagradas nos diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho”. (Sl 119. 105), e isso deve ser vivenciado no dia-a-dia, não somente aos domingos nas leituras dominicais da Bíblia, ou durante os cultos semanais, ou ainda em “ocasiões especiais”. O apóstolo Paulo nos ensina que "toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para o ensino, repreensão, correção e educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2Tm 3.16,17). Paulo nos ensina neste texto a didática e propósito da Palavra de Deus. Também, expressou Davi "a Lei do SENHOR é perfeita restaura a alma" (Sl 19.7). Em outras palavras Davi nos ensina que a Escritura Sagrada restaura o nosso relacionamento com Deus. A Bíblia é nosso alimento espiritual, do qual precisamos de uma porção diária para nossa “dieta”, para que a nossa saúde espiritual possa estar em pleno vigor. 
Amados, só podemos ter uma cosmovisão correta do mundo com as lentes das Escrituras Sagradas, pois ela é a revelação especial de Deus para os homens, e nela conhecemos os propósitos de Deus para nossa existência. Como advogaram os reformadores do séc.XVI: "Somente as Escrituras e toda Escritura é a Palavra de Deus".  Portanto, o que temos que ter em mente como cristãos é que nós temos em mãos a única mensagem que pode transformar a vida de um homem, uma família, uma nação, o mundo, a mensagem do Evangelho, e que nós precisamos urgentemente pregar esta mensagem ao mundo. SOLA SCRIPTURA, TOTA SCRIPTURA!!!
Rev. Alcino de Almeida




CRER É TAMBÉM PENSAR!!!
"A menos que eu seja convencido pelas Escrituras e pela razão pura e já que não aceito a autoridade do papa e dos concílios, pois eles se contradizem mutuamente, minha consciência é cativa da Palavra de Deus. Eu não posso e não vou me retratar de nada, pois não é seguro nem certo ir contra a consciência”. (Martinho LUTERO, na Dieta de Worms, Alemanha em 1521).



MISSÕES

Um "Feliz Natal" na Europa??

O que significa o "Natal" em um continente em que as pessoas deliberadamente resolveram abandonar a fé cristã e enraizar suas vidas em um profundo ateísmo? A resposta pode ser muito triste! Muitos ainda cantam os antigos "villancicos" (canções natalinas medievais) aprendidos com suas avós, acham que se trata de uma tradição bonita que pode ser mantida... A maioria, de fato, vê no Natal apenas mais um feriado para descansar ou viajar, uma oportunidade para comer os típicos doces natalinos (turrón, mantecados, etc). Para muito outros, se trata de uma festa chata em que têm que suportar suas familias. Os mais espirituais chegam até mesmo a pensar no nascimento de forma plural: uma referência ao nascimento de todos os seres humanos, sem nenhuma menção a Jesus Cristo.

A realidade é visível por todos os lados: as pessoas na Europa rejeitam o evangelho e precisam, de fato, conhecer o verdadeiro Natal de Jesus Cristo, o nascimento do Deus-Homem que veio para nos salvar com sua graça e amor. O trabalho missionário na Europa tem como objetivo central que esse verdadeiro Natal seja conhecido e proclamado. E nos sentimos muito felizes de fazer parte dessa equipe que tem consagrado sua vida a esse propósito!

Somos gratos a Deus pelas vitórias que ele nos concedeu este último mês. Louve a Deus conosco:

1. Pelos estudos bíblicos que a Rosa tem mantido semanalmente com as 10 mulheres de Moralzarzal. São estudos visando a evangelização e o discipulado; as mulheres têm aberto seu coração, pedido oração por suas famílias e já contam com o apoio de seus maridos e filhos para frequentarem o trabalho;

2. Pelo início do trabalho que a Rosa, como pedagoga, começou com crianças de Torrelodones com dificuldades escolares e déficit de atenção. Graças a Deus estas crianças estão progredindo, suas professoras estão interessadas em conversar com a Rosa, como profissional, para saber como ajudar a essas crianças. Tem sido uma porta que se abre para que a igreja se torne mais conhecida na cidade;

2. Pelo delicioso almoço com os irmãos da igreja de Torrelodones em comemoração ao Dia de Ação de Graças. Todos participaram alegremente, compartilhando o alimento e as bênçãos recebidas este ano;

3. Pela nossa participação como um dos preletores nas conferências em comemoração ao Dia da Reforma, promovidas pela Igreja Reformada de Portugal e o Instituto Bíblico Português. As conferências foram realizadas tanto em Albufeira (sul de Portugal) como em Massamá (Lisboa);

4. Por nossa participação nas reuniões do Sínodo da Igreja Reformada da Espanha, representando nossa Igreja Evangélica Presbiteriana da Espanha. O referido Sínodo se reuniu em Mataró (próximo a Barcelona) e tivemos oportunidade de conversar sobre possíveis trabalhos em conjunto na Espanha;

5. Por nossa participação nas conferências do Foro Missiológico da Espanha, como preletor e membro do comitê organizador. Estas conferências aconteceram em Valencia e o tema foi "Crise e Missão na Europa";

6. Pela visita que recebemos dos nossos colegas missionários em Portugal, Rev. Marcos e Márcia Más. Na ocasião o Pr. Marcos trouxe a mensagem para os irmãos da nossa igreja em Torrelodones;

7. Pela visita que fizemos ao Rev. Everton Tavares, nosso missionário em Sevilla, para acompanhamento e apoio pastoral;

8. Pelos preparativos para a reunião do Sínodo da Igreja Evangélica Presbiteriana da Espanha, que ocorrerá no início de dezembro;

9. Pela bênção de ver os nossos filhos e seus conjuges firmes na fé e comprometidos com a igreja.

Contamos, também, com suas orações pelos desafios que temos pela frente:

1. Pela reunião do nosso Sínodo na Espanha e pela visita que nos farão os representantes da Igreja Reformada da Espanha e de outros pequenos grupos presbiterianos que estão presentes no país, visando estabelecimento de um maior vínculo entre todos nós;

2. Pelas atividades natalinas semanais em nossa igreja de Torrelodones ao longo deste mês de dezembro; por cada irmãos, para que suas vidas e famílias sejam edificadas na palavra de Deus;

3. Por um local que possamos alugar para o funcionamento das reuniões da igreja. Por enquanto as reuniões e cultos continuam sendo em nossa casa, mas o espaço já ficou muito pequeno para o grupo que temos;

4. Pelas reuniões que a Rosa faz com as mulheres de Moralzarzal e seu trabalho com as crianças em Torrelodones, para que o evangleho chegue a todas essas famílias;

5. Por novos obreiros para trabalhar na Europa. Atualmente precisamos de mais pessoas bem preparadas e devidamente enviadas para juntar-se à nossa equipe. Os desafios, as necessidades e as oportunidades crescem constantemente;

6. Por nossa família e filhos: saúde, trabalho, ministério. Para que Deus renove nossas forças, nos dê uma melhor saúde e abra portas de trabalhos profissionais aos nossos filhos.

Nosso blog está sempre atualizado com noticias e fotos: www.baseeuropa.blogspot.com
Visite também o site que divulga os desafios missionários da Europa: www.missaoeuropa.com

Com carinho,

Rev. Carlos e Rosa del Pino

Nenhum comentário:

Postar um comentário