sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Boletim Dominical, 22 de dezembro de 2013


...é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Lucas 2:11


Rev. Cleverson Gilvan


            Todas as manhãs tenho procurado me inteirar do que anda acontecendo pelo mundo. Por isso, ler os jornais, acessar os principais sites de notícias e assistir aos telejornais já se tornou um hábito.
            Ao longo dos anos essa rotina já rendeu algumas surpresas boas  e outras muito desagradáveis. Lembro até hoje de ter acordado numa manhã de 11 de setembro e não entender direito o que estava acontecendo em Nova Iorque. Ver aqueles aviões se chocando contras as Torres Gêmeas foi chocante. Assistir também alguns desastres aéreos como o da TAM em São Paulo e o da Gol foram igualmente difíceis. Outras notícias trouxeram alento! Eu vi a queda do muro de Berlim e o final da guerra do Golfo, mas quando eu me preparava para fazer o boletim desta semana, a notícia foi extraordinária. Acordei com Lucas 2.11 no coração e na mente. E a notícia era: “...é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
            Tudo bem, pode não ser uma novidade para muita gente, mas aqui está a chave para a renovação da vida. O Salvador nasceu e habitou entre nós cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, como a do Unigênito do Pai. Além do mais Ele nos foi comunicado pelo Espírito Santo e isto significa que entre Ele e nós foi estabelecida uma união de tal natureza que nem mesmo a morte pode mais nos separar.
            E esta boa notícia continua repercutindo pelo mundo afora, afinal de contas, quem reconhece o senhorio de Jesus na sua vida e recebe os benefícios de sua missão redentora também participa da nova vida.
            Eu preciso contar isso pra mais alguém! E espero que você faça o mesmo!


Fórum

Não havia lugar para Jesus

Quando José e Maria saíram de Nazaré para Belém, por decreto de Tibério César, eles não encontraram lugar na estalagem, por isso, foram para uma manjedoura, onde Jesus nasceu. Não havia lugar para Jesus na concorrida cidade de Davi. Os espaços já haviam sido todos disputados e assim, o Cordeiro de Deus, nasceu num estábulo e não num berço de ouro. O criador do universo, o dono do mundo, foi rejeitado no seu nascimento e em sua morte. Ele foi desprezado e dele não fizeram caso.
Os anos se passaram e os homens continuam afobados, correndo de um lado para o outro, cuidando de muitas coisas e não se apercebem que também não têm lugar para Jesus. Suas estalagens estão abarrotadas, seus corações ocupados com muitos cuidados e por essa causa não dão lugar para Jesus.
Muitas pessoas ocupam hoje o lugar de Jesus na vida das pessoas: no mês de dezembro, quando se comemora o Natal, o bojudo Papai Noel torna-se o astro principal do Natal. O velho de barbas brancas, arquejado por um imenso saco de presentes nas costas, tornou-se um garoto propaganda, distorcendo a mensagem central do Natal. O comércio febril, o consumismo insaciável e o multicolorido das praças tolda o verdadeiro sentido do nascimento de Cristo.
Muitas coisas, outrossim, ocupam o lugar de Cristo. Vivemos numa sociedade secularizada. O homem pós-moderno empurrou Deus para os templos religiosos e pensa que ele não interfere nas demais áreas da vida. Assim, as pessoas tornam-se religiosas, até mesmo, se dizem evangélicas, mas não se colocam debaixo do senhorio de Cristo. Vivem segundo os valores de uma sociedade decadente e não segundo os absolutos da Palavra de Deus.
Não havia lugar para Jesus em Belém e não há lugar para Jesus nos corações hoje. Muitas vezes, o espaço que se abre é para o Jesus domesticado pelas conveniências humanas e pelos desvios doutrinários e não para o Jesus das Escrituras. Muitos segmentos religiosos pregam não o Jesus da Bíblia, mas o Jesus guru, o Jesus mestre iluminado, o Jesus milagreiro.
Precisamos resgatar a mensagem que os anjos anunciaram em Belém: “Eis que vos trago boa nova de grande alegria e que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.7).
Segundo Lucas 2.7, o nascimento de Jesus enfatiza três verdades fundamentais: Primeiro, Jesus é o Salvador do mundo. Não há outro caminho para Deus, outra porta para o céu, outro mediador entre Deus e os homens além de Jesus. Ele veio para salvar o seu povo. Ele veio para nos reconciliar com Deus.
Ele veio para remir-nos dos nossos pecados. Não há mensagem de Natal sem a proclamação da salvação no nome de Jesus. Segundo, Jesus é o Messias prometido. Ele nos foi dado desde a eternidade. Dele falaram os patriarcas e profetas. Para ele apontaram as profecias. Ele é a consumação da esperança do povo de Deus. Ele é o enviado de Deus, o ungido, o profeta, o sacerdote e o rei, aquele que veio buscar e salvar o perdido. Terceiro, Jesus é o Senhor. Diante dele todo o joelho se dobra no céu, na terra e debaixo da terra. Ele governa o universo, dirige as nações e reina sobre o seu povo. Ele tem toda autoridade no céu e na terra. Ele está assentado no trono e tem o livro da história em suas mãos. Dele, por meio dele e para ele são todas as coisas.
Há lugar na sua vida para o Jesus do Natal? Seu coração é dele? Ele é o amado da sua alma? Você já se refugiou nele e o recebeu como o seu salvador? Natal é mais do que troca de presentes e mesa farta. Natal é Jesus.
Rev. Hernandes Dias Lopes.


Natal na Central
Hoje teremos nossa programação especial de Natal às 19:30 horas. Nosso programa começará com a apresentação da cantata do coral adulto que será seguida pela cantata do coral Vida com a participação especial da UPA.

Coral
Pedimos aos coristas que cheguem às 12:45 min na Igreja de Getsêmani para aquecimento e apresentação logo em seguida. À noite nosso aquecimento será às 19:00 min para a última apresentação.

Enlace Matrimonial
No próximo sábado (28/12) as 19:30h teremos o Casamento dos nossos irmãos evang. Lucio e Naiara em nossa Igreja.

Assembleia Geral Extraordinária e Confraternização
Nossa Assembleia será no próximo domingo (29/12)  às 10:00 da manhã. Na oportunidade todas as congregações deverão se dirigir para a central para nossa programação em conjunto. Logo após teremos um delicioso almoço com toda igreja.

Relatórios Sociedades Internas e Departamentos
Pedimos aos responsáveis pelas sociedades internas e departamentos da igreja (ministério de famílias, conselho missionário e escolas dominicais) que preparem seus relatórios para a nossa Assembleia no final de Dezembro.

Semana Universal de Oração 2014
Nossa semana universal de oração será nos dias 06 a 10 de janeiro de 2014. As reuniões serão sempre às 07:00 da manhã e contarão com a colaboração  dos irmãos conforme escala a ser publicada. Venha e traga um lanche para nosso café comunitário após a reunião.


Escala Junta Diaconal - Dezembro

Alto Estação
Manancial
Filadélfia
Central
22/12/2013
José Humberto
Luiz
Mardoqueu, Jonathas
* Josué, Luiz
29/12/2013
Rubens
Jonathas
Mardoqueu, José Humberto.
* Carlos, José Rodrigues.


Escala de Aniversariantes
22/12
Marcílio Ferreira Felix
Alto da Estação
9958-7235
23/12
Kátia Simone Borges
Central
8852-5886
23/12
Celina Duarte Rosa
Central
3831-5524
23/12
Vivian Rocha
Manancial
3831-1935
25/12
Neusa Maria Reis Pereira
Filadélfia
3832-4365
25/12
Natália Cristina Rodrigues
Filadélfia
-
26/12
Carmi dos Reis Chagas
Central
3831-7739
27/12
Ronan Andrade
Central
3831-6474
28/12
Maria da Conceição de Oliveira
Alto da Estação
8826-2440
28/12
Mauri Rates
Central
8816-2723






ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

            Use estes estudos para as suas devocionais familiares também!

Texto: Lucas 2.25-35
Rev. Cleverson Gilvan

O Cântico de Simeão

            Hoje estamos celebrando o natal em nossa igreja. Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das datas mais marcantes e mais importantes para o nosso calendário. Celebramos o nascimento de Jesus, mas não o fazemos simplesmente como um evento histórico, mas como uma declaração de que a graça do SENHOR nos visitou trazendo salvação.
            Esta passagem é uma das mais emocionantes no contexto do nascimento de Jesus.
            Simeão era um judeu piedoso de Jerusalém. Um homem sobre quem o Espírito Santo habitava. Alguém que amava ao Senhor e esperava dele a consolação de Israel. Quando ele se encontrou com Jesus, ainda menino, sua vida ganhou uma nova expressão e é a partir deste encontro que queremos estudar esta passagem.

1) Qual foi a revelação que o Espírito Santo fez a Simeão?

2) O verso 27 diz que o Espírito Santo conduziu Simeão até o templo onde ele encontrou a Jesus. Ainda hoje o Espírito Santo nos conduz à Jesus. Como foi que o Espírito Santo te conduziu a Jesus?

3) Com que palavras Simeão traduziu a importância e a emoção daquele encontro?

4) Este encontro com Jesus também foi o mais importante em sua vida? Como você tem provado isto?



Nenhum comentário:

Postar um comentário