sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Boletim Informativo, 02 de outubro de 2016

Em que eu vou votar!

Rev. Cleverson Gilvan

            Esse é um dos momentos mais importantes para o município. Já estamos em pleno processo de votação e até o final do dia já saberemos quem serão nossos representantes. Teremos um novo prefeito e uma nova câmara de vereadores. Mas enquanto o processo não termina, ainda é possível mais uma reflexão sobre em quem devemos votar.
            Como cristãos devemos nos preocupar com pelo menos quatro questões:

1) A ideologia do partido do meu candidato
            Devemos lembrar que há inúmeros partidos que na sua base ideológica sustentam ideias que são contrárias aos preceitos cristãos. Há quem defenda o aborto, a legalização das drogas, a descaracterização da família, o aparelhamento do estado entre outros. Veja, eu não posso mais simplesmente votar no candidato, eu preciso conhecer quais são as bandeiras empunhadas por seu partido, até mesmo porque de alguma forma ele, o candidato, as representa. Mesmo numa eleição municipal, a vitória de candidatos de partidos que tenham ideologia contrária ao nosso posicionamento, contribuirá para o fortalecimento das suas teses no âmbito nacional.

2) Os compromissos do meu candidato
            A segunda coisa que devemos considerar é: Quais são os compromissos do meu candidato?
            O que ele diz que vai fazer? De que maneira ele prioriza as necessidades fundamentais de uma sociedade como educação, saúde, segurança e emprego? Ele tem propostas concretas? Ou ele apenas sabe falar de modo depreciativo dos seus oponentes? Perguntas como essas podem eliminar uma série de candidatos oportunistas.

3) A história política do meu candidato
            Em terceiro lugar considere: Qual a história política do meu candidato? É claro que todo mundo tem o direito de começar um dia, mas, não devemos eleger pessoas despreparadas. É verdade que queremos pessoas sensíveis e com experiência, mas também que tenham formação capaz de garantir sua atuação na gestão pública.  Não vote no amigo, no simpático ou no líder das pesquisas de opinião. Vote naquele que você julga mais habilitado para exercer o mandato.

4) O meu compromisso com quem for eleito
            Passadas as eleições e, seja quem for o eleito, nosso compromisso passa a ser o da oração em seu favor. Mesmo porque não há autoridade que não proceda de Deus e o mandamento divino é que intercedamos por elas. Essa intercessão traz consigo a necessidade do respeito, do reconhecimento e do comprometimento na oração.

            Diante disso, oramos para que Deus abençoe nossa cidade durante todo esse momento.

Avisos

Eleições Municipais
Hoje é dia de escolhermos nosso prefeito e nossos vereadores. Temos orado por nossos irmãos que se candidataram e também para que Deus nos dê sabedoria no momento do voto. Assim, conclamamos aos irmãos para que durante o dia não deixem de interceder mais por esse momento.

Visita do Rev. Heber Bertucci e sua esposa Natália
Neste final de semana estamos recebendo a visita do Rev. Heber e sua esposa Natália. Os irmãos são da cidade de Resende – RJ. Damos boas vindas aos irmãos e os saudamos na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

Reunião de Oração
Na próxima terça-feira teremos nossa reunião de oração aqui no templo. Todos os irmãos têm a oportunidade de um tempo de comunhão e oração. Nos reunimos sempre às 19:30 horas.


Aniversariantes
02/10
Ilda Maria Oliveira Silva
Manancial
3831-7402
02/10
Maria Aparecida Oliveira Pereira
Matinha
8879-9784
03/10
Adelina


03/10
Zoraide Virginea Ribeiro
Alto da Estação
3831-3897
04/10
Nadir Carvalho Ribeiro
Alto da Estação
3831-3897
04/10
Sebastião Alves da Silva
Alto da Estação
9116-7448
04/10
Adelina Maria do Amaral
Central

04/10
Valdirene Chagas Ferreira
Filadélfia
8875-6117
05/10
Kamila Araujo Faria
Filadélfia

05/10
Raquel Alves


05/10
Jailson Araujo de Menezes
Alto da Estação

05/10
Laura Samuel Borges


06/10
Miriam Mendes dos Reis
Manancial

07/10
Hester Ferreira Silva
Central

07/10
Angélica Mirelis Barbosa
Filadélfia

07/10
Michelly Maria de Oliveira Barbosa
Filadélfia
8816-8070
08/10
Natallia Bouzan Gonçalves
Filadélfia
3832-0047
08/10
Vanessa Aparecida
Alto da Estação




Atenção professores – central e congregações
Solicitamos aos irmãos que deram aulas no 3º trimestre para as classes do maternal ao intermediário, a gentileza de devolver para secretaria da igreja os kits que foram usados. esse material é arquivado para ser novamente utilizado em outras ocasiões.


INTERCESSAO
- Maria Conceição fonseca (mãe rev.salvador,) – saúde
- miguel vieira naves, pai Lazara naves – saúde

ATENÇÃO SOCIEDADES INTERNAS
O mês de outubro é o mês das eleições das diretorias das sociedades Internas. Lembramos que no dia 12 de novembro teremos a reunião de planejamento para o ano de 2017. Até lá as diretorias eleitas para 2017 já devem ter prontas as linhas mestras dos planejamentos de suas sociedades.


Culto do bebê
-  Dia 08/10  as 19:00h , culto do Victor Manuel P. Ortiz, filho dos nossos irmãos Victor e Maribel. Rua Major Tobias Machado, 226 – centro
- Dia 21/10 as 19:00h, culto do bebê Rodrigo, filho dos nossos irmãos Daniel e Janaina. O endereço é rua dr. Vicente Soares, 432 – São Cristóvão.



A CEIA DO SENHOR
Bíblia de Estudo de Genebra

1 Coríntios 11:23: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão”.

A Ceia do Senhor é um ato de culto que tem a forma de uma refeição cerimonial, na qual os servos de Cristo participam do pão e do vinho, para comemorar a morte de Cristo e celebrar o novo relacionamento segundo a aliança que eles desfrutam com Deus.

Na noite em que foi traído, nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o sacramento de seu corpo e sangue, chamado Ceia do Senhor, para ser observado em sua igreja até o fim do mundo, para ser uma lembrança perpétua do sacrifício que em sua morte ele fez de si mesmo; para selar, aos verdadeiros crentes, todos os benefícios provenientes desse sacrifício para o seu nutrimento espiritual e crescimento nele, e seu compromisso de cumprir todos os seus deveres para com ele; e ser um vínculo e penhor de sua comunhão com ele e uns com os outros, como membros do seu corpo místico” (Confissão de Fé de Westminster, XXIX.1).

Os textos bíblicos que tratam da Ceia e nos quais se baseia a declaração acima são: Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.17-20; 1Co 10.16-21; 11.17-34. O sermão de Jesus (Jo 6.35-38) a respeito de si mesmo como o pão da vida e da necessidade de alimentar-se dele, comendo a sua carne e bebendo o seu sangue, foi pregado antes da instituição da Ceia e é melhor entendido como tratando daquilo que a Ceia significa, ou seja, a comunhão com Cristo pela fé, ao invés da Ceia em si.

Nos tempos da Reforma, questões a respeito da natureza da presença de Cristo na Ceia e da relação da Ceia com sua morte vicária foram assunto de intensa controvérsia. A Igreja Católica Romana ensina que Cristo está presente na Ceia pela transubstanciação, como definida pelo Quarto Concílio Lateranense em 1215. “Transubstanciação” significa que a substância do pão e do vinho é miraculosamente transformada em corpo e sangue de Cristo. O pão e o vinho não são mais pão e vinho, embora pareçam ser. A doutrina de Lutero, depois chamada de “consusbtanciação”, ensina que o corpo e o sangue de Cristo estão presentes “em, com e sob” a forma de pão e vinho, que, em si mesmos, permanecem sendo pão e vinho. As Igrejas Ortodoxas Orientais e algumas Igrejas Anglicanas têm uma crença semelhante. Zuínglio negou que o Cristo glorificado, agora no céu, esteja presente de qualquer modo que palavras tais como “corporalmente”, “fisicamente” ou “localmente” possam sugerir. Calvino ensinou que, enquanto o pão e o vinho permanecem imutáveis, o Espírito eleva o crente através da fé, para gozar da presença de Cristo de um modo que é glorioso e real, ainda que indescritível.

Todos os Reformadores insistiram no fato de, na Mesa de Comunhão, darmos graças a Cristo pela obra da expiação acabada e aceita. Denunciaram a doutrina Católica Romana da Missa, porquanto nela se dizia que o sacrifício da cruz é repetido, renovado, ou reapresentado de um modo que obscurecia a sua suficiência.

A Ceia do Senhor tem uma referência passada à morte de Jesus e tem uma referência presente à nossa participação corporativa em Cristo, mediante a fé. E tem uma referência futura pelo fato de ser uma garantia da sua segunda vinda. Encoraja o fiel em sua caminhada diária e em sua expectação. Esse serviço de culto, no qual os cristãos recordam o sofrimento que Cristo suportou por eles, é uma marca distintiva da religião cristã por todo o mundo.

Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra, Nota Teológica, página 1360.



ESTUDO PARA CULTO DOMÉSTICO

Nessa edição trazemos um esboço do Salmo 23 produzido pelo Dr. David Jussely. Nosso propósito é que você estude esse esboço e medite junto com sua família

Salmo 23

O salmista está dizendo que esse Deus é o Deus dele por toda a eternidade.

Já que Deus é o seu pastor ele não precisará de mais nada.

Então, ele nos conduz a três tempos

1) Deus é o nosso pastor em nossos dias normais 1-3
Ele usa as seguintes figuras:

Pastos verdejantes – necessidades físicas
águas tranqüilas – necessidades de descanso
refrigério da alma – necessidades espirituais

Deus faz isso por amor do seu nome

2) Deus é nosso pastor em dias difíceis – vs. 4
O vale da sombra da morte (morte, depressão, luto)

Nesses dias ele está contigo. A sua vara e o seu cajado o consolam. Isto significa que ele possui duas armas (vara e o cajado).

E ainda é favorável a você preparando uma mesa na presença dos seus adversários

3) Deus é nosso pastor todos os dias de nossa vida – vs. 6
Há duas coisas mencionadas aqui: Bondade e Misericórdia. A bondade e a misericórdia nos perseguem todos os dias

Anote e compartilhe suas conclusões pessoais:





Nenhum comentário:

Postar um comentário