sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Boletim Informativo, 11 de dezembro de 2016

2º Domingo de Dezembro – o Dia da Bíblia

Fonte – Sociedade Bíblica do Brasil

            Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
            E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser
comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
            Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.


Avisos

Cantata do Coral Vida
Hoje, por ocasião do culto noturno, teremos a apresentação da cantata de Natal do Coral Vida/UCP.

Ceia na Congregação Manancial
Pela manhã o Rev. Cleverson está ministrando a ceia na Congregação Manancial.

Reunião do Conselho
Amanhã, às 19:30 horas, teremos a reunião do Conselho de nossa igreja. Todos os presbíteros estão convocados.

Almoço de Confraternização – Atenção para o Horário da Escola Dominical – 18/12
No próximo domingo teremos nosso almoço anual de confraternização. Tanto na central, quanto nas congregações, a Escola Dominical será às 10:00 horas. Todos são convidados para o almoço.



Aniversariantes
12/12
Nicole Chagas Rodrigues Garcia
Central
3831-8681
15/12
Isabella Oxner de Paula Brasileiro
Central
3831-5893
16/12
Rosa
Matinha

16/12
Jailson Junior
Alto da Estação

17/12
Luiza Martins da Silva
Central
3831-4620
17/12
Julia Luzia Reis
Central
3832-4515
17/12
Lazara Maria Naves da Fonseca
Central

17/12
Deborah Oliveira Sanarelli Chagas
Filadélfia
(64)8120-5864

Cultos de Formatura:
ter 13 dez

19:30
Culto de Formatura: Ensino Médio D. Lustosa
qui 15 dez

19:30
Culto de Formatura: Magistério - D. Lustosa

Corte e costura – Oficina de Artes da Congregação Manancial
A Oficina de arte da Cong. Manancial está programando curso de corte e costura para o próximo ano. Por isso solicita aos irmãos que porventura tenham uma máquina de costura para doar ou mesmo emprestar que avise para a evang. Cristiane ou na secretaria da Igreja.


Programação Especial de Final de Ano
O mês de dezembro está chegando e com ele a oportunidade de celebrarmos, com gratidão, o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por isso, anote em sua agenda nossas programações especiais.

11/12 – Cantata das Crianças
18/12 – Almoço de Confraternização
25/ 12 – Cantata do Coral Adulto (09:00h) – Central e Congregações
31/12 – Culto de Ação de Graças (Central e Congregações – Celebração da Ceia em Conjunto)


  

FÓRUM

O PASTOR QUE DEU SUA VIDA


“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá
a vida pelas ovelhas” [Jo 10.11]


De todas as figuras usadas nas Escrituras para falar de Jesus, uma das mais ternas é a figura do pastor. Jesus nos é apresentado no Novo Testamento como o bom pastor (Jo 10.11), o grande pastor (Hb 13.20) e o supremo pastor (1Pe 5.4). Como bom pastor, Jesus deu sua vida pelas ovelhas; como grande pastor, Jesus vive para as ovelhas; e como supremo pastor, Jesus voltará para as ovelhas.

O livro de Salmos nos apresenta o mesmo retrato.
O Salmo 22 fala da morte de Jesus e o aponta como o bom pastor; o Salmo 23 fala do poder de Jesus, sua provisão e companhia, e apresenta Jesus como o grande pastor; o Salmo 24, por sua vez, mostra a majestade de Jesus e sua gloriosa vinda e no-lo revela como o supremo pastor. Jesus morreu pelas suas ovelhas, vive para suas ovelhas e voltará para suas ovelhas.

A palavra de Deus diz que todos nós éramos como ovelhas desgarradas. Estávamos perdidos e expostos a toda sorte de perigos.

Jesus, porém, nos amou, deu sua vida por nós, colocou-nos em seus braços e levou-nos para seu aprisco. Em Jesus temos provisão suficiente, companhia na adversidade e comunhão para a eternidade. Jesus morreu a nossa morte para vivermos sua vida e bebeu o cálice amargo da ira divina para saciar-nos com a água da vida. Jesus é o nosso bom, grande e supremo pastor!




ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO

1ª Timóteo 3.16


            Lamentavelmente o que muitos ateus desejam é que celebremos um natal sem Jesus. Essa, por exemplo, é a crença de Richard Dawkins (autor de Deus: um delírio), que se declara um cristão secular. Para ele o natal é algo cultural e não deve deixar de ser comemorado, contudo, se for possível excluir Jesus da celebração, este seria o ideal.
            Mas para aqueles que realmente conhecem o verdadeiro sentido do Natal, não dá para pensar em reunir a família sem agradecer a Deus pela grande dádiva de ter nos enviado o seu próprio Filho.
            No texto de hoje temos uma declaração preciosa sobre a pessoa de Jesus. Aquele que celebramos quando nos reunimos para o Natal. E quem ele é? Paulo nos reponde:

1) Qual a primeira informação sobre Jesus no verso 16? A que doutrina ela se refere?

2) Crer que Jesus é verdadeiramente homem, como também é verdadeiramente Deus é fundamental. O que você pode dizer sobre isto?

3) Que outros elementos da obra de Cristo são descritos no verso 16?

4) Diante desse verso, que tipo de ênfase você acredita que nossas celebrações natalinas deveriam ter?

Nenhum comentário:

Postar um comentário