segunda-feira, 19 de março de 2018

Boletim Informativo, 18 de março de 2018

PASTORAL

Quem é grato é mais feliz.

A gratidão ajuda a valorizar as bençãos que temos, encontrando mais alegria nelas. Por outro lado, a ingratidão destrói a alegria, mesmo quando somos muito abençoados, porque centra nossa atenção apenas naquilo que não temos, em vez de tudo que Deus já fez por nós, gerando grande instatisfação.

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas gratas a Deus (Abraão, Ana, Davi,  Paulo,...) Eles entenderam que eles eram pecadores, mas Deus ainda os amava e lhes deu tudo o que tinham. E porque eles eram gratos, Deus os abençoou ainda mais.

Também temos muitos casos de ingratidão.  Um exemplo é a nação de Israel, que tinha sido libertada da escravidão no Egito, visto milagres incríveis, esteve na presença  de Deus e ficou provida de comida no deserto. Ainda assim o povo ficou murmurando contra Moisés e se queixando de tudo. Por causa de sua ingratidão, ficaram vagueando no deserto durante 40 anos (Números 14.2-4).

A Bíblia fala para agradecer em todo tempo, mesmo nas horas mais difíceis. Em muitos Salmos, o autor conta todos os seus problemas a Deus mas agradece, porque sabe que Ele vai mudar a siatuação e salva-lo. Aí a situação muda e o Salmo fica muito mais alegre (Salmos 13; Salmos 22; Salmos 28..) 

Fonte: www.respostas.com./wwwbr/o-que-a-biblia-diz-sobre-gratidao/)


ATENÇÃO OVELHAS:
TODO DOMINGO ESTAREMOS TENDO NOSSO MOMENTO DE GRATIDÃO NO CULTO. NAO ESQUEÇA QUE SER GRATO É TAMBÉM TESTEMUNHAR O QUE DEUS FEZ.


AVISOS:

DÍZIMO DA CRIANÇA
Hoje no Culto Noturno começaremos a ter um dia específico para que nossas crianças possam depositar e consagrar seus dízimos e ofertas. Será sempre no terceiro Domingo de cada mês.

UCP - ATENÇÃO
Em nossa próxima programação sábado que vem, teremos um Teatro da Páscoa e logo após evangelismo com distribuição de folhetos "O verdadeiro sentido da Páscoa". Fiquem atentos ao horário, de 14:30h as 17:00h.

PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA
SEXTA DIA 30/03 - Culto das 7 Palavras da Cruz na Congregação Filadélfia.

DOMINGO DIA 01/04 - Culto da Ressurreição com Santa Ceia às 07:00h da manhã. Logo após Café da Manhã com toda Igreja.

CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA
Este ano nossa Conferência Missionária será realizada no dia 31/03 e 01/04 com a presença do nosso irmão Rev. Norberto Santandréa, juntamente com seu filho Felipe. Agende essa data e venha passar momentos edificantes na presença de Deus.


DECISÕES DA REUNIÃO DO CONSELHO DA IGREJA, NO DIA 11 DE MARÇO

01) Noemeou a seguinte Comissão de Recepção para trabalhar na Igreja a partir do mês de abril:
- Dc. Josué e Carmi;
- Pb. Dr. Natanael e Ana Maria;
- Pb. André e Mirian;
- Alexandre e Lucilene;
- Wesley e Larissa.
Estes irmãos estão convocados para reunir com o pastor na quinta-feira após o Estudo Bíblico.

02) Aprovou o Projeto "Famílias que vencem" para o mês de maio, onde será comemorado o mês do Lar.

03) O conselho resolve convocar Assembléia Geral Extraordinária (AGE) nos termos do art. 9 letra "a) e art. 13 parag. 1 e 2 da CI/IPB, para eleição de 3 Presbíteros e 5 Diáconos.

04) O pastor da Igreja estará dentro de suas atribuições, instruindo a Igreja sobre a importância do Oficialato, seus deveres e direitos.


GRATIDÃO

Atenção Igreja!
Todos os domingos estaremos agradecendo a Deus pelas bençãos especiais que os irmãos tenham recebido do Senhor. É só você ligar para a Secretaria e pedir para colocar no boletim no quadro de gratidão.


MOTIVOS DE GRATIDÃO
"O que daremos ao Senhor por todos os seus benefícios?"
Pb. Marcelo e sua esposa Mizza agradecem a Deus por 31 anos de casados. Bodas de Nácar ou Madrepérola.


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

18/03
Fabrício Rodrigues Lima
Central
9 9902-7858
18/03
Betania Martins  Chagas de Paula
Filadélfia

18/03
Cristina Abadia cortes Rodrigues
Filadélfia
9 8829-2012
19/03
José Humberto Coelho
Filadélfia
9 9957-4336
19/03
Wellington Humberto Coelho
Filadélfia
9 9157-2953
19/03
Carollina Bouzan Gonçalves
Filadélfia
9 8889-6255
24/03
Maria Dulce Sousa Santos
Manancial
9 8866-4375
24/03
Maria Fernanda B. Urbano
Central





LIÇÃO PARA CLASSE DE ADULTOS


CRISTO É MELHOR – NÃO DESISTA DELE
Estudos bíblicos em Levítico e Hebreus.

INTRODUÇÃO AO LIVRO DE LEVÍTICO
Autoria: os estudiosos liberais têm negado a autoria mosaica de Levítico, mas os conservadores identificam Moisés como seu autor e afirmam a unidade do livro como unidade literária e como parte do Pentateuco. Evidências internas e externas apoiam a autoria de Moisés.
Cristo confirmou Moisés como o autor ou originador da “lei” (Lc 24.44).
Data: a data está inseparavelmente ligada à data do êxodo. A evidência bíblica de 1Reis 6.1 e Juízes 11.26 (e outras) aponta para meados do século 15 a.C. Êxodo 40.17 indica que o tabernáculo foi construído no primeiro mês do segundo ano depois do êxodo. Levítico 1.1 indica que o tabernáculo estava de pé, e Números 1.1 indica que Israel planejou deixar o Sinai no primeiro dia do segundo mês do segundo ano depois de sair do Egito. Tudo isso sugere a data, então, de 1445 a.C para composição de Levítico.
Propósito: Deus ensina ao seu povo como ter comunhão com ele. Levítico começa com Deus chamando Moisés da tenda da congregação. Em Êxodo, Deus ficava no monte Sinai e ninguém se atrevia se aproximar dele (Êx 19.21). Agora, contudo, ele habita no meio do seu povo para benefício dele. E isso é possível graças aos sacrifícios messiânicos, com os quais o livro começa. Por meio deles, Deus pode receber o povo graciosamente, tanto em sua jornada pelo deserto quanto na terra de Canaã.

INTRODUÇÃO A HEBREUS
Autoria: o autor de Hebreus nunca é mencionado explicitamente em nenhuma parte desta carta. A história da igreja está longe de ser unânime quanto á sua autoria. A igreja primitiva propôs vários autores diferentes. Seguindo Jerônimo e Agostinho, a autoria paulina foi assumida pela maioria dos eruditos bíblicos. Mas sua autoria e desconhecida.
Data e destinatários: várias são as considerações que apontam uma data anterior a 70 d.C,. quando Jerusalém foi destruída pelo exército romano. O autor de Hebreus, referindo-se ao culto no templo, usa o tempo presente no grego.
Tema: a supremacia de Cristo sobre todas as cosias e a plenitude da redenção de Deus nele.
Propósito: exortar seus leitores a não retrocederem, mas permanecerem firmes na fé em meio as tribulações que estavam enfrentando.


Lição 01: SANTIDADE E PERSEVERANÇA
TEXTO: LEVÍTICO 22.31-33; HEBREUS 12.1-3.
      I.        O QUE APRENDEMOS EM LEVÍTICO
Nele nós encontramos: leis sobre sacrifícios (1-7); leis sobre consagração dos sacerdotes (8-10); leis sobre pureza e impureza (11-15); leis sobre santidade (16-25); as bênçãos e maldições da aliança (26); leis sobre votos e doações (27). O que veremos nesta lição, e nas seguintes, é que Levítico tem mais relevância para nós do que imaginamos.

A.   Aprendemos assuntos atemporais
Por mais que os assuntos tratados pareçam de outra cultura e época, os problemas daqueles dias não são muito diferentes dos que enfrentamos hoje. Esclarece como esses temas devem ser vistos a partir da perspectiva divina. É comum, por isso, ao final de alguns versículos encontrarmos a afirmação “Eu sou o Senhor” (Lv 18.2,4-6), e sabemos que Deus continua o mesmo.

B.   Aprendemos sobre adoração
A adoração era oferecida a Deus e, portanto, deveria ser como lhe agradava (Lv 19.30; 26.2)

C.   Aprendemos sobre a graça
Lei e graça caminham juntas. (Lv 4.31).

D.   Aprendemos sobre santidade
Não e possível estudar o livro de Levítico sem falar de santidade. (Lv 11.44-45; 19.2; 20.7,26) Deus promete a santificação (Lv 20.8; 21.8,15,23; 22.9,16,32). O ensino é reafirmado no N.T por outros autores (1Pe 1.16; 2Co 7.1; 1Ts 4.7; 1Co 1.2).

E.   Aprendemos sobre Cristo
Toda a Escritura fala de Cristo e isso não é diferente em Levíticos. Todas as leis cerimoniais apresentadas no livro apontam, de alguma forma, para a Pessoa de Cristo e sua obra.

    II.        O QUE APRENDEMOS EM HEBREUS

A.   Aprendemos sobre perseverança
Exortações a permanecerem em Cristo. (Hb 10.35-39; 12.14-17).

B.   Aprendemos que o Antigo testamento aponta para Cristo
Cumprimento
Apontamento
Hb 1.2-2.4
2Sm 7 e Dt 32.43
Hb 2.5-18
 Sl 8.4-6
Hb 3.1-4.13
Sl 95.7-11
Hb 4.14
7.28; Sl 110.4
Hb 8.1-10.39
Jr 31.31-34

C.   Aprendemos que Cristo é melhor
ü  Jesus é melhor que os anjos (Hb 1-2)
ü  Jesus é melhor que Moisés (Hb 3)
ü  Jesus é melhor que Josué (Hb 4)
ü  Jesus é melhor que Arão (Hb 4.14-5.10)
ü  Jesus é melhor que o sacerdócio levítico (Hb 7)
ü  Jesus é o sacrifício melhor (Hb 9-10)
CONCLUSÃO
Levítico é um livro cheio de leis, e apresentando seu sentido e cumprimento trata da graça alcançada em Cristo Jesus. Hebreus é um livro com várias exortações, mas com a preocupação de que não desviemos da verdade de Cristo.
APLICAÇÃO
A vida cristã é algo que não devemos tratar como algo sem importância. O mundo e a carne querem nos afastar de Deus, precisamos estar firmes contra esses inimigos alicerçados nas Sagradas Escrituras. Busque a santificação e seja perseverante, não retroceda, fuja do pecado. Você tem feito isso?


 Referências Bibliográficas
 CRISTO É MELHOR: NÃO DESISTA DELE, estudos bíblicos em Levítico e Hebreus. Revista: EXPRESSÃO, p.2-12. São Paulo: Cultura Cristã, n° 69, 1° trimestre de 2018.






                                                                                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário