quinta-feira, 26 de abril de 2018

Boletim Informativo, 29 de abril de 2018.


As qualificações necessárias para os Presbíteros e Diáconos
Em 1Pe 5.1-3, vemos que os presbíteros (incluindo os pastores) devem ser “modelos do rebanho”. Os diáconos, conforme observamos em At 6.3-5, devem ser “homens cheios do Espírito Santo e de sabedoria… e de fé”. Também, Paulo, em 2Tm 2.2, fala de “homens fiéis e idôneos”. O mesmo apóstolo, nas duas passagens mais conhecidas sobre presbíteros e diáconos, enumera cerca de vinte qualificações que esses oficiais precisam ter (cf. 1Tm 3.1-12 e Tt. 1.5-9). São elas:
             Irrepreensível
             Esposo de uma só mulher
             Bom chefe de família
             Hospitaleiro
             Temperante
             Sóbrio
             Modesto
             Não dado ao vinho
             Não violento
             Cordato
             Inimigo de contendas
             Não avarento
             Apto para ensinar
             Não seja neófito (novo na fé e sem maturidade espiritual)
             Bom testemunho dos de fora
             Piedoso
Dessa maneira, a fim de nos prepararmos como igreja para a eleição vindoura de presbíteros e diáconos, estudemos cada uma destas virtudes, consideremos os nomes dos irmãos que mais se qualificam para o exercício desses oficialatos, oremos por eles e pela igreja e votemos com a consciência clara de estarmos cumprindo as exigências da Palavra do Senhor. Consideremos ainda que as virtudes necessárias aos presbíteros e diáconos não se restringem aos líderes, mas a cada membro da igreja que deseja glorificar o Senhor Jesus por meio do testemunho cristão.
(Texto adaptado do material do Rev. Eber Lenz César)


Aniversariantes
01/05
Mateus José Reis Botelho
Filadélfia
8865-5336
01/05
Lindomar Narcizo Barbosa
Filadélfia
8807-0399
02/05
Siméa Araújo
Filadélfia
3831-4161
03/05
Gabriel Fernandes da Silva
Manancial

03/05
Maraísa Chagas Gonçalves Ferreira
Central
9984-6649
04/05
Edvâneo Afonso Gazieri
Central
9 9199-1351
05/05
Clésio Humberto Guimarães
Central
3832-6958

44º Encontrão da Família Presbiteriana
Esse ano o Encontro da Família Presbiteriana do PAPB será no Saara Clube em Abadia dos Dourados, no dia 1º de Maio. O início das programações será às 08:00h e o Culto de Encerramento as 15:30h.
·         Tema:  Reedificando a Família
·         Sub-tema: Como restaurar a família em tempos de destruição?
Levar roupas para lazer, atividades físicas e banho.
O almoço será gratuito. Haverá uma cantina para que você possa comprar refrigerante e outros tipos de alimentos.
O VALOR DA VAN É 10,00.  DÊ SEU NOME E NUMERO RG AINDA HOJE



Aniversário Congregação Alto da Estação
Convidamos toda Igreja a participar das festividades do aniversário da Congregação Alto da Estação hoje às 19:30h.

SAF Central
      a)      Plenária dia 04 de maio às 19:30h no salão térreo da IP Central.  
      b)      Escala de Devocional da Oficina de Artes:
      08/05 – Ana Maria
      15/05 – Eude
      22/05 – Joaquina
      29/05 -  D.Odete
      c)      Culto Comunitário do Bebê: Será no dia 12 de maio às 17:00h na Igreja Central.


Assembleia Geral Extraordinária
O conselho resolve convocar Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nos termos do art. 9 letra "a) e art. 13 parag. 1 e 2 da CI/IPB, para eleição de 3 Presbíteros e 5 Diáconos no dia 10 de junho.  Estejamos intercedendo desde já.





ELEIÇÃO DE  OFICIAIS

·         Presbíteros são representantes dos membros da Igreja, eleitos pela Assembleia e ordenados pelo Conselho. Juntamente com o pastor, governam a Igreja, zelam pela disciplina e demais interesses da Igreja - Art. 50, CI/IPB.

·         Compete ao presbítero levar ao conhecimento do Conselho as faltas que não puder corrigir por meio de admoestações particulares; auxiliar o pastor no trabalho de visitas; instruir os novos convertidos, consolar os aflitos e cuidar da infância e da juventude; orar com os crentes e por eles; informar o pastor dos casos de doenças e aflições e distribuir a Santa Ceia –  Art. 51, CI/IPB.

·         Diáconos são oficiais eleitos pela Igreja, ordenados e supervisionados pelo Conselho para dedicarem-se especialmente à arrecadação de ofertas para fins piedosos; cuidar dos pobres, doentes e inválidos; manterem a ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino e fiscalizar para que haja boa ordem na casa de Deus e suas dependências – Art. 53, CI/IPB. Na Bíblia encontramos diversos textos que falam a respeito das qualificações para o oficialato na Igreja (At. 6:3; I Tm. 3:1-13, Tt. 1:5-9). O que chama atenção é que nas qualificações descritas na Bíblia para o oficialato não se considera a situação financeira, nível intelectual, charme ou simpatia. As indicações apontam para atitude e caráter, testemunho e outros aspectos ligados à maturidade da fé.

·         Para uma escolha acertada, a Igreja deve observar quem preenche mais os quesitos bíblicos no seu dia a dia. Os aspectos vinculados às qualificações dizem respeito à fé e maturidade espiritual: não neófito; à biblicamente orientada e boa convivência familiar: cuida bem de sua casa, esposo de uma só mulher; ao bom testemunho social: bom testemunho dos de fora; relações interpessoais: não espancador, hospitaleiro e capacidade de instruir e ensinar.

·         A decisão de escolher oficiais é muito séria, pois a eles será entregue a condução da Igreja. Portanto, evite eleger um oficial usando os seguintes critérios:

·         Simpatia – Eu vou votar nele, porque ele é muito simpático. Interesse – Eu vou votar nele, porque ele defenderá os nossos interesses no Conselho ou Junta Diaconal. Faixa-etária – Eu vou votar nele, porque ele é novo (ou velho) e a nossa Igreja precisa       de “sangue novo” (ou experiente). Influência – Eu vou votar nele,       porque me pediram isso. Família – Eu vou votar nele, pois, a nossa família precisa ter um representante no Conselho ou Junta Diaconal. Desinteresse – Eu vou votar nele, porque qualquer um serve.





Nenhum comentário:

Postar um comentário