quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Boletim Informativo, 29 de novembro de 2020

 

"Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco".
I Tessalonicenses 5.18.

Rev. Washington Paulo Emerich

           
            Os primeiros Dias de Ações de Graças na Nova Inglaterra (Estados Unidos) eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças foi idealizado e festejado no outono, isso nos Estados Unidos da América.
            O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1619. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio eram peixes e milho. Cerca de 90 índios foram convidados e atenderam, comparecendo assim na festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.
            Depois de um grande período celebrando esse dia,  o presidente dos Estados Unidos,  George Washington agradeceu a Deus em culto público e fixou a última quinta-feira de novembro como o “dia nacional de ações de graças”, isso em 1725.
            No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos EUA assistiu ao dia de ação de graças e, impressionado, declarou: "quisera que toda a humanidade se unisse neste mesmo dia, para um Universal agradecimento a Deus". Mas foi o presidente Eurico Gaspar Dutra que instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, em 17/08/49. “O presidente Castelo Branco regulamenta no ano de 1965, quando se oficializa a quarta quinta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo território Nacional”. Esse dia é celebrado não só nosso país, mas também em muitas outras nações no mundo.
            Vivemos nos dias que a maioria das pessoas não é agradecida, tais pessoas vivem sem nem mesmo pensar em agradecer – são ingratas. Como filhos da época são constantemente levados a olhar não para o que se tem, mas para o que não se tem. A mídia tem como objetivo  criar a insatisfação no coração dos  homens, fomentando novos desejos.  O comércio no afã de vender cria essas necessidades. O homem tem muitas coisas, mas o coração se ocupa exatamente com o que ainda não se tem. Assim, levados pelo consumismo desenfreado, muitas pessoas estão insatisfeitas e não param para agradecer.
            O evangelista Lucas nos conta uma história que ilustra bem o comportamento da maioria. A história de dez leprosos que foram curados por Jesus. Destes, somente um voltou para agradecer ao Senhor pela bênção alcançada. Aquele que voltou era justamente uma pessoa não religiosa, não tinha nenhum compromisso com o status religioso da época. Ele era samaritano.
            No entanto ao regressar à Jesus para agradecer esse homem recebeu muito mais do que ele imaginava,  ele foi alvo da Graça divina, pois Jesus disse a ele: “levanta-te e vai, a tua fé de salvou”.  Antes ele havia recebido a cura da lepra, estava curado, limpo fisicamente, estava pronto para ser incluído na sociedade de novo, tinha a vida pela frente, como se costuma dizer, contudo faltava o encontro da salvação. Ele recebeu a cura eterna, recebeu a reconciliação com Deus, foi purificado da lepra do pecado que faz separação do homem e Deus. Ele estava agora incluído não só na sociedade do seu tempo, mas na sociedade eterna dos filhos de Deus.
            O segredo de ser agradecido está em olhar para o que se tem e para o que já se alcançou. Não significa que não deseje e lute para alcançar outros alvos, mas ser grato por aquilo que já se conseguiu. Aquele ex-leproso precisava ainda de um emprego, de reencontrar seus familiares e de rever seus amigos, porém em primeiro lugar foi a Jesus e agradeceu a cura.
Na bíblia se encontra inúmeros exemplos de gratidão. Noé depois do dilúvio, saiu da arca e a primeira coisa que fez foi oferecer um sacrifício de gratidão  ao Senhor, que havia lhe poupado a sua vida e de sua família. Salomão ao dedicar o Templo ao Senhor, inaugurando-o oferecendo inúmeros sacrifícios de gratidão, louvor e exaltação a Deus. Jesus agradeceu pelo alimento do dia-a-dia e pelas respostas de Deus às suas orações. Paulo em vários textos das epístolas menciona o agradecimento a Deus. Depois do naufrágio que teve ele tomou o pão deu graças a Deus  e comeu com todos . At.27:35.
            Os termos hebraicos – as palavras  “todah” e “Yoda” são encontrados mais de 60 vezes no Velho Testamento, todos com o sentido de agradecer, agradecimento, gratidão e etc. Os salmos são peças poéticas do sentimento e da alma judaica com profundidade religiosa tal em que a gratidão está exarada de maneira plena e abundante. "Bom é render graças ao Senhor…" E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças…" Salmo 92:1 e 100:4. Esses são alguns exemplos  da gratidão que abundava na alma dos  salmistas.
            Cabe a nós outros, alcançados pela Graça Salvadora, agradecer a Deus e dizer a Ele tal quais os salmistas disseram: “Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao Teu nome, ó Senhor”. Louvar pela salvação em Cristo Jesus. Ele que morreu na cruz para nos livrar da condenação do pecado. Louvar pelas demais bênçãos, como o alimento que não falta à nossa mesa, a habitação – lugar onde nos refugiamos para o descanso diário, provisão – lugar de onde tiramos o sustento, seja ele um emprego, empreendimento, aposentadoria e outros, saúde – estamos vivos e conscientes podendo agir e interagir e muitos outros.
            Hoje dia internacional de ações de graças, agradeçamos ao Senhor o que Ele nos tem dado. Diga a Deus: Muito obrigado Senhor!!!


Intercessão: 

“... A súplica de um justo pode muito na sua atuação.” Tg. 5.16

- Pelos trabalhos da Igreja

- Pelos irmãos impossibilitados de vir a casa de Deus

- Pelos irmaõs doentes

- Pela liderança, Pastor, evangelistas e familiares.



Culto de Ação de Graças –  
Traga a sua oferta de alimento não perecível e participe conosco desse culto de louvor a Deus domingo. 


Aniversariantes da Semana

01/12

Irene Chaves Vieira

Central

3831-6891

01/12

Julliana Bouzan Gonçalves

Central

3832-0047

01/12

Neusa Beatriz Costa Santos

Filadélfia

9 8805-9720

01/12

Raphael Velloso Nascimento

Centro

9 9155-6622

02/12

Luci Ana Almeida Rodrigues

Central

9 9241-4628

02/12

Pedro Felipe Ávila Borges

Central

9 9946-0212

02/12

Nilson Rodrigues

Filadélfia

9 8815-5810

02/12

Maria Helena Lacerda

 Central

 

04/12

Lara Cristina

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário