sexta-feira, 17 de maio de 2013

Boletim Informativo, 19 de maio de 2013



A ESCOLA DOMINICAL E A RESPONSABILIDADE DOS PAIS

Josivaldo de França Pereira


A responsabilidade dos pais crentes com a escola dominical é dupla. Em primeiro lugar, os pais precisam ser assíduos e frequentes na escola dominical. Os pais que vão somente aos cultos, achando que faltar na escola dominical não tem tanto problema, certamente deixarão de progredir como deveriam na vida cristã. A presença dos pais na escola dominical é imprescindível, pois, afinal de contas, nós pais somos (bem ou mal) modelos para os nossos filhos.
Em segundo lugar, os pais precisam levar seus filhos à escola dominical. Gostaria de dar a esse segundo ponto uma atenção especial, visto que está diretamente relacionado ao anterior. Portanto, vamos entender a coisa da seguinte maneira: por que os pais precisam estar na escola dominical? De um lado, porque todos precisam aprender mais e mais das verdades do Senhor; por outro lado, por causa dos filhos. Perdoe-me a batida na mesma tecla, mas isso é importante. Os filhos desejam e precisam ver nos pais a seriedade no trato com a escola dominical. E isso, por si só, deve ser motivo de reflexão para os pais, pois os pais precisam, pela vida e pela palavra, mostrar aos filhos que a escola dominical é um importante veículo de crescimento espiritual.
Geralmente as crianças não apreciam levantar cedo para ir à escola dominical. Boa parte delas já faz isso durante a semana. Porém, os pais devem passar para os filhos que a escola de domingo também é especial por uma série de razões. Erra o pai ou a mãe que acha que não deve levar sua criança à escola dominical, apenas porque ela está cansada por estudar durante a semana, ou porque brincou demais no sábado ou foi dormir tarde por causa daquela festa na igreja. Esse é um tipo de compaixão que não procede. É nessa hora que os pais, amigavelmente, devem mostrar aos filhos que a escola dominical é especial para toda a família.
Lembro-me de um fato ocorrido em uma igreja da qual fui pastor. Quando perguntei a uma querida irmã porque não trouxe o filho, que na época devia ter cinco ou seis anos de idade, ela me respondeu: “Ele não quis vir”. Eu não sei como está ou por onde anda aquele que agora é um homem feito. Receio que ele tenha seguido o caminho de seus irmãos mais velhos, que abandonaram a igreja porque a mãe, comodamente, aceitava o fato de que eles não quiseram vir.
Papai e mamãe levem seus filhos à escola dominical, tenham eles vontade ou não. Cumpram as suas responsabilidades como um dia prometeram a Deus quando levaram seus filhos para serem batizados ou apresentados perante a igreja, pois, como no caso daquela mãe, amanhã poderá ser tarde demais para chorar o que poderia ser evitado hoje. 




Departamental da SAF
Nossa reunião departamental será na próxima sexta-feira (24/05) às 19:30 horas na residência dos irmãos Neisa e Ariovaldo. Todas as irmãs da igreja são nossas convidadas. Participe e traga uma amiga. Lembramos ainda que a tarefa do questionário sobre família deverá ser levada na nossa reunião.

 Ceia do Senhor na Congregação Manancial
Hoje é dia de celebração da Ceia do Senhor na Congregação Manancial. O culto será celebrado às 18:00 horas e a Ceia será ministrada pelo Rev. Cleverson.

Jantar dos Namorados 2013
Todo ano temos um evento super especial para marcar o dia dos namorados. Esse ano nosso jantar será no dia 08 de junho. Procure os irmãos do Ministério de Famílias e reserve já a sua entrada.

Reunião de Oração
Já orou esta semana com os seus irmãos da igreja?
Toda terça-feira estamos nos reunindo para interceder por questões cruciais da nossa vida. Venha participar e desfrutar da alegria da graça do Senhor que recebe e atende nossas orações.

Estudo Bíblico
Continuamos estudando sobre "As Perguntas de Deus". Você é nosso convidado especial para participar de nossos estudos bíblicos. Toda quinta-feira, sempre às 19:30 horas.

Junta Diaconal
Hoje (19/05) teremos nossa reunião Plenária. A presença de todos é indispensável


UPA CENTRAL – ACAMPAMENTO DE INVERNO
Queridos adolescentes informamos que as inscrições para o Acampamento de Inverno já estão abertas até o dia 01 de junho. Nosso acampamento será nos dias  21 a 23 de junho na Chácara do diac. Josué e Carmi. O investimento é de 30,00 e você poderá pagar em 2 vezes se preferir. Procure a Marly Martins e a Fátima.


Violão Usado
A Congregação Manancial e a Junia estão organizando um Projeto Musical que atenderá os bairros próximos da congregação e para isso precisamos da ajuda da Igreja. Você tem um violão usado (em bom estado de conservação) e que está encostado? Doe, colabore com esse projeto. Fale com o evang. Fernando (9291-0350) ou deixe na secretaria da Igreja. 


Escala de Recepção – Central
Hoje – Neile e Ney.
Proximo domingo – Carmi e Josué



Aniversariantes da Semana

19/05
Amanda Garcia Brasileiro
Central
3832-0801
19/05
Nádia Carvalho
Alto da Estação
3831-3897
20/05
David Chagas de Paula
Filadélfia
3831-4161
20/05
Gabriela Ferreira Cunha
Central
3831-7849
21/05
Claudia Pereira Marques
Central
8842-8290
21/05
Amália de Castro Carneiro
Central
3831-2284
21/05
Henrique Honorato Santos
Manancial

22/05
Neisa Chagas Rodrigues Garcia
Central
3831-8681
22/05
Sonia Marra                 
Central
3831-5405
23/05
Gabriela T. Gabriel
Central
3832-3198
24/05
Ricardo Silva
Filadélfia
3831-8979




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Efésios 6.1-4
Tema: O relacionamento entre pais e filhos
Rev. Cleverson Gilvan

            Neste mês do lar temos uma excelente oportunidade de meditar sobre aspectos fundamentais da vida familiar.
            Na mensagem desta semana analisaremos os conselhos dados pelo apóstolo Paulo ao relacionamento entre pais e filhos. Certamente, sabemos que este é um dos pontos nevrálgicos do relacionamento familiar e precisa urgentemente de uma direção divina para que certos problemas sejam resolvidos ou antes mesmo, evitados, para que a família siga saudável sob a direção do Senhor.
            Faça deste estudo uma oportunidade prática de reorganizar suas atitudes no relacionamento que você vem desenvolvendo com seus filhos, ou, quem sabe, com os seus pais.

1) Segundo o apóstolo Paulo, qual a razão para se obedecer aos pais, conforme o verso 1?

2) O apóstolo diz também que filhos devem honrar aos pais. Que atitudes os filhos devem ter que revelam honra no relacionamento com os seus pais? Até quando os filhos devem honrar os pais?

3) Qual é a admoestação dada aos pais?

4) De que maneira os pais podem provocar a ira dos filhos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário