sexta-feira, 19 de julho de 2013

Boletim Informativo, 21 de julho de 2013.

A DOUTRINA É MESMO IMPORTANTE?

Rev. Milton Júnior

            Há no evangelicalismo brasileiro um grande número de crentes que não querem saber de doutrina. Em contrapartida, a teologia reformada sempre deu importância à doutrina, porém, não como um fim em si mesmo, mas tendo como imperativo que o conhecimento doutrinário seja evidenciado por ações práticas.
            Muitos daqueles que são avessos à doutrina muitas vezes o são porque não fazem, ou não aprenderam a fazer a conexão da doutrina com a prática. Aqueles, porém, que desdenham e nem sequer suportam ouvir a palavra “doutrina”, deveriam olhar para as Escrituras e perceber que quando Jesus falava as multidões se maravilhavam da sua doutrina (Mt 7.28; 22.33).
            Em sua epístola Tiago exorta os crentes a praticar a Palavra em vez de serem apenas ouvintes. Ele fala em “considerar atentamente” e ser “operoso praticante”. O resultado de conhecer a Palavra (doutrina) e praticá-la, diz Tiago, é que a pessoa será bem-aventurada no que realizar (Tg 1.22-25).
            A prática da Palavra, além de honrar a Deus, acaba também por nos beneficiar. No Antigo Testamento, quando o Senhor ordenou a Israel que guardasse seus estatutos e mandamentos, enfatizou: “para que te vá bem” (Dt 4.40). Atentar à Lei do Senhor nos traz segurança. O Senhor Jesus compara aqueles que ouvem e praticam a Palavra a uma casa firme, edificada sobre a rocha, que resiste às intempéries da vida (Mt 7.24).
            Algumas pessoas querem agradar a Deus, mas deixam de lado a sua Palavra. Querem adorar o Senhor sem dar ouvidos à sua Lei. Aprendemos na Bíblia que Deus não se agrada de pessoas assim.
            O episódio em que Saul poupa “o melhor” das ovelhas e bois de Amaleque para sacrificar ao Senhor, a despeito de ter recebido a ordem de destruir tudo, ilustra muito bem essa questão. Diz o texto que Samuel foi enviado a Saul e o repreendeu dizendo: “Tem, porventura, o SENHOR, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura dos carneiros” (1 Sm 15.22) – e continuou com uma palavra bastante dura – “Porque a rebelião é como pecado de idolatria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1 Sm 15.23).
            A Bíblia não é simplesmente um livro de conselhos e recomendações que Deus nos deu para seguirmos ou não, antes o salmista afirma: “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca” (Sl 119.4).
            Quanto a essa questão, a Confissão de Fé de Westminster ensina que “a lei moral obriga para sempre a todos a prestar-lhe obediência, tanto as pessoas justificadas como as outras, e isso não somente quanto à matéria nela contida, mas também pelo respeito à autoridade de Deus, o Criador, que a deu. Cristo, no Evangelho, não anula de modo algum esta obrigação, antes a confirma” (CFW XIX.V).
            A Palavra de Deus é a sã doutrina. Se de fato queremos honrar o Senhor e adorá-lo em espírito e em verdade, é imprescindível o conhecimento e a guarda dos mandamentos. Não existe honra ao Senhor na desobediência.
            Cabe a nós, portanto, a mesma exortação que Paulo fez a Timóteo: “Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” – 1Tm 4.15-16.



Viagem
Nosso pastor e família estarão em viagem de férias a partir de amanhã, devendo retornar no dia 03 de agosto para a continuidade dos trabalhos de nossa igreja. Oremos por sua viagem e pelo encontro dos seus familiares.

Escala dos trabalhos semanais
Reunião de oração - 23/07 - Pb. Emerson Esteves
Estudo Bíblico - 25/07 - Evang. Lúcio Antônio
Escola Dominical - classe adultos Central - 28/7 - Pb. Pedro Ribeiro
Culto na Central - 28/7 - Evang. Lúcio Antônio
Reunião de oração - 30/01 - Pb. Emerson Esteves
Estudo Bíblico - 01/08 - Evang. Lúcio Antônio

Aniversário da Igreja
Este ano celebraremos, com a graça de Deus, nosso 65º aniversário de organização eclesiástica. Nosso aniversário será comemorado no dia 04 de agosto e, na oportunidade, contaremos com a presença do Rev. Natanael Moraes, pastor da Igreja em

Departamental da SAF
Nossa reunião departamental será na próxima sexta-feira, dia 26/07, às 16:00 horas, na residência da nossa irmã  Anilda Marra. O endereço é Rua Pinto Dias, 354

Reunião da Junta Diaconal
Hoje teremos reunião da Junta Diaconal logo após a Escola Dominical. Todos os diáconos, inclusive os eleitos recentemente, estão convocados para esta reunião.

Reformas da Igreja 1
A comissão de Reformas da nossa igreja tem trabalhado arduamente para dar a igreja melhores condições de funcionamento. Estamos reformando a área externa da casa pastoral resolvendo principalmente as infiltrações que desciam para a Educação Cristã e já começamos a nova cozinha. Na semana que vem começaremos os banheiros novos, se Deus quiser! Você pode e deve contribuir com seus dízimos e suas ofertas.

Reformas da Igreja 2
Como nossa igreja é um bem inventariado pelo município de Patrocínio precisávamos de uma aprovação para colocação do elevador. E, graças a Deus, nesta semana recebemos o parecer favorável e já começamos a tomar as primeiras providências para sua instalação. Louvamos a Deus pela comissão que tem trabalhado - Pb. Natanael, Pb. Carlos, Pb, Marcelo e Rev. Cleverson.

Resoluções do Conselho
O Conselho da Igreja resolveu convidar o Rev. Everton César, que esteve conosco no último final de semana, para assumir o pastorado auxiliar da igreja no ano de 2014. E considerando que ele aceitou gentilmente o convite, o conselho encaminhará documento ao presbitério.



Escala de Diáconos

Alto Estação
Manancial
Filadélfia
Central
21/07/2013
Daniel
José Humberto
Mardoqueu, Jonathas
* Emerson, Carlos
28/07/2013
André

Mardoqueu, José Humberto
* Carlos, Luiz



Escala de Recepção – Central
Hoje – Neile e Ney
Próximo domingo –  Carmi e Josué

Aniversariantes da Semana
21/07
Eclair Martins dos Reis
Central
3831-4620
21/07
Everson Esteves da Silva
Manancial
9242-8421
21/07
Edmar Antonio Silva
Central
9951-1174
22/07
Gracina Maria de Aquino
Central
3831-3166
23/07
Dorivaldo Sebastião Horácio
Filadélfia
3831-6458
24/07
Telma Chagas Pereira
Filadélfia
3832-4354
25/07
Eliezer Araújo
Central
3831-8679
26/07
Anilda Maria Silva Marra
Central
3831-5405
27/07
Eliane Ribeiro
Alto da Estação









ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Provérbios 3.5-6

Baseado no sermão do Rev. Cleverson na Igreja Central

Tema: CONFIA EM DEUS!

            Eu sei o que é melhor pra mim! Quem nunca pensou assim, pelo menos uma vez na vida?
            Mas, quando as coisas não acontecem como imaginávamos então somos confrontados com nossas limitações, com nossos erros e com nossas imperfeições. Os versos da mensagem desta semana nos ajudam a entender a importância de ouvirmos o Senhor e seguir sua orientação em toda a nossa vida. Pense nisto e aplique esta mensagem ao seu coração.

1) Como Salomão diz que devemos confiar no Senhor?

2) A confiança que vem do coração é total, irrestrita e absoluta. O que uma pessoa precisa para confiar assim em Deus?

3) Salomão também diz que devemos reconhecê-lo em todos os nossos caminhos, o que nos dá uma noção da dimensão desta confiança. Não buscamos a Deus apenas em assuntos espirituais e religiosos, mas em qualquer situação. Existe alguma área da sua vida onde você precisa aprender a confiar menos em você e mais em Deus?

4) No final do verso 6 Salomão diz que Deus endireitará a vereda daquele que confia nele. Então, quando foi a última vez que você percebeu Deus mudando a direção da sua vida?




Nenhum comentário:

Postar um comentário