REFORMA POLÍTICA X REFORMA ESPIRITUAL
Rev. Cleverson Gilvan
Esta semana
Brasília se viu discutindo a necessidade de uma reforma política a partir de
uma consulta pública, conhecida como plebiscito. Nesta proposta pelo menos
cinco áreas de interesse estão em pauta: o fim da suplência no Senado, o fim do
voto secreto no Congresso, a manutenção das coligações partidárias, forma de
financiamento de campanha e sistema político. As controvérsias envolvendo a
legalidade do plebiscito, a exiguidade do tempo e os interesses políticos já
sinalizaram um possível adiamento da consulta e sabe-se lá adiamento de mais o
que. Mas, ainda temos esperança...
No entanto,
às Escrituras Sagradas sempre tem um palavra relevante e oportuna. Uma palavra
que nos ajuda a pensar, a partir dos referencias divinos, as deliberações que
devem ser tomadas aqui na terra.
Lendo o
profeta Isaías encontramos: Isaías 26:9 "Com minha alma suspiro de noite por ti e,
com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando
os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça".
E nesta palavra algumas atitudes e algumas providências, por parte da igreja,
merecem ser consideradas.
Primeiramente
notamos que Isaías começa o texto falando sobre a procura íntima e suplicante
da alma. Em tempos de caos social e espiritual a primeira providência da igreja
é a oração. Não há transformação que se mostre efetiva se não for iniciada de
cima, ou seja, se não vier de Deus. Este é um tempo que requer da igreja a
oração e o jejum. Por este instrumento declaramos nossa absoluta dependência de
Deus na transformação do nosso Brasil.
E em
segundo lugar o profeta lembra que as leis humanas não são tão eficientes
quanto as divinas, afinal de contas os moradores da terra só aprendem a justiça
quando os juízos de Deus reinam sobre ela. Certamente esses juízos podem se
manifestar através das intervenções disciplinares e judiciais de Deus ou ainda
através do caráter pedagógico do evangelho, que muda todas as nossas relações
na medida em que o homem é convertido e passa a ser o sal da terra e a luz do
mundo.
Em outras
palavras, a contribuição mais relevante que a igreja pode oferecer é a de
proclamar, de modo mais ostensivo, o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Tudo isso acompanhado de um movimento de oração intenso, sincero e contínuo para
que muito mais do que uma reforma política vejamos também uma reforma
espiritual da nossa decadente sociedade brasileira.
Encontro de Corais e
Aniversário da Igreja
Nosso encontro de corais será agendado para uma melhor
oportunidade. Assim, as celebrações dos 65 anos de organização da nossa igreja
será no primeiro domingo de Agosto, quando contaremos com a presença do Rev.
Natanael, pastor da Igreja Presbiteriana do Rio Paranaíba.
Estudo Bíblico
Esta semana começamos a estudar sobre a possibilidade de
viver nesta vida sem pecar. Será que biblicamente isto é possível? Na próxima
semana falaremos sobre como ficou a vontade do homem depois do pecado.
Participe conosco.
Assembleia Geral
Extraordinária
Graças a Deus nossa Assembleia transcorreu bem e em absoluta
normalidade. Louvamos a Deus pela vida dos que foram eleitos e dos que se
dispuseram ao serviço do Reino concorrendo, cremos que Deus usará a todos. A
ordenação e a investidura dos eleitos será no primeiro domingo de Agosto.
Celebração da Ceia do
Senhor
Durante o período da Escola Dominical o Rev. Cleverson
ministrará a Ceia do Senhor na Congregação do Alto da Estação e no culto a
noite na Igreja Central.
Intercessão
Nossa irmã Débora, esposa do Dc. Carlos, perdeu esta semana
sua avó, D. Carmem, da Igreja Presbiteriana do Sertãozinho. Oremos por toda a
família enlutada.
CURSO DE TEOLOGIA
O evangelista Lucio está promovendo um curso de teologia
sistemática básica na Igreja. Estão, ainda, disponíveis, as segundas e quartas,
em qualquer horário e lugar, para que as aulas sejam realizadas. Será, apenas,
uma aula semanal. Deve haver, pelo menos, dois alunos em cada horário. Os
interessados devem procurá-lo o quanto antes, podendo ir ao escritório no
período da tarde, ligar ou contactar pelo facebook.
Projeto Ana
Nesta terça-feira a reunião de oração será do Projeto Ana.
Todas as mães e pais estão convocados para nossa reunião de oração em favor dos
filhos e da família. Nossa reunião começa às 19:30 horas.
Intercessão
Odair (pai da Daiane), saúde
Débora e família, enlutada
Escala de Diáconos
Alto Estação
|
Manancial
|
Filadélfia
|
Central
|
|
07/07
|
Emerson
|
Carlos
|
Jonathas, José Humb
|
* Daniel, André
|
14/07/2013
|
Luiz
|
Josué
|
José Humb, Mardoqueu
|
* André, Emerson
|
Presbíteros – Cong.
Manancial
Julho – Pb. Natanael
Agosto - Pb. Marcelo
Escala Escola Dominical do Lar
07/07
|
D.
ALMERINDA
|
DANIEL/
ELOIDE/ ECLAIR
|
14/07
|
D.
ANGELINA
|
DANIEL/
ELOIDE/ ECLAIR
|
Escala de Recepção –
Central
Hoje – Kátia e Tadeu
Próximo domingo – Miriam e
André
Aniversariantes da Semana
07/07
|
Ana
Maria Taveira Rodrigues
|
Central
|
9952-4091
|
07/07
|
Neuza
Batista Silva
|
Central
|
3832-4412
|
07/07
|
Ana
Paula Silva Ferreira
|
Alto da Estação
|
3831-1499
|
10/07
|
Pedro
Otávio Gonçalves
|
Central
|
3831-7999
|
11/07
|
Bethânia
Moreira Barbosa
|
Central
|
3831-1572
|
11/07
|
Leonardo
Venceslau da Silva
|
Alto da Estação
|
3832-1630
|
11/07
|
Raquel
Aparecida de Oliveira
|
Alto da Estação
|
3831-1623
|
11/07
|
Arthur
Pereira
|
Filadélfia
|
3832-4469
|
13/07
|
Keyla
M. O.Caetano
|
Central
|
|
13/07
|
Fábio
da Silva Faustino
|
Alto da Estação
|
3831-1765
|
Fórum
FUTEBOL, DOMINGO E O
PRIMEIRO MANDAMENTO
Estivemos, sistematicamente, escrevendo uma série sobre
hermenêutica (ciência e arte da interpretação). Outrora dissertamos sobre
oração. Ambos os assuntos não estão esgotados, e pretendemos da continuidade
para eles (principalmente o segundo). Mas achamos pertinente interromper estas
reflexões para uma exposição do que entendemos ser o grande erro daqueles que
deixaram de ir ao culto para assistir ao jogo Brasil x Espanha.
Muitos observaram transgressões ao quarto mandamento ao
observarem o desfalque da igreja na reunião noturna dominical. Nós, contudo,
queremos destacar a transgressão ao primeiro mandamento*¹.
Em Êxodo 20:3 diz: 'Não terás outros deuses diante de mim'.
Vamos desdobrar este mandamento para entendê-lo melhor.
Primeiramente, temos de lê-lo à luz de seu contexto. Nos
versos 1 e 2 temos o prefácio para os dez mandamentos, onde Deus se revela como
o 'SENHOR', que os tirara do Egito. Embora seja matéria do terceiro mandamento,
temos de notar que 'SENHOR' é como se fosse um nome próprio que Deus se revela.
Deus se apresenta com uma série de nomes, os quais revelam algum aspecto, algum
atributo de seu ser. Portanto, o 'mim' do primeiro mandamento refere-se ao Deus
que se revelou a Israel. Ele está dizendo: Eu me revelei a vocês.
Descortinei-lhes a realidade do mundo espiritual. Não tenham outros deuses.
Nosso próximo passo é observar o que quer dizer o verbo
'ter' na frase. Certamente não pode significar possuir a Deus, como se fosse um
objeto de nosso pertence. O verbo aqui tem mais o sentido de reconhecimento, de
percepção. Portanto, podemos dizer que Deus estava mandando o povo não
reconhecer que outra coisa senão ele como Deus.
Agora, o que é 'reconhecê-lo como Deus'? Quer dizer que temos de atribuir a ele, e tão somente a ele, as coisas exclusivas do ser de Deus. Portanto, toda prerrogativa; todo atributo, característica que só Deus poderia ter, e tem, não pode ser referida a outro ser qualquer.
Isto, claro, implica num conceito natural para o termo 'Deus'. A palavra nos leva a pensar, como refletiu Anselmo, no ser maior que existe, no 'ontos perfeito'. Em outras palavras, "Deus é o maior ser que se pode imaginar. Isso é verdadeiro por definição, pois se pudéssemos imaginar algo maior do que Deus, isso seria Deus. Portanto, nada maior do que Deus pode ser imaginado" (CRAIG, p.77). Assim, aquelas perfeições máximas, como onipotência; onisciência; onipresença; beleza infinita; sabedoria infinita; soberania e afins só podem ser atribuídas a Deus. As ações de Deus no mundo, principalmente as que ele revelou ter feito (Bíblia), também não podem ser atribuídas a outro que não ele. Portanto, criação; providência; salvação...etc., são ações exclusivas de Deus. Atribuí-las a outro ser que não Deus é transgredir a este mandamento. É pecado. É idolatria.
Agora, o que é 'reconhecê-lo como Deus'? Quer dizer que temos de atribuir a ele, e tão somente a ele, as coisas exclusivas do ser de Deus. Portanto, toda prerrogativa; todo atributo, característica que só Deus poderia ter, e tem, não pode ser referida a outro ser qualquer.
Isto, claro, implica num conceito natural para o termo 'Deus'. A palavra nos leva a pensar, como refletiu Anselmo, no ser maior que existe, no 'ontos perfeito'. Em outras palavras, "Deus é o maior ser que se pode imaginar. Isso é verdadeiro por definição, pois se pudéssemos imaginar algo maior do que Deus, isso seria Deus. Portanto, nada maior do que Deus pode ser imaginado" (CRAIG, p.77). Assim, aquelas perfeições máximas, como onipotência; onisciência; onipresença; beleza infinita; sabedoria infinita; soberania e afins só podem ser atribuídas a Deus. As ações de Deus no mundo, principalmente as que ele revelou ter feito (Bíblia), também não podem ser atribuídas a outro que não ele. Portanto, criação; providência; salvação...etc., são ações exclusivas de Deus. Atribuí-las a outro ser que não Deus é transgredir a este mandamento. É pecado. É idolatria.
Observem que, para não transgredirmos este mandamento, é
preciso que conheçamos a Deus. De certa forma, há um certo conhecimento natural
sobre Deus (Romanos 1:20-25), que, pela perversão humana (demonstrável), tem
sido corrompido em idolatria. Mas, e quanto ao conhecimento bíblico-teológico?
Todos devem ser geniais teólogos para não transgredir o mandamento?
Refletindo sobre Mateus 22:37 ("Amarás o Senhor, teu
Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu
entendimento"), Heber Campos Jr*² nota e enfatiza o pronome possessivo
'teu'. Não temos que amar a Deus segundo as capacidades intelectuais alheias.
Temos que amar segundo nossas forças. Ou seja, o texto diz que deve-se amar a
Deus segundo o TEU entendimento.
Quais as implicações disso tudo? Primeiro, olhando para o
primeiro mandamento, existe uma obrigação imposta ao homem de 'conhecer e
prosseguir em conhecer a Deus' (Oséias 6:3). Para tê-lo exclusivamente como
Deus é preciso saber os atributos e as obras de Deus.
Em segundo lugar, é preciso que nos devotemos o máximo que
pudermos para não sermos ignorantes quanto a nossos conhecimentos teológicos. É
conforme nosso entendimento. Mas devemos empregar todo ele, tudo que pudermos,
para amar a Deus, para conhecê-lo. Portanto, quando negligenciamos a leitura
bíblica diária e às programações da Igreja, que muito podem fazer para nos
instruir, estamos furtando-nos de ampliar nossos conhecimentos sobre Deus. Isto
não é amor! "Os cristãos devem afirmar que desde que estudar Teologia é
conhecer a Deus, e conhecê-lo é propósito maior do homem, a Teologia, portanto,
possui valor intrínseco. Jeremias 9.23,24 diz: Assim diz o Senhor: ' Não se
glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua
riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me,
pois eu sou o SENHOR e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a
terra, pois é dessas coisas que me agrado, declara o SENHOR" (CHEUNG,
p.16).
Que ninguém justifique-se pela ignorância. Muitos de nós não
sabemos mais sobre Deus, e caímos em diversos erros, por negligenciarmos os
meios legítimos que Deus proporcionou para que o conhecêssemos mais. Quem
deixou de ir ao culto para assistir ao jogo já fez sua escolha, e é culpado
como negligente no conhecer a Deus. Que se arrependam!
"Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de
Deus" (Mateus 22:29)!
[PS.:Queremos deixar claro que amamos futebol. Ficamos muito
desejosos de ver o jogo. Não motivos para negar. O que rolou foi uma questão de
prioridades, e fizemos nossa escolha]
____________________________________
*¹ Nossa reflexão segue, em linhas gerais, à Teologia Sistemática de Charles Hodge, p. 1229-1238.
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*¹ Nossa reflexão segue, em linhas gerais, à Teologia Sistemática de Charles Hodge, p. 1229-1238.
*² Confira a pregação aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ALbKYtg0SoM
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BIBLIOGRAFIA
CHEUNG, Vincent. Introdução à Teologia Sistemática. Tradução
de Felipe Sabino de Araújo Neto e Vanderson Moura da Silva. São Paulo: Arte
Editorial, 2008. 328p.
CRAIG, William Lane Craig. A veracidade da fé cristã: uma
apologética contemporânea. Tradução de Hans Udo Fuchs. São Paulo:Vida Nova,
2004. 309p.
HODGE, Charles. Teologia Sistemática. Tradução de Valter
Graciano Martins. São Paulo:Editora Hagnos, 2001. 1777p.
Lucio A. de Oliveira
ESTUDO DIRIGIDO PARA
GRUPOS FAMILIARES
Texto: Salmo 126
Rev. Cleverson Gilvan
Deus é o
único refúgio seguro. Não há quem possa nos proteger e nos confortar quando
estamos atribulados como Ele pode. Por isso,
há um provérbio que diz: Provérbios 18:10 "Torre forte é o nome do SENHOR, à qual
o justo se acolhe e está seguro.".
Assim, na
mensagem desta semana voltamos ao Salmo 126, procurando nas Escrituras o
consolo que precisamos para vencer nossas batalhas.
Por isso,
aplique esta mensagem em seu coração, mas não sem antes suplicar a Deus que lhe
dê entendimento e paciência em todas as suas tribulações.
1) O que aconteceu com o povo de Deus quando Este mudou a
sua história?
2) O testemunho do povo foi de que grandes coisas o Senhor
fez por eles. Na sua história pessoal com a providência divina você se lembra
de uma grande coisa que o Senhor fez por você?
3) O que você entende na mensagem do verso 5?
4) Devemos aprender a esperar o tempo de Deus, que o tempo
de trazer os feixes. Então que relação você vê entre paciência e fé?
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