sexta-feira, 28 de junho de 2013

Boletim Informativo, 30 de junho de 2013.

"...Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento..."  Lc. 10.27

Rev. Cleverson Gilvan

            É interessante observar que os sentimentos mais profundos e verdadeiros se revelam em gestos simples e corriqueiros. Então não se constrói um grande amor simplesmente com prosas e presentes, mas com atitudes verdadeiras e diretas.
            Pensando nisso, percebi esta semana como Deus providencia situações corriqueiras e simples para provarmos o nosso amor por Ele. Ele não pede sacrifício de vidas, doação de altas quantias financeiras ou votos de uma consagração impossível. Ele simplesmente marca um jogo de futebol, uma final entre Brasil e Espanha, exatamente para a hora do culto dominical. Por que Deus fez assim?
            Mesmo lendo nas Escrituras o apóstolo Paulo falando sobre a necessidade de apresentarmos nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, algumas pessoas ainda não entenderam que Deus pede de nós uma entrega inteira da nossa vida. Por isso, vivem tentando oferecer a Deus coisas que não lhe custem nada. Algumas dão uma pequena oferta de vez em quando, outras trazem alguns alimentos ou participam de um departamento, como quem tenta apenas tranquilizar a sua consciência dizendo: Deus, eu fiz alguma coisa!
            Mas eu não queria escrever um artigo inteiro sobre o mandamento de amar a Deus sobre todas as coisas. Eu queria apenas compartilhar algo que Deus trouxe ao meu coração:

Hoje eu me perguntei:

Por que Deus, na sua soberania, deixa um grande jogo de futebol acontecer exatamente na hora do culto? Brasil e Espanha tem gente esperando a muito tempo!!!!!!

ELE já me respondeu:

Só pra ver quem você ama mais!



Avisos

Assembleia Geral Extraordinária
Hoje teremos nossa Assembleia Geral para a eleição de 4 presbíteros e 1 diácono. Lembramos que todos os membros comungantes da igreja estão convocados a comparecer às 19:30 horas no templo de nossa igreja. Os oficias serão eleitos para um mandato de 5 anos, por isso, sua participação é extremamente importante.

Projeto Vaso
Tiago 1:27  "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo". Contribua com o projeto "Voluntários do Amor Social", traga sua doação de alimentos e procure um dos diáconos de nossa igreja.

Intercessão
Em nossas orações coloquemos diante do Senhor as famílias do irmão Nelson, falecido recentemente. Ore por sua esposa, D. Marlene e pelos seus filhos. Oremos também pela família da D. Avany Ramos, que perdeu sua irmã caçula, Viviane. Isaías 66:13  Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. 


RETIRO ESPIRITUAL DA SAF
No próximo sábado nossa SAF promoverá um retiro espiritual na residência dos irmãos Naisa e Valdir. Toda igreja é convidada para uma tarde super agradável na presença do Senhor e na companhia de diversos irmãos. O retiro será na parte da tarde.


Escala de Diáconos

Alto Estação
Manancial
Filadélfia
Central
30/06/2013
Francisco
Rúbens
Mardoqueu,
José Humberto
Daniel, Carlos, Júlio, Emerson, André, Jonathas, Luiz, Josué
07/07/2013
Emerson
Carlos
Jonathas, José Humb
* Daniel, André


Presbíteros – Cong. Manancial
Julho – Pb. Natanael
Agosto -  Pb. Marcelo


Escala Escola Dominical do Lar
30/06
D. TEREZINHA
DANIEL/ ELOIDE/ ECLAIR
07/07
D. TEREZINHA
DANIEL/ ELOIDE/ ECLAIR



Escala de Recepção – Central
Hoje – Marly Moreira
Próximo domingo – Kátia e Tadeu



Aniversariantes da Semana

30/06
Zilda Maria
Filadélfia
8855-4090
02/07
Carlei José de Souza
Alto da Estação
3831-3684
02/07
Rafaela Tuane Silveira
Filadélfia
3832-4469
03/07
Edismar Cabral
Central
3832-4575
03/07
Letusa Moreira Barbosa
Central
3831-2852
05/07
Adriana Magalhães
Central
3831-8204
06/07
Marco Túlio Ribeiro
Central
3831-5657
06/07
Cristiani Darc França
Central
3831-3595



LIÇÕES SOBRE HERMENÊUTICA: Aprendendo a Ler a Bíblia (Parte 9)

            Nossas primeiras lições trataram de desmentir várias propostas hermenêuticas ilógicas e equivocadas. Agora que começamos a nos voltar para o texto, é bom nos lembrarmos delas.     Devemos procurar evitar as alegorizações; bem como entender que há um sentido objetivo no texto. E, retiradas as obstruções psicológicas que abordamos na sétima lição, já estamos em vias de ser diretamente instruídos por Deus, por meio de sua Palavra. Os primeiros passos para a compreensão da Bíblia, o ato de ler, já foi iluminado na lição anterior.        Já sabemos o que temos que fazer para uma leitura eficaz. Mas há mais a ser dito sobre isto.
            Insistimos que reflitamos sobre os textos lidos. Não podemos, simplesmente, passar os olhos sobre eles e considerar que fomos alimentados pela Palavra de Deus. Isto é irresponsável, se não for blasfemo (querer enganar a Deus com atitudes externas, como as orações dos fariseus - Mateus 6:1-8). É preciso explorar o texto. Para fazer isto, traremos algumas dicas de investigação.
            Após lido o texto, é interessante fazer algumas perguntas, trazer algumas questões para ele*¹. Para a interpretação, primeiro, temos que definir que tipo de texto é. Para uma epístola, ou um texto não-narrativo, temos perguntas específicas como: Quem está escrevendo? Pra quem se destina o escrito? Em que situação se encontram os destinatários? E o remetente?            Qual o propósito do remetente ao escrever-lhes?*²
            Para textos narrativos, histórias, temos outras questões: Quem está falando? Para quem se está falando? O que a(s) pessoa(s) a quem se fala está(ão) passando? Onde é que o evento está acontecendo? Quando o evento acontece?
            Além destas questões, algumas outras questões para todo tipo de texto, que ajudam na aplicação do que foi lido são: Há algum exemplo a ser seguido ou evitado? Ensina-se alguma doutrina? Combate-se alguma doutrina? Há alguma promessa? Há algum mandamento? Há alguma exortação?
            Nas primeiras devocionais, ao aplicar tais questões ao texto, podemos achar cansativa tal tarefa (ou até desnecessária). Com o tempo, nos acostumaremos a questionar o texto, de modo que teremos esta metodologia interrogativa automaticamente engatilhada em nossas mentes. Assim, vale a pena começar a explorar o texto com essas questões ao lado para, depois, com treino, fazê-las ao batermos os olhos no texto.
            Alguém pode notar que tal questionário trará coisas demais para o momento devocional, e concluir que, evidentemente, a(s) questão(ões) que nos chamar(em) mais a atenção é(são) a(s) que devemos nos deter numa devocional. Não podemos, num momento devocional, lidar com todos os mandamentos; lições; exortações; exemplos; promessas e doutrinas que um texto apresentar. O problema com esta metodologia é justamente o de furtar-se, por exemplo, de lidar com um problema que acomete nossas vidas e que o texto apresenta. Talvez a solução seja explorar, com todas as questões, o menor número de versículos possíveis para que não encontremos coisas demais para uma reflexão.
            Notem, com isto, que o desenvolvimento da leitura bíblica retarda um pouco, porém, torna-se muito mais profundo. Nós entendemos que vale a pena estudar a Bíblia desta forma.             Demorar-se-á muito mais tempo para terminar de ler a Bíblia. Mas, após lê-la desta maneira, teremos aprendido muito mais do que aqueles que somente correram seus olhos por todo o texto e não colheram todo o tesouro.
            Uma última dica nesta lição é para que se escrevam as devocionais. Compre um caderninho, ou faça no computador. Selecione o texto e escreva as resposta às questões. Produza, após o questionário, um pequeno texto de um ou dois parágrafos (quem sabe mais!).    Faça tópicos sobre o texto para ajudar a relacioná-lo com outros que falam do mesmo assunto (que trazem exortações semelhantes; com mandamentos parecidos; com promessas do mesmo teor; que tocam na mesma doutrina... etc.).
            Notar-se-á que a tarefa da leitura bíblica torna-se muito mais séria e envolvente. É mais do que parar cinco minutos e dar uma olhada, uma espiada nas Escrituras. Mas, afinal de contas, é a suprema e bendita revelação de Deus ao homem! Negaremos-lhe a dignidade de nos determos com temor e responsabilidade?
________________________________
*¹ Estas questões, com algumas alterações, foram aprendidas nas aulas de Homilética do Ibel com o Reverendo Gilson Altino da Fonseca.
*² A relevância e a forma de descobrir estas coisas serão tratadas numa próxima lição.

Lucio A. de Oliveira



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto Bíblico - Atos 4.5-22

Tema: Servindo a Deus com Excelência
Baseado no Estudo Bíblico Semanal - Rev. Cleverson Gilvan

            Fomos criados para servir ao Senhor. Mas como esse serviço deve ser prestado? O tema deste estudo já responde a questão: Devemos servir a Deus com excelência! Mas o que isso significa? Como podemos alcançar este ideal?
            A análise do episódio de Pedro e João no Sinédrio nos ajudam a entender este tema.

1) De onde vinha a capacidade de Pedro ao responder o Sinédrio sobre a autoridade que tinham? Verso 8

2) A capacitação espiritual é uma condição para servir com excelência, mas todos os que são nascidos de novo são nascidos pelo poder do Espírito Santo - Jo. 3.5. Então, como você acredita que é a vida de uma pessoa totalmente dirigida pelo Espírito Santo?

3) O que provocou admiração no Sinédrio - vs. 13?

4) De que maneira poderíamos ser ousados hoje?

5) O que Pedro e João responderam quando foram proibidos de falar de Jesus? vs. 19-20. Você está pronto a obedecer a Deus em tudo?



Um comentário:

  1. Rev. Cleverson, parabéns pelo artigo deste domingo, peço sua licença para compartilhar no facebook, bem como no boletim de minha igreja (IPB Lençóis Paulista - SP). Deus o abençoe. Pr. Clodoaldo

    ResponderExcluir