sexta-feira, 14 de junho de 2013

Boletim Informativo, 16 de junho de 2013.


AS QUALIFICAÇÕES DO DIÁCONO


Rev. Gilberto Pires de Moraes.


I) QUALIFICAÇÕES BÍBLICAS:

1) A instituição dos diáconos na Igreja Primitiva (At.6.1-7)
Diante da reclamação dos helenistas de que suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária, aprouve aos apóstolos reunirem a comunidade dos cristãos e orientarem a Igreja a elegerem 7 homens para cumprirem esta tarefa de socorro e misericórdia. Foram eleitos sete diáconos: Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia (At.6.5).
No momento da eleição, os apóstolos orientaram a Igreja a escolherem homens que tivessem as seguintes qualificações:

  1. Homens de boa reputação: boa reputação tem a ver com antecedentes, implica em se ter uma vida de testemunho, onde existe evidências claras de espiritualidade na vida do obreiro. Para servir ao Senhor da Igreja e a comunidade cristã, é indispensável que o servo do Senhor tenha um bom testemunho dos “de fora” como dos “de dentro”. Homens irrepreensíveis na conduta.
  2. Homens cheios do Espírito Santo: Não podemos fazer a obra de Deus sem Deus. É necessário ter a plenitude do Espírito Santo. Um homem cheio do Espírito não vive na prática do pecado, mas busca diligentemente o fruto do Espírito em sua vida (Gl.5.22-23).
  3. Homens cheios de sabedoria: Lidar com pessoas em situações complexas, demanda do servo de Deus muita sabedoria. Este sabedoria é demonstrada nas palavras, no comportamento, no tato para com as pessoas, no bom senso na hora de se tomar decisões.

Diante destas qualificações morais, estes homens dedicariam-se ao ministério de misericórdia da igreja, enquanto que os apóstolos se dedicariam ao Ministério da Palavra e da oração.

2) As recomendações de Paulo a Timóteo (1Tm.3.8-13):
O apóstolo Paulo faz as seguintes recomendações a Timóteo quanto ao perfil destes obreiros:
a) Integridade espiritual:
  • Homens respeitáveis: homens cujo comportamento inspire respeito a Igreja.
  • Homens de uma só palavra: homens íntegros, cuja palavra seja confiável!
  • Não inclinados a muito vinho: homens sóbrios; não dados a embriaguez.
  • Não cobiçosos de sórdida ganância: homens que não sejam avarentos.
  • Que sejam experimentados: não neófitos, com experiência no servir...
  • Prêmio (1Tm.3.13): Adquirem honra e uma fé intrépida no exercício da diaconia.
b) Família:
  • Marido de uma só mulher: marido fiel que inspire confiança e segurança a família.
  • Governe bem seus filhos e sua casa: pai que educa os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor e que age como cabeça dentro de casa.

II) QUALIFICAÇÕES CONSTITUCIONAIS:
Art. 53 - O diácono é o oficial eleito pela igreja e ordenado pelo Conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente: a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos; b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos; c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino; d) exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.
Art. 55 - O presbítero e o diácono devem ser assíduos e pontuais no cumprimento de seus deveres, irrepreensíveis na moral, sãos na fé, prudentes no agir, discretos no falar e exemplos de santidade na vida.
Art. 113 - Eleito alguém que aceite o cargo, e, não havendo objeção do Conselho, designará este o lugar, dia e hora da ordenação e instalação, que serão realizadas perante a igreja.
Art. 114 - Só poderá ser ordenado e instalado quem depois de instruído, aceitar a doutrina, o governo e a disciplina da Igreja Presbiteriana do Brasil, devendo a Igreja prometer tributar-lhe honra e obediência no Senhor, segundo a Palavra de Deus e esta Constituição.

Avisos

Auxílio Fisioterapia
Nossa irmã Angelina ainda continua seu tratamento fisioterápico. Cada sessão custa R$ 15,00 e ela precisa realizar várias sessões semanais. Se você desejar contribuir procure um dos diáconos da nossa igreja.

Escola Dominical
Nesta Escola Dominical a classe de adultos será conduzida pelo Rev. José João, que está em nossa igreja para o batizado de sua neta Isabella.

Aniversário da 6ª IPB Uberlândia
Nosso pastor,  Rev. Cleverson Gilvan, e sua família estão participando do aniversário da 6ª Igreja Presbiteriana de Uberlândia. A noite pregará em nossa igreja o Evang. Paulo Sérgio Vicente.

Ceia na Congregação Manancial
Hoje a ceia será celebrada na Congregação Manancial às 18:00 horas. O pregador será o Rev. Salvador Fonseca.

Junta Diaconal
Hoje teremos uma breve reunião após a Escola Dominical na Igreja Central.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Lembramos aos irmãos que nossa Assembleia está chegando. Toda a igreja (central e congregações) estará reunida no dia 30 de junho, às 19:30 horas para a eleição de 4 presbíteros e um diácono. Vencem os mandatos dos seguintes irmãos: Pb. Argeu, Pb. Douglas, Pb. Marcelo e Pb. Pedro e do Dc. Daniel Júnior.


Presbíteros – Cong. Manancial
Junho – Pb. Carlos
Julho – Pb. Natanael

Escala Escola Dominical do Lar
16/06
D. ADELINA
DANIEL/ ELOIDE/ ECLAIR
23/06
D. MAURA
DANIEL/ ELOIDE/ ECLAIR


Violão Usado
A Congregação Manancial e a Junia estão organizando um Projeto Musical que atenderá os bairros próximos da congregação e para isso precisamos da ajuda da Igreja. Você tem um violão usado (em bom estado de conservação) e que está encostado? Doe, colabore com esse projeto. Fale com o evang. Fernando (9291-0350) ou deixe na secretaria d Igreja. 


Escala de Recepção – Central
Hoje – Miriam e André
Próximo domingo – Neile e Ney


Aniversariantes da Semana

16/06
Carlos José de Souza
Alto da Estação
3831-3684
16/06
Sabrina Borges Alves
Central
-
16/06
Miriam Flavia V. Chagas
Central
3831-9737
17/06
Iêda Nunes Ferreira
Central
3832-4589
17/06
Lucas Henrique de O. Reis
Filadélfia
-
19/06
Wellington H. Coelho
Filadélfia
3831-5891
20/06
Elizabete Souza
Filadélfia
-
20/06
Elizangela Luiza da S. Oliveira
Central
9931-3581
21/06
Milto Silva
Central
3831-1890
22/06
José Henrique F. Vilela
Central
3832-0024
22/06
Paulo Eduardo Martins
Filadélfia
-





ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES


Texto: 1ª Co. 2.1-5

Tema: As características do serviço cristão

Rev. Cleverson Gilvan

            Estamos bem próximos de nossa Assembleia quando elegeremos oficiais para o serviço do Senhor em nossa igreja. Contudo, cada um de nós é chamado para servir a Deus conforme o dom que recebeu - 1 Pedro 4:10  "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.". 
            Assim, no estudo desta semana, meditaremos sobre algumas marcas do serviço cristão. Marcas que devem ser buscadas por todos aqueles que sinceramente amam o Senhor e querem agradá-lo.

1) Qual foi a postura de Paulo quando esteve entre os crentes da igreja de corinto?

2) Quando ele diz que decidiu nada saber senão a Jesus Cristo, Paulo nos ensinou que a igreja deve se concentrar na pessoa de Jesus Cristo. Você acredita que o cristianismo de nossos dias tem tido Cristo, de fato, como o centro de sua existência? Por que?

3) Como foi a palavra e a pregação de Paulo naquela igreja?

4) Como podemos ter mais do Espírito Santo em nossas vidas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário