sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Boletim Informativo, 01 de dezembro de 2013

Por que a Igreja deve orar?

Rev. Hernandes Dias Lopes

            A oração é a maior força que atua na terra. Orar é conectar o altar com o trono, é unir a fraqueza humana à onipotência divina. É entrar na sala do trono e falar com aquele que tem as rédeas da história em suas mãos. Sendo Deus soberano, escolheu agir na história por meio das orações do seu povo. A oração move o braço daquele que governa o universo. Nada é impossível para oração feita a Deus, em nome de Jesus, no poder do Espírito, porque nada é impossível para Deus. Tudo quanto Deus pode fazer, pode ser alcançado pela oração. Uma igreja de joelhos tem mais poder do que um exército. Destacaremos três pontos para nossa reflexão.
            Em primeiro lugar, pela oração Deus traz grandes livramentos ao seu povo.Israel estava no cativeiro, debaixo da chibata dos egípcios, com os pés no barro e as costas esfoladas. O povo clamou a Deus e Deus viu, ouviu e desceu para libertá-lo da escravidão. Pedro estava preso, na prisão máxima de Herodes, sob forte vigilância de escolta policial, aguardando o final da Páscoa para ser executado. Havia, porém, oração incessante da igreja em seu favor. Deus enviou seu anjo para despertar Pedro e adormecer os guardas. A situação se inverteu: Pedro foi solto e Herodes foi morto. Quando a igreja ora, os céus se movem, a igreja é fortalecida e os inimigos são desbaratados.
            Em segundo lugar, pela oração Deus cura os enfermos. Deus perdoa todas as nossas iniquidades e sara todas as enfermidades. Ele é o Jeová Rafá, o Deus que nos cura. Para ele não há causa demasiadamente difícil. Portanto, a última palavra não é da medicina, mas de Deus. Assim como Jesus, em seu ministério terreno, levantou os paralíticos, curou os cegos e purificou os leprosos, assim também, hoje, ele cura os enfermos em resposta às orações da igreja. Devemos nos aproximar de Deus como o leproso aproximou-se de Jesus: “Senhor, se tu quiseres, tu podes purificar-me”. Deus pode tudo quanto ele quer. Para ele não há doença incurável nem causa perdida. Por isso, os apóstolos oraram pelos enfermos. Os pais da igreja oraram pelos enfermos. Os reformadores oraram pelos enfermos. Os avivalistas oraram pelos enfermos. Nós, também, precisamos orar pelos enfermos, pois a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará.
            Em terceiro lugar, pela oração Deus fortalece sua igreja com poder. Os grandes reavivamentos espirituais aconteceram em resposta às orações da igreja. O derramamento do Espírito é sempre precedido pela oração e vem em resposta às orações. O Espírito Santo desceu sobre Jesus no rio Jordão quando ele estava orando. O Espírito Santo foi derramado no Pentecostes quando a igreja perseverava unânime em oração. O poder de Deus vem pela oração. Sem oração não há poder. Sem oração a pregação não produz vida. Os apóstolos entenderam que deveriam se consagrar à oração e ao ministério da Palavra. Oração e Palavra precisam caminhar juntas. Precisamos ter luz na mente e fogo no coração. Não basta apenas proferir a Palavra de Deus, é preciso ser boca de Deus. Não basta conhecer a respeito de Deus, é preciso ter intimidade com Deus. Sem oração os púlpitos serão fracos e infrutíferos. A pregação é lógica em fogo. O pregador precisa arder. Precisa pregar no poder do Espírito e em plena convicção. O apóstolo Paulo disse que a sua palavra e a sua pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder. Que a igreja se desperte para oração e que por meio da oração humilde, fervorosa e perseverante, as torrentes do Espírito caiam sobre nós, trazendo restauração para a igreja e salvação para os perdidos.




Avisos

Celebração da Ceia do Senhor
Hoje, por ocasião do culto noturno, celebraremos a Ceia do Senhor na Igreja Central. Durante a Escola Dominical a Ceia será ministrada na Congregação do Alto da Estação.

Formatura do IBEL
Parabenizamos nossos irmãos Evangelistas Wanderlei e Cristiane pela sua formatura no nosso Instituto Bíblico Eduardo Lane e rogamos ao Senhor ricas bênçãos sobre a vida deles e dos seus filhos Gabriel e Moisés. Que o Senhor sustente também o trabalho no Alto da Estação.

Evang. Lúcio Antônio de Oliveira
Também nos alegramos pela aprovação do nosso irmão Evang. Lúcio no vestibular unificado dos seminários da IPB. Nosso irmão foi aprovado no primeiro lugar geral e cursará o Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição.

Novas Diretorias
Lembramos aos irmãos que as diretorias das sociedades internas para 2014 iniciam suas atividades já no mês de dezembro deste ano.

Conselho Missionário
Convocamos todos os irmãos do Conselho Missionário para uma reunião na próxima quinta-feira, após o Estudo Bíblico na Igreja Central.

Natal é na SAF Central
O encerramento das atividades da SAF Central será amanhã com uma grande festa. Teremos uma noite super animada, com a participação especial de Marmita e Marmota e a dupla Maré e Gaspar. Você não pode ficar de fora! Nossa reunião começa às 19:30 horas, aqui em nossa igreja.

Coral
Ensaio da Cantata de natal hoje (01/12) às 18:00 em nossa Igreja. Não precisa vir de uniforme. Contaremos com a participação de irmãos de outros grupos corais neste ensaio.

Culto de Formatura
Na próxima terça-feira teremos o culto de formatura do Colégio Atenas  as 19:30h.

Intercessão
- Geraldo Queiroz, pai da Adriana (saúde)

Aniversário Cong. Manancial
Próximo domingo (08/12) a Congregação Manancial estará comemorando mais um ano de bênçãos. Convidamos toda Igreja a participar.


Escala Junta Diaconal - Dezembro

Alto Estação
Manancial
Filadélfia
Central





01/12/2013
Carlos
José Rodrigues
Mardoqueu, Jonathas.
* Ney, Francisco
08/12/2013
Francisco
Ney
José Humberto, Mardoqueu
* Daniel, Jonathas


Escala de Aniversariantes
01/12
Irene Chaves Vieira
Central
3831-5884
01/12
Lázara Maria dos Reis Borges
Central
9984-8850
01/12
Julliana Bouzan Gonçalves
Filadélfia

02/12
Luci Ana Almeida Rodrigues
Central
9164-0204
02/12
Maria Helena J. A.Lacerda
Central
3831-2928
02/12
Pedro Felipe Ávila Borges
Central
3831-1371
03/12
Eliane Almeida Rodrigues
Central
3831-2548
04/12
Lezir Garcia Brasileiro
Central
3832-0801
04/12
Priscila Bárbara Araújo de Melo
Filadélfia
-
07/12
André Carlos Chagas
Central
3831-9737
07/12
Miriam Maria Silva
Manancial
3831-7402



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Hebreus 11.6
Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan

Tema: A importância da fé salvadora

            Crer é graça e não há absolutamente nada que possamos fazer para trazê-la ao coração de qualquer pessoa. Esta é uma obra exclusiva de Deus.
            Contudo, na medida em que Ele a opera em nós, somos então exortados a nutri-la, promovendo o seu desenvolvimento pelos meios divinamente ordenados, como a oração, a leitura da Palavra e a nossa participação nos sacramentos do batismo e da Ceia do Senhor.
            No estudo desta semana queremos meditar sobre a fé e seu valor na nossa vida cristã. E, enquanto o fazemos, devemos orar ao Senhor para que nos ajude tornando-a mais robusta e sadia.

1) Qual a implicação da ausência da fé em nosso relacionamento com Deus?

2) A fé nos dirige no conhecimento e no nosso relacionamento com Deus. Assim, devemos lembrar que somos convidados a crer num Deus real e pessoal. Alguma vez você já se sentiu tentado a não crer na existência de Deus? Como venceu esta luta?

3) A verdadeira fé, que é a salvadora, nos leva a olhar para Jesus como seu autor e consumador - Hb. 12.1-2. Na sua experiência religiosa o que você julga que foi determinante para que  você cresse em Jesus?

4) Hebreus diz que Deus se torna galardoar dos que o buscam. Na sua opinião o que é o galardão que Deus vai dar para os seus filhos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário