sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Boletim Informativo, 21 de setembro de 2014


  
O QUE A SAF E A ESCOLA DOMINICAL TEM EM COMUM?

Rev. Cleverson Gilvan

            Hoje comemoramos duas datas especiais. De um lado celebramos o dia da Escola Dominical, que no seu formato tradicional funciona desde o século XVIII. De outro celebramos a também tradicional SAF, que no âmbito do trabalho local completa os seus 88 anos. Mas o que estas duas instituições tão antigas e tão fundamentais têm em comum?
            Fundamentalmente elas querem servir ao Senhor e a igreja, sendo, portanto, úteis e imprescindíveis ao desenvolvimento do Reino.
            A Escola Dominical, no seu papel, dá à Igreja a instrução necessária para que ela conheça o Senhor mais profundamente. É nela que nos tornamos íntimos da Palavra e aprendemos a manuseá-la buscando toda a direção que precisamos para viver. Ela dá sustentação a igreja porque a faz firme doutrinariamente e fornece subsídios à família porque prepara a criança, o adolescente, o jovem, o adulto e até mesmo o mais experiente. Os que viveram a oportunidade de crescer na Escola Dominical sabem o quão importante ela é.
            E a SAF, no dinamismo do seu ministério, dá plena expressão ao ministério da mulher na Igreja. A SAF leva a mulher a reconhecer e a exercer com excelência o seu chamado como auxiliadora fiel e idônea, refletindo o caráter de Deus na família, na igreja e na sociedade de maneira geral. Ela promove a integração da igreja quando toma a frente dos principais eventos sociais e cuida da sua saúde espiritual da igreja quando lidera as reuniões de oração, especialmente as que se voltam para a família e para a obra missionária.
            Por isso, nossa igreja é duplamente abençoada nesse dia! Temos uma Escola Dominical relevante e uma SAF atuante. E rendemos graças a Deus por ambas, na esperança de que Deus lhes dê a força necessária para continuarem fiéis até a volta gloriosa do nosso Senhor Jesus.
            PARABÉNS SAF E ESCOLA DOMINICAL!


Avisos

Dia da Escola Dominical
Hoje a Igreja Presbiteriana comemora o dia da Escola Dominical. Ao longo dos anos a Escola Dominical tem servido como um instrumento fundamental na educação cristã de gerações inteiras. Fazer parte da Escola Dominical é garantir um aprendizado sadio e abençoado para as nossas famílias. Que Deus guarde a nossa Escola Dominical!

Aniversário da SAF Central
Hoje estamos comemorando o aniversário da SAF Central. Louvamos a Deus pelos 88 anos de vida da nossa Sociedade Auxiliadora Feminina e rendemos graças ao Senhor pelo dinamismo e consagração de cada irmã na causa do Reino de Deus.

Ceia nas Congregações
Hoje à noite teremos a celebração da Ceia na Congregação Manancial às 18:00h, que será celebrada pelo Rev. Cleverson. Na Congregação da Matinha a ceia será celebrada pelo Rev. Salvador, às 19:30h.

Departamental do Alto da Estação
A reunião do Departamento será na residência da nossa irmã Dinah. Todas as irmãs são nossas convidadas.

INTERCESSÃO
- Israel Candido (bisneto D. diva), saúde
-  Lara, saúde
- Antonio Pereira (cunhado Vera) saúde
- Rev. Alcino – preparação para cirurgia


Assinatura SAF em Revista anual 2015
Se você deseja adquirir a assinatura da SAF em Revista ano 2015 dê seu nome para Ana Maria. O valor da assinatura é 21,60 e deverá ser paga até o dia 30 de outubro.


Ficha Familiar
Solicitamos aos irmãos que ainda não atualizaram a Ficha Familiar que o possam fazer o mais rápido. Nosso desejo é atualizar a escala de aniversariantes, endereço, telefone, etc.. Pegue a ficha no rol de entrada do templo e entregue para um dos diáconos ou deixe no gazofilácio.

Construção e Reforma
Estamos avançando em nossos projetos de Construção e Reforma. Mas chegou a hora de contribuirmos com nossos dízimos e ofertas. Não há recursos suficientes para essa nova  fase, mas você pode ajudar com sua oferta em espécie ou em material. Procure o pb. Natanael ou o pb. Carlos Brasileiro e faça sua oferta.

Aniversariantes
21/09
Daniel dos Reis Neto
Central
3831-2501
21/09
Sandra O. Sanarelli Chagas
Filadélfia
8811-5237
22/09
Daniel dos Reis
Central
3831-6874
26/09
Marly Martins dos Reis
Central
3831-4620
26/09
Inez de Fátima Vargas Brasileiro
Central
3831-1934
27/09
Karine Brito Carvalho de Oliveira
Central
9109-1906
27/09
Argeu das Chagas
Central 
3831-6148
27/09
Paulo Sérgio Vicente
Filadélfia
8839-1515


FÓRUM

PERGUNTA: "O QUE SIGNIFICA DIZER QUE A BÍBLIA É INSPIRADA?"

Resposta: Quando as pessoas dizem que a Bíblia foi inspirada, estão se referindo ao fato de que Deus divinamente influenciou os autores humanos das Escrituras de modo tal que aquilo que escreveram foi a própria Palavra de Deus. No contexto das Escrituras, a palavra inspiração simplesmente significa “Divinamente inspirada”. Inspiração comunica a nós o fato da Bíblia verdadeiramente ser a Palavra de Deus, e faz com que a Bíblia seja única dentre todos os outros livros.

Mesmo havendo diferentes opiniões a respeito de até que ponto a Bíblia é inspirada, não pode haver dúvidas de que a própria Bíblia afirma que cada palavra, em cada parte sua, ela é inspirada por Deus (1 Coríntios 2:12-13; 2 Timóteo 3:16-17). Esta visão das Escrituras é freqüentemente conhecida como inspiração “verbal e plenária”. Isto significa que a inspiração se estende às próprias palavras escolhidas (inspiração verbal), não somente aos conceitos e idéias; e que a inspiração se estende a todas as partes das Escrituras e todos os temas tratados nas Escrituras (inspiração plenária). Há algumas pessoas que acreditam que somente partes da Bíblia são inspiradas, ou somente os pensamentos ou conceitos que lidam com religião sejam inspirados, mas tais visões da inspiração não dão conta do que a própria Bíblia afirma ser. Total inspiração verbal e plenária é uma característica essencial da Palavra de Deus.

A extensão da inspiração pode ser vista claramente em 2 Timóteo 3:16-17: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” Este verso nos diz que Deus inspirou toda a Escritura e que ela é proveitosa para nós. Não são somente algumas partes da Bíblia que lidam com doutrinas religiosas que são inspiradas, mas cada uma e todas as partes, desde Gênesis até Apocalipse, são a Palavra de Deus. Por terem sido inspiradas por Deus, as Escrituras são, então, autoridade no tocante a estabelecer doutrinas, e suficientes para ensinar ao homem como estar em um correto relacionamento com Deus, “instruir em justiça”. A Bíblia afirma ser não apenas inspirada por Deus, mas também ter a capacidade de nos transformar e nos fazer “completos”, totalmente equipados para toda boa obra.

Um outro verso que lida com a inspiração das Escrituras é 2 Pedro 1:21. Este verso nos diz que “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” Este verso nos ajuda a compreender que apesar do homem ter escrito as Escrituras, as palavras que escreveram foram as próprias palavras de Deus. Apesar de ter usado homens com suas diferentes personalidades e estilos de escrita, Deus divinamente inspirou cada palavra que escreveram. O próprio Jesus confirmou a inspiração verbal e plenária das Escrituras quando disse: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido” (Mateus 5:17-18). Nestes versos, Jesus reafirma a exatidão das Escrituras, que vai até ao menor detalhe e até ao menor sinal de pontuação: porque é a própria palavra de Deus.

Por serem as Escrituras a inspirada Palavra de Deus, podemos concluir que são também livres de erro e revestidas de autoridade. Uma correta visão de Deus leva que se chegue a uma correta visão de Sua Palavra. Por ser Deus todo poderoso, cheio de sabedoria e completamente perfeito, Sua Palavra, por sua própria natureza, terá as mesmas características. Os mesmos versos que estabelecem a inspiração das Escrituras também estabelecem que são tanto livres de erro quanto revestidas de autoridade. Sem dúvidas, a Bíblia é o que afirma ser: a inegável e autorizada Palavra de Deus para a humanidade.

© Copyright 2002-2012 Got Questions Ministries.





Estudo Dirigido para Grupos Familiares
Baseado no sermão do Rev. Everton César na Igreja Central



Texto: Romanos 10.13-21



A Passagem.— A rejeição de Israel por parte de Deus era em razão de sua incredulidade. Ela buscava sua salvação por meio das obras da lei e não se submetiam à Cristo (Rm 9.30-10.4). Pela Lei, o homem jamais seria salvo; a lei exige do homem o que ele não pode fazer – perfeita obediência do seu nascimento à sepultura (v. 5). Pela fé, o homem pode fazer o que ela pede (vv. 8-10). A fé torna a salvação possível aos homens (vv. 11-13). Porém Salvação exige Proclamação do Evangelho (vv. 14-15). No caso de Israel, ela realmente ouviu, mas endureceu seu coração contra Deus (vv. 16-21). Esta, então, foi a razão de sua rejeição por Deus.


1. Como que pecadores podem ser salvos?

2. Quais seriam os elementos necessários para que o homem se torne parte do plano de Deus para nossa salvação, o que inclui nossos familiares e amigos, bem como as nações que não tem o evangelho? [14-17]

3. Como estão os versos [14-15] relacionados às missões mundiais?

4. O que você entende por: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” [9-10]




Nenhum comentário:

Postar um comentário