sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Boletim Informativo, 11 de novembro de 2018


EBD 2019. TEMA 2: ATUALIDADES

No boletim anterior, vimos que o primeiro tema é “Levantam-se os profetas”: mensagens para o povo de Deus nos tempos bíblicos que falam ainda hoje aos crentes de todo o mundo. “ATUALIDADES” será nosso segundo tema. Como peregrinos neste mundo, deparamo-nos com muitos obstáculos ao avanço da nossa fé. Em muitos momentos, os problemas se agigantam e desviam nosso olhar o alvo que é Jesus.
Embora muitos dos problemas que enfrentamos hoje tenham sido também vivenciados pelos crentes de outras épocas, eles podem manifestar-se de formas diferentes daquelas que nossos antepassados enfrentaram. A ansiedade, tão comum hoje, possui elementos e agravantes ligados ao nosso estilo de vida cada vez mais atribulado. É preciso conhecer e aplicar as Escrituras no direcionamento de cada passo. Para cada batalha, encontramos na palavra de Deus a forma correta de lutar. É assim quando estamos longe de Deus, quando precisamos de um milagre, ou quando nossa fé vacila e a desconfiança cresce.
É assim quando torna-se difícil acreditar no amor de Deus por causa das angústias do viver, quando perdemos a esperança, ou nos sentimos extremamente carentes, deprimidos, atribulados ou com medo. A palavra também nos alerta para outra questão contemporânea: a insensibilidade. Na correria do dia a dia, deixamos de perceber ou sentir a dor do próximo. E esse próximo pode estar mais perto do que imaginamos; pode estar dentro da nossa casa. Essa indiferença pode se manifestar também em relação à Palavra. E afastados das sagradas letras o nosso coração se endurece; achamos difícil perdoar o irmão.
Como lidar com a culpa que pode nos atormentar e paralisar nossa vida com Deus? Como agir diante do pecado que tenazmente nos assedia? Você se identificou numa dessas lutas? Tem lutado para não esmorecer na fé? Então, esse tema será uma grande oportunidade de crescermos juntos na graça e no conhecimento de nosso Senhor.


Aniversariantes
12/11
Camila Bouzan Rodrigues
Central
9 9197-2550
12/11
Zelma Borges de Magalhães
Manancial

12/11
Irene Chaves
Central
3831-5884
14/11
Jonathas Chagas Pereira
Filadélfia
3832-4354
14/11
Afonso Dias de Souza
Central
3832-2290
14/11
Rosimeire Rodrigues dos Santos
Central
9 9134-1534
15/11
Kenia Pacheco de Souza Santos
Matinha
9 9211-4440
15/11
Max Tulio Caldeira de Oliveira
Filadélfia
9 8862-0401
17/11
Maria Fernanda
Alto da Estação
9 9902-9936

 Culto Missionário
Hoje, por ocasião do culto noturno, participaremos do Culto Missionário. Prepare sua oferta missionária, que será revertida para nosso irmão Victor e família (Mexicano).


Estudo Bíblico
Participe dos nossos estudos bíblicos semanais. Quinta-feira próxima passada, começamos a estudar a primeira carta de João. Venha participar conosco!

Departamento de Áudio e Vídeo
Estamos criando o departamento de Áudio e Vídeo da Igreja, para operar a mesa de som e o sistema de transmissão dos Cultos. Você que tem interesse de colaborar, procure o pastor ou Daniel Júnior 50 para saber mais informações.


SAF CENTRAL:

     a)     Projeto ANA - 13/11 - A reunião de oração do projeto ANA é um projeto de oração pela família e na próxima terça-feira teremos nosso encontro aqui na igreja. Estaremos reunidos a partir das 19:30 horas.

    b)     Culto de Ação de Graças - 18/11 às 19:30h (domingo) – Solicitamos a Igreja que contribua com mantimentos para o Projeto Vaso. Nesta data, comemoraremos também o Dia Nacional das SAFs, 134 anos de existência.

    c) Departamental – 23/11 às 19:30h (sexta-feira) – Com a presença dos líderes da Igreja, Pastores, Presbíteros, Diáconos, Evangelistas e secretária da Igreja. 

    d)     Delegadas ao Congresso em Serra do Salitre: Vânia, Leninha, Milca, Kátia Aguiar e Ana Maria.

     e)     Diretoria SAF Central para ano de 2019:
- Presidente: Ana Maria; - Vice-presidente:  Milca; 1ª Secretária:  Nazira; 2ª Secretária: Kátia; Tesoureira: Joaquina.
     




LIÇÃO 12: LUTA SEM TRÉGUA E LIBERDADE

Texto: Gálatas 5.24
INTRODUÇÃO
Imagine um juiz que é atacado por vários marginais em sua própria casa. Depois esses bandidos são presos e estão diante do próprio juiz a quem atacaram. Então esse juiz os libera e ainda assume a culpa e a pena no lugar deles. Loucura? Sim, absolutamente. Isso é tão louco e insano quanto o evangelho (1Co 1.18-25)

     1.    ESTRANGULAMENTO DO PECADO
O fruto do Espírito a ser evidenciado na vida de todo cristão prova que agora ele é governado, não mais pelas suas paixões descontroladas, mas pelo Espírito que nele vive.
     
     2.    INDENTIFIQUE SEUS ÍDOLOS
O porquê nos ajudará a identificar de maneira específica quais são os nossos piores, mais comuns e preferidos deslizes, os desejos que governam as nossas emoções e vontades e, finalmente, os nossos ídolos. Crucificar a carne não é sujeitar-se a um ascetismo rigoroso, sujeitando o corpo e determinadas regras e calendários religiosos.
     
     3.    LIVRES PARA DEUS
A.   Livres da condenação
B.   Livres da escravidão
C.   Livres para a santificação

CONCLUSÃO
Sufocar o pecado significa viver dia a dia consciente de sua presença com uma insatisfação pelo fato de ele ainda nos atormentar e nos seduzir para pecarmos contra Deus. Mas essa luta não pode permanecer apenas no lamento. Ela implica atitude, substituindo hábitos pecaminosos por hábitos santos.

APLICAÇÃO
Não dê trégua ao pecado. Identifique quais são seus vícios (mau humor, ira, impaciência, autogratificação, bebedice, etc.) A Bíblia é o recurso de Deus para a sua vida, assim como o Espírito Santo e a igreja. Faça uso sem moderação desses recursos, procure ajuda e aconselhamento para vencer esses males.



Nenhum comentário:

Postar um comentário