quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Boletim Informativo, 18 de novembro de 2018


EBD 2019: TERCEIRO TEMA

Apresentamos hoje nosso terceiro tema para a EBD 2019: “FORA DO SALEIRO, TEMPERANDO O MUNDO: O CRISTÃO E A CULTURA”. Este tema trata da nossa presença no mundo e da relação que temos com ele. Nós estamos no mundo, mas não somos daqui. Esta não é nossa morada definitiva. Somos peregrinos em direção a pátria celestial. Desse modo, qual a visão bíblica da cultura? Como religião e cultura se relacionam?
Veremos que o pecado afetou a cultura e não existe manifestação cultural que não traga consigo os efeitos da queda. Assim, a cultura não é neutra ou pura. Os crentes, por outro lado, são agentes da transformação cultural. Cristo é senhor de todas as áreas da vida e não apenas de nossa prática religiosa. Cada aspecto de nossa existência e do nosso fazer cultural devem glorificar a Deus.
E para que isso ocorra, isto é, nessa vida de glorificação, a Bíblia é o único parâmetro seguro que dispomos para avaliar a cultura e regular o modo de viver e pensar que agradam a Deus. Estudaremos a tensão que há entre o reino de Deus e o reino deste mundo. Veremos que as Escrituras valorizam o trabalho, o exercício da profissão, como um chamado que recebemos de Deus, com os talentos que ele nos proporcionou, para que o nome dele seja exaltado.
Numa cultura que cada vez mais despreza Deus e a visão bíblica, este tema se mostra relevante porque nos leva a entender nosso dia a dia como culto ao Senhor, para a glória dele.




Aniversariantes
18/11
Rita Helena da Silva
Alto da Estação
9 9257-2119
18/11
João Evangelista
Alto da Estação
9 8822-8796
20/11
Moisés Martins Vasconcelos
Central
3831-9249
20/11
Amanda Cecilia Vieira Chagas
Central
3831-9737
20/11
Valdivino Vieira Nunes
Central
3831-1176
23/11
Francyelle Vitória Costa Horácio
Filadélfia

23/11
Vânia Madalena Silva
Alto da Estação
3832-1739
23/11
Cristiano Aparecido Cordeiro
Filadélfia

24/11
Cleusa Farias da Silva
Filadélfia
3832-7571

Dia Nacional das SAFs
Neste ano, a SAF Nacional está comemorando 134 anos. Louvamos ao Senhor pela vida de tantas irmãs preciosas, que tem sido instrumentos de bênçãos na vida de nossa Igreja.

Culto de Ação de Graças
No próximo domingo, 25 de novembro teremos o Culto de Ação de Graças pela restauração da saúde da nossa irmã D. Diva. Louvemos ao Senhor por essa bênção.

Estudo Bíblico
Participe dos nossos estudos bíblicos semanais. Quinta-feira próxima passada, começamos a estudar a primeira carta de João. Venha participar conosco!

Departamento de Áudio e Vídeo
Estamos criando o departamento de Áudio e Vídeo da Igreja, para operar a mesa de som e o sistema de transmissão dos Cultos. Você que tem interesse de colaborar, procure o pastor ou Daniel Júnior 50 para saber mais informações.

SAF CENTRAL: 
    a)     Culto de Ação de Graças - 18/11 às 19:30h (domingo) – Solicitamos a Igreja que contribua com mantimentos para o Projeto Vaso. Nesta data, comemoraremos também o Dia Nacional das SAFs, 134 anos de existência.

    b)     Departamental – 23/11 as 19:30h (sexta-feira) – Com a presença dos líderes da Igreja, Pastores, Presbíteros, Diáconos, Evangelistas e Secretaria da Igreja. 

     c)     Delegadas para o Congresso em Serra do Salitre: Vania, Leninha, Milca, Katia Aguiar e Ana Maria.




LIÇÃO 13: A VIDA NO ESPÍRITO

Texto: Gálatas 5.25,26
INTRODUÇÃO
O orgulho (e inseguro) sempre necessita falar de si mesmo e tem tremenda dificuldade em ouvir sobre as virtudes e conquistas do seu próximo. O evangelho trata disso, nos restaura e calibra a nossa imagem para que a foquemos em Jesus Cristo.

     1.    INSEGURANÇA PECAMINOSA
Somos sempre exortados pelas Escrituras a andar no Espírito, e sermos coerentes. Se já o recebemos, e se ele já atua em nossas vidas, então devemos nos policiar sempre pra vivermos de modo digno na presença do Senhor, de acordo com o Espírito (Gl 5.25)

     2.    FIRMEZA NO EVANGELHO
Visto que a nossa autoimagem se envenena, quando se distancia do evangelho, devemos nos firmar nele. O Espírito Santo opera em nós com esse fim, de nos firmar na verdade revelada de Deus, “e ele vos guiará a toda a verdade” (Jo 16.13)

     3.    EVANGELHO NA VIVÊNCIA
O evangelho da vivência deverá nos fazer viver em dependência da graça de Deus e não dos nossos próprios esforços. Os gálatas estavam infectados com um entendimento moralista, de conquistar a salvação e a justificação mediante a obediência a rituais e cerimoniais (2.11; 3.5; 4.8-20). O que sabemos que essa é uma realidade contraria que Jesus e as Escrituras nos ensinam. Somos salvos pela graça, mediante a fé em Jesus. Seu sacrifício foi suficiente de uma vez por todas.

CONCLUSÃO
Não podemos ser de Cristo e viver sem dar frutos. Na verdade, nenhuma pessoa é neutra, pois sempre está dando resultados, quer sejam bons, quer sejam maus. A diferença é que o cristão genuíno dá frutos legítimos, como se fosse uma extensão de Cristo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário