quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Boletim Informativo, 17 de fevereiro de 2019


O CULTO PÚBLICO

PRINCÍPIO REGULADOR DO CULTO
O culto público é alvo de diversas regulamentações, normas e princípios revelados nas Escrituras. Lembremos que os quatro primeiros mandamentos da lei de Deus, entre outras coisas, tratam do culto que devemos prestar a ele: o primeiro, que devemos cultuar somente a Deus (Ex 20.3); o segundo, que devemos cultuá-lo em espírito e verdade e não mediante imagens ou representações (Ex 20.4-6); o terceiro, que devemos adorá-lo de todo o coração, sem tomar seu santo nome em vão (Ex 20.7); e o quarto, que devemos separar um dia em particular para que descansemos e cultuemos a Deus (Ex 20.8-11). O fato de que Deus reservou quatro dos dez mandamentos para tratar, também, do culto que a ele devemos, por si só é indicativo do zelo e cuidado que ele tem pelo mesmo. Por esse motivo, ao tratar do culto público, a nossa Confissão de Fé declara:
A luz da natureza mostra que há um Deus que tem domínio e soberania sobre tudo, que é bom e faz bem a todos, e que, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido de todo o coração, de toda a alma e de toda a força; mas o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada que não deve ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras.5
CFW, XXI.1.
 O conceito refletido nesta seção da Confissão de Fé tem sido chamado na tradição reformada de "princípio regulador do culto". Em linhas gerais, o princípio regulador nos ensina que o culto que é aceitável a Deus é aquele oferecido de acordo com sua vontade revelada nas Escrituras (Dt 12.32; Mt 4.9-10; Jo 4.23-24), e que ele não tem prazer em um culto onde constam invenções humanas, por mais antigas, atraentes, bem intencionadas, contemporâneas e razoáveis que possam parecer (Mt 15.9).


CARTA PASTORAL E TEOLÓGICA SOBRE LITURGIA NA IPB


Departamental Vitoriosas por Cristo
Nossa Departamental de fevereiro será no lar da nossa irmã mais nova da SAF, Karini Valadão. Dia 22/02, última sexta-feira do mês às 19:30h. O endereço é R. Leôncio Batista Cunha, 571 – Bairro Marciano Brandão. (Na rua da Escola Amir Amaral).


Classes dos Adultos
Domingo passado iniciamos as 3 três classes com temas variados para os Adultos. Você pode participar do tema que mais lhe interessar.
- Levantam-se os profetas (No Templo)
- O Cristão e a Cultura (Sala Ed. Cristã)
- Atualidades (Sala Ed. Cristã)


Coral Infantil
Logo após a Escola Dominical, o Coral terá seu ensaio normalmente. Pedimos o apoio dos apoios para que possamos ter uma boa participação.

Coral dos Adultos
Toda quarta-feira temos o ensaio do Coral. Ainda precisamos de vozes para somar ao Coral. Especialmente homens. Venha participar conosco.

Reunião de Oração
2 Crônicas 6:40  “Agora, pois, ó meu Deus, estejam os teus olhos abertos, e os teus ouvidos atentos à oração que se fizer deste lugar.”. Venha orar também! Toda terça-feira, sempre às 19:30 horas.


Aniversariantes
17/02
Isadora Chagas Ferreira
Filadélfia
9 8814-0143
18/02
Paulo Eduardo Olivi
Central
9 9266-6335
21/02
Roberto Tadeu da Silva
Filadélfia
3831-4076
21/02
Luciene da Silva Oliveira
Filadélfia
3831-3120
21/02
Salvador Moises da Fonseca
Central
3831-5892
21/02
Marcela Fonseca de Oliveira
Filadélfia

23/02
José Brasil Isaac
Central
3831-4180



Forum

Texto: Atos 5.40-42.
"Chamando os apóstolos, aceitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar jesus, o Cristo.”
     Sabemos que viver o cristianismo de forma autêntica sempre foi um desafio para aqueles que desejaram e desejam agradar a Deus, acima de qualquer coisa.
     Ao contemplar a postura dos apóstolos, citados no texto de At 5, fico imaginando a coragem e determinação que preencheram seus corações, para testemunharam sobre Jesus e seus feitos. Eram homens que não se envergonhavam do Evangelho, em hipótese alguma.
     Percebo ainda, que aqueles homens, por amarem a verdadeira mensagem revelada nas Escrituras, buscando pratica-la e compartilha-la por onde passavam, gerou uma perseguição intensa contra eles, o que resumia em açoites e prisão.
     De tamanha inveja, houve até mesmo quem cogitasse a matá-los, o que pela graça de Deus não aconteceu, pelo menos naquele momento.
     Portanto, algo que me chama a atenção é o fato de que mesmo com seus corpos feridos pelos açoites, e certamente, pelos chutes e socos que provavelmente tiveram que suportar, depois de serem soltos, se alegraram por terem sido considerados dignos de sofrerem pelo Nome de Jesus.
     Assim sendo, pode ser que tenhamos, ainda hoje, que sofrer retaliações e perseguições, caso dediquemo-nos a agradar a Deus, vivendo um cristianismo pautado pela verdade e pela justiça que provém Dele.
     No entanto, ainda que isto aconteça, que tenhamos fé o suficiente, para sofrer o dano e ainda sim, nos alegrarmos em Deus, que nos consola e nos vivifica.
Que jamais deixemos de servir a Deus, com integridade e alegria no coração.
Evang. Wanderley.




Nenhum comentário:

Postar um comentário