sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Boletim Informativo, 20 de janeiro de 2013



A PRESENÇA PERDIDA DE DEUS

Dr. Martin Lloyd Jones

            Homens e mulheres, quando são verdadeiramente despertados começam a compreender que não há nada que é tão sério quanto estar sem a presença de DEUS. Você captou isso em sua força total?
            Deus estava enviando o povo que acabará de ser retirado do Egito, rumo a terra prometida. Deus estava dizendo:
            "Subam! Eu prometi a vocês a terra de Canaã, e eu a darei a vocês! Vocês devem ir para a terra que mana leite e mel. Eu enviarei meu anjo diante de vocês para destruir seus inimigos: Os Amonitas, Hititas, Perizeus, Canaanitas, Heveus e Jebuseus. Vão em frente. Subam a terra prometida. Eu os libertei do cativeiro do Egito, Eu os estou enviando adiante. Vão em frente! Lidere-os Moisés! Eu enviarei um anjo com você". Mas o povo disse "Não! Se o Senhor não vier conosco, nós não queremos ir".
            Preste atenção, essa é a essência do discernimento espiritual, e isso é, meus queridos amigos, o que você e eu temos que entender. Você pode perceber que quando as pessoas são verdadeiramente despertadas, elas chegam à essa tremenda e profunda compreensão: que se lhe for concedida qualquer outra benção, não tem valor algum, se DEUS não tiver com elas. Qual o valor de Canaã? Qual o valor de leite e mel? Qual o valor de ter possessões, se o Senhor não esta conosco? Eles viram que a realização da presença de DEUS [de tê-la], tendo Sua comunhão e companhia era infinitamente mais importante que qualquer outra coisa.
            Será que preciso aplicar isso a igreja de hoje?
            Você pode ter sucesso sobre seus inimigos, sabe, sem essa grande compreensão da presença de DEUS no centro de tudo. Há anjos que podem fazer coisas por nós, destruir certos inimigos, levar-nos a terra. Nós estaríamos em Canaã, nós possuiríamos o "leite e mel", e tudo pareceria estar tranquilo. Há um verso apavorante em Salmos 106.15, onde nós somos notificados sobre os filhos de Israel, de que DEUS: "Concedeu os seus pedidos, mas enviou magreza em suas almas". Você pode ter muito da "prosperidade e grande raio de atuação" . A igreja pode parecer estar indo admiravelmente bem, finanças positivas, boas 'figuras' [pessoas influentes], sucessos, "conversões", inimigos derrotados. Tudo indo bem. Tudo parecendo estar maravilhosamente bem! Mas a questão apavorante que faço é esta: "Deus esta no centro?" "Ele realmente esta entre nós?" "Estamos nós apercebidos, como deveríamos estar, da Sua gloriosa presença?" Era isso que estava em jogo com esse povo [povo de Israel].
            E o que eles disseram efetivamente? "Canaã não tem nenhum uso par nós. Leite e mel não tem nenhum valor. Nós não estamos interessados nesses inimigos; nós queremos Você!"
            Óh, diz o salmista (Sl 42.1), é por Ti que clamo, "como a corça brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por Ti, ó DEUS". Ele não estava atrás de bençãos, ele estava atrás de DEUS! O DEUS VIVO! Assim diz Paulo: "Eu fui um evangelista de sucesso! Eu fiz tanto, mas eu não estou satisfeito, para que eu O conheça, e o poder de Sua ressurreição e a comunhão de Seus sofrimentos" (Fp 3.10).
            "Não, não, eles disseram! Não podemos avançar sem Você!" A presença de DEUS é essencial. E eles chegaram àquela compreensão. E isso eu digo: A compreensão que eles chegaram foi, que nenhuma prosperidade ou nenhum tipo de sucesso, pode compensar pela ausência de DEUS! "De que adiantaria ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder sua própria alma?" (Mc 8.39).
            Povo cristão, eu não estou perguntando se você esta vivendo uma boa vida, não estou lhes perguntando se estão felizes, não estou lhes perguntando se estão lendo suas Bíblias, ou se estão orando, não estou perguntando se sua atividade na igreja funciona, ou qualquer outra forma de atividade cristã; o que estou lhes perguntando é: "Você conhece DEUS?" "Ele esta com você?" "Ele esta em sua vida?" "Ele esta no comando?" Ou você esta viajando como se DEUS fosse alguém mantido "à distancia", dando-lhe força ou poder por seu anjo e por sua liderança e tudo mais? Mas a questão é: "E com relação a você? Como é seu relacionamento e procedimento pessoal com Ele?



Viagem de Férias
Nosso pastor e sua família estão em viagem de férias. Eles retornarão para nossa cidade no dia 01 de Fevereiro.

Culto Noturno
Durante o culto noturno será o mensageiro nosso irmão Evang. Paulo Sérgio. Convide seus amigos e participe do nosso culto de louvor ao Senhor.

Atenção Líderes de Grupos Familiares
Lembramos a todos os irmãos que durante o mês de fevereiro nossos grupos devem retomar suas atividades. Anote na sua agenda que no dia 03 de fevereiro (1º domingo) logo após a Escola Dominical teremos uma reunião com o Rev. Cleverson.

Bodas de Prata
No dia 02 de fevereiro nossos irmãos Pb. Marcelo Oliveira e Mizza celebrarão suas bodas de prata com um culto em ação de graças em nossa igreja, às 19:30 horas. Toda Igreja (central e congregações) está convidada.

Celebração da Ceia do Senhor na Congregação Manancial.
Hoje às 18:00 horas, na Congregação Manancial, teremos a celebração da Ceia do Senhor. O mensageiro do culto será o Rev. Salvador

Classe Catecúmenos
Em breve estaremos iniciando um novogrupo para começar a Classe de Catecúmenos. Se você tem interesse dê seu nome para o Pb.Natanael.

Reunião de Oração – Cong. Manancial
Nossa Reunião de Oração será na próxima terça-feira (22/01) as 19:30h na casa da nossa irmã D. Odete Rodrigues a Rua Sebastião Rogério, 115 – Cruzeiro da Serra.

Grupo Koinonia
Retornaremos nossas atividades normais amanhã (21/01) as 19:30h na casa do diácono Josué e Carmi a rua  Osório Afonso, 642 – Vila Constantino.


Aniversariantes da Semana
20/01
Valdivino V. Nunes
Central
3831-1176
23/01
Lucas França Santos
Central
3831-3595
23/01
Gessy Silveira Rodrigues
Filadélfia
9981-5291
24/01
Alice C. M. O.A. Caetano
Central
3831-5856
24/01
Salvino Antonio de Oliveira
Alto da Estação
3831-9331
25/01
Lucas Pereira de Oliveira
Central
3831-5418
25/01
João Vitor A.Brossi
Central
3831-7621



Escala dos trabalhos na Central durante férias do Pastor Cleverson

20/01 – Escola Dominical – Pr. José Carmo
Culto (Central) -  Evang. Paulo Sergio
Culto Manancial (Ceia) – Rev.Salvador


22/01 – Reunião de Oração: Pb. Natanael

24/01 – Estudo Bíblico -  Evang. Lúcio Oliveira


Escala presbíteros – Cong. Manancial:
Mês de janeiro – Pb. Natanael
Mês de fevereiro – Pb. Marcelo


Fórum

Evang. Lúcio de Oliveira

ORAÇÃO E REFLEXÃO TEOLÓGICA parte 2

Na primeira parte de nossa reflexão notamos que oração é um assunto teológico, que envolve vários elementos filosófico-teológicos, e carece de uma reflexão séria. Não se pode orar com responsabilidade sem que despendamos tempo para entender qual é a forma correta de fazê-lo.
Nesta segunda parte de nossa reflexão, pretendo começar esboçando a grandeza do ato de orar, bem como lidar com algumas dificuldades que surgiram por conta de um raciocínio equivocado em torno do apresentado.
Para começar, convoquemos o reverendo Élben M. L. César, em seu livro ‘Práticas Devocionais’: "A oração parece uma completa loucura.Como pode o homem comunica-se com o próprio Deus em qualquer lugar e em qualquer situação,se este é o Senhor de todo Universo e aquele,um miserável habitante de um pequeno planeta que integra o sistema solar,que por sua vez é somente uma parte minúscula de uma galáxia chamada Via-Láctea,composta de mais de 100 bilhões de estrelas relativamente semelhantes ao Sol? O espanto é muito maior quando se sabe que existem 100 bilhões*¹ de galáxias(mais de 15 para cada habitante da terra),além dos distantes e brilhantes quasares".
De fato, a oração parece uma grande pretensão por parte do homem. Em relação à grandeza do universo, o homem é um vírus. Aliás, essa analogia é muito pertinente, pois, o homem, insignificante em suas proporções espaciais, como o vírus, foi quem trouxe todo o dano ao cosmos, ao mundo, ao trazer o pecado, e tornar o mundo um lugar amaldiçoado (Gênesis 3:17; Romanos 8:21-22). E, aí está o homem, buscando a atenção do seu criador.
Pensando em coisas do gênero, o deísta *² Voltaire começou a entender que Deus não se daria ao trabalho de observar questões particulares dos homens. Por isso escreve:
“Eu me achava no portão do convento quando a irmã Fessue disse à irmã Confite: ‘É evidente que a Providência cuida de mim; sabeis o quanto eu adoro o meu pardal; ele teria morrido se eu não tivesse rezado nove ave-mairas para conseguir a sua cura’ (...) Um metafísico disse a ela: ‘Irmã, não há nada tão bom quanto as ave-marias, especialmente quando alguém as reza em latim nos subúrbios de paris; mas não posso acreditar que Deus tenha se preocupado tanto com o vosso pardal, por bonito que seja; rogo-vos que acrediteis que Ele tem outras coisas para cuidar. (...)’ Irmã Fessue: ‘Senhor, esse discurso tem o sabor de uma heresia. Meu convessor (...) irá concluir que vós não acreditais na Providência.’ O metafísico: ‘Eu acredito numa Providência geral, cara irmã, que estabeleceu desde a eternidade a lei que governa todas as coisas, como a luz do sol; mas não creio que uma providência particular altere a economia do mundo por causa do vosso pardal” (VOLTAIRE apud DURAN, em ‘História da Filosofia, 2001, p.190; destaque nosso).
Obviamente há muito que se criticar nesse discurso. Ele apresenta todas as limitações dos pensamentos deístas (que era a posição de Voltaire), que não trataremos nestas nossas reflexões sobre oração. Outra questão que certamente está equivocada são as rezas ali apresentadas. É claro que as repudiamos. Mas, no momento, nosso interesse está em lidar com o que está em negrito.
Para resolver isso, convidaremos o doutor Charles Hodge para discursar: “... pressupor que alguma coisa seja grande demais para estar incluída em seu [de Deus] controle, ou que algo seja pequeno demais para escapar à sua observação, que a infinitude dos particulares possa distrair sua atenção, é ignorar que Deus é infinito. Nem pode demandar nenhum esforço por parte dele, a Inteligência onipresente e infinita, compreender e dirigir todas as coisas, por complexas, numerosas ou ínfimas que sejam. [...] Deus está presente em todas as partes, e com todas as coisas, como se só estivesse num único lugar e tivesse um só objeto de atenção. A objeção comum à doutrina de uma providência universal, baseada na idéia de que é incompatível com a dignidade e majestade do ser divino imaginá-lo ocupando-se de trivialidades, pressupõe que Deus é um ser limitado; que devido ao fato de só podermos prestar atenção a uma coisa de cada vez, o mesmo se dá com Deus. Quanto mais exaltadas são nossas concepções do ser divino, menos nos conturbamos diante das dificuldades desse gênero” (Teologia Sistemática, p. 434, 2001, Ed. Hagnos).
É exatamente isso! É importar nossas limitações à Deus pensar que ele ouvir a oração de todas as pessoas poderia trazer alguma dificuldade pra Deus; ou que ocupar-se de alguma tarefa o impediria de ater-se a outras.  Para expressar a idéia da grandeza do raciocínio e da memória de Deus, o salmista nos diz que Deus chama as estrelas pelo nome (Salmos 147:4). Para notar a força desta expressão, basta sairmos da cidade, (num sítio, por exemplo), e determo-nos por um momento observando o céu estrelado. Que grandeza! E Deus as conta e chama-as todas pelo nome. Isso seria impossível de catalogar na nossa minúscula mente finita. Mas a mente infinita de Deus sequer enfada-se ao fazê-lo.
Portanto, tenhamos isso em mente. Deus observa cada pormenor de nossas vidas, e não o enfadamos com nossas pequenas preocupações. Falemos de tudo com ele. Oremos sempre!

BIBLIOGRAFIA
Práticas Devocionais – Élben M. L. César
História da Filosofia – Will Durant
Teologia Sistemática – Charles Hodge
_________________________________
*¹ 200 bilhões de galáxias, diz Cortella ‘em nome da Ciência’, no livro ‘Qual é a tua obra?’, p.25, 2010, Ed. Vozes.
Colocamos o ‘em nome da Ciência’ entre aspas pelo fato de que alguns cientistas e filósofos da ciência, como David Berlinski, terem observado que não se pode falar ‘em nome da ciência’, e sim em nome de determinada linha, de determinada posição. Mas esse não é o espaço para discutir filosofia da ciência.


Estudo Dirigido para Grupos Familiares

Baseado no Estudo Bíblico de 5ª Feira na Igreja Central
Rev. Cleverson Gilvan

Texto: Salmo 139.4
Tema: O que eu preciso saber sobre a onisciência de Deus

            A onisciência de Deus é um dos seus atributos exclusivos, por isso é chamado na teologia reformada de atributo incomunicável. Estes atributos não encontram nenhuma analogia nas demais criaturas racionais e devem provocar em nós um profundo senso de temor e reverência diante do Senhor.
            Por outro lado, saber que Deus conhece todas as coisas tem implicações éticas fortíssimas para a nossa vida e pode também contribuir para que vivamos tranquilamente, crendo que tudo sempre está no controle daquele que conhece todas as coisas..
            Medite com o seu grupo sobre as verdades envolvidas nessa doutrina maravilhosa das Escrituras.

1) O salmo 139 diz no verso 4 que antes que a palavra chegue a nossa boca o Senhor já a conhece. Como você acredita que deve ser a nossa vida diante desta verdade? Deus conhece todas as coisas!
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Podemos dizer que Deus conhece os nossos pensamentos mais íntimos. Davi também diz no salmo: Salmos 139:3 “Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.”. Alguma vez você já se sentiu constrangido por um pensamento mau que você teve diante de Deus? Você crê que é possível mudar os pensamentos que nascem em nosso coração?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Antes de prosseguir leia Fp. 4.8. Nossos pensamentos podem ser mudados sim! Mas para isso é preciso que nossas mentes sejam inundadas com a Palavra de Deus. Que conselho o salmista dá para os que não querem pecar, segundo o salmo 119.11?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Guardar no coração é o mesmo que decorar. Você sabe algum verso de cor? Memorize o verso chave deste estudo e releia-o neste instante com o seu grupo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário