A PRESENÇA PERDIDA DE DEUS
Dr. Martin Lloyd Jones
Homens e
mulheres, quando são verdadeiramente despertados começam a compreender que não
há nada que é tão sério quanto estar sem a presença de DEUS. Você captou isso
em sua força total?
Deus estava
enviando o povo que acabará de ser retirado do Egito, rumo a terra prometida.
Deus estava dizendo:
"Subam!
Eu prometi a vocês a terra de Canaã, e eu a darei a vocês! Vocês devem ir para
a terra que mana leite e mel. Eu enviarei meu anjo diante de vocês para
destruir seus inimigos: Os Amonitas, Hititas, Perizeus, Canaanitas, Heveus e
Jebuseus. Vão em frente. Subam a terra prometida. Eu os libertei do cativeiro
do Egito, Eu os estou enviando adiante. Vão em frente! Lidere-os Moisés! Eu
enviarei um anjo com você". Mas o povo disse "Não! Se o Senhor não
vier conosco, nós não queremos ir".
Preste
atenção, essa é a essência do discernimento espiritual, e isso é, meus queridos
amigos, o que você e eu temos que entender. Você pode perceber que quando as
pessoas são verdadeiramente despertadas, elas chegam à essa tremenda e profunda
compreensão: que se lhe for concedida qualquer outra benção, não tem valor
algum, se DEUS não tiver com elas. Qual o valor de Canaã? Qual o valor de leite
e mel? Qual o valor de ter possessões, se o Senhor não esta conosco? Eles viram
que a realização da presença de DEUS [de tê-la], tendo Sua comunhão e companhia
era infinitamente mais importante que qualquer outra coisa.
Será que
preciso aplicar isso a igreja de hoje?
Você pode
ter sucesso sobre seus inimigos, sabe, sem essa grande compreensão da presença
de DEUS no centro de tudo. Há anjos que podem fazer coisas por nós, destruir
certos inimigos, levar-nos a terra. Nós estaríamos em Canaã, nós possuiríamos o
"leite e mel", e tudo pareceria estar tranquilo. Há um verso
apavorante em Salmos 106.15, onde nós somos notificados sobre os filhos de
Israel, de que DEUS: "Concedeu os seus pedidos, mas enviou magreza em suas
almas". Você pode ter muito da "prosperidade e grande raio de
atuação" . A igreja pode parecer estar indo admiravelmente bem, finanças
positivas, boas 'figuras' [pessoas influentes], sucessos,
"conversões", inimigos derrotados. Tudo indo bem. Tudo parecendo
estar maravilhosamente bem! Mas a questão apavorante que faço é esta: "Deus
esta no centro?" "Ele realmente esta entre nós?" "Estamos
nós apercebidos, como deveríamos estar, da Sua gloriosa presença?" Era
isso que estava em jogo com esse povo [povo de Israel].
E o que
eles disseram efetivamente? "Canaã não tem nenhum uso par nós. Leite e mel
não tem nenhum valor. Nós não estamos interessados nesses inimigos; nós
queremos Você!"
Óh, diz o
salmista (Sl 42.1), é por Ti que clamo, "como a corça brama pelas
correntes das águas, assim suspira a minha alma por Ti, ó DEUS". Ele não
estava atrás de bençãos, ele estava atrás de DEUS! O DEUS VIVO! Assim diz
Paulo: "Eu fui um evangelista de sucesso! Eu fiz tanto, mas eu não estou
satisfeito, para que eu O conheça, e o poder de Sua ressurreição e a comunhão
de Seus sofrimentos" (Fp 3.10).
"Não,
não, eles disseram! Não podemos avançar sem Você!" A presença de DEUS é
essencial. E eles chegaram àquela compreensão. E isso eu digo: A compreensão
que eles chegaram foi, que nenhuma prosperidade ou nenhum tipo de sucesso, pode
compensar pela ausência de DEUS! "De que adiantaria ao homem ganhar o
mundo inteiro, e perder sua própria alma?" (Mc 8.39).
Povo
cristão, eu não estou perguntando se você esta vivendo uma boa vida, não estou
lhes perguntando se estão felizes, não estou lhes perguntando se estão lendo
suas Bíblias, ou se estão orando, não estou perguntando se sua atividade na
igreja funciona, ou qualquer outra forma de atividade cristã; o que estou lhes
perguntando é: "Você conhece DEUS?" "Ele esta com você?"
"Ele esta em sua vida?" "Ele esta no comando?" Ou você esta
viajando como se DEUS fosse alguém mantido "à distancia", dando-lhe
força ou poder por seu anjo e por sua liderança e tudo mais? Mas a questão é:
"E com relação a você? Como é seu relacionamento e procedimento pessoal
com Ele?
Viagem de Férias
Nosso pastor e sua família estão em viagem de férias. Eles
retornarão para nossa cidade no dia 01 de Fevereiro.
Culto Noturno
Durante o culto noturno será o mensageiro nosso irmão Evang.
Paulo Sérgio. Convide seus amigos e participe do nosso culto de louvor ao
Senhor.
Atenção Líderes de
Grupos Familiares
Lembramos a todos os irmãos que durante o mês de fevereiro
nossos grupos devem retomar suas atividades. Anote na sua agenda que no dia 03
de fevereiro (1º domingo) logo após a Escola Dominical teremos uma reunião com
o Rev. Cleverson.
Bodas de Prata
No dia 02 de fevereiro nossos irmãos Pb. Marcelo Oliveira e
Mizza celebrarão suas bodas de prata com um culto em ação de graças em nossa
igreja, às 19:30 horas. Toda Igreja (central e congregações) está convidada.
Celebração da Ceia do
Senhor na Congregação Manancial.
Hoje às 18:00 horas, na Congregação Manancial, teremos a
celebração da Ceia do Senhor. O mensageiro do culto será o Rev. Salvador
Classe Catecúmenos
Em breve estaremos iniciando um novogrupo para começar a
Classe de Catecúmenos. Se você tem interesse dê seu nome para o Pb.Natanael.
Reunião de Oração –
Cong. Manancial
Nossa Reunião de Oração será na próxima terça-feira (22/01)
as 19:30h na casa da nossa irmã D. Odete Rodrigues a Rua Sebastião Rogério, 115
– Cruzeiro da Serra.
Grupo Koinonia
Retornaremos nossas atividades normais amanhã (21/01) as
19:30h na casa do diácono Josué e Carmi a rua
Osório Afonso, 642 – Vila Constantino.
Aniversariantes da
Semana
20/01
|
Valdivino V. Nunes
|
Central
|
3831-1176
|
23/01
|
Lucas França Santos
|
Central
|
3831-3595
|
23/01
|
Gessy Silveira Rodrigues
|
Filadélfia
|
9981-5291
|
24/01
|
Alice C. M. O.A. Caetano
|
Central
|
3831-5856
|
24/01
|
Salvino Antonio de Oliveira
|
Alto
da Estação
|
3831-9331
|
25/01
|
Lucas Pereira de Oliveira
|
Central
|
3831-5418
|
25/01
|
João Vitor A.Brossi
|
Central
|
3831-7621
|
Escala dos trabalhos
na Central durante férias do Pastor Cleverson
20/01 – Escola
Dominical – Pr. José Carmo
Culto (Central) - Evang. Paulo Sergio
Culto Manancial
(Ceia) – Rev.Salvador
24/01 – Estudo
Bíblico - Evang. Lúcio Oliveira
Escala presbíteros –
Cong. Manancial:
Mês de janeiro – Pb. Natanael
Mês de fevereiro – Pb. Marcelo
Fórum
Evang. Lúcio de
Oliveira
ORAÇÃO E REFLEXÃO TEOLÓGICA parte 2
Na primeira parte de nossa reflexão
notamos que oração é um assunto teológico, que envolve vários elementos
filosófico-teológicos, e carece de uma reflexão séria. Não se pode orar com
responsabilidade sem que despendamos tempo para entender qual é a forma correta
de fazê-lo.
Nesta segunda parte de nossa
reflexão, pretendo começar esboçando a grandeza do ato de orar, bem como lidar
com algumas dificuldades que surgiram por conta de um raciocínio equivocado em
torno do apresentado.
Para começar, convoquemos o reverendo
Élben M. L. César, em seu livro ‘Práticas Devocionais’: "A oração parece
uma completa loucura.Como pode o homem comunica-se com o próprio Deus em
qualquer lugar e em qualquer situação,se este é o Senhor de todo Universo e
aquele,um miserável habitante de um pequeno planeta que integra o sistema
solar,que por sua vez é somente uma parte minúscula de uma galáxia chamada
Via-Láctea,composta de mais de 100 bilhões de estrelas relativamente
semelhantes ao Sol? O espanto é muito maior quando se sabe que existem 100
bilhões*¹ de galáxias(mais de 15 para cada habitante da terra),além dos
distantes e brilhantes quasares".
De fato, a oração parece uma grande
pretensão por parte do homem. Em relação à grandeza do universo, o homem é um
vírus. Aliás, essa analogia é muito pertinente, pois, o homem, insignificante
em suas proporções espaciais, como o vírus, foi quem trouxe todo o dano ao
cosmos, ao mundo, ao trazer o pecado, e tornar o mundo um lugar amaldiçoado (Gênesis
3:17; Romanos 8:21-22). E, aí está o homem, buscando a atenção do seu criador.
Pensando em coisas do gênero, o
deísta *² Voltaire começou a entender que Deus não se daria ao trabalho de
observar questões particulares dos homens. Por isso escreve:
“Eu me achava no portão do convento
quando a irmã Fessue disse à irmã Confite: ‘É evidente que a Providência cuida
de mim; sabeis o quanto eu adoro o meu pardal; ele teria morrido se eu não
tivesse rezado nove ave-mairas para conseguir a sua cura’ (...) Um metafísico
disse a ela: ‘Irmã, não há nada tão bom quanto as ave-marias, especialmente
quando alguém as reza em latim nos subúrbios de paris; mas não posso acreditar
que Deus tenha se preocupado tanto com o vosso pardal, por bonito que seja; rogo-vos que acrediteis que Ele tem outras coisas para cuidar. (...)’ Irmã
Fessue: ‘Senhor, esse discurso tem o sabor de uma heresia. Meu convessor (...)
irá concluir que vós não acreditais na Providência.’ O metafísico: ‘Eu acredito
numa Providência geral, cara irmã, que estabeleceu desde a eternidade a lei que
governa todas as coisas, como a luz do sol; mas não creio que uma providência
particular altere a economia do mundo por causa do vosso pardal” (VOLTAIRE apud
DURAN, em ‘História da Filosofia, 2001, p.190; destaque nosso).
Obviamente há muito que se criticar nesse
discurso. Ele apresenta todas as limitações dos pensamentos deístas (que era a
posição de Voltaire), que não trataremos nestas nossas reflexões sobre oração.
Outra questão que certamente está equivocada são as rezas ali apresentadas. É
claro que as repudiamos. Mas, no momento, nosso interesse está em lidar com o
que está em negrito.
Para resolver isso, convidaremos o
doutor Charles Hodge para discursar: “... pressupor que alguma coisa seja
grande demais para estar incluída em seu [de Deus] controle, ou que algo seja
pequeno demais para escapar à sua observação, que a infinitude dos particulares
possa distrair sua atenção, é ignorar que Deus é infinito. Nem pode demandar
nenhum esforço por parte dele, a Inteligência onipresente e infinita,
compreender e dirigir todas as coisas, por complexas, numerosas ou ínfimas que
sejam. [...] Deus está presente em todas as partes, e com todas as coisas, como
se só estivesse num único lugar e tivesse um só objeto de atenção. A objeção
comum à doutrina de uma providência universal, baseada na idéia de que é
incompatível com a dignidade e majestade do ser divino imaginá-lo ocupando-se
de trivialidades, pressupõe que Deus é um ser limitado; que devido ao fato de
só podermos prestar atenção a uma coisa de cada vez, o mesmo se dá com Deus.
Quanto mais exaltadas são nossas concepções do ser divino, menos nos
conturbamos diante das dificuldades desse gênero” (Teologia Sistemática, p.
434, 2001, Ed. Hagnos).
É exatamente isso! É importar nossas
limitações à Deus pensar que ele ouvir a oração de todas as pessoas poderia
trazer alguma dificuldade pra Deus; ou que ocupar-se de alguma tarefa o
impediria de ater-se a outras. Para expressar a idéia da
grandeza do raciocínio e da memória de Deus, o salmista nos diz que Deus chama
as estrelas pelo nome (Salmos 147:4). Para notar a força desta expressão, basta
sairmos da cidade, (num sítio, por exemplo), e determo-nos por um momento
observando o céu estrelado. Que grandeza! E Deus as conta e chama-as todas pelo
nome. Isso seria impossível de catalogar na nossa minúscula mente finita. Mas a
mente infinita de Deus sequer enfada-se ao fazê-lo.
Portanto, tenhamos isso em mente.
Deus observa cada pormenor de nossas vidas, e não o enfadamos com nossas
pequenas preocupações. Falemos de tudo com ele. Oremos sempre!
BIBLIOGRAFIA
Práticas Devocionais – Élben M. L.
César
História da Filosofia – Will Durant
Teologia Sistemática – Charles Hodge
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*¹ 200 bilhões de galáxias, diz
Cortella ‘em nome da Ciência’, no livro ‘Qual é a tua obra?’, p.25, 2010, Ed.
Vozes.
Colocamos o ‘em nome da Ciência’
entre aspas pelo fato de que alguns cientistas e filósofos da ciência, como
David Berlinski, terem observado que não se pode falar ‘em nome da ciência’, e
sim em nome de determinada linha, de determinada posição. Mas esse não é o
espaço para discutir filosofia da ciência.
Estudo Dirigido para
Grupos Familiares
Baseado no Estudo
Bíblico de 5ª Feira na Igreja Central
Rev. Cleverson Gilvan
Texto: Salmo 139.4
Tema: O que eu preciso
saber sobre a onisciência de Deus
A
onisciência de Deus é um dos seus atributos exclusivos, por isso é chamado na
teologia reformada de atributo incomunicável. Estes atributos não encontram
nenhuma analogia nas demais criaturas racionais e devem provocar em nós um
profundo senso de temor e reverência diante do Senhor.
Por outro
lado, saber que Deus conhece todas as coisas tem implicações éticas fortíssimas
para a nossa vida e pode também contribuir para que vivamos tranquilamente,
crendo que tudo sempre está no controle daquele que conhece todas as coisas..
Medite com
o seu grupo sobre as verdades envolvidas nessa doutrina maravilhosa das
Escrituras.
1) O salmo 139 diz no verso 4 que antes que a palavra chegue
a nossa boca o Senhor já a conhece. Como você acredita que deve ser a nossa
vida diante desta verdade? Deus conhece todas as coisas!
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2) Podemos dizer que Deus conhece os nossos pensamentos mais
íntimos. Davi também diz no salmo: Salmos 139:3 “Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus
caminhos.”. Alguma vez você já se sentiu constrangido por um pensamento mau
que você teve diante de Deus? Você crê que é possível mudar os pensamentos que
nascem em nosso coração?
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3) Antes de prosseguir leia Fp. 4.8. Nossos pensamentos
podem ser mudados sim! Mas para isso é preciso que nossas mentes sejam
inundadas com a Palavra de Deus. Que conselho o salmista dá para os que não
querem pecar, segundo o salmo 119.11?
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4) Guardar no coração é o mesmo que decorar. Você sabe algum
verso de cor? Memorize o verso chave deste estudo e releia-o neste instante com
o seu grupo.
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