sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Boletim Informativo, 27 de setembro de 2015


Mas que calor!!!!!!!
Rev. Cleverson Gilvan

            Já virou até chavão, basta encontrar uma pessoa na fila do supermercado, no ponto de ônibus, na farmácia ou em qualquer outro evento social e lá vem a conhecida e aquecida frase: mas que calor! E, aí, todo mundo transpirando e imaginando como vai ser o verão, já que estamos apenas iniciando a primavera. Mas uma sensação térmica diferente se estabelece quando analisamos a frase a partir da experiência espiritual que muitos crentes têm vivido em nossos dias; aí a declaração é outra: Mas que frieza!
            Enquanto o sol escaldante queima nossas cabeças, o pecado vem esfriando a piedade de muitos. Já não é raro encontramos crentes que não oram, não lêem mais a bíblia, freqüentam a igreja o mínimo possível e ainda vivem nesse mundo como se fossem filhos das trevas. São jovens casais entregues ao sexo antes do casamento tendo suas consciências cauterizadas pelo inimigo, que as tem feito incapazes de perceberam a perdição na qual se encontram. São crentes endividados e escravizados pelo consumismo idólatra que lhes fez pensar que é preciso ter, e só assim se é feliz, bem sucedido e abençoado. São crianças rebeldes e egoístas que por terem tudo o que querem e por ganharam presentes quase todos os dias, já nem prezam mais o louvor ao Senhor que deve sair da boca dos pequeninos. São pais impacientes que por terem de suportar uma jornada escrava de trabalho, já não glorificam ao Senhor por terem perdido a alegria de viver em família. E, por fim, são idosos frustrados e cansados, que ao invés de regozijarem com a alegria da vida com Cristo, apenas lamentam a vida que tiveram na terra. E aí, enquanto o sol queima lá fora, aqui dentro muitos corações vão se esfriando por falta de esperança.
            Por isso, voltemos às Escrituras onde João disse: 1 João 2:14  “Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.”. Assim, é tempo de aquecermos o nosso coração com o poder de Deus. Tempo de sermos revitalizados pela presença poderosa do Espírito Santo em nossos corações. Hora de buscarmos um despertamento espiritual que faça de nossa geração, uma geração comprometida com o Reino de Deus.
            Vamos orar por isso?




Avisos

Estudo Bíblico
Durante o mês de outubro os estudos bíblicos estarão sob a direção do Rev. Everton César. Participe com alegria dos momentos de edificação espiritual que temos toda quinta-feira.

Reunião de Oração
Toda terça-feira temos um agradável momento de oração com os irmãos. Venha orar conosco! Nos reunimos sempre às 19:30 horas.

Aniversário da Igreja Presbiteriana Ebenézer – Araguari
Desde ontem o Rev. Cleverson e família participam das celebrações de aniversário da Igreja Presbiteriana Ebenézer de Araguari, pastoreada pelo Rev. Jayme Dornelas. Ore por sua viagem!

Encontro de Casais em Caldas Novas
Estamos promovendo nosso primeiro encontro de casais em Caldas Novas/GO. Nosso encontro será nos dias 20 a 22 de novembro de 2015. O investimento será de apenas R$ 700,00 por casal (despesas de viagem não inclusas). O preletor será o Rev. Lúcio, pastor da 5ª IPB de Uberlândia. Reserve já sua vaga!

Conselho Missionário
1)      Setembro e outubro – Classe Catecúmenos e Oficiais – Rev.Marco Antônio
2)      Novembro e dezembro – Classe Adultos – Danilo e Joelma
3)      Classe Maternal I, II e Jardim – Cofrinhos.



ANIVERSARIANTES

27/09
Paulo Sergio Vicente
Filadélfia
8829-1415
27/09
Argeu das Chagas
Central

27/09
Sirlene Marra D. Faustino
Alto da Estação

30/09
André Luiz Silva
Alto da Estação
3832-1524
30/09
Alexandre Pereira de Faria
Filadélfia

01/10
JenifferCarvalho Pena
Manancial

01/10
Rosana Valéria Caldeira de Oliveira
Filadélfia
8862-0411
02/10
Ilda Maria Oliveira Silva
Manancial
3831-7402
02/10
Maria Aparecida Oliveira Pereira
Matinha
8879-9784
03/10
ZoraideVirgineaRibeiro
Alto da Estação
3831-3897


Enlace Matrimonial
No próximo sábado(03/10) teremos o casamento de Ana Carolina e Ariedes em nossa Igreja as 19:00h. . Será o pregador nosso irmão, Rev. Jairo.


Faça já a assinatura da SAF em Revista 2016
Assinaturas da SAF em Revista para 2016: até 28/10 - pela manhã com a Ana Maria. Houve reajuste de preço; assinatura anual: R$24,00




FÓRUM

"O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O MEDO?"

A Bíblia tem muito a dizer sobre o medo. Na verdade, ela menciona dois tipos de medo. O primeiro tipo é benéfico e deve ser encorajado. O segundo tipo é um detrimento e não só deve ser desencorajado, como também superado. O primeiro tipo de medo é o temor de Deus. Esse tipo de medo não é necessariamente um medo que significa ter medo de algo. Ao invés disso, é um temor respeitoso de Deus; uma reverência pelo Seu poder e glória. Esse tipo de medo também é um respeito adequado à Sua ira. Em outras palavras, é um reconhecimento total de tudo que Deus é através de um conhecimento mais profundo dEle e dos Seus atributos.
Temor de Deus traz consigo muitas bênçãos e benefícios. Salmo 111:10 diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre”. Provérbios 1:7 diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”. Portanto, podemos ver como tanto a sabedoria quanto o conhecimento começam com o temor a Deus.
Além disso, Provérbios 19:23 diz: “O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará”. Novamente em Provérbios 14:27: “O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte”. Provérbios 14:26 afirma: “No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio”. Nesses versículos podemos ver que o temor de Deus fornece vida, segurança aos filhos, proteção do maligno, confiança e satisfação.
Desses versículos podemos ver como o temor de Deus deve ser encorajado. No entanto, o segundo tipo de medo mencionado na Bíblia não é bom e deve ser desencorajado e superado. Esse é o “espírito de medo” mencionado em 2 Timóteo 1:7, onde diz: “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. Podemos ver desde o início que esse tipo de medo não vem de Deus.
No entanto, às vezes estamos com medo, às vezes esse “espírito de medo” vem sobre nós, e para ter vitória sobre esse sentimento, precisamos confiar e amar a Deus completamente. Primeiro João 4:18 nos diz: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”. No entanto, ninguém é perfeito, e Deus sabe disso. Por isso Ele espalhou encorajamento contra o medo por toda a Bíblia. Começando com o livro de Gênesis e continuando até o livro de Apocalipse, Deus nos diz para não temer.
Por exemplo, Isaías 41:10 nos encoraja: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Novamente em Daniel 10:12, o anjo do Senhor encoraja a Daniel: “Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim”. Jesus disse no Novo Testamento: “Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos” (Mateus 10:31). Esses versículos se referem a muitos tipos diferentes de medo. Deus nos diz para não ter medo de ficarmos sozinhos, de sermos muito fracos, de ninguém nos escutar, e para não temer por nossas necessidades físicas. Essas admoestações estão presentes por toda a Bíblia e se referem aos vários aspectos do “espírito de medo”.
No entanto, esses “não temais” dependem da nossa habilidade de colocar nossa confiança e fé no Senhor. Em Salmo 56:11, o salmista escreve: “em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem?” Esse é um testemunho maravilhoso do poder da confiança em Deus. O que o salmista está dizendo é que independentemente do que acontecer, ele vai continuar confiando em Deus. O segredo para superar o medo, então, é confiança total e completa em Deus.
Confiar em Deus é uma recusa de se entregar ao medo. É voltar-se a Deus mesmo nos tempos de escuridão e confiar que Ele vai consertar as coisas. Essa confiança vem de conhecer a Deus e saber que Ele é um Deus bom que quer apenas dar aos Seus filhos coisas boas. Assim como Jó disse quando estava passando por alguns dos testes mais difíceis registrados na Bíblia: “Eis que ele me matará; não tenho esperança; contudo defenderei os meus caminhos diante dele” (Jó 13:15).      
Quando tivermos aprendido a confiar em Deus, não mais teremos medo das coisas que temos que enfrentar. Seremos como o salmista: “Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome” (Salmo 5:11).


ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Salmo 27.14



A verdadeira justiça é evidenciada pelo que amor que temos por Deus e pela alegria que temos em adorá-lo (27.4). Aquele que assim O ama estará seguro, mesmo em meios as tribulações da vida, porque foi aceito e estará protegido em Seus braços. (27:5,10).

Este salmo tem duas divisões que diferem tão drasticamente uma da outra, que se pensou até que fossem salmos separados juntados num só.

A primeira divisão (vv. 1-6) é um hino de alegria e jubilosa confiança em Deus. Deus é a fonte de luz em meio às trevas do desespero, tribulações ou conflitos (v.1). Davi desejou habitar na presença de tal gracioso Deus (v. 4).

A segunda divisão é um confiante pedido de socorro (vv. 7-14). O salmista estava sendo ameaçado por seus inimigos e olhou pra Deus por livramento. Nos dois últimos versos ele invoca sua fé encorajando sua alma (vv. 13-14).

Conclusão: Deus é a luz e a força do crente, por quem e em quem ele vive e deve viver. Nós devemos, portanto, tornar nosso coração voltado pra nEle e a mente, permanentemente, ligada com Ele, esperando por livramento em toda e qualquer situação.


  1. Em tempos de angústia, medo, insegurança, perseguição, ansiedade, incertezas, onde, no que ou quem você busca socorro? (v.1)

  1. Você e eu, pelas Escrituras, sabemos que não oramos como convêm, seja no que pedimos ou até mesmo na forma como pedimos. Entretanto, no verso 4, Davi pede algo ao SENHOR. O que foi? 

  1. Reflita (v. 10) no quanto pode confiar em DEUS: “O laço que Deus estabeleceu conosco, em Cristo, é muito mais forte que o laço que sustenta pais e filhos.” (The Bible Reader´s Companion).


  1. Voltando,  ainda,  à  oração,  o que mais Davi pediu no verso 11? O que isso significa na
prática?

  1. Creio, até aqui, ser a pergunta e resposta mais importante deste estudo: o que significa ter Esperança?

           






Nenhum comentário:

Postar um comentário