sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Boletim Informativo, 06 de dezembro de 2015


MEU PRESENTE DE NATAL
Rev. Cleverson Gilvan

            Tudo bem que a economia brasileira não anda lá essas coisas e o natal desse ano está mais para lembrancinha do que para presente, mas quem não gosta de receber um presentinho embrulhado numa caixinha com fita vermelha? Eu até já estou recebendo presentes!
            O problema é que ainda não me perguntaram o que eu quero ganhar, então resolvi escrever aqui na esperança de que o alcance desse artigo sensibilize o coração dos que ainda não foram às compras. Mas já vou adiantando que não foi fácil escolher!
            Primeiro eu pensei que eu queria mesmo era uma igreja bem grande, cheia de gente, com um super ministério de louvor, um coral com mais de cem vozes e classes de escola dominical totalmente informatizadas. Mas aí me disseram que embora isso não fosse impossível pode ser que rapidamente eu pedisse a devolução de muitas dessas coisas, afinal de contas, muita gente que já ganhou uma dessas viu que a manutenção é difícil. Você tem que investir quase todo domingo em muitos milagres, em shows e emoções que podem se tornar viciantes. Então, desisti!
            Depois me disseram que eu podia pedir um pacote de super eventos, com congressos, encontros e acampamentos com escalada, trilha, bung jump e até preletor internacional. Só que um amigo me disse que o prazo de validade é muito curto e os produtos começam a apresentar defeito logo cedo. Como a crise econômica é séria, resolvi deixar pra lá.
            Como eu já estava ficando meio desanimado com esse negócio de presente resolvi dar uma olhadinha naquelas lojas de antiguidades. Interessante que achei ali uma série de lembrancinhas do tipo oração, piedade, consagração, leitura da palavra, arrependimento, santidade e com preço tão acessível, que dava pra pedir um monte. Pedi pra reservar e o moço da loja disse que é só mandar buscar.
            Então, como já está resolvido, está aí o meu presente de natal e o mais legal é que quem compra nem precisa me entregar e Deus ainda fica super feliz em ver a pessoa usando.
            Ah, o endereço da loja: Aos pés de Jesus! Passa lá!

Miquéias 6:8  Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.




Sejam Bem Vindos – CTM
Com alegria em nossos corações saudamos a todos os irmãos do CTM/IBEL. Sejam muito bem vindos! A Igreja Presbiteriana de Patrocínio agradece a Deus por suas vidas e roga suas bênçãos sobre cada irmão.

Escala do Presbitério – IPB Vila Nova/Monte Carmelo
Nosso pastor, Rev. Cleverson, está prestando assistência pastoral ao campo da Igreja Presbiteriana de Vila Nova em Monte Carmelo durante esse domingo. À noite, o mensageiro em nossa igreja será o Rev. Everton.

Celebração da Ceia do Senhor – Nova Data (20/12)
Esse é um mês de comunhão e celebração da graça do nosso Deus. Por isso teremos uma agenda toda especial. Nossa ceia será celebrada em conjunto (central e Congregações) no dia 20 de dezembro, com culto especial às 10:00 da manhã. Na oportunidade teremos um delicioso almoço com toda igreja logo após o culto matutino. Em razão desta programação especial não haverá ceia na Central nem nas Congregações nos dias habituais, apenas a Ceia comunitária no dia 20/12.

Culto do dia 31/12
Nosso culto será celebrado em conjunto às 21:00 horas. Na oportunidade todos os irmãos eleitos ou nomeados (central e congregações) serão empossados nos seus respectivos cargos para o ano de 2016.

Livros de Atas das Sociedades Internas
Lembramos a todas as sociedades internas que os livros de atas já devem ser encaminhados à secretaria da igreja para o exame do conselho. Informamos ainda que o conselho da igreja só liberará as verbas para 2016 após análise dos livros.

Nova diretoria do Conselho para 2016
O Conselho realizou a sua eleição para o ano de 2016 e sua diretoria ficou composta da seguinte forma:
Presidente: Rev. Cleverson Gilvan
Vice- Presidente: Pb. André Chagas
Secretário: Pb. Roberto Tadeu
Tesoureiro: Pb. Clésio Guimarães

Coral
Lembramos a todos os coristas que, hoje, às dezoito horas e trinta minutos, teremos ensaio para cantar no culto logo após. Aguardamos os irmãos neste horário.

ANIVERSARIANTES
06/12
Ana Cecilia Faria ávila
Filadélfia

07/12
André Carlos Chagas
Central
3831-9737
07/12
Miriam Maria Silva
Manancial

08/12
Lucrécia Silva
Filadélfia
3831-8979
08/12
Maria Lúcia Bragança de Souza
Central
3831-1426
09/12
Clara Rabelo Isaac
Central
3831-4180
09/12
Emerenciana de Deus Lelis Silva
Alto da Estação
8815-0215
09/12
Salomé Araújo Faria
Filadélfia
9109-3809
12/12
Nicole Chagas Rodrigues Garcia
Central
3831-8681



Agenda do Coral
Atenção Coristas, fiquem atentos às datas, locais e horários das atividades.

Dia
Local
Horário
13/12
Filadélfia
19h30
17/12
Salitre
20h00
18/12
Tejuco
20h00


Diretoria Eleita da Junta Diaconal para 2016:
Presidente: Dc. Luiz Antônio
Vice-Presidente: Dc. Josué Chagas
1º Secretário: Dc. Jonathas Chagas
2º Secretário: Dc. Igor Sanarelli
Tesoureiro: Dc. Ney dos Reis
Louvamos à Deus pela nova diretoria e que Ele os fortaleça no próximo ano.

Palavra de Agradecimento:
Queria aproveitar esse espaço e agradecer publicamente a cada Diácono que me apoiou incondicionalmente nesses 2 anos que estive como presidente da Junta Diaconal da Igreja Central. É sabido que nenhum motor funciona bem se as engrenagens não estiverem bem ajustadas. Por isso, dou graças a Deus por cada diácono que unidos, formam um só corpo! "Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor." Ef4:16.Em Cristo, Dc. Daniel Júnior


FÓRUM

CRIAÇÃO

DEUS É O CRIADOR

Que variedade, SENHOR, nas tuas obras!
Todas com sabedoria as fizeste;
cheia está a terra das tuas riquezas.

SALMO 104.24

 “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Ele os fez por meio do fiat (latim: faça-se), sem qualquer material pré-existente; sua decisão de que as coisas deveriam existir (“Haja...”) fez com que elas surgissem e formou-as em ordem com uma existência que dependia de sua vontade, e que era, no entanto, distinta de sua essência divina. Pai, Filho e Espírito Santo envolveram-se juntamente (Gn 1.2; Sl 33.6,9; 148.5; Jô 1.1-3; Cl 1.15,16; Hb 1.2; 11.3). Os seguintes pontos devem ser assinalados:

(a)    O ato da Criação é um mistério para nós; há mais nele do que podemos compreender.
Não podemos criar por fiat, e não sabemos como Deus pôde. Dizer que Ele criou “do nada” é confessar o mistério e não explicá-lo. Em particular, não podemos conceber como a existência dependente pode ser existência distinta, nem como anjos e seres humanos em sua existência dependente podem não ser robôs, mas criaturas capazes de decisões livres, pelas quais são moralmente responsáveis perante Aquele que os fez. Entretanto, a Escritura em todos os lugares ensina que é assim.

(b)   Espaço e tempo são dimensões da ordem criada; Deus não está “em” um ou outro; nem está sujeito a um ou outro como nós estamos.

(c)    Como a ordem universal não foi autocriada, ela tampouco é auto-sustentável, como Deus é. A estabilidade do universo depende da constante manutenção divina; este é um ministério específico do Filho de Deus (Cl 1.17; Hb 1.3), e sem isso toda criatura de toda espécie, nós inclusive, cessaria de ser. Como Paulo disse aos atenienses, “ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais ... pois nele vivemos,  e nos movemos, e existimos” (At 17.25, 28).

(d)   A possibilidade de intromissões criativas (p. ex., milagres de poder criativo; criação de novas pessoas mediante a atividade procriativa humana; reorientação dos corações humanos e redirecionamento das vontades e energias humanas na regeneração) é tão velha como o próprio cosmos. Até quando Deus, em sua atividade mantenedora, realmente continuará a criar novas coisas, que não podem ser explicadas em termos de qualquer coisa que foi antes, está além de nosso poder de saber; porém, certamente este mundo permanece aberto ao seu poder criativo em todos os pontos.

Saber que Deus criou o mundo à nossa volta, e nós mesmos como parte dele, é básico à verdadeira religião. Deus deve ser louvado como Criador, em razão de sua maravilhosa ordem, variedade e beleza de suas obras. Os salmos, como o 104, são modelos desse louvor. Deus deve ser crido como o Senhor soberano, com um plano eterno abrangendo todos os eventos e destinos, sem exceção, e com poder de redimir, recriar e renovar; tal crença torna-se racional quando nos lembramos de que é no Criador todo-poderoso que estamos crendo. Reconhecer a cada momento nossa dependência do Deus Criador para nossa existência faz com que se torne apropriado viver vida de devoção, compromisso, gratidão e lealdade para com Ele, sem qualquer impureza. A retidão começa aqui, com Deus, o soberano Criador, como o primeiro ponto de convergência de nossos pensamentos.



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Ageu 2

Baseado na mensagem do Rev. Everton César na Central

            Após o retorno do cativeiro, Ageu foi enviado para encorajar o povo a reconstruir o templo, reprovando, deles, a negligência em fazê-lo. Para encorajá-los, animá-los quanto à responsabilidade/privilégio que tinham, foi-lhes dito que a glória do segundo templo seria, em muito, maior que a do primeiro, prefigurando, nele o aparecimento de Cristo, o Desejo de todas as nações.

            Agora, no capitulo 2, após a introdução da profecia, exortando o povo quanto às suas prioridades, o profeta, então, chama o povo à reconstrução:

1)       Deus Relembra Sua promessa ao povo;
2)       Deus Fortalece Seu povo por meio de Sua presença;
3)       Deus Desperta Seu povo para o trabalho;
4)       Deus Encoraja Seu povo;
5)       Deus Garante Sua Presença no meio deles;


  1. Medo, pavor, reverência, terror e temor: todas estas expressões foram usadas na Bíblia quando falava e fala de nosso modo de aproximação de Deus. Explique, com suas palavras, o que elas têm em comum e no que são distintas.

  1. De que modo temer a Deus nos encoraja?

  1. De que modo saber da Presença de Deus, versos 4 e 5, nos encoraja?

Pastoral: leiam os salmos e estude aqueles que tratam com o desencorajamento e como lidar com eles – por exemplo, o Salmo 73.




Nenhum comentário:

Postar um comentário