sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Boletim Informativo, 24 de janeiro de 2015


Quem tem posto a mão no arado!
Rev. Cleverson Gilvan

            Certa vez Jesus declarou: Lucas 9:62  “... Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.”. Você já parou para pensar na seriedade dessas palavras?
            O cidadão do Reino de Deus deve ser determinado e focado. Ele nunca deve se esquecer que serve ao Senhor dos senhores e à sua causa. Deste modo ele crê que não existe nada mais importante na vida do que dedicar-se ao Reino. Seguramente, essa convicção é reforçada por vários textos das Escrituras que ensinam, de modo cristalino, essa verdade. Veja, por exemplo, o Senhor Jesus falando ainda sobre o envolvimento com o Reino: Mateus 6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”. Aqui, ele ainda nos ensina a confiar na providência divina que nos proverá tudo o mais que precisarmos.
            Desse modo, você deve se perguntar: Será que como um cidadão do Reino de Deus eu tenho me dedicado à sua obra com toda a força e consciência necessárias?
            Deixe-me voltar ao texto inicial de Lucas 9. O trabalho no campo tem seus segredos. O lavrador precisa conhecer o solo, a semente, o tempo e todas as demais condições necessárias para um bom plantio. E, além dessas necessidades precisa também ser habilidoso no manuseio das ferramentas adequadas a agricultura. O arado, por exemplo, requer muita destreza. Quando puxado por bois poder fazer o serviço de um homem rapidamente. A força que eles imprimem ao arado é fantástica. Contudo, uma distração na condução do arado pode ser fatal para o homem que dirige os bois que puxam o arado. Se, eventualmente o arado bater em um toco de árvore ou em uma pedra, ele pode virar e consequentemente ferir terrivelmente aquele que o conduz. Por isso Jesus diz quem põe a mão no arado não pode mais olhar para trás.
            Colocar a mão no arado, no contexto do Reino, significa deixar todas as demais coisas para trás. Significa não se importar mais com aquelas coisas que não dizem respeito ao Reino. Significa dedicar-se integralmente ao serviço do Mestre.
            Quando você foi alcançado pelo evangelho e liberto pelo Senhor Jesus Cristo, você colocou as mãos no arado. Deixou de ser escravo do inimigo para ser servo de Jesus. Está arando em terras do Reino, lançando a santa semente do evangelho e para que se aproprie definitivamente da sua herança, não pode mais olhar para trás.
            Pense nessas realidades e ore ao Senhor para que te abençoe no que ele confiou a você para fazer.

Avisos

Assembleia Geral Ordinária
Hoje pela manhã estamos participando da nossa Assembleia Geral Ordinária. Essa reunião acontece anualmente para receber os relatórios de atividades bem como eleger um secretário de atas. Damos graças a Deus pelas atividades realizadas no ano de 2015 e rogamos suas bênçãos para o ano de 2016.

Congregações
Todas as Congregações estão reunidas na central para participarem da nossa Assembleia. Que Deus abençoe cada irmão que é parte dessa única igreja que é a Igreja Presbiteriana de Patrocínio.

Reunião do Presbitério
No próximo final de semana acontecerá a reunião ordinária do nosso Presbitério (PAPB). A reunião será na Igreja Presbiteriana Morada Nova. Ore por esta reunião!

Doação para Berçário
A Congregação Filadélfia está montando um berçário e precisa da sua ajuda. Se tiver trocador ou poltrona, fale com o evang. Thiago e/ou Débora.

Departamental SAF Central e Alto da Estação
Na próxima sexta-feira teremos a nossa primeira reunião departamental. Esse ano os departamentos da Central e do Alto da Estação trabalharão em cooperação, cada um sendo responsável por uma reunião departamental. A primeira reunião será na casa dos nossos irmãos Cristiane e Wanderlei, às 19:30 horas, em frente ao Traíras Filé.

Estudo Bíblico
Venha participar dos nossos estudos bíblicos. Sempre temos uma excelente oportunidade de aprender mais sobre a Palavra de Deus. Toda quinta-feira, sempre às 19:30 horas.

Reunião de Oração
Toda terça-feira é o nosso dia de reunião em conjunto no templo. A presença de cada irmão é importante e fundamental para o desenvolvimento saudável de nossa igreja. Venha orar conosco!

ANIVERSARIANTES

24/01
Edite Rodrigues dos Santos
Alto da Estação
8875-0414
29/01
Eric Gabriel
Manancial

29/01
Lazara Maria da Silva





ESCALA DA JUNTA DIACONAL

DATA
ALTO ESTAÇÃO
FILADELFIA
MANANCIAL
MATINHA
CENTRAL
24/01
IGOR
MARDOQUEU, JONATAS
JOSÉ HUMBERTO
LUIZ
DANIEL JUNIOR, LEONARDO, JOSÉ RODRIGUES
31/01
LEONARDO
JOSÉ HUMBERTO, JONATAS
JOSÉ RODRIGUES
DANIEL JUNIOR
TIAGO, JOSUÉ, LUIZ





FORUM

SOBERANIA

DEUS REINA

Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor,
levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir
o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo,
e louvei e glorifiquei ao que vive
para sempre, cujo domínio é sempiterno,
e cujo reino é de geração em geração.

DANIEL 4.34

A asserção da absoluta soberania de Deus na criação, providência e graça é fundamental à crença bíblica e ao louvor bíblico. A visão de Deus no trono, isto é, reinando, retorna a lembrança (1Rs 22.19; Is 6.1; Ez 1.26; Dn 7.9; Ap 4.2; cf. Sl 11.4; 45.6; 47.8,9; Hb 12.2; Ap 3.21); e somos constantemente lembrados em termos explícitos de que o SENHOR (Yahweh) reina como rei, exercendo domínio sobre as coisas grandes e também as minúsculas (Ex 15.18; Sl 47; 93; 96.10; 97; 99.1-5; 146.10; Pv 16.33; 21.1; Is 24.23; 52.7; Dn 4.34,35; 5.21-28; 6.26; Mt 10.29-31). O domínio de Deus é total: Ele decide à medida que escolhe e executa tudo aquilo que decide, e ninguém pode parar sua mão ou impedir seus planos.

É claro em toda a Escritura que as criaturas racionais de Deus, angélicas e humanas, tem livre ação (poder de decisão naquilo que fazem); não seríamos seres morais, responsáveis perante Deus, o Juiz, se assim não fosse, nem seria possível distinguir, como faz a Escritura, entre os maus propósitos de Deus, que soberanamente governa a ação humana como meio planejado para seus próprios objetivos (Gn 50.20; At 2.23; 13.26-39). Não obstante, o fato da livre ação nos confronta com o mistério, uma vez que o controle de Deus sobre nossas atividades livres e autodeterminadas é tão completo quanto o é sobre qualquer coisa, e como isto pode ser escapa ao nosso conhecimento. Regularmente, porém, Deus exerce sua soberania permitindo que as coisas tomem seu curso natural em lugar de intervir miraculosamente causando uma ruptura.

No Salmo 93, a realidade do governo soberano de Deus é afirmada para

(a)   garantir a estabilidade do mundo contra todas as forças do caos (v.1b-4)

(b)   confirmar a fidelidade de todos os testemunhos e instruções de Deus               (v. 5 a),

e

(c)    requerer de seu povo reverência à santidade (v. 5b). Todo o salmo expressa alegria, esperança e confiança em Deus, e não é de admirar. Faremos bem em abrigar seu ensino no coração.




ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO E GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Central

Texto. Ex. 20.4-6

            No domingo anterior começamos uma nova série de sermões baseados nos dez mandamentos. O primeiro mandamento diz que não devemos ter outros deuses diante de nós. Hoje, estudaremos o segundo mandamento, nele aprendemos sobre as imagens de escultura, as representações visíveis das realidades espirituais e o culto que devemos prestar somente a Deus, lembrando que Ele é Deus zelosos na disciplina e também benigno com os que se arrependem.
            Devemos lembrar também que ídolos não são apenas as imagens de escultura que se referem a pessoas, animais ou coisas “sagradas”. Ídolos também são quaisquer coisas que queiram ocupar o lugar de Deus na nossa adoração.
            Assim, pense nesse mandamento e na extensão de sua aplicação para a vida do cristão.

1) O que o mandamento proíbe fazer?

2) Mesmo que as representações visíveis sejam de Jesus, não devem ser feitas. Elas, certamente, empobreceriam a sua glória e não nos permitiram adorá-lo como convém. Aliás, como Deus quer ser adorado? Veja Jo. 4.23-24

3) Como é uma adoração em espírito e em verdade?

4) Como Deus trata os transgressores do mandamento? E os que estão arrependidos do pecado?

5) Qual a lição mais importante que esse mandamento traz para a sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário