sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Boletim Informativo, 27 de agosto de 2017

O tempo dos 500 anos da Reforma

Rev. Cleverson Gilvan


            Esse ano estamos celebrando os 500 anos da Reforma Protestante, um movimento do Espirito Santo na história da igreja cristã que recolocou a comunidade de Cristo nos trilhos da verdade. Diante dessa celebração reconhecemos que pelo Espírito Santo a igreja vem sendo guardada e guiada na verdade, a despeito dos grandes obstáculos que ela tem de enfrentar.
            Mais recentemente, por exemplo, temos visto o surgimento de seitas que se declaram evangélicas (e não o são) promovendo enganos e afastando, perigosamente, cristãos do caminho da verdade. O crescente número destas seitas indicam a necessidade de sermos uma igreja orientada pelo Espírito Reformado, que sempre nos  conduz de volta às Escrituras.
            Assim, celebrar a reforma é reascender o espírito protestante daqueles que não aceitam tácitamente qualquer coisa que se diga em “nome de Deus” sem o respaldo das Escrituras. É ter a coragem de denunciar o erro dos falsos profetas que tentam enganar, se possível, os próprios escolhidos do Senhor e ainda reconhecer a autoridade suprema e suficiente das Escrituras na condução da nossa fé.
            Os reformadores, por este espírito protestante, pagaram, por vezes, um preço altíssimo, mas não retrocederam na sua missão de denunciar o erro e proclamar a verdade.
            Desse modo, é hora da igreja contemporânea firmar suas raízes na segurança da Palavra de Deus, descansando na certeza de que o Senhor abençoa os que se firmam na verdade.
            Pense nisto!


Avisos

Reunião de Oração
Participe de nossa reunião de oração no templo. Toda terça-feira nos reunimos na igreja para orar sempre às 19:30 horas.

Estudo Bíblico
Nossos estudos bíblicos devocionais tem acontecido toda quinta-feira. Temos estudado as Escrituras com foco em uma aplicação pessoal da Palavra de Deus em nossas vidas. Participe!

Rev. Cleverson e família
A partir de janeiro do próximo ano, o Rev. Cleverson e família seguirão para Belo Horizonte, onde o pastor assumirá a Capelania e a docência no Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemus Eller. Ore pela vida dos nossos irmãos e pelo seu ministério em Belo Horizonte.


Aniversariantes
27/08
Luiz Antônio da Silva
Central
8868-1130
27/08
Vicente P. Farias da Silva
Filadélfia
8815-6512
28/08
Luciene
Manancial

28/08
David Paulo dos Santos Netto
Central
8865-8408
28/08
Robson Sebastião de Oliveira
Filadélfia
3831-3120
28/08
Roberta Helena de Matos
Central

29/09
Josué Chagas
Central

29/08
Aline
Matinha

30/08
Marcia C. Alves Cabral
Central

30/08
Benedita Maria da Silva
Central

31/08
Fernando Meirelles Silva
Central

31/08
Luan Caldeira de Oliveira
Filadélfia
8862-0400
02/09
Marielly Santos
Manancial

02/09
Gustavo Teixeira Silva
Central



UCP Central – setembro
02/09 – 14:00h - Tarde da Alegria
16/09 – 14:00h – Tarde dos Desafios
23/09 – 14:00h - Festival do Sorvete na Cong. Alto da Estação
26/09 – 19:30h - Reunião de Oração



Plenária da SAF
Será no dia 04 de setembro na Congregação do Alto da Estação às 19:30 horas.


Reunião do Círculo Esperança
No dia 02 de setembro teremos a reunião do Círculo Esperança na IPB de Serra do Salitre, às 14:00 horas. Todas as irmãs estão convidadas para esta reunião.

Reunião do Conselho
Na próxima terça-feira após a Reunião de Oração teremos uma reunião. Todos os presbíteros estão convocados.

Passeio no City Park
No dia 08 de setembro teremos um passeio especial no City Park. Os interessados devem procurar nossas irmãs Marly Moreira ou Janaína Reis para mais informações.


FÓRUM

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL – UMA IGREJA CONFESSIONAL

Sem. Luis Filipe C Melo

Extraído - http://escravosdecristo.blogspot.com.br/2011/06/uma-igreja-confessional-o-que-sao.html

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja confessional (ou seja, que confessa alguma coisa). Isso significa que sua posição a respeito dos mais diversos assuntos sobre teologia (estudo de Deus) ou ética (comportamento humano) é defendida com base em um parâmetro pré-estabelecido. O parâmetro escolhido para isto é a Bíblia Sagrada, sistematizada doutrinariamente pela Confissão de fé de Westminster, um documento elaborado no século 17.
            O parlamento da Inglaterra, sentindo que o país precisava se organizar religiosamente depois da reforma protestante, já que, agora, havia uma separação entre a Igreja Católica e as igrejas evangélicas, decidiu convocar uma Assembleia (reunião) na Abadia de Westminster, em Londres. Essa reunião foi composta por muitos teólogos (estudiosos da Palavra de Deus) que estudaram a Bíblia juntos entre Julho de 1643 e fevereiro de 1649. Assim, depois deste período, nasceu a Confissão de fé de Westminster, um documento que contém as principais questões sobre a fé e a vida das pessoas, totalmente centralizado na palavra de Deus.
            Após concluir a Confissão, a Assembleia de Westminster concentrou-se na elaboração do Catecismo Maior de Westminster. Com o tempo, surgiu o consenso de que seriam necessários dois textos, “um mais exato e abrangente e outro mais fácil e breve para principiantes”. Por isso, decidiu-se criar também o Breve Catecismo de Westminster. O Maior destinava-se à exposição no púlpito (para adultos), ao passo que o Breve seria voltado para a instrução de crianças e adolescentes.
Algumas pessoas estranham o fato da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) adotar uma confissão de fé e catecismos como padrão doutrinário, quando sustenta sempre ser a Escritura Sagrada sua única regra de fé e prática. O problema é apenas aparente. A Igreja Presbiteriana do Brasil coloca a Bíblia Sagrada em primeiro lugar. Só ela deve obrigar a consciência. E é justamente esse o motivo da adoção da Confissão e dos catecismos de Westminster pela Igreja.
A bibliocentricidade, ou seja, a centralidade na Bíblia da Confissão de Fé de Westminster é fato nitidamente constatável. Tendo e aceitando a Confissão de Fé de Westminster como exposição fiel das Escrituras Sagradas, a Igreja Presbiteriana do Brasil coloca-a na condição de instrumento auxiliador para solucionar questões sobre a religião verdadeira e ética cristã. Não existem, pois, duas regras de fé, mas uma só, suprema e infalível, que é a Escritura Sagrada.



ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO
Rev. Cleverson Gilvan

Texto: Marcos 6.45-52
Tema: A misericórdia de Cristo diante da fraqueza humana

            Todas as histórias dos milagres de Jesus são fascinantes! Não dá pra esconder a emoção e a segurança que elas produzem. Cremos num Salvador que vem ao nosso encontro, que trata nossas fraquezas e que nos conduz triunfantemente aos céus.
            Na mensagem desta semana encontramos o Senhor Jesus andando por sobre o mar depois de ter multiplicado pela primeira vez os pães e os peixes. Mas nesta passagem, em especial, vemos como ele se mostra misericordioso diante da fragilidade dos seus discípulos.

1) Em terra, Jesus viu a dificuldade dos seus discípulos que estavam embarcados – vs. 48. O que essa percepção de Jesus te ensina sobre ele?

2) Qual foi a atitude que Jesus tomou?

3) Jesus disse a eles para terem bom ânimo porque ele estava ali. De que maneira podemos nos apropriar dessa palavra de Jesus hoje?

4) O que o verso 51 diz que Jesus fez? Quando é que ele entra no nosso barco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário