sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Boletim Informativo, 17 de setembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL
A propósito do Dia da Escola Dominical – 3º Domingo de Setembro

Infelizmente, temos que reconhecer que a Escola Dominical está ficando fora da agenda de muitos cristãos. Essa realidade reflete o estilo de vida que muitos irmãos e irmãs vivenciam hoje. O que se observa é uma grande falta de compromisso sério com o estudo da Palavra de Deus. Muitos são aqueles que se limitam a participar dos cultos aos domingos à noite. Mas é preciso dizer que abandonar a Escola Dominical é um grande erro. Refletindo sobre a importância da Escola Dominical, podemos dizer, entre coisas, que:

1. Ser aluno da Escola Dominical é a melhor maneira de se envolver na vida da igreja local. Na Escola Dominical nós passamos a nos conhecer melhor como membros do Corpo de Cristo e interagimos com os nossos irmãos e irmãs através do Estudo da Bíblia. Passamos a conhecer mais o que os outros pensam a respeito de determinados assuntos do dia a dia, à luz da Palavra de Deus. É na ED que nós passamos a nos conhecer o bastante para nos encorajarmos mutuamente. Essas agradáveis experiências são raras quando nós limitamos o nosso envolvimento com a igreja apenas aos cultos de domingo à noite. Alguém, sabiamente, disse que há duas coisas que você não pode fazer sozinho: se casar e ser um cristão. Para crescermos como discípulos de Jesus precisamos da interação com os outros membros da igreja.

2. Ser aluno da Escola Dominical é uma maneira poderosa de influência na vida de outras pessoas. O melhor livro para se combater a influência negativa em nossa cultura é a Bíblia Sagrada. Por isso, a ED é chamada de Escola Bíblica Dominical. Pois nela se estuda a Palavra de Deus (Cf. 2 Tm 3. 5-17). A influência cristã precisa ser sentida em qualquer lugar onde o cristão estiver. Em se tratando principalmente dos jovens, nas salas de aula, a influência da Palavra de Deus precisa ser percebida pelos alunos não cristãos. Porém, muitos jovens e adolescentes não participam com seriedade e regularidade da ED. Os professores e os alunos da ED são “Sal e Luz” da terra. Quando valorizamos a ED, não há dúvida de que seremos pessoas que influenciarão positivamente a sociedade. Um dos maiores evangelistas do século XX foi Dwight L. Moody. Este homem iniciou a sua vida cristã numa sala de aula da Escola Dominical. Ele sempre dizia que quem o levou a Cristo foi o seu professor da Escola Dominical.

3. Ser aluno da Escola Dominical é importante porque ela é um campo de treinamento para os cristãos, a fim de que sejam mais produtivos em sua igreja. Quantos são aqueles que hoje servem a Cristo na igreja porque aprenderam sobre isso na Escola Dominical. Quantos pastores, evangelistas, missionários, presbíteros, diáconos etc. servem a Deus com alegria e sustenta a obra do Senhor porque foram encorajados a isso em suas classes de Escola Dominical.

Hoje, terceiro domingo de setembro, Dia da Escola Dominical, quero encorajar você, meu irmão e minha irmã, a não se afastar da Escola Dominical e a trabalhar para que ela cresça e se fortaleça. A cada domingo, pela manhã, saia de sua casa e venha para participar de classe de estudo da Palavra de Deus. Deus nos abençoe!

Rev. Sergio Pereira Tavares


Avisos

Dia da Escola Dominical
O terceiro domingo de setembro é o dia da escola dominical. Assim, este é o momento de renderemos graças a Deus por esta instituição sólida e abençoadora que vem contribuindo positivamente para a formação de famílias cristãs saudáveis. Deus abençoa a nossa escola dominical.

Ceia no Alto da Estação e no Manancial
Este mês a ceia na Congregação do Alto da Estação será ministrada na Escola Dominical do próximo domingo (24/9) e no Manancial no culto do próximo domingo também (24/9).

Reunião de Oração
Participe de nossa reunião de oração. Toda terça-feira, às 19:30 horas, no templo da Igreja Central.

Estudo Bíblico
Quinta-feira temos estudos bíblicos devocionais. Nos reunimos sempre às 19:30 horas. Participe com alegria destes nossos momentos de estudo da Palavra.

Culto da Reforma Protestante em Patrocínio
No dia 29 de outubro, às 17:00 horas, no templo da Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino, toda comunidade presbiteriana patrocinense se reunirá para celebrarmos juntos os 500 anos da Reforma Protestante. Será uma gloriosa oportunidade de celebração e congraçamento. Reserve esta data na sua agenda!

Departamental da SAF
Próxima sexta-feira (22/9) haverá reunião departamental na casa da irmã Diná (Alto da Estação), às 19:30 horas. O endereço é Av. Faria Pereira, 1122, Centro.

Módulo em São Paulo
Nesta semana o Rev. Cleverson estará em São Paulo para o 9º módulo do seu Doutorado. Ore pela sua viagem e pelos estudos no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper.

Aniversário da SAF Central Monte Carmelo
Hoje, no culto noturno, o Rev. Cleverson pregará no culto de aniversário dos 63 anos da SAF Central de Monte Carmelo.

Aniversariantes
17/09
Carlos Reis Santos
Central
9 8865-6087
18/09
Felix da Costa Vicente
Filadélfia
9 8879-1515
19/09
Vanessa Cristina A.R. Matos
Central

20/09
Davi Chagas dos Reis
Central
3832-5364
20/09
Marcos Antônio de F. Junior
Alto da Estação

21/09
Daniel dos Reis Neto
Central
3831-2501
21/09
Sandra O. Sanarelli Chagas
Filadélfia
9 9910-8242
22/09
Daniel dos Reis
Central
3831-6874
22/09
Thaís Queiroz França Santos
Filadélfia
9 8846-4560
22/09
Lucy Martins dos Reis
Central
9 9300-8269




Escola Dominical do Lar
Você ama idosos? Gostaria de fazer parte desse ministério? Estamos precisando de mais irmãos para auxiliar os professores na Escola Dominical nos lares. Você pode doar um domingo do mês? Fale com o Pb. Marcelo e ou/ Daniel Reis.





Fórum

REFORMA – ONTEM E HOJE

Alderi Souza de Matos

            Todo grupo humano possui em sua história eventos de grande significado que estão intimamente associados com a sua identidade e auto compreensão. No caso dos protestantes, um evento dessa natureza é o episódio que desencadeou a Reforma Religiosa do Século XVI. O monge agostiniano e professor de teologia Martinho Lutero afixou à porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha, as suas célebres Noventa e Cinco Teses, convidando a comunidade acadêmica local para um debate público sobre a venda das indulgências e outras questões controvertidas. Desde então, o dia 31 de outubro de 1517 tem permanecido na consciência evangélica como um símbolo fundamental do seu movimento.
            Todavia, por decisivo e marcante que tenha sido, esse acontecimento pertence ao passado e não pode mais ser repetido. Há muitos evangélicos que sonham com uma volta aos tempos da Reforma, assim como tantos gostariam de restaurar os dias heroicos da Igreja Primitiva. A isto chamamos de “repristinação”, ou seja, a tentativa de restaurar alguma coisa a um estado ou condição original, prístino. Porém, o fato é que os acontecimentos, circunstâncias e personagens passam inexoravelmente; somente as ideias e os ideais permanecem, e são eles, acima de tudo, que devem ocupar a nossa atenção.
            Ao comemorarmos mais um aniversário da Reforma, de que maneira podemos celebrar a obra dos desbravadores evangélicos do século XVI? De que modo podemos honrar o Deus dos reformadores, nós que vivemos no início do século XXI? Uma das respostas é: conhecendo e encarnando as convicções que nortearam as suas vidas e os seus labores. Destacamos três delas, que reputamos essenciais para a igreja contemporânea.
            Primeiramente, é notável o lugar que os reformadores deram ao Deus trino em seu pensamento e ação. Apesar dos fatores políticos, sociais e econômicos envolvidos na Reforma, o seu ímpeto mais central veio da profunda experiência religiosa de líderes como Lutero e Calvino. A sua visão da graça e da glória de Deus, mediada pelas Escrituras, levou-os a colocá-lo no centro de suas vidas e a rejeitar tudo aquilo que pudesse obscurecer a sua majestade como Senhor do universo, da vida e da redenção. Em segundo lugar, há que considerar o seu entendimento da Igreja como comunidade de adoração, comunhão e serviço. A Igreja não era para eles uma estrutura ou instituição, mas o conjunto dos fiéis que se reúnem para exaltar a Deus, estudar a sua Palavra e celebrar a sua salvação, e depois se dispersam para testemunhar e servir. Finalmente, os reformadores nos inspiram em seu entendimento da sociedade. Rompendo com a dicotomia entre sagrado e secular, os líderes da Reforma e seus seguidores insistiram no fato de que toda a vida pertence a Deus e deve refletir o seu senhorio. Com seu trabalho e exemplo, o cristão deve esforçar-se para que os valores do Reino permeiem todas as áreas da coletividade. Que sejam essas as nossas preocupações ao lembrarmos novamente os eventos e personagens dos quais somos herdeiros.



ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO

Rev. Cleverson Gilvan

Texto: Hb. 10.32-39

            As lições do passado são a chave para vencermos no presente, especialmente quando percebemos naquelas situações como a mão de Deus esteve ao nosso lado. Deus sempre esteve junto do seu povo e a sua providência se manifestou de forma abundante na história de cada um.
            Assim, com o propósito de sermos encorajados a prosseguir, até que nos apropriemos plenamente de todas as promessas reservadas para o povo de Deus, olhamos para o texto de Hebreus e buscamos nele uma lição que nos ajude a enfrentar nosso presente, acompanhados da esperança que a nossa história com Deus pode trazer aos nossos corações.

1) Nos três primeiros versos o autor da epístola diz que os cristãos devem lembrar dos tempos de sofrimento, trazendo também a memória o fato de que foi a certeza de que eles possuíam uma herança superior e durável que lhes fez perseverar. Qual a relação dessa tese com Colossenses 3.1-2?

2) Leia o verso 35.  Em algum momento você já deixou de confiar em Deus? Se sim, por quê? Se não, como você acredita que sua fé foi sustentada?

3) O verso 38 diz que o justo viverá pela fé, por isso não retrocederá, ou seja, não abandonará o Senhor mesmo nas adversidades. Então, o que é viver pela fé?

4) Qual o resultado da perseverança, segundo o verso 39? Que esperança isto traz para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário