A religião mais
restritiva do mundo
Fonte: Monergismo
A
religião cristã é ao mesmo tempo a mais abrangente e a mais restritiva no
mundo. É uma fé que admite todo tipo possível de pessoa. Mas as admite em
apenas um caminho.
Há somente um Deus. Somente um. Se houvessem dois deuses poderia
haver dois caminhos para a salvação — você seria salvo por este deus e eu por
aquele outro. Mas há somente um Deus e, portanto, somente um caminho para a
salvação.
Há somente uma humanidade. Somente uma. Se houvessem dois tipos
de pessoas poderia haver dois caminhos para a salvação — você é parte desse
grupo e eu daquele outro. Mas há somente uma humanidade e, portanto, somente um
caminho para a salvação.
Há somente um Mediador. Somente um. Se houvessem dois mediadores
poderia haver dois caminhos para a salvação — você tem este mediador te
representando e eu vou com aquele outro. Mas há somente um mediador e,
portanto, somente um caminho para a salvação.
Há somente um resgate. Somente um. Se houvessem dois resgates
poderia haver dois caminhos para a salvação — você tem seu débito pago por este
salvador e o meu débito é pago por aquele outro. Mas há somente um resgate e,
portanto, somente um caminho para a salvação.
Um Deus criou uma humanidade representada por um Mediador que
pagou um resgate. Assim, há somente um caminho. O caminho para a salvação é tão
amplo que ele pode admitir qualquer pessoa que busque a Deus, todavia, tão
restrito que ninguém pode entrar a não ser por meio de Jesus Cristo.
Avisos
Reunião de Oração
Na próxima terça-feira teremos nossa reunião de oração do
projeto ANA. Todos os irmãos são nossos convidados para este momento de oração
em favor da família. Nossa reunião de oração começa sempre às 19:30 horas.
Departamental Festiva
Nossa departamental festiva será na residência dos nossos
irmãos Rev. José João e Suely no dia 24 de novembro às 19:30 horas. Agende esta
data!
Culto da Terceira Idade
No próximo dia 18 de novembro, às 14:30 horas, teremos o
culto da 3ª idade com celebração da Ceia do
Senhor.
Estudo Bíblico
Neste mês temos estudado algumas passagens selecionadas no
livro de Deuteronômio. Convidamos a todos os irmãos para participarem conosco
toda quinta-feira, sempre às 19:30 horas.
Jantar de Confraternização –
31/12/2017
No dia 31/12 teremos um culto de
gratidão a Deus pelo encerramento do ano e pelas bênçãos recebidas.
O Culto será às 21:00hs seguido de um
delicioso jantar de Confraternização. Contamos com a presença dos irmãos!
Temos um limite de pessoas que o
salão social comporta, então garanta já sua participação e a de sua família
Para o jantar há uma contribuição de
15,00 por pessoa, sendo que crianças até 12 anos não pagam
Confirme com Marly, Kátia, Elem,
Gracina, Jane e Cristiane. Estaremos recebendo até 20/12.
Aniversariantes
12/11
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Camila Bouzan Rodrigues
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Central
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12/11
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Irene Chaves
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Central
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14/11
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Jonathas Chagas Pereira
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Filadélfia
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3832-4354
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14/11
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Afonso Dias de Souza
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Central
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14/11
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Rosimeire Rodrigues dos Santos
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Central
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9134-1534
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15/11
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Kenia Pacheco de Souza Santos
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Matinha
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9211-4440
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15/11
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Juliana Beatriz da Costa
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Alto da Estação
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15/11
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Max Tulio Caldeira de Oliveira
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Filadélfia
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8862-0401
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17/11
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Maria Fernanda
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Alto da Estação
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9902-9936
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18/11
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Rita Helena da Silva
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Alto da Estação
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9257-2119
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18/11
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João Evangelista
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Alto da Estação
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8822-8796
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Programações UPA
(Horário: 19:00 às 21:30):
Novembro:
18/11 - DivergenTe – YOLO
Palavra de gratidão
Ana Maria agradece a todas irmãs que
participaram do Congresso da Federação das SAFs em Araxá final de semana
próximo passado. Foram momentos agradáveis de crescimento e de comunhão.
Fórum
Sophia Müller: a desbravadora da Amazônia
por
Rev. José João de Paula
O
trabalho missionário indígena no contexto da Amazônia é intenso nos dias de
hoje. Louvamos ao Senhor por todos os esforços que têm sido feitos para que
muitos indígenas de várias etnias encontrem o caminho da salvação. Já existem
hoje várias igrejas e líderes indígenas.
Quando
se fala em trabalho indígena na Amazônia, não se pode desconsiderar a importância
da grande desbravadora Sophia Müller, uma mulher que Deus usou poderosamente
como precursora de todos os missionários que entraram depois para os grandes e
desafiadores projetos de trabalho missionário entre os índios. Essa é mais uma
vida que nos inspira, e muito. O texto que vem a seguir, com a devida
permissão, é do Rev. Ronaldo Lidório.
Em
1945, Deus levanta uma mulher, solteira, baixinha, franzina, lá na América do
Norte; ela estava passando por uma praça em Nova Iorque, e um pregador de rua falava
de Jesus, ela se converteu, derramou-se na presença do Senhor e recebeu um
chamado para fazer diferença na Terra.
Por
volta de 1949, Sophia Müller disse: “eu quero ser missionária”. Ela saiu da
América do Norte em direção à Colômbia. Entrou no Rio Içana, um rio que começa
na Colômbia, entra na selva amazônica brasileira e a percorre mais de 1.000 km.
Acabou atravessando, sem saber, a fronteira entre Colômbia e Brasil em uma
pequena e insegura embarcação. O que parecia ser um erro de direção pelas águas
perigosas dos rios Negro e Içana se tornou o caminho para um dos trabalhos
missionários mais consistentes realizados na Amazônia. Sophia Müller por mais
de 40 anos serviu no ministério ao Senhor Jesus na Amazônia Brasileira,
evangelizando duas tribos: Curipaco e Baniwa. Segundo o missionário Marcelo
Pedro, da Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB), que trabalha onde Sophia
trabalhou, ela dividia o seu tempo assim: de manhã, alfabetizava o povo; à
tarde, ensinava a Palavra de Deus; à noite, descansava e tirava as dúvidas dos
indígenas.
Chama a
atenção de Marcelo o fato de as comunidades indígenas evangélicas serem muito
organizadas e não sofrerem com o alcoolismo. Em 2007, a FUNAI afirmou que esse
é um dos pouquíssimos lugares na Amazônia onde os indígenas não enfrentam
problemas com alcoolismo, conflitos e guerras. O fotojornalista Pedro
Martinelli, em seu livro “Amazônia: O Povo das Águas”, diz que os indígenas do
Alto Rio Negro e do Rio Içana “têm título de eleitor e altíssimo índice de
alfabetização, em algumas aldeias chega a 95%”. Encontrei-me com dois indígenas
anciãos Curipaco, crentes em Jesus, que tiveram o privilégio de remar a canoa
para Sophia Müller décadas atrás. Eles me falaram: “pastor, aquela mulher tinha
o fogo do Espírito Santo, porque ela pregava de dia e de noite nos fazia
viajar. Era perigoso, mas ela viajava à noite para não gastar tempo de dia. Os
índios dormindo e ela viajando. Remávamos a canoa, mas ela não dormia, usava o
seu candeeiro, aquela lamparina, e durante a noite traduzia o Novo Testamento
para a Língua Curipaco”. Hoje eles têm o Novo Testamento completo na língua
deles.
É
interessante que ela plantou dezenas de igrejas, mais de 50, ao longo do Rio
Içana, e uma vez por ano um milagre acontece: uma conferência em que eles reúnem,
pelo menos, um representante de cada aldeia evangélica ao longo desse rio,
entre as tribos Curipaco e Baniwa. Tive o privilégio de participar de uma
dessas conferências. Esses representantes saem das suas aldeias, dias de canoa,
dias de caminhada na mata e, numa data pré determinada, com uma boa bandeira,
encontram-se numa grande clareira em algum lugar ou aldeia na mata, e ali
dobram seus joelhos, fincam aquelas bandeiras no solo e oram a Deus,
agradecendo porque um dia Ele chamou a sua filha Sophia Müller e ela respondeu
“sim”. E assim começa aquela conferência missionária abençoadíssima que leva
alguns dias.
Antes
de falecer em 1997, na Venezuela, ela foi entrevistada por um jornalista
cristão. A primeira pergunta que ele fez foi: “Como foi o seu chamado?" Ao
que ela respondeu: “Eu jamais tive um chamado, li uma ordem e a obedeci”.
ESTUDO DIRIGIDO PARA
CULTO DOMÉSTICO
Baseado no estudo bíblico de quinta-feira na Igreja Central
Rev. Cleverson Gilvan
Texto. Dt. 23.21-23
Tema: Diretrizes bíblicas para votos
É comum
pessoas fazerem votos ou juramentos sem pensar muito na seriedade e na
solenidade destas cerimônias. Nos tempos do AT, havia inclusive uma
regulamentação na lei para que as pessoas fossem corretas ao fazê-lo. Por isso,
entendendo que é possível que alguém faça algum voto a Deus, apresentamos aqui
algumas diretrizes bíblicas para a igreja.
1) A primeira diretriz é que o voto deve ser feito no temor
do Senhor. Veja o verso 21. Assim, qual a exortação que Deus apresenta no verso
para enfatizar a necessidade do temor a Deus?
2) A segunda diretriz é a liberdade. Deus nunca obrigou o
povo a fazer votos. Quando Deus nos dá a liberdade devemos lembrar que ela traz
consigo responsabilidade. Jesus, por exemplo, disse que em todos os casos nossa
palavra sempre deve ser confiável – sim, sim e não, não! Baseado nesse ensino
de Jesus, como o crente deve lidar com as promessas que faz ao próximo e a
Deus?
3) O terceiro princípio é a honestidade. Como você a vê
dentro do verso 23? Qual a sua importância na vida cristã?
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