sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Boletim Informativo, 19 de novembro de 2017


O VERDADEIRO GUIA DE ISRAEL

Deuteronômio 31:3 “O SENHOR, teu Deus, passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, e tu as possuirás; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem dito.”

            O momento derradeiro do ministério de Moisés nos traz a seguinte questão: Quem foi o verdadeiro guia de Israel? A chegada de Josué, cujo nome significa Jeová é a salvação, traz ao povo a oportunidade de ter uma visão clara sobre esta realidade, pois é possível que muitos estivessem convencidos de que apenas Moisés os guiava no deserto.
            O verso terceiro de Dt. 31, diz que quem iria adiante do povo a fim de que tomassem a terra da promessa seria o próprio SENHOR, o Deus da Aliança, Jeová. E isto sugere que nunca ninguém esteve à frente de Israel senão o próprio Deus, como ainda acontece em nossos dias.
            Somos guiados por Deus e conduzidos pela sua poderosa mão. Por onde passamos é Ele quem vai adiante de nós e quando enfrentamos nossos inimigos espirituais foi Ele quem venceu por nós na cruz do Calvário.
            Jesus é nosso pastor e nosso guia, aquele que é capaz de nos livrar quando passamos pelo vale da sombra da morte e nos deixar completamente seguros pelo simples fato de sabermos que ele está conosco nos consolando, como ensina a Palavra.
            Deste modo, o que o texto nos ensina é que o que menos importa é o caminho por onde passaremos se estamos sendo guiados pelo verdadeiro pastor de Israel.
            Não podemos permitir que o nosso coração e muito menos as circunstâncias nos enganem sugerindo que estamos sozinhos. Deus vai conosco por todo o caminho e em todo o tempo. Afinal de contas Ele é o verdadeiro guia de Israel.


Avisos

Celebração da Ceia na Congregação Manancial
Hoje, por ocasião do culto das 18:00h, teremos a celebração da Ceia do Senhor na Congregação do Manancial.

Reunião de Oração
o mês de novembro é o mês de ações de graças. Venha orar e agradecer a Deus por todas as bênçãos que ele derramou sobre a sua vida neste ano.

Estudo Bíblico
Deus levantou Josué para suceder a Moisés como líder em Israel. Nos nossos estudos bíblicos de quinta-feira estudaremos algumas passagens selecionadas de Josué. Venha estudar conosco!



Jantar de Confraternização – 31/12/2017
No dia 31/12 teremos um culto de gratidão a Deus pelo encerramento do ano e pelas bênçãos recebidas.
O Culto será às 21:00hs seguido de um delicioso jantar de Confraternização. Contamos com a  presença dos irmãos!
Temos um limite de pessoas que o salão social comporta, então garanta já sua participação e a de sua família
Para o jantar há uma contribuição de 15,00 por pessoa, sendo que crianças até 12 anos não pagam
Confirme com Marly, Kátia, Elem, Gracina, Jane e Cristiane. Estaremos recebendo até 20/12.


Aniversariantes
20/11
Moisés Martins Vasconcelos
Central
3831-9249
20/11
Amanda Cecilia Vieira Chagas
Central
3831-9737
20/11
Valdivino Vieira Nunes
Central
3831-1176
22/11
Maria Barbosa Moreira
Filadélfia

23/11
Francyelle Vitória Costa Horácio
Filadélfia

23/11
Vânia Madalena Silva
Alto da Estação
3832-1739
23/11
Vanessa Madalena Silva
Alto da Estação
3832-1739
23/11
Cristiano Aparecido Cordeiro
Filadélfia

24/11
Cleusa Farias da Silva
Filadélfia
3832-7571
24/11
Alex do Rosário Souza
Alto da Estação



Departamental
Convidamos as irmãs a participar da Departamental na Igreja Central no dia 24/11 as 19:30h. Cada sócia deverá trazer um pratinho de salgados e uma lembrancinha para amigo oculto.

Assinatura Revista da SAF
Se alguma irmã ainda deseja fazer assinatura da SAF em Revista para o próximo ano, favor procurar a Ana Maria.

Nascimento
 Nasceu as filhas do nosso irmão Ricardo e Graziele (Netas da nossa irmã Aparecida Morais)  Sara e Ana, no dia 13/11 em Monte Carmelo. Que cresçam em estatura e graça diante do Senhor.


FÓRUM

A Seara clama por nossos Filipes

por Rev. Fábio Ribas | ministeriofamiliaribas@gmail.com


            “Sou seguidora de Jeová... Sou Testemunha de Jeová”, disse-nos a indígena que sequer dominava bem a língua portuguesa, mas que há meses recebia em sua casa um TJ para estudar com ela. Enquanto isso, missionários evangélicos temerosos em falar de Jesus aguardavam que ao menos o Evangelho de Lucas estivesse traduzido para, então, iniciarem a evangelização.
            Se a Igreja não estiver pronta a ensinar, tenha a certeza de que outros ocuparão o lugar que ela negligencia assumir. “Como poderei entender, se alguém não me ensinar?” ainda é a resposta inquisidora do mundo à Igreja de Jesus Cristo, que tem levado a Bíblia às diversas culturas e línguas espalhadas pelo planeta. Todavia, a despeito do necessário e enorme esforço da Igreja em traduzir o texto bíblico, só isso não basta.
            Como já observou certo missionário: “antes havia povos sem Bíblia e hoje há Bíblias sem povos”. Os campos necessitam de missionários muitíssimo bem preparados, porque Bíblias se encontram mofadas por não haver quem saiba ensiná-las respeitando os contextos de aprendizado culturais e enfrentando, muitas vezes, culturas orais ou de baixíssimo grau de escolaridade.
            Mesmo em culturas letradas e simpatizantes ao aprendizado das Sagradas Escrituras, como foi o caso do homem etíope abordado por Filipe (Atos 8:27), um livro como a Bíblia precisa ser apresentado a partir de um “roteiro de leitura” contextualizada. “O Espírito Santo vai ensinar” é a exclamação dos modernos espirituais de Corinto. Ao que eu sempre respondo: “Larga de ser preguiçoso e vai estudar a Bíblia e a cultura de quem você quer evangelizar, porque, sim, o Espírito Santo irá fazer a obra, mas é usando você como instrumento!”
            No Brasil, nas grandes cidades e grandes igrejas, encontramos pastores, presbíteros, mestres e doutores capacitados, mas, infelizmente, muitos não possuem a mínima sensibilidade de que o campo também precisa de missionários bem preparados para ensinar.
            Nós precisamos, seguindo o exemplo da Igreja em Antioquia (Atos 13), enviar o que há de melhor no nosso aprisco aos campos que exigem de nós uma resposta: “Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?”.
            Precisamos de obreiros que, seguindo o exemplo de Filipe, subam o carro e viajem com o outro, trazendo-o para perto de si e amando-o como pessoa, ensinando a Escritura até o momento em que se assuma um compromisso com Cristo e, finalmente, seja-nos perguntado: “O que me impede de ser batizado?”. Enfim, precisamos não apenas ensiná-los, mas ensiná-los a ensinar! Os Campos clamam por “Filipes”, mas quem irá? Quem os enviará?


ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: 2ª Tm. 4.1-5
PREGA A PALAVRA

            Um dos momentos mais solenes da segunda epístola de Paulo é esse onde ele exorta o jovem pastor Timóteo a pregar a Palavra. A exortação era séria e importantíssima por causa das adversidades que, em breve, a igreja enfrentaria por causa dos falsos mestres.
            A nós, ainda cabe a responsabilidade de pregar a mesma Palavra. Então, olhe para o texto e procure em Deus cumprir a missão para a qual ele te chamou também.

1) Por que Timóteo deveria pregar a Palavra?

2) Você acredita que vivemos os tempos a que ele se refere no verso 3 e 4? Poderia dar exemplos?

3) Como deveria ser a vida de Timóteo?

4) Que lições esta palavra traz para a sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário