quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Boletim Informativo, 07 de outubro de 2018


  Os Atributos Comunicáveis de Deus

Antes de conhecermos quais são os Atributos Comunicáveis de Deus, vale ressaltarmos um aspecto de grande relevância, para a nossa melhor compreensão do assunto em questão.
O que são atributos?
Trata-se de particularidades, qualidades e características que são próprias de alguém, de um grupo ou ainda, de algum objeto.
Pensando em nós, seres humanos, pode-se destacar como sendo um atributo, a escrita, que por sua vez, tem sido um dos meios de comunicação que utilizamos no decorrer de nossa existência.
No entanto, ao falar sobre Deus e seus atributos comunicáveis, podemos chegar à conclusão de que tais atributos são, pela sua própria nomenclatura, algo que Ele, em sua infinita graça, compartilha com os homens, embora de forma limitada.
Portanto, veremos, à luz das Escrituras, os Atributos Comunicáveis de Deus, com o intuito de compreendermos um pouco mais, sobre as ferramentas que estão a nosso dispor, para que desenvolvamos um viver saudável e que acima de tudo, glorifique ao nosso Pai, que está nos céus e em todos os lugares que possamos imaginar.
Vale ainda, ressaltarmos que, o fato de Deus nos comunicar alguns de seus atributos, não faz de nós pessoas perfeitas, visto que somente Ele é perfeito, sendo completamente independente, infinito e imutável em Seu conhecimento e sabedoria, e em Seu amor e santidade.
1. O Conhecimento de Deus – Trata-se daquela perfeição pela qual Deus, sem o auxílio de quem quer que seja, Se conhece e ainda, conhece a todas as demais coisas possíveis e reais, inclusive os pensamentos dos homens – Sl 147.4-5; Ez 11.5; Jo 21.17; Hb 4.13.
2. A Sabedoria de Deus – É o que se pode dizer que está intimamente ligado ao conhecimento de Deus, visto que, pelo fato de conhecer todas as coisas, e visando a sua própria gloria, Ele se utiliza de sua inteligência, escolhendo os melhores meios para a execução dos fins que Ele tem em vista. Tal sabedoria se revela na criação, na provisão e na obra da redenção - Sl 19.1-4; Rm 8.28; Rm 11.33; Ef 3.10.
3. A Bondade de Deus – Embora saibamos que Deus é bom em Si mesmo, é importante compreendermos que esta bondade, classificada como sendo um atributo tem uma proporção bastante interessante, pois ela nos é apresentada como a ação de Deus em tratar, de forma generosa e bondosa, as suas criaturas. É o que conhecemos como graça comum, pois abrange a toda a criação – Sl 36.6; Sl 145. 8, 9, 16; Sl 5.44-45; At 14.17.
4. O Amor de Deus – Este atributo se manifesta na forma como Deus se compraz na contemplação de Suas próprias perfeições e das criaturas que refletem a sua imagem moral. É o amor que se revela através da graça, misericórdia e longanimidade de Deus -  Ef 2.7-9; Lc 1.54, 72, 78; Rm 9.22.
5. A Santidade de Deus – Trata-se daquela perfeição em que Deus é evidenciado como um Ser absolutamente separado de toda e qualquer forma de mal, tanto moral quanto ético, sendo Ele completamente reto e justo em todas as Suas ações. A Santidade de Deus é ainda, considerada como aquela perfeição que somente Ele tem, mantendo Sua própria excelência moral, aborrecendo o pecado e, ao mesmo tempo, exigindo de Suas criaturas a mesma pureza – Jó 34.10; Is 6.5; 1 Pe 1.14-16.
6. A Veracidade de Deus – Neste atributo podemos perceber o contraste existente entre Deus e os falsos deuses, pois ao contrário dos ídolos, o Senhor é extremamente verdadeiro em Seu Ser, em sua revelação e em Sua relação com o Seu povo. Deus se preocupa em cumprir cada uma de suas promessas, expressando sua fidelidade a Si mesmo, nos trazendo vida e esperança – Nm 23.19; 2Tm 2.13; Hb 10.23.
Portanto, que possamos conhecer, mais e mais, o nosso Deus, que pela sua infinita grandeza, nos tem dado vida, respiração e tudo mais.
[Adaptado de: “Manual de Doutrina Cristã” – Louis Berkhof e “O Ser de Deus” – Heber Carlos de Campos.]

Evang. Wanderley.

Aniversariantes
07/10
Angélica Mirelis Barbosa
Filadélfia

07/10
Michelly Maria de Oliveira Barbosa
Filadélfia
8816-8070
08/10
Natallia Bouzan Gonçalves
Filadélfia
3832-0047
08/10
Vanessa Aparecida
Alto da Estação

08/10
Marize
Alto da Estação
9 9105-0745
09/10
Cristiano Machado de Oliveira
Alto da Estação
8853-6748
10/10
Fernanda de Deus Silva
Alto da Estação

10/10
Mardoqueu Pereira Araújo
Filadélfia
3832-4354
11/10
Maria da Gloria Machado
Central

11/10
Simão Martins Chagas
Filadélfia
8811-5237
12/10
Mariana de Jesus
Matinha

13/10
Eleni Pereira


14/10
Eli Antônio da Silva
Matinha
3832-0692



S.A.F. (Sociedade Auxiliadora Feminina)
Retiro Espiritual:  Momento a sós com Deus no dia 27 de outubro às 14 horas. Encerramento às 17 horas. Local: sítio da  Milca  e Eliezer. No  Esmeril.
- Lanche coletivo. Cada pessoa deverá levar o seu lanche e compartilhar.  Suco natural e leite. O café faremos lá.  Todos são bem vindos. Não é só pra SAF.
- Levar também tamboretes e/ou cadeiras.  E muita disposição e oração.

01.    Escala de devocional – Oficina de Artes
ü  02/10 – Gisele.
ü  09/10 – Ana Maria.
ü  16/10 – Cristiane.
ü  23/10 – Eude.
ü  30/10 – Lázara Borges.


2.    Kit Higiene para as Crianças
A S.A.F da Central está solicitando ajuda da Igreja para montar kits de higiene pessoal (Creme dental, escova de dente, sabonete, shampoo, condicionador e pente), com o intuito de ofertar nossas crianças no dia das Crianças em outubro.
Você pode deixar sua colaboração na caixa que se encontra na entrada do templo e/ou secretaria da Igreja.
Data limite para a entrega – 14.10.2018.


3.    Confraternização
No dia 20 de Outubro, às 19:00h, no PTC (Perdizes-MG), haverá a 7ª Confraternização das Amigas, com o tema: Os desafios das mulheres nos dias de hoje!
Esta programação será realizado pela SAF da Igreja Presbiteriana de Perdizes.
Nesta programação, você terá também a oportunidade de contribuir com 01 litro de óleo para a APAE local.
Horário de saída: 17:00h
Horário de retorno: 22:00h.
Valor da passagem: 20,00.
Valor do jantar: 15:00
Favor confirmar o quanto antes, com a Sra. Ana Maria (9 9231 9607) ou na secretaria da igreja, para que seja contratado o ônibus.


4.    Assinatura da S.A.F. em revista.
Você que deseja fazer sua assinatura, o prazo é até dia 30 de Outubro e o valor da assinatura anual é R$ 24,00.

5.    Projeto Ana
Venha participar conosco deste momento de grande valor para a nossa vida e a vida de nossos filhos, sejam eles biológicos ou espirituais.
Dia 09 de Outubro, às 19:30h.



                               LIÇÃO 07: LOOOOOOOOONGANIMIDADE!

Texto: 1 Pedro 2.18-25

INTRODUÇÃO
Geralmente, a sociedade associa paciência aos monges do Tibete, a qualquer religião transcendental, ou à ioga. Mas a Bíblia sempre associa a paciência a Deus e ao mundo. A Deus porque ele é a fonte de paciência, e ao mundo porque não podemos fugir dele e de seus problemas, e é o mundo o palco onde a exercitamos.
1.     
              O QUE É PACIÊNCIA?
A palavra empregada na Bíblia para longanimidade é a mesma traduzida com paciência. Tim Keller define como: “a capacidade de enfrentar problemas sem perder a cabeça ou partir para o ataque a torto e a direito. Seu oposto é ressentimento contra Deus e contra os outros. Sua falsificação são cinismo e a falta de cuidado. ”

a)        a)   RECUSA PELA BATALHA

         b)       SITUAÇÕES QUE EXIGEM PACIÊNCIA
2.       c)  IRAI-VOS E NÃO PEQUEIS
Em nenhum lugar das Escrituras é declarado explicitamente que “irar-se é pecado”, mas a Bíblia nos recomenda fortemente que sejamos cuidadosos com a ira. (Sl 37.8)

3. SUPREMO MODELO
Jesus Cristo é o nosso modelo, o homem “manso e humilde” de coração. (1 Pe 2.18-25)

4. TOLERAR
Acontece que o exercício da paciência não é um palpite do Espírito Santo. É fruto. Na qualidade de cristãos, portanto, somos sim obrigados a viver em semelhança ao nosso Senhor. (Ef 4.1-3)

CONCLUSÃO
Agir com o primeiro impulso não é uma opção sábia. A tolerância e o suportar uns aos outros é o que faz parte de nossa rotina e precisamos desenvolver para termos um caráter piedoso.

APLICAÇÃO
Pense nas pessoas ou nas situações que mais desafiam a sua paciência e prepare-se de antemão para enfrenta-las. Faça isso em oração, memorize versículos e, certamente, o Espírito Santo vai te ajudar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário