sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Boletim Informativo, 28 de outubro de 2018


O Legado da Reforma Protestante


No ano passado mais ou menos nessa mesma época estávamos celebrando em nossos cultos e estudos em nossas igrejas os 500 anos da Reforma. A muito que não se falava tanto sobre Martinho Lutero, João Calvino, John Knox, entre outros nomes deste período tão importante para a história da igreja.
Nas palavras do Rev. Hernandes Dias Lopes “a reforma não foi um desvio, mas um retorno às origens”. Esse retorno trouxe consigo os verdadeiros princípios que devem nortear a vida cristã. Dentre todos os escritos deixados por esses homens de Deus, diante de todos os ensinamentos da reforma existem algumas verdades que são essenciais e que direciona a igreja reformada até os dias de hoje: os cinco solas.
Sola Scriptura – somente a Escritura é necessária para nos dar o entendimento da vontade de Deus, o conceito de que somente a Bíblia é a base para os ensinamentos da fé cristã, ela é maior que os costumes, tradições ou que a própria igreja, nossa regra de fé e prática.
Sola Fide – somente a fé em Cristo é suficiente para a salvação, não por obras ou por conceitos humanos, não por sacrifícios ou pelo quanto nos esforçamos para alcançar a salvação, mas apenas pela fé que provém de Deus.
Sola Gratia – somente pela graça é que o homem pode ser salvo, salvo pelo dom que Deus nos dá sem cobrar nada em troca. O sacrifício de Cristo na cruz do Calvário nos traz a vida eterna.
Solus Christus – somente de Jesus Cristo provém salvação e ninguém mais precisa ser adicionado para que se possa servir a Deus nosso único mediador, Senhor e Salvador, só há salvação nele.
Soli Deo Gloria – somente a Deus seja a glória, nenhum outro deve ser adorado, somente aquele que é o Criador de todas as coisas.
            No próximo dia 31 comemoramos 501 anos da Reforma Protestante, guardemos nos nossos corações esses simples princípios e que o legado deste momento histórico não seja apenas uma data comemorativa, mas uma grande motivação para vivermos e anunciarmos o amor de Cristo todos os dias.
Rev. Thiago de Souza Santos




Aniversariantes
28/10
Carlo Roberto S. de Oliveira
Alto da Estação
9 8875-0414
28/10
Igor Sanarelli chagas
Filadélfia
9 8807-3912
29/10
Bruna Ferreira Silva Santos
Manancial
9 8842-9275
29/10
André Calebe
Matinha

29/10
José João de Paula
Central
3832-5382
30/10
Francisco Farias da Silva
Filadélfia
9 8866-8885
31/10
Nely Raquel
Central

31/10
Aparecida Morais
Central
3831-1749
31/10
Cleusa Pereira da Silva
Central
9 8868-1127
01/11
Odete Rodrigues
Manancial
9 9155-5067
01/11
Ludmila Borges dos Reis
Central
9 8827-7476
01/11
Suely de Paula
Central
9 9134-9369
02/11
Maria Zaina da Costa Horácio
Filadélfia
9 8805-0930
03/11
Moisés Lucas dos Santos
Alto da Estação
9 9285-8422
03/11
Sergio Fernandes de Oliveira
Filadélfia
9 8830-7444


Aniversário Cong. Filadélfia
Com alegria, convidamos toda Igreja a participar do aniversário da Congregação Filadélfia, nos dias 03 e 04 de novembro.

Escala de devocional – Oficina de Artes
30/10 – Lázara Borges.


Assinatura da S.A.F. em revista.
Você que deseja fazer sua assinatura, o prazo é até dia 30 de Outubro e o valor da assinatura anual é R$ 24,00.

Reunião Plenária SAF Central
Será no dia 05 de novembro às 19:30h no salão térreo da Igreja Central.

Culto Missionário
No próximo dia 11 de novembro, teremos o nosso já tradicional Culto Missionário. Na ocasião estaremos recolhendo oferta para o nosso irmão Victor e família (Mexicano).

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 2019. PREPARE-SE!
Amados irmãos! Com muito entusiasmo e expectativa, queremos neste e nos próximos boletins expor a nova proposta para a EDB 2019. As atuais 2 classes: mocidade e adultos serão transformadas em 3 novas classes. A mudança não atingirá crianças e adolescentes. Cada nova classe terá 3 professores que se revezarão ministrando as aulas. Haverá um assunto para cada uma das 3 classes. Ao final de cada trimestre, os professores se mudarão de sala fazendo assim um rodízio dos temas. Ao longo do ano, cada nova classe terá estudado os três assuntos. Uma classe ficará no templo, outra no salão da mocidade, outra na biblioteca. Essa divisão permitirá turmas menores, propiciando maior participação do aluno e discussão dos conteúdos. Já temos os professores para cada classe. Nove irmãos se dispuseram para este trabalho. Os três assuntos serão divulgados aqui neste espaço e na abertura da EBD nos próximos domingos. Não deixem de acompanhar as próximas publicações pois faremos orientações sobre matrícula, período de inscrição e data para início das atividades. Queremos pedir a oração de todos os irmãos em favor deste projeto para que Deus nos dê um ano abençoado de estudos! Grande abraço a todos!



Halloween

No dia 31 de outubro também se comemora o Halloween, festa onde crianças se fantasiam de bruxas, caveiras e fantasmas e saem às ruas brincando e pedindo doces. Que mal pode haver nisso?
O Halloween é originário de uma religião pagã celta cujos sacerdotes eram chamados de druidas. Os druidas, adoradores do deus dos mortos Samhain, criam que se não entregassem oferendas de alimentos, incluindo sacrifícios humanos, este suposto deus (Satanás) aterrorizaria os vivos neste dia. Assim, os druidas, vestidos de forma a esconder suas identidades (origem das fantasias) e portando nabos esculpidos com a cara de seu espírito ajudador (origem das abóboras esculpidas) iam de casa em casa solicitando as oferendas em troca de não serem amaldiçoados (origem da “brincadeira” doces ou travessuras).
Por muitas vezes ignoramos o que há por trás de festas e de conceitos como esta e outras festas religiosas, por vezes participando e permitindo que nossos filhos façam parte destas comemorações.
O Senhor nos chama a não nos conformarmos com este século e transformarmos nossas mentes (Rm 12:1-2), a pergunta que devemos fazer não é se é certo, mas acima de tudo se isso glorifica a Deus? “E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl 3:17).






LIÇÃO 10: MANSIDÃO – UMA VIRTUDE ESPIRITUAL REPOUSANTE

Texto: Números 12-14; Gálatas 5.23
INTRODUÇÃO
Você é uma pessoa mansa? Você se identifica com Moisés ou com Jesus nessa questão? Você considera ser essa uma matéria fácil para você? Se não, que tal investir força e oração nessa questão?

MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO
Deus é a fonte de toda a mansidão, porque é da natureza dele ser manso. Isso ele provou logo no Éden, quando o homem desobedeceu, pois ao invés de destruí-lo e criar uma nova aliança, baseada tão somente em sua graça.

“BEM-AVENTURADOS OS MANSOS” (Mt 5.5)
A mansidão cristã, virtude do Espírito Santo, assim como já destacamos, não se trata de um aspecto natural da personalidade. Mansidão é um fruto exclusivo daqueles que possuem o Espírito, tanto os filhos de Deus que são mais calmos, como aqueles mais agitados ou propensos à ira.

ELE ERA O MANSO DA TERRA
Um homem que desceu do monte e quebrou as tábuas da lei de Deus, depois derreteu o bezerro de ouro, diluiu o metal na água e fez os idólatras beberem (Êx 32.19-20), espancou uma rocha com raiva, em vez de simplesmente tocar nela como deveria (Nm 20.11) é apresentado como um homem “mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Nm 12.3)

CONCLUSÃO
Mansidão não é temperamento, é fruto do Espírito. Pessoas com tendência a serem calmas não são necessariamente mansas espiritualmente. Os verdadeiros filhos de Deus, ainda que tenham tendência a atitudes encolerizadas, possuem o fruto da mansidão plantado em si. O que precisa é desenvolvê-lo e, para isso, temos exemplos de excelência nas Escrituras.

APLICAÇÃO
Trabalhe sua calma seja uma expressão de mansidão do Espírito Santo, que glorifique a Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário