quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Boletim Informativo, 04 de agosto de 2013.



PALAVRA ESPECIAL - PR. HERNANDES DIAS LOPES - VASOS NAS MÃOS DO OLEIRO





E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. (Jo 11.41)

            Vemos aqui uma ordem de coisas muito estranha e incomum. Lázaro ainda está no túmulo, e já a ação de graças é feita precedendo o milagre da ressurreição. Eu pensava que a ação de graças deveria ter subido, depois que tivesse sido operado o grande ato e Lázaro estivesse restituído à vida. Mas Jesus dá graças pelo que está para receber. A gratidão irrompe antes da chegada da dádiva, na certeza de que ela está a caminho. O cântico de vitória é cantado antes de ser travado o combate. É o semeador entoando já o cântico da colheita. É ação de graças antes do milagre!
                        Quem pensa em anunciar um salmo de vitória quando os expedicionários estão acabando de sair para a peleja? Onde ouvimos o hino de ação de graças pela resposta que ainda não foi recebida? Apesar disso não há nada estranho, forçado ou ilógico na ordem de coisas seguida pelo Mestre. A atitude de louvá-lO de antemão é uma atitude de importância vital para a operação dos milagres, pois só temos essa atitude quando realmente cremos. Os milagres são operados por poder espiritual. O poder espiritual é sempre proporcional à nossa fé. – Dr. Joweett


Como vaso nas mãos do oleiro
Escrito por Hernandes Dias Lopes.
Deus disse ao profeta Jeremias: "Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu" (Jr 18.1-4). Esse episódio enseja-nos algumas preciosas lições espirituais.
1.     Deus não desiste de trabalhar em nossa vida - O profeta Jeremias vai à casa do oleiro não para levar uma mensagem, mas para receber uma mensagem. Ali, viu o trabalho cotidiano de um oleiro que se entrega à tarefa de moldar vasos. Quando um vaso se estraga em suas mãos, ele não joga o barro fora; antes, molda-o mais uma vez e faz dele um novo vaso. Assim, Deus faz com sua vida. Ele não desiste de você. Ele não abdica do direito que tem de trabalhar em sua vida. Somos muito preciosos para Deus para ele nos descartar como se descarta algo sem valor.

2.     Deus trabalha em nós antes de trabalhar através de nós - Um vaso é feito para um propósito. Ele sempre tem uma utilidade. Um vaso defeituoso, com rachaduras ou trincamentos, não pode cumprir o propósito para o qual foi criado. O oleiro, pacientemente, tornou a fazer do vaso estragado outro vaso, um vaso novo. Assim Deus faz com você. Antes de usar sua vida, ele trabalha em sua vida. Deus está mais interessado em quem você é do que no que você faz. Caráter é mais importante do que desempenho. Vida precede ministério. Antes de Deus trabalhar através de você, ele trabalha em você.
3.     Deus não faz reparos no vaso velho, ele faz um vaso novo - A vida cristã não é apenas aplicar uma fina camada de verniz ético nas rachaduras do nosso caráter. A obra de Deus em nós não é uma reforma da estrutura do velho homem. Deus modela o barro e faz dele um novo vaso. Em Cristo somos novas criaturas. As coisas antigas ficaram para trás. Tudo se fez novo. Nascemos de novo, do alto, de cima, do Espírito Santo. Temos um novo nome, uma nova mente, um novo coração, uma nova família, uma nova Pátria.
4.     Deus não faz um vaso segundo o desejo do homem, mas conforme sua soberana vontade - O oleiro faz um vaso novo conforme lhe apraz. Não é o barro que determina ao oleiro a forma e o propósito para o qual é criado. O oleiro é soberano sobre o barro. O oleiro é livre para fazer do barro o vaso que deseja. O apóstolo Paulo pergunta: "Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?" (Rm 9.20). Não é a nossa vontade que deve prevalecer no céu, mas a vontade de Deus que deve ser feita na Terra.
5.     Deus não dispensa nenhuma etapa ao fazer um vaso de honra - Como oleiro, Deus não faz um vaso de pedra, pois esta resiste a ser moldada. Deus não trabalha com areia, pois esta não tem liga. Deus não lida com lama, pois esta apenas suja as mãos do oleiro. Deus molda o vaso de barro. Este tem liga e se submete à modelagem que o oleiro deseja. Depois, esse vaso é levado ao forno. O fogo não o destrói, mas o torna sólido e útil. Em seguida, o vaso é destinado ao uso para o qual foi feito. Nós fomos criados para o louvor da glória de Deus. Devemos ser vasos preciosos, limpos, úteis. Somos vasos de honra preparados para toda boa obra. Devemos ser vasos cheios do Espírito Santo de Deus. Nós somos vasos que em si mesmos têm pouco valor; porém, somos vasos que transportam um tesouro de valor inestimável. Bendito oleiro, que nos fez do barro e para nos salvar entrou no barro, encarnou-se e habitou entre nós, para fazer de nós vasos de honra, úteis para toda boa obra.






Coral
Retornaremos nossas atividades normais na próxima quarta-feira. Todos coristas estão convidados a participar dos ensaios.



Atenção professores Escola Dominical
O Currículo da Editora Cultura Cristã tem sido repetido a cada 2 anos, por isso solicitamos a todos os professores das classes do maternal ao interrnediário o favor de devolver os kits que foram usados para que possamos arquiva-los.


Escala dos trabalhos semanais – Manancial
Culto
04/07 -  PB. NATANEL           

EBD
04/07 – PB. PEDRO   

ESTUDO DE QUINTA-FEIRA
01/08 -  PB. TADEU 

REUNIÃO DE ORAÇÃO
06/08 - GASPARINA


Escala de Recepção – Central
Hoje – Kátia e Tadeu


Aniversariantes da Semana
04/08
Maria Gonçalves da Silva Santos
Manancial
8858-9319
04/08
Cristina A. Oliveira Félix
Alto da Estação
9958-7235
07/08
Milca Betânia Silva Araújo
Central
3832-4704
08/08
Alcimar de Carvalho
Filadélfia
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09/08
Justino Moreira
Filadélfia
-
10/08
Marly Ap.da Silva Moreira
Central
3831-2868






GRUPOS FAMILIARES

Jeremias 42; 43:1-7. (Leia, para complementar, Jeremias capítulos 39, 40, 41 e 42).

O povo de Deus, a Igreja (Israel no V.T.), havia abandonado a Deus. Depois de muitos profetas enviados para lhes dissuadir do pecado, finalmente, no estopim da paciência de Deus, Jeremias vem anunciar a queda do remanescente, de Judá, o reino do sul, que ainda não havia caído nas mãos dos pagãos. E, no próprio ministério de Jeremias, Nabucodonosor vem, e destrói praticamente tudo, levando cativo os judeus, e deixando em Judá os pobres e incapazes. Nabucodonosor colocou Gedalias para governar sobre a cidade. Jeremias, que seria levado, foi liberto por ordem de Nabucodonosor, e ficou morando com Gedalias, em Mispa. Houve uma conspiração, e acabaram matando Gedalias. O povo temeu, pois como Nabucodonosor era mal, poderia irar-se com eles pela morte de Gedalias, e os matar. Cogitaram ir para o Egito, mas não sabiam se era o certo. Foram procurar Jeremias.
Olhando para os versos 1-3 e 5-6 do capítulo 42, que lição podemos tirar? O que este povo fez que deveríamos fazer?
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O verso 4 do capítulo 42 mostra uma atitude zelosa da parte de Jeremias. Leia 2 Timóteo 4:1-4. Qual a relação entre estes textos?
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O capítulo 43, nos versos 1-7, mostra que o povo, que parecia zeloso, não era tão zeloso assim. Qual foi o erro que cometeram? Quando é que nós, hoje em dia, cometemos erros semelhantes?
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FORUM

INTRODUÇÃO À MEDITAÇÃO DIÁRIA (parte 2)

Dietrich Bonhoeffer

[continuação do artigo anterior]
Não é importante consumir o texto integral proposto para cada dia. Nós ficaremos, frequentemente, esperando um dia inteiro o que ele tem a dizer. Deixe passagens incompreensíveis sossegadamente de lado, e não se aprresse a ir à filologia. Não há nenhum lugar aqui para o uso do Novo Testamento grego; use o familiar texto de Lutero.*¹
Se os seus pensamentos te distraírem ore pelas pessoas e situações que te preocupam. Este é o lugar certo para intercessão. Neste caso, não ore em termos gerais, mas ore de forma objetiva, por aquilo que te preocupa. Deixe a Palavra da Escritura te conduzir. Pode ser de ajuda você escrever calmamente o nome das pessoas com quem conversamos e pensamos todos os dias. Intercessão precisa de tempo se for levada a sério. Mas cuidado ao fixar um tempo designado para intercessão, para que este não se torne uma fuga daquilo que é mais importante, a busca pela salvação de sua própria alma.
Iniciamos a meditação com uma oração pelo Espírito Santo. Que ele clareie o nosso coração e prepare a nossa mente para a meditação e de todos aqueles que estarão meditando também. Então nos voltamos ao texto. Ao término da meditação nós estaremos em posição de proferir uma oração de ação de graças com um coração satisfeito.
À respeito do texto, como deve ser feito? Deve ser meditado duranto toda semana, um texto com aproximadamente dez a quinze versos. Não é bom meditarmos um texto diferente a cada dia, pois a nossa capacidade nem sempre é a mesma. Não importa o que aconteça, não leve o texto no qual você irá pregar no domingo que vem. Isso pertence à preparação do sermão. É de grande ajuda para uma comunidade saber que você é participante do mesmo texto ao logno de toda semana.*²
O tempo para a meditação é de manhã, antes de começar as tarefas. Meia hora é o mínimo de tempo necessário para a meditação*³. Observe que o pré-requisito é quietude exrema e o objetivo é não ser distraído com nada, por mais importante que seja.
Uma atividade da comunidade cristã, infelizmente praticada muito raramente, mas bastante útil, é quando ocasionalmente duas ou mais pessoas se dispõe a meditar juntas. Mas que não tomem parte em discussões teológicas especulativas.

4 Como vencer as dificuldades da meditação?
Quem leva a sério a prática da meditação séria logo vai encontrar algumas dificuldades. Meditação e oração devem ser praticadas por muito tempo e seriamente. A primeira coisa que deve ser lembrada é que não devemos ser impacientes consigo mesmo. Não se limite ao desespero dos devaneios de seus pensamentos. Não tente reprimir os pensamentos à força, mas inclua calmamente as pessoas e os acontecimentos, para os quais os pensamentos teimam em voltar, em nossa oração, voltando assim com toda paciência ao texto da meditação. Deste modo, você não terá desperdiçado os minutos com tal divagação, e estas não o aborrecerão.
Há muitas ajudas que ada um deverá buscar para as próprias dificuldades especiais: Leia o mesmo texto repetidamente, escreva seus pensamentos, e deixe o verso que te prende mais a atenção ficar guardado no seu coração, meditando-o (de fato, de qualquer maneira, a pessoa poderá ter qualquer texto, fora o que realmente foi meditado, de cor). Nós também logo aprenderemos sobre o perigo de escapar da meditação através de um estudo bíblico erudito ou de qualquer outra coisa. Por trás de todas as necessidades e dificuldades há realmente um engano quanto à nossa grande necessidade de oração: muitos de nós permanecemos por um tempo demasiado longo sem qualquer ajuda e instrução.
Em face disto, não há nada mais para ser dito, somente que devemos começar novamente, fiel e pacientemente, nas mais elementares práticas da oração e meditação. Você será ajudado, além disso, pelo fato de que outros também estão meditando, o que toda santa Igreja, em todo lugar e em todo o tempo, no céu e na terra, estão orando juntos. Este é o conforto na fraqueza da oração. E apesar de saber em todo o tempo, que não sabemos orar como convém, o Santo Espírito intercede por nós, com gemidos inexprimíveis.
Nós [não] podemos deixar esta preocupação diária com a Escritura, e precisamo começar isto imeditamente, se nós já não fazemos assi. Porque é nela que nós temos a vida eterna.
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*¹ Bonhoeffer era um pastor Luterano. Lutero fez uma tradução semelhante à nossa Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
*² A proposta de Bonhoeffer parece ser a de que toda a Igreja medite no mesmo texto durante a semana. Esta questão da seleção de textos também já foi abordada por nós, que temos uma proposta diferente. São métodos diferentes. O errado é não ler a Bíblia. Que o leitor adote o método que achar mais responsável, e o faça depois de orar.
*³ Nestas duas questões também nos distanciamos de Bonhoeffer. Achamos que cada um tem um horário mais adequado; e que cada um deve estabelecer um tempo suficiente para a meditação, e que será cumprido com fidelidade. Com o tempo, pode ser que consigamos aumentar os breves períodos iniciais, quando formos nos aprofundando mais na Palavra e na intimidade com Deus.




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