PALAVRA ESPECIAL - PR. HERNANDES DIAS LOPES - VASOS NAS
MÃOS DO OLEIRO
E Jesus, levantando os
olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. (Jo 11.41)
Vemos aqui uma ordem de coisas muito estranha e incomum. Lázaro ainda está no
túmulo, e já a ação de graças é feita precedendo o milagre da ressurreição. Eu
pensava que a ação de graças deveria ter subido, depois que tivesse sido operado
o grande ato e Lázaro estivesse restituído à vida. Mas Jesus dá graças pelo que
está para receber. A gratidão irrompe antes da chegada da dádiva, na certeza de
que ela está a caminho. O cântico de vitória é cantado antes de ser travado o
combate. É o semeador entoando já o cântico da colheita. É ação de graças antes
do milagre!
Quem pensa em anunciar um salmo de vitória quando os expedicionários estão
acabando de sair para a peleja? Onde ouvimos o hino de ação de graças pela
resposta que ainda não foi recebida? Apesar disso não há nada estranho, forçado
ou ilógico na ordem de coisas seguida pelo Mestre. A atitude de louvá-lO de
antemão é uma atitude de importância vital para a operação dos milagres, pois
só temos essa atitude quando realmente cremos. Os milagres são operados por
poder espiritual. O poder espiritual é sempre proporcional à nossa fé. – Dr. Joweett
Como vaso nas mãos do oleiro
Escrito por Hernandes Dias Lopes.
Deus disse ao profeta Jeremias: "Dispõe-te, e desce à casa
do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que
ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia
de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem
lhe pareceu" (Jr 18.1-4). Esse episódio enseja-nos algumas preciosas
lições espirituais.
1. Deus não desiste de
trabalhar em nossa vida - O profeta Jeremias
vai à casa do oleiro não para levar uma mensagem, mas para receber uma
mensagem. Ali, viu o trabalho cotidiano de um oleiro que se entrega à tarefa de
moldar vasos. Quando um vaso se estraga em suas mãos, ele não joga o barro
fora; antes, molda-o mais uma vez e faz dele um novo vaso. Assim, Deus faz com
sua vida. Ele não desiste de você. Ele não abdica do direito que tem de
trabalhar em sua vida. Somos muito preciosos para Deus para ele nos descartar
como se descarta algo sem valor.
2. Deus trabalha em nós
antes de trabalhar através de nós - Um vaso é feito
para um propósito. Ele sempre tem uma utilidade. Um vaso defeituoso, com
rachaduras ou trincamentos, não pode cumprir o propósito para o qual foi
criado. O oleiro, pacientemente, tornou a fazer do vaso estragado outro vaso,
um vaso novo. Assim Deus faz com você. Antes de usar sua vida, ele trabalha em
sua vida. Deus está mais interessado em quem você é do que no que você faz.
Caráter é mais importante do que desempenho. Vida precede ministério. Antes de
Deus trabalhar através de você, ele trabalha em você.
3. Deus não faz reparos
no vaso velho, ele faz um vaso novo - A vida cristã não é apenas aplicar uma fina camada de verniz
ético nas rachaduras do nosso caráter. A obra de Deus em nós não é uma reforma
da estrutura do velho homem. Deus modela o barro e faz dele um novo vaso. Em
Cristo somos novas criaturas. As coisas antigas ficaram para trás. Tudo se fez
novo. Nascemos de novo, do alto, de cima, do Espírito Santo. Temos um novo
nome, uma nova mente, um novo coração, uma nova família, uma nova Pátria.
4. Deus não faz um vaso
segundo o desejo do homem, mas conforme sua soberana vontade - O oleiro faz um vaso novo conforme lhe apraz. Não é o barro
que determina ao oleiro a forma e o propósito para o qual é criado. O oleiro é
soberano sobre o barro. O oleiro é livre para fazer do barro o vaso que deseja.
O apóstolo Paulo pergunta: "Quem és tu, ó homem, para discutires com
Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste
assim?" (Rm 9.20). Não é a nossa vontade que deve prevalecer no céu, mas a
vontade de Deus que deve ser feita na Terra.
5. Deus não dispensa
nenhuma etapa ao fazer um vaso de honra - Como oleiro, Deus não faz um vaso de pedra, pois esta resiste
a ser moldada. Deus não trabalha com areia, pois esta não tem liga. Deus não
lida com lama, pois esta apenas suja as mãos do oleiro. Deus molda o vaso de
barro. Este tem liga e se submete à modelagem que o oleiro deseja. Depois, esse
vaso é levado ao forno. O fogo não o destrói, mas o torna sólido e útil. Em
seguida, o vaso é destinado ao uso para o qual foi feito. Nós fomos criados
para o louvor da glória de Deus. Devemos ser vasos preciosos, limpos, úteis.
Somos vasos de honra preparados para toda boa obra. Devemos ser vasos cheios do
Espírito Santo de Deus. Nós somos vasos que em si mesmos têm pouco valor;
porém, somos vasos que transportam um tesouro de valor inestimável. Bendito
oleiro, que nos fez do barro e para nos salvar entrou no barro, encarnou-se e
habitou entre nós, para fazer de nós vasos de honra, úteis para toda boa obra.
Coral
Retornaremos nossas atividades normais na próxima quarta-feira. Todos coristas estão convidados a participar dos ensaios.
Atenção professores Escola Dominical
O Currículo da Editora Cultura Cristã tem sido repetido a cada 2 anos, por isso solicitamos a todos os professores das classes do maternal ao interrnediário o favor de devolver os kits que foram usados para que possamos arquiva-los.
Escala dos trabalhos
semanais – Manancial
Culto
04/07
- PB. NATANEL
EBD
04/07 – PB. PEDRO
ESTUDO DE QUINTA-FEIRA
REUNIÃO DE ORAÇÃO
06/08 - GASPARINA
Escala de Recepção – Central
Hoje – Kátia e Tadeu
Aniversariantes
da Semana
04/08
|
Maria Gonçalves da Silva Santos
|
Manancial
|
8858-9319
|
04/08
|
Cristina A. Oliveira Félix
|
Alto da Estação
|
9958-7235
|
07/08
|
Milca Betânia Silva Araújo
|
Central
|
3832-4704
|
08/08
|
Alcimar de Carvalho
|
Filadélfia
|
-
|
09/08
|
Justino Moreira
|
Filadélfia
|
-
|
10/08
|
Marly Ap.da Silva Moreira
|
Central
|
3831-2868
|
GRUPOS
FAMILIARES
Jeremias
42; 43:1-7. (Leia, para complementar, Jeremias capítulos 39, 40, 41 e 42).
O povo de
Deus, a Igreja (Israel no V.T.), havia abandonado a Deus. Depois de muitos
profetas enviados para lhes dissuadir do pecado, finalmente, no estopim da
paciência de Deus, Jeremias vem anunciar a queda do remanescente, de Judá, o
reino do sul, que ainda não havia caído nas mãos dos pagãos. E, no próprio
ministério de Jeremias, Nabucodonosor vem, e destrói praticamente tudo, levando
cativo os judeus, e deixando em Judá os pobres e incapazes. Nabucodonosor
colocou Gedalias para governar sobre a cidade. Jeremias, que seria levado, foi
liberto por ordem de Nabucodonosor, e ficou morando com Gedalias, em Mispa.
Houve uma conspiração, e acabaram matando Gedalias. O povo temeu, pois como
Nabucodonosor era mal, poderia irar-se com eles pela morte de Gedalias, e os
matar. Cogitaram ir para o Egito, mas não sabiam se era o certo. Foram procurar
Jeremias.
Olhando
para os versos 1-3 e 5-6 do capítulo 42, que lição podemos tirar? O que este
povo fez que deveríamos fazer?
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O verso 4
do capítulo 42 mostra uma atitude zelosa da parte de Jeremias. Leia 2 Timóteo
4:1-4. Qual a relação entre estes textos?
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O
capítulo 43, nos versos 1-7, mostra que o povo, que parecia zeloso, não era tão
zeloso assim. Qual foi o erro que cometeram? Quando é que nós, hoje em dia,
cometemos erros semelhantes?
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FORUM
INTRODUÇÃO
À MEDITAÇÃO DIÁRIA (parte 2)
Dietrich
Bonhoeffer
[continuação
do artigo anterior]
Não é
importante consumir o texto integral proposto para cada dia. Nós ficaremos,
frequentemente, esperando um dia inteiro o que ele tem a dizer. Deixe passagens
incompreensíveis sossegadamente de lado, e não se aprresse a ir à filologia.
Não há nenhum lugar aqui para o uso do Novo Testamento grego; use o familiar
texto de Lutero.*¹
Se os
seus pensamentos te distraírem ore pelas pessoas e situações que te preocupam.
Este é o lugar certo para intercessão. Neste caso, não ore em termos gerais,
mas ore de forma objetiva, por aquilo que te preocupa. Deixe a Palavra da
Escritura te conduzir. Pode ser de ajuda você escrever calmamente o nome das
pessoas com quem conversamos e pensamos todos os dias. Intercessão precisa de
tempo se for levada a sério. Mas cuidado ao fixar um tempo designado para
intercessão, para que este não se torne uma fuga daquilo que é mais importante,
a busca pela salvação de sua própria alma.
Iniciamos
a meditação com uma oração pelo Espírito Santo. Que ele clareie o nosso coração
e prepare a nossa mente para a meditação e de todos aqueles que estarão
meditando também. Então nos voltamos ao texto. Ao término da meditação nós
estaremos em posição de proferir uma oração de ação de graças com um coração
satisfeito.
À
respeito do texto, como deve ser feito? Deve ser meditado duranto toda semana,
um texto com aproximadamente dez a quinze versos. Não é bom meditarmos um texto
diferente a cada dia, pois a nossa capacidade nem sempre é a mesma. Não importa
o que aconteça, não leve o texto no qual você irá pregar no domingo que vem.
Isso pertence à preparação do sermão. É de grande ajuda para uma comunidade
saber que você é participante do mesmo texto ao logno de toda semana.*²
O tempo
para a meditação é de manhã, antes de começar as tarefas. Meia hora é o mínimo
de tempo necessário para a meditação*³. Observe que o pré-requisito é quietude
exrema e o objetivo é não ser distraído com nada, por mais importante que seja.
Uma
atividade da comunidade cristã, infelizmente praticada muito raramente, mas
bastante útil, é quando ocasionalmente duas ou mais pessoas se dispõe a meditar
juntas. Mas que não tomem parte em discussões teológicas especulativas.
4 Como
vencer as dificuldades da meditação?
Quem leva
a sério a prática da meditação séria logo vai encontrar algumas dificuldades.
Meditação e oração devem ser praticadas por muito tempo e seriamente. A
primeira coisa que deve ser lembrada é que não devemos ser impacientes consigo
mesmo. Não se limite ao desespero dos devaneios de seus pensamentos. Não tente
reprimir os pensamentos à força, mas inclua calmamente as pessoas e os
acontecimentos, para os quais os pensamentos teimam em voltar, em nossa oração,
voltando assim com toda paciência ao texto da meditação. Deste modo, você não
terá desperdiçado os minutos com tal divagação, e estas não o aborrecerão.
Há muitas
ajudas que ada um deverá buscar para as próprias dificuldades especiais: Leia o
mesmo texto repetidamente, escreva seus pensamentos, e deixe o verso que te
prende mais a atenção ficar guardado no seu coração, meditando-o (de fato, de
qualquer maneira, a pessoa poderá ter qualquer texto, fora o que realmente foi
meditado, de cor). Nós também logo aprenderemos sobre o perigo de escapar da
meditação através de um estudo bíblico erudito ou de qualquer outra coisa. Por
trás de todas as necessidades e dificuldades há realmente um engano quanto à
nossa grande necessidade de oração: muitos de nós permanecemos por um tempo
demasiado longo sem qualquer ajuda e instrução.
Em face
disto, não há nada mais para ser dito, somente que devemos começar novamente,
fiel e pacientemente, nas mais elementares práticas da oração e meditação. Você
será ajudado, além disso, pelo fato de que outros também estão meditando, o que
toda santa Igreja, em todo lugar e em todo o tempo, no céu e na terra, estão
orando juntos. Este é o conforto na fraqueza da oração. E apesar de saber em
todo o tempo, que não sabemos orar como convém, o Santo Espírito intercede por
nós, com gemidos inexprimíveis.
Nós [não]
podemos deixar esta preocupação diária com a Escritura, e precisamo começar
isto imeditamente, se nós já não fazemos assi. Porque é nela que nós temos a
vida eterna.
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*¹
Bonhoeffer era um pastor Luterano. Lutero fez uma tradução semelhante à nossa
Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
*² A
proposta de Bonhoeffer parece ser a de que toda a Igreja medite no mesmo texto
durante a semana. Esta questão da seleção de textos também já foi abordada por
nós, que temos uma proposta diferente. São métodos diferentes. O errado é não
ler a Bíblia. Que o leitor adote o método que achar mais responsável, e o faça
depois de orar.
*³ Nestas
duas questões também nos distanciamos de Bonhoeffer. Achamos que cada um tem um
horário mais adequado; e que cada um deve estabelecer um tempo suficiente para
a meditação, e que será cumprido com fidelidade. Com o tempo, pode ser que
consigamos aumentar os breves períodos iniciais, quando formos nos aprofundando
mais na Palavra e na intimidade com Deus.
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