sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Boletim Informativo, 11 de agosto de 2013.




154 Anos do Presbiterianismo Brasileiro
No dia 12 de Agosto a Igreja Presbiteriana comemora o seu aniversário no Brasil. São 154 anos desde a chegada do missionário americano Rev. Ashbel Green Simonton ao Rio de Janeiro. Hoje a Igreja Presbiteriana do Brasil está presente em todos os estados do país e continua crescendo para a glória de Deus. Hoje, louve a Deus pela vida de nossa querida Igreja Presbiteriana do Brasil.

Dia dos Pais
Que Deus abençoe a todos os pais da nossa igreja. Que a Sua infinita graça ajude a cada um no seu ministério como sacerdote, cabeça e provedor do lar. Parabéns aos pais da Igreja Presbiteriana de Patrocínio.


Intercessão
- Maria Aparecida Rosa, será cirurgiada   

Aniversariantes da semana
11/08
Thaisa Fernandes
filadélfia

13/08
Benedito Fernandes de Oliveira
Filadélfia
3831-7686
13/08
Terezinha Angélica C. Souza
Central
3831-2284
14/08
Wilson Júnior
Manancial
3831-1997
14/08
Flávia Beatriz de Araújo Melo
Filadélfia
-
14/08
Bendito Fernandes
Filadélfia
-
15/08
Flaviane Faustino Rodrigues
Central
3831-4538
15/08
Rolivo B. Gomes
Central
3831-1016
15/08
Izabel Cristina Luciano
Alto da Estação
3831-1566
15/08
Tiago R. Duarte
Filadélfia
8832-8915
16/08
Joyce Martins
Filadélfia
3832-5109
16/08
Joara Soares Baliana
Central
3831-4816
16/08
Miguel Carvalho
Central
3831-6112
17/08
Ronaldo de Andrade
Central
3831-2318
17/08
Lara Marcília Barbosa
Central
3831-6608

Violão
O projeto de música da nossa irmã Júnia em conjunto com a cong. Manancial iniciará na próxima quarta-feira. Agradecemos aos irmãos que colaboraram com instrumentos musicais para a realização do mesmo. Ainda continuamos contando com a ajuda da Igreja pois faltam 3 violões para uma assistência efetiva ao trabalho. Se você tem um violão usado em bom estado de conservação e não usa, que tal nos doar? Fale com a Junia ou evang. Fernando.


Reformas da Igreja
Continuamos nosso projeto de Reforma e Ampliação da Igreja. Esta semana fechamos a compra do elevador que custará R$ 43.800,00 e estamos concluindo as reformas da casa pastoral e avançando nos novos banheiros e na nova cozinha. O projeto de reformas da igreja ainda contempla a construção de um novo local para a secretaria, biblioteca e escritório pastoral, além de um apartamento para abrigar obreiros da igreja. Com isto será ampliado também nosso edifício de Educação Cristã. Você pode e deve ofertar para que este projeto não seja interrompido.


VOCÊ PODE FAZER ALGO!

Atos 20:35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.
1) Nossa irmã Angelina precisa fazer uma ressonância magnética, com certa urgência - segundo informações da família. Como o SUS não dispõe de vaga para esse tipo de exame nos próximos meses a opção é a rede particular (Medcenter) onde o exame custa R$ 700,00.
Você pode ofertar e nos ajudar a cobrir as despesas deste exame. Procure um dos diáconos ou entre em contato com a secretaria da igreja. 
2) Nossa irmã Nadir (Alto da Estação) também precisa de doações de fraldas geriátricas para o tratamento do seu marido. Procure a secretaria da Igreja ou o Evang. Wanderlei.

Catecúmenos
Na próxima semana iniciaremos nossa nova classe de catecúmenos. Procure o Pb. Natanael e faça sua inscrição!

Plenária da SAF
Hoje teremos nossa reunião às 18:30 horas. Venha participar conosco!

Projeto ANA
A reunião de oração do projeto ANA é um projeto de oração pela família e na próxima terça-feira teremos nosso encontro aqui na igreja. Estaremos reunidos a partir das 19:30 horas.






ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Efésios 4.1-6
Tema: Uma vida digna do evangelho

            Esta semana comemoramos duas datas importantes. O dia dos pais e os 154 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil. No dia 12 de agosto de 1859 chegava ao Rio de Janeiro o missionário Rev. Asbhel Green Simonton.
            Ainda muito jovem ele resolveu dedicar sua vida ao Senhor, desembarcando aqui aos 26 anos de idade e permanecendo apenas oito anos, quando morreu aos 34 anos, vítima da febre amarela. Ele é o pai do presbiterianismo brasileiro e deixou um exemplo de dedicação e consagração ao Senhor que deve ser imitado por todos os pais.
            No texto da semana estudaremos sobre a vida dos que são chamados pelo evangelho. Pessoas como você e eu que devem se preocupar, antes de qualquer coisa, em viver para o inteiro agrado do Senhor.

1) Qual o pedido que Paulo faz no verso 1? O que isso significa?

2) No verso 2 ao falar sobre humildade, mansidão e longanimidade Paulo nos faz lembra do fruto do Espírito Santo, apresentado em Gl. 5.22. Destas virtudes qual você acredita ser a mais difícil de ser exercida? O que um pessoa com dificuldades pode fazer para crescer de acordo com a virtude recomendada?

3) Qual a palavra que mais aparece nos versos 4, 5 e 6? O que isto quer dizer?

4) Qual a importância da comunhão da igreja na sua vida?




LIÇÕES SOBRE HERMENÊUTICA: Aprendendo a Ler a Bíblia (Parte 11)
Conversando com alguns de nossos alunos, percebemos que ainda há alguma confusão na aplicação da técnica da analogia da fé. Por isso resolvemos buscar uma elucidação nas palavras e um excelente teólogo chamado R. C. Sproul. Sirvam-se!
"Quando os Reformadores se apartaram de Roma e proclamaram sua convicção de que a Bíblia deveria ser a autoridade suprema da igreja (Sola Scriptura), foram também muito cuidados em sua preocupação em definir princípios básicos de interpretação. A primeira regra de hermenêutica foi denominada 'analogia da fé'. Analogia da fé significa que as Escrituras interpretam as Escrituras: Sacra Scriptura sui interpres (As Sagradas Escrituras são seu próprio intérprete). Em termos simples, isto significa que nenhuma passagem das Escrituras pode ser interpretada de tal forma que o significado alcançado seja conflitante em relação ao ensino claramente exposto pela Bíblia em outras passagens. Por exemplo, se um versículo pode apresentar duas interpretações diferentes sendo que, uma delas é contrária ao ensino da Bíblia como um todo, enquanto a outra está em harmonia com este ensino, então esta última deve ser adotada e a anterior descartada.
Este princípio baseia-se numa confiança prévia e básica na Bíblia como Palavra inspirada de Deus, sendo, portanto, consistente e coerente. Uma vez assumindo o princípio de que Deus nunca se contradiria, é injurioso pensar que o Espírito Santo pudesse escolher uma interpretação que colocaria a Bíblia desnecessariamente em conflito consigo mesma. Em nossos dias tais escrúpulos têm sido largamente abandonados por aqueles que negam a inspiração da Escrituras [sic.]. É comum encontrarmos intérpretes modernos que não apenas interpretam as Escrituras contra as próprias Escrituras, mas que forçam seu argumento nesta direção. Os esforços de teólogos ortodoxos para harmonizar passagens difíceis são ridicularizados e largamente ignorados*¹.
Mesmo não se considerando a inspiração, o método da analogia da fé é uma abordagem saudável para a interpretação de qualquer leitura. A simples norma de decência comum deveria proteger qualquer autor de acusações injustificadas de autocontradição. Se temos a opção de interpretar os comentários de alguém ou de forma coerente ou num sentido contraditório, parece-me que, em caso de dúvida, o autor deve ser considerado inocente.
Tenho sido interrogado por pessoas a respeito de passagens em meus livros nos seguintes termos: 'Como pode o senhor afirmar tal coisa no capítulo seis quando, no capítulo quatro sua posição é diferente?' [.] Após minha explicação do que eu realmente quis dizer no capítulo seis, a pessoa compreende que os dois pensamentos na realidade não estão em conflito. A perspectiva no capítulo seis é ligeiramente diferente da empregada no capítulo quatro e, à primeira vista, parecem conflitantes, mas, usando a 'filosofia da segunda olhada', o problema se resolve. Todos nós já passamos pro esse tipo de incompreensão e deveríamos ser mais sensíveis quanto às palavras dos outros como desejaríamos que eles fossem a respeito das nossas.
Sem dúvida, é possível que minhas palavras sejam contraditórias, portanto, esta abordagem de maior sensibilidade e a 'filosofia de considerar inocente', devem ser aplicados somente nos casos em que há dúvida. Quando está claro que houve contradição em minhas palavras, então só posso receber críticas. Em qualquer caso, quando não tentamos interpretar as palavras de forma consistente, aquilo que lemos se toma uma massa confusa. Quando tal atitude ocorre na interpretação bíblica, as Escrituras se tornam um camaleão mudando a cor de sua pele de acordo com a variação do ambiente daqueles que a estão interpretando.
Torna-se, portanto, claro que a nossa consideração sobre a natureza e origem da Bíblia terá um efeito significativo sobre como vamos interpretá-la. Se a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus, então a analogia da fé não é uma opção, mas um exigência para sua interpretação.
FONTE: O conhecimento das Escrituras, R. C. Sproul, Cultura Cristã, p.48-50"*²
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*¹ Estas são estratégias retóricas maldosas e sofistas. Consiste em descartar um argumento sem demonstrar que ele está errado, mas valendo-se de subterfúgios, como a falácia ad lapidem (falar do argumento, sem refutá-lo) ou pura evasiva.
*² Texto extraído do seguinte endereço: http://www.monergismo.com/textos/hermeneuticas/analogia_fe_sproul.pdf acessado em 09 de Agosto de 2013.

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