A IMPORTÂNCIA
DA NOSSA SAF
Por ocasião do
seu aniversário
Rev. Cleverson Gilvan
Existem
coisas vitais que só são percebidas quando faltam. Por exemplo, você vive
consciente, 24 horas por dia, de que existe oxigênio suficiente para você
respirar bem? Você está a todo tempo preocupado se o seu coração está batendo
ou se os seus rins estão trabalhando corretamente? Certamente não! Estas coisas
vão acontecendo automaticamente e nos fazem muito bem, mas só prestamos atenção
nelas quando temos algum problema.
Hoje quero
pensar de modo diferente! Estamos comemorando mais um aniversário da SAF de
nossa igreja e, por vezes, não nos damos conta de como ela é importante para a
continuidade dos trabalhos no Reino de Deus e também para o desenvolvimento
pessoal de nossa vida espiritual. Destaco apenas três aspectos e o faço com o
constrangimento de quem sabe não ser capaz de traduzir a grandeza e a nobreza
desta sociedade.
Por isso,
lembre que ...
A SAF
é um importante elo entre as famílias da igreja - A vida social da
igreja passa necessariamente pela SAF. São os aniversários, as visitas aos
recém nascidos e os recém casados, os cultos familiares e os chás de amizade
que vão levando as pessoas a se conhecerem e a interagirem como corpo de
Cristo. Assim, a partir destas iniciativas, as pessoas se tornam mais próximas
e a palavra corpo ganha um significado mais amplo e verdadeiro. Além disso ...
A SAF
é uma auxiliadora indispensável na formação de novas lideranças -
Quando ela convida pregadores para as suas departamentais ou promove gincanas
entre adolescentes, jovens e adultos, ela coopera ativamente para o
despertamento dos vocacionados por Deus. Assim, convocados pela SAF novas
lideranças vão surgindo e diversas áreas do desenvolvimento espiritual da
igreja vão conhecendo aqueles que o Senhor Deus dotou com habilidades
espirituais para o bem de todo o rebanho. Ainda reconhecemos que ...
A SAF
é vital na sustentação da vida espiritual da igreja na medida em que ora
- Em toda frente de oração da igreja lá está a SAF; semana universal de oração,
projeto Ana, intercessão por missões e pela liderança da igreja de modo geral.
Orando em casa ou no templo as mulheres sempre dedicam tempo especial à oração.
E, agindo assim, elas cooperam decisivamente para a saúde espiritual da igreja.
Por isso,
hoje, quando comemoramos o aniversário da nossa SAF eu quero parabenizá-la e
quero convidar a todos a prestar atenção neste ministério tão vital como o ar,
o coração e tudo mais que nos mantém vivos.
Que Deus
abençoe a nossa SAF!
Avisos
Parabéns SAF
Parabenizamos a SAF de nossa Igreja pela seu aniversário.
Hoje é dia de festa! E durante o culto da noite renderemos graças a Deus por
mais um ano de vida desta sociedade imprescindível.
Reunião de Oração
A oração é um meio de graça. Por este instrumento as janelas
do céu se abrem e as bençãos celestes são derramadas sobre a igreja. Venha orar
conosco! Toda terça-feira, sempre às 19:30 horas.
Estudo Bíblico
Continuamos nossa série de estudos na Confissão de Fé da
nossa Igreja. Você não pode perder! Temos tido a oportunidade de discutir
assuntos extremamente pertinentes à nossa fé. Continuaremos nossos estudos na
próxima quinta-feira, às 19:30 horas.
Relação dos dízimos e
ofertas
Por decisão do Conselho da igreja não serão mais fixadas no
mural de avisos da igreja e das congregações a relação dos dízimos e das
ofertas. Contudo, qualquer membro que desejar informações sobre a movimentação
financeira da igreja, poderá solicitá-la à tesouraria da igreja com o Pb.
Carlos Brasileiro.
SAF Central
Departamental da SAF será na próxima sexta-feira (20/09) as 19:30h
na casa da nossa irmã D. Amália. O endereço é rua Artur Botelho, 1069.
Assinaturas para SAF em
Revista 2014
Assinaturas para SAF em Revista 2014 até dia 30 de outubro com a
Ana Maria. Novo preço: 21,60 (assinatura individual)
Encontro de Casais
Convidamos toda igreja para participar de uma palestra com os
psicólogos Kátia e Washington de Monte
Carmelo, no dia 21 de setembro as 19:30h na Cong. Filadélfia.
Escala de devocional –
Oficina de Artes
17/09 – Milca
24/09 – Rev.Cleverson
Intercessão
- Elmiro Neto (primo Fernando Meireles) - saúde
Violões para Cong.
Manancial
Irmãos o projeto de Música da Cong. Manancial junto com nossa irmã
Junia está em pleno funcionamento. Temos mais alunos que instrumentos, por isso
continuamos solicitando ajuda da igreja com violões em bom estado de
conservação para que o maior número de
adolescentes possam ser assistidos.
Presbíteros Cong. Manancial
Mês
de setembro: Pb. Pedro
Mês
de outubro: Pb. Clésio
Escala Reunião de Oração – Manancial
DATA
|
LOCAL
|
DIRIGENTE
|
17/09
|
IGREJA
|
CLEUNICE
|
24
|
IGREJA
|
GASPARINA
|
Escala da Junta Diaconal
Alto da Estação
|
Manancial
|
Filadélfia
|
Central
|
|
15/09/2013
|
Luiz
|
Daniel
|
José Humberto, Mardoqueu
|
|
22/09/2013
|
José Rodrigues
|
José Humberto
|
Mardoqueu, Jonathas
|
* Carlos, Daniel
|
Aniversariantes da Semana
16/09
|
Nazira Alves Cunha
|
Central
|
3831-1037
|
17/09
|
Carlos Reis Santos
|
Central
|
|
18/09
|
Felix Costa Vicente
|
Filadélfia
|
|
19/09
|
Vanessa Cristina A.R. Matos
|
Central
|
8845-4199
|
20/09
|
Davi Chagas dos Reis
|
Central
|
3831-5364
|
21/09
|
Daniel dos Reis Neto
|
Central
|
|
Fórum
LIÇÕES SOBRE HERMENÊUTICA: Aprendendo a ler a Bíblia (Parte
15)
Falamos, na
reflexão anterior, sobre a utilização de comentários bíblicos. Queremos, nesta,
ampliar o conceito. Vamos, pois, valermos-nos de um exemplo de utilização de
comentários para que os irmãos percebam seu valor. Permitam-nos contar sobre
como interpretamos, outrora, o texto de Romanos, capítulo 1, verso primeiro.
Aproveitaremos e ensinaremos alguns macetes de análise textual. Buscaremos, na
medida do possível, evitar os termos técnicos para facilitar a compreensão.
O texto
diz: "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado
para o Evangelho de Deus" (versão Revista e Atualizada). A primeira coisa
a ser feita é analisar as expressões separadamente. Assim, separamos 'Paulo';
'servo de Jesus Cristo'; 'chamado para ser apóstolo'; 'separado para o
Evangelho de Deus'. Logo, olhamos para cada uma das expressões. O que elas têm
a nos dizer.
A priori, não vimos valor algum na
primeira palavra ('Paulo'), além do fato de que Paulo estivesse se
identificando. Então, consultando o comentário de João Calvino, pudemos ampliar
nossos conceitos, e perceber que havia alguma ponderação a ser feita com este
nome. O comentarista genebrino
começa desmistificando a ideia de que o nome fizesse referência a sua
conversão, como nas mudanças de nomes de outros personagens, como Abrão para
Abraão, Jacó para Israel, etc. Saulo é seu nome em hebraico e Paulo é seu nome
em latim*¹. Paulo evitou usar seu nome em forma hebraica para evitar confusão
no mundo gentílico dominado por Roma. "Paulo, naturalmente, procurou
evitar as suspeitas desnecessárias e o violento desprazer ocasionados pelos
nomes judaicos em Roma e suas províncias, evitando igualmente excitar as
paixões de seus compatriotas, bem como tomar precauções para sua própria
segurança pessoal" (CALVINO, 1997, p. 38).
Passemos, a
título de reforçar a lição, para a segunda parte distinguida: 'servo de Jesus
Cristo'. Logo notamos que Paulo tinha um conceito muito bem definido de si
mesmo (claro, lembrando-nos de que Paulo não usava palavras de forma leviana,
ou seja, sem que elas evocassem, trouxessem, todo seu conteúdo, ou, ainda, em
outras palavras, ele não 'falava por falar'). Ele se via como alguém que se
dispunha a obedecer a Cristo no serviço missionário. Consultando alguns
comentários, ampliamos nossos conceitos sobre o verso, e corrigimos outros (a
saber, que o 'servo' não se referia apenas ao serviço eclesiástico,
missionário)*². Recorremos aos
comentários de João Calvino; John Murray; Franz Leenhardt; Rubem Amorese;
William Hendriksen e Francis Schaefer. E vejam que, modéstia à parte,
espetacular resultado obtivemos.
Murray faz
uma interessante sugestão. Temos, no V.T., exemplos de 'servos do Senhor' em
Abraão (Gênesis 26:24), Moisés (Números 12:7-8), etc. Isso indica que Paulo
estava atribuindo a Cristo a mesma conotação do SENHOR do V.T. (Adonai); e que
se colocava àquele nível de consagração e dependência. Hendriksen nota que
Paulo também era ‘hebreu de hebreus’, e, portanto, familiarizado com passagens
em que os homens de Deus do VT eram chamados de servos de YWHW (o tetragrama
usado para referir-se a Deus em Êxodo 3:14, traduzido por 'Eu Sou' em
português). Por isto, a colocação de Murray é perfeitamente cabível.
Calvino
entende que Paulo está argumentando em forma crescente, apresentando-se
primeiro como servo, o que todo que se dedica à obra é, e logo se identificando
como apóstolo, colocando agora, sobre seu ministério, uma singularidade. Para
Calvino ele está partindo do geral (servo) para o particular (em relação a si:
apóstolo, que vem na expressão subsequente).
Essa é uma
sugestão interessante, e não contradiz a visão de Leenhardt, que entende que a
primeira expressão é uma indicação de humildade ('servo de Jesus Cristo'),
enquanto que a segunda é uma expressão de autoridade ('chamado para ser
apóstolo'). Segundo este mesmo autor, Paulo estava escrevendo para um povo que
não conhecia, e poderia ser encarado como arrogância anunciar-se como apóstolo
de cara, de modo que ele seleciona a expressão 'servo de Jesus' primeiro.
Mas essa
expressão não foi escolhida a esmo. Amorese nos lembra que a expressão 'servo'
é muito forte. "Quer dizer que Paulo está inteiramente à disposição de seu
Senhor, para atendê-lo a qualquer hora, em qualquer circunstância"
(AMORESE, p. 4).
Schaeffer
observa que a escravatura era permitida no império romano. Portanto, a
linguagem era-lhes impactante. Porém, a escravidão de Paulo a Cristo (que deve
ser a nossa), e a do escravo do império, apresentam traços distintos. No caso
da escravidão do império, era forçada; ao passo que a escravidão a Cristo é
totalmente voluntária. Mas existe pontos de contato. Em ambas as escravidões, é
preciso sujeitar-se à vontade do mestre para que as coisas ocorram bem. Esse
estado de ‘servidão’ a Deus, é o estado original do homem. É o estado de completa
dependência e obediência ao Criador. E, na verdade, esta é uma conditio sine qua non para a felicidade.
Por fim, as
observações colhidas no comentário de Hendriksen, ampliando as observações que
colhemos de Schaeffer: assim como em Tito (e em Filipenses 1:1 na forma
plural), Paulo se apresenta aqui como ‘doulos’ (servo, escravo). Ao invés de
servo, muitos preferem e insistem em traduzir o termo por ‘escravo’. Ao escravo
cabia submissão total a seu senhor; bem como dependência dele; e total
autoridade por parte do senhor para com seu servo (isso está de acordo com a
relação do crente para com Cristo e vice-versa, cf. 1 Coríntios 6:19b-20,
e.g.). No entanto, escravo tem a conotação, também, de trabalho forçado,
involuntário e de tratamento agressivo por parte do seu senhor, de modo que
muitos tem evitado o termo.
Eis, então,
cumprida a promessa da nota de número 3, do artigo anterior, elucidando a forma
de se usarem comentários bíblicos. Esperamos, com isso, que os irmãos sintam-se
motivados a obtê-los para ampliarem ainda mais suas competências de
interpretação bíblica*³. Percebamos
quantas coisas podem ser extraídas de poucas expressões... note quão rico é o
texto bíblico! Convença-se de que há muito para aprender... muitos tesouros a
serem descobertos. Ampliemos nossas competências de garimpo. Eis aqui um
upgrade nas ferramentas.
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*¹ Assim como temos Tiago, que em inglês torna-se James e em
grego Iacobos; ou João, que em inglês torna-se John e em francês torna-se
Joannes... e assim por diante.
*² Notem a ordem dos fatores, como proposta por Washer e
Berkhof no artigo anterior: primeiro, fazemos as nossas próprias ponderações.
Depois é que vêem os comentários.
*³ Podemos sugerir alguns comentários e comentaristas.
Seriam ótimas opções de compras. Os comentários de João Calvino, claro, são
recomendadíssimos, embora ele use, vez ou outra, de linguagem um pouco arcaica
para muitos. Os comentários mais completos que temos são os de William
Hendriksen; Simon Kistemaker; Donald Carson e John Murray (entretanto, os dois
últimos têm comentários de pouquíssimos livros... do Carson temos João e
Mateus, e de Murray, Romanos, até onde sabemos). Os comentários do
reverendo Hernandes Dias Lopes são bem devocionais. Mais acessíveis. Procurem
nas editoras Cultura Cristã, Vida Nova, Hagnos e Fiel que certamente
achar-se-ão estes comentários. Os comentários da ABU editora também são bons. O
famoso John Stott tem alguns lá contados. Sugerimos pelo menos dois comentários
para cada livro a serem analisados.
______
BIBLIOGRAFIA
AMORESE, Rubem. Carta de São Paulo aos Romanos.
CALVINO, João. Romanos.
HENDRIKSEN, William. Comentário de Romanos.
LEENHARDT, Franz J. Epístola aos Romanos.
MURRAY, John. Romanos.
SCHEAFFER, Francis. A Obra Consumada: exposição de Romanos 1
- 8.
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ERRATA: No último estudo, quando dissemos 'nona lição',
deveríamos ter dito 'oitava lição'.
ESTUDO DIRIGIDO PARA
GRUPOS FAMILIARES
Texto: Marcos 14.3-9
Tema: A unção de Jesus
em Betânia
A SAF atua
na Igreja Presbiteriana do Brasil desde 1884, quando foi organizada a primeira
sociedade no dia 11 de novembro daquele ano, na Igreja Presbiteriana de Recife.
De lá pra cá, em todo território nacional, ela vem se destacando, por décadas,
como a principal sociedade interna da IPB. Assim, hoje, quando comemoramos o
aniversário da nossa SAF, queremos meditar sobre um momento importante do
ministério de Jesus, quando ele foi reconhecido e valorizado por uma mulher,
que o ungiu com um perfume preciosíssimo
de nardo puro.
O exemplo
daquela mulher é uma exortação para que avaliemos o quanto consideramos a
Jesus.
1) O verso 3 diz que a mulher derramou um perfume caríssimo
sobre a cabeça de Jesus. Isto mostra o quão valoroso ele era para ela. Existe
algum sacrifício por Cristo que você consideraria exagerado? Até onde você
estaria disposto a ir?
2) Como algumas pessoas reagiram a atitude daquela mulher?
Por que você acha que elas agiram assim?
3) No verso 6 Jesus diz que ela praticou boa ação com ele e
no verso 7 como ele estimulou os demais a fazerem o mesmo? Que lição esta
palavra te ensina?
4) No verso 9 o que Jesus diz sobre a mulher?
5) No futuro, o que você acha que as outras gerações vão
dizer sobre você?
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