sexta-feira, 16 de maio de 2014

Boletim Informativo, 18 de maio de 2014



A Pública Profissão De Fé

Rev. Ivan G. G. Ross

            A Pública Profissão de Fé (e o Batismo no caso daqueles que não foram batizados na infância na Igreja Presbiteriana) é a maneira bíblica para tornar-se membro comungante da Igreja local. As Escrituras enfatizam a necessidade de confessar a fé com a boca. Foi Cristo quem estabeleceu este princípio: “Todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas o que me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus.” Lc. 12:8-9.
            Quando alguém faz a sua Pública Profissão de Fé está assumindo compromissos inalienáveis em três áreas:
1.    É um compromisso diante de Deus em termos de fidelidade. Fidelidade às Escrituras Sagradas, porque elas são a vontade de Deus escrita. Ninguém pode ser fiel a Deus sem submeter-se a sua vontade. Tiago descreve a prática dessa fidelidade assim: “Persevera na lei perfeita, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante da Palavra de Deus” Tg. 1:25.
2.    É um compromisso diante da Igreja em termos de responsabilidades. O membro comungante representa o caráter moral e espiritual da Igreja. A sociedade reconhece a veracidade da Igreja por causa do testemunho santo e irrepreensível dos seus membros. Esta responsabilidade inclui o sustento financeiro da Igreja. Ela depende de seus membros particulares. O padrão bíblico de contribuição é o dízimo.
3.    É um compromisso diante de si mesmo em termos de cuidado espiritual. A Bíblia afirma: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo…” Mas também diz: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.”. Portanto, o professo cuidará de ler a Bíblia e orar cada dia. Ele sabe que “Não só de pão viverá o homem, mas de cada Palavra que procede da boca de Deus.”. Com a mesma diligência, ele cuidará de estar nos trabalhos públicos da Igreja com toda assiduidade.
            Fazer a Pública Profissão de Fé é testemunhar um encontro pessoal e salvador com Jesus Cristo e confessar a sua disposição para segui-lo. A promessa de Cristo para nós é esta: “E eu lhes dou a vida eterna e ninguém os arrebatará da minha mão.” Jo. 10:28.


Avisos

Celebração da Ceia do Senhor no Manancial
Hoje, no culto das 18:00h, teremos a celebração da Ceia do Senhor na Congregação do Manancial. O pregador será o Rev. Salvador.

Viagem ao Sul de Minas
Nosso pastor, Rev. Cleverson, e família estão regressando hoje de uma viagem ao Sul de Minas, em Itajubá, onde o pastor participou da celebração de um casamento. Oremos por sua viagem!

Homenagem aos Bebês
No próximo domingo (25/05) a SAF de nossa igreja realizará uma programação especial para os bebês, de até dois anos de idade, na Escola Dominical. Convidamos aos pais para trazerem seus filhos na Escola Dominical às 09:00 da manhã.

 Círculo da SAF
Na próxima sexta-feira teremos a reunião do Círculo Vida Nova na Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino. A reunião terá seu início às 19:30 horas e todas as mulheres estão convidadas.

Lual – Atenção!
Em virtude das programações da igreja do próximo final de semana, o Lual dos casais será adiado para uma data mais adequada. Aguardem novas informações!

Jantar dos Namorados
Nosso jantar dos namorados será no dia 14 de junho no salão social da Igreja. O valor do ingresso é de R$ 50,00 por casal. Faça já sua reserva pois as vagas são limitadas!

Assembleia Geral Extraordinária
O conselho da igreja convoca a Assembleia Geral Extraordinária para se reunir no dia 15 de junho de 2014, às 19:30 horas, no templo da Igreja Central para eleição de oficiais. Vencem os mandatos do Pb. Roberto Tadeu e do Dc. Mardoqueu. Todas as congregações deverão atender também a esta convocação.

 Intercessão:
-  Bruno, esposo da Ana Paula

Projeto Vaso
Precisamos de gêneros alimentícios para montarmos as cestas básicas que são doadas aos nosso irmãos que necessitam da mesma. Você pode nos ajudar com feijão, óleo, arroz, açúcar, macarrão, extrato de tomate, etc...

 Ficha Familiar
Estamos começando um trabalho de reorganização da ficha familiar de nossa igreja  (endereços, telefones, aniversários, etc). Para que possamos ter um bom resultado contamos com o apoio de toda  Igreja preenchendo a ficha o mais breve possível.

ESCALA JUNTA DIACONAL -
CENTRAL E CONGREGAÇÕES
MAIO

Alto da Estação
Filadélfia
Manancial
Central
18/05/14
Daniel
Jonathas,
José Humberto
Francisco
José Rodrigues
Josué
Rubens
25/05/14
Luiz
Mardoqueu, Jonathas
José Rodrigues
Carlos
Daniel
Ney
OBS.: O Dc. Rubens não entra na escala das Congregações porque é o responsável por abrir a Central na EBD TODOS OS DOMINGOS.


Aniversariantes
18/05
Maria Emídia F. Reis
Central
3831-6457
18/05
Murilo Ferreira Andrade
Central
3831-2318
18/05
Priscila Araújo Faria
Filadélfia
-
19/05
Amanda Garcia Brasileiro
Central

19/05
Nádia Carvalho Ribeiro
Alto da Estação
3831-3897
20/05
David Chagas de Paula
Filadélfia
3831-4161
20/05
Gabriela Ferreira Cunha
Central
3831-7849
21/05
Claudia Pereira Marques
Central
8842-8290
21/05
Amália de Castro Carneiro
Central
3831-2284
22/05
Neisa Chagas Rodrigues Garcia
Central
8858-5065
22/05
Sonia Marra   
Central
3831-5405
23/05
Gabriela T. Gabriel
Central
3832-3198
24/05
Ricardo Silva
Filadélfia
3831-8979



AGENDA SAF MAIO 2014

DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO




1
2
PLENÁRIA


4

5
6
Projeto Ana
7

8
9
Culto do bebe:
Quele19:30hs

10
11
12
13
14
Visitas
15
16
17
18


19
20
21
Visitas
22
23
Culto João Eustaquio
19:30hs

24

25



26
27
Curso
Artes
Sônia
Naves
28
Visitas
29
30

DEPARTAMENTAL

Neisa19:30hs




OBSERVAÇÃO:...Se você deseja receber uma visita da SAF e/ou deseja participar das visitas
da SAF, favor procurar por Marly Moreira. OFICINA DE ARTES toda terça-* 13h30min às 16h30min *






Fórum

6  TIPOS  DE  GRAÇA

Paul Tripp

            A maioria das pessoas, falam em média, 16.000 palavras por dia. Isto é, 112.000 palavras por semana e, aproximadamente, 6 milhões de palavras por ano. Isso é que é falar muito!
            Se saíssemos em busca da palavra mais bela do universo dentro de todo o vocabulário humano, que palavra você escolheria? Alguns, muito provavelmente, escolheriam amor e não vou discordar. Você pode usar um forte argumento bíblico para esta palavra (Jo 3:16, Rm 5:8, e Jo 13:34).
            Porém, se você me conhece, já sabe a palavra que vou escolher – GRAÇA.

GRAÇA

            Você precisa dela. Você não pode viver sem ela, porém, você não pode comprá-la e nem mesmo ganhá-la. Ela só pode vir por meio de um dom e, quando você recebê-la, imediatamente compreenderá o quão carente dela foi e ficará se perguntando como pôde ter vivido tanto tempo sem ela.
            Em um mundo caído, habitado por pessoas egoístas, perdidas, amedrontadas e rebeldes, ela, a GRAÇA, é a única coisa que todos precisam. E você só poderá partilhar dela com alguém, quando a tiver primeiro recebido, uma vez que você não pode entregar aquilo que você não possui.
            Veja, a GRAÇA de Deus é a força mais poderosa no universo, daí, eu dizer que ela é a mais bela palavra no universo. Ela te alcança onde você estiver e leva você onde Deus quer que você esteja. Ela tem o poder de fazer algo que nada mais tem: transformar você no ponto central de quem é enquanto ser humano – seu coração.

USADA EM EXCESSO & MAL DEFINIDA

            GRAÇA, no entanto, é também uma das palavras mais usadas na igreja. Eu temo que usemos todas estas palavras teologicamente bonitas sem saber o que elas estão dizendo.
            Então você pode estar pensando: “Ok, Paul, eu entendi sua definição de que GRAÇA é o amor dado-livremente, perdão, aceitação e ajuda de Deus. Entendi ainda que não há nada que pudesse fazer para ganhá-la, mas não estou certo se entendi o que ou com o que a GRAÇA se parece.” 
            Hoje eu quero escrever sobre 6 diferentes tipos de GRAÇA. Não acredito que estas sejam as únicas variações da GRAÇA, mas por causa deste artigo, vou focar nestas seis.

1. PERDÃO

            Primeiro e mais importante, existe a GRAÇA do perdão. Nós fazemos tudo errado – a Bíblia chama isso pecado – e que nos leva à culpa. Gente culpada precisa ser condenada e punida, a menos que sejam perdoadas e declaradas livres da culpa.
            Jesus Cristo foi à Cruz para levar, sobre si, nosso pecado e suportar nosso castigo, de forma que pudéssemos experimentar o perdão mais radical e abrangente. Em Jesus Cristo, fomos perdoados de tudo que fizemos no passado, tudo que fazemos agora no presente e tudo que viermos a fazer no futuro.

2. ACEITAÇÃO

            Deus não somente nos perdoa pela GRAÇA, mas nos recebe em relacionamento com Ele. Ele nos convida para sermos de Sua Família. Ele nos adota como Seus filhos e, por causa disto, agora temos essa relação Pai-filho, onde podemos vir ter com Ele. Podemos nos assentar em seu colo e trazer nossas necessidades, preocupações e falhas, que Ele as responderá como um Pai amoroso e gentil. O pecado uma vez nos separou de Deus; pela GRAÇA, nós agora, fomos aceitos.

3. PRESENÇA

            Como a aceitação, a GRAÇA da presença de Deus significa que nosso Pai não esta distante. Na realidade está presente conosco onde quer que estejamos, com quem quer que estivermos e o que quer que estejamos fazendo.
            A Bíblia nos conta que Deus, em Sua GRAÇA, nos fez o lugar onde ele habita. Deus não só nos perdoou – Ele literalmente nos abriu e nos adentrou por Seu Espírito Santo e, assim, está conosco continuamente.

4. CAPACITAÇÃO

            Eu escrevi, no início do artigo, que a GRAÇA nos alcança onde estamos e nos leva onde Deus quer que estejamos. Veja você, Deus não se contenta em apenas nos dar a salvação e, então, nos deixar em paz até a eternidade. Pelo contrário, Ele nos quer tornar mais como Seu Filho e que trabalhemos para promoção do seu Reino aqui e agora.
            Entretanto, o pecado remanescente nos deixa coxo, fraco e incapaz. Então, a GRAÇA de Deus intervêm para nos dar poder e força. Ela nos habilita a fazer o que fomos chamados a fazer, o que, pelo contrário, jamais poderíamos fazer por nós mesmos. 

5. LIBERDADE

            A GRAÇA de Deus também liberta. O pecado nos torna viciados – somos escravos do pecado, mas a GRAÇA de Deus quebra tal cativeiro. A GRAÇA nos dá o poder para dizer “NÃO!” e a voltarmos para uma direção muito melhor.

6. CONCLUSIVA

            Finalmente, a GRAÇA de Deus é a GRAÇA da finalização. Haverá um dia quando você e eu seremos completamente restaurados ao estado em que fomos criados para ser. Não haverá mais pecado; não haverá mais lutas. Todas as coisas serão restauradas e nós adoraremos na Presença deste Maravilhoso Deus da GRAÇA.

ONDE EU ENCONTRO A GRAÇA?

É muito bom saber com o que a GRAÇA se parece e o que ela faz, mas se você não sabe como acessá-la, você se sentirá desencorajado. Então muito rapidamente, para finalizar este artigo, eu quero dar a você duas coisas para pensar:
 
1. Seu maior problema na vida existe dentro de você, não de fora. Se você se convencer de que seu problema está em seus relacionamentos, em sua habitação ou situação, você vai parar de buscar a GRAÇA e tentará encontrar um caminho mais fácil. Mas se você humildemente admitir que precisa de ajuda, você se animará quanto às diferentes variações da GRAÇA que Deus provê. 

2. Ponha-se sob as fontes comuns da GRAÇA. Por isto quero dizer os recursos da GRAÇA – participe dos cultos de adoração, participe dos estudos bíblicos ou dos pequenos grupos de comunhão e reflexão, separe um tempo para oração e devocionais, buscando conselhos de cristãos mais velhos ou pessoas maduras. Se você quer se encharcar com a GRAÇA de Deus, esteja sob uma fonte e confie que o SENHOR enviará a água!






ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES


Texto: Salmo 42


Este salmo expressa as experiências de muitos cristãos aflitos, porém que encontraram refúgio em uma real confiança em Deus. Deus, de um modo muito frequente, permite que venhamos a conhecer o valor de Suas Misericórdias ao permitir que sintamos falta delas. Confiança em Deus é o melhor remédio contra a falta de quietude do nosso espírito. O jeito de lidarmos com nossas misérias é descansar nas Misericórdias de Deus. Tenha Esperança. Viva da Esperança (em Deus). “Enquanto você enfrenta seus sofrimentos hoje, lembre-se que a Cruz de Jesus Cristo lhe diz que DEUS pode tornar coisas muito ruins em coisas muito boas.” - Paul Tripp


1.   O que geralmente tem levado, provocado, causado você ficar deprimido e/ou profundamente perturbado? (vv. 3, 5, 9-11)

2.   Do que ela, sua alma, tem sede? (v.2) Você “conversa” com ela em tempos de aflição? O que diz a ela? Diga o que diz o salmista (vv. 5, 8 e 11)

3.   Como você pode se tornar encorajado [recobrar as forças, o ânimo] em tempos difíceis? (vv. 1,2; vv. 9,10; vv. 4-6 e vv. 7,8)  

4.   Você vê Cristo neste salmo? (vv. 5, 8 e 11)



Nenhum comentário:

Postar um comentário