sexta-feira, 30 de maio de 2014

Boletim Informativo, 01 de junho de 2014


A Ceia do Senhor
Rev. Cleverson Gilvan

No primeiro domingo de cada mês celebramos a Ceia do Senhor na Igreja Central e, nos domingos subsequentes, nas congregações. Todos percebemos que esse é um momento especial para a vida da igreja, porque todas as vezes que comemos do pão e bebemos do cálice, anunciamos a morte do Senhor até que Ele venha.
Como membros da Igreja Presbiteriana do Brasil, uma denominação de tradição doutrinária Reformada, cremos que a Ceia do Senhor é um meio de graça, devidamente ordenado por Cristo e quer deve ter lugar no culto público da igreja, como ensina na Confissão de Fé. Deste modo, neste pequeno artigo queremos destacar alguns aspectos importantes da Ceia do Senhor, conforme o ensino Bíblico.
Em primeiro lugar cremos e confessamos que a Ceia deve ser dada a todo aquele que crê e confessa publicamente o Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador. Na instituição deste sacramento Jesus limitou os participantes ao número dos seus discípulos. E a razão para que ele procedesse de tal forma é tratada por Paulo quando diz: 1 Coríntios 11:29 “pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.”.  
Em segundo lugar cremos e confessamos que os elementos distribuídos (pão e fruto da videira) tem suas características sempre preservadas. Ou seja, o pão é tão somente o pão e o vinho ou suco da uva é tão somente isto mesmo, vinho ou suco. E nessa condição eles são tipos de Cristo, ou mais especificamente da sua humanidade. E é aqui que nos lembramos que como homem ele sofreu as penalidades da lei sendo nosso representante pactual diante do Tribunal do Pai. Deve se dizer ainda que as Escrituras não nos permitem alterar os símbolos (pão e fruto da videira), portanto, qualquer substituição dos elementos ou tentativa de contextualização da Ceia deve ser rejeitada pela Igreja.
Em terceiro lugar cremos e confessamos que a comunhão da Ceia é primeiramente com Cristo. Mas essa comunhão é essencialmente de ordem espiritual, o que nos permite dizer que Jesus está presente não na substância dos elementos, mas no ato como um todo em função da onipresença de sua natureza Divina e na igreja (e em seus membros) em quem Ele habita.
Em quarto lugar cremos e confessamos que não há motivo justo para que alguém se prive de participar da celebração da Ceia do Senhor. A orientação do apóstolo Paulo, que recebeu a instrução do próprio Jesus, é que cada um examine a si mesmo e então participe da mesa – 1Co. 11.28. Se algum pecado ataca a consciência é dever do cristão confessá-lo e abandoná-lo sem, contudo, se afastar da mesa do Senhor.
Ainda existem outros ensinos sobre a Ceia, mas considere o que leu acima e prepare-se para participar do que Cristo lhe oferece hoje.

Avisos

Reunião do Conselho
Na próxima terça-feira, após a reunião de oração, haverá reunião do conselho. Todos os presbíteros estão convocados.

Jantar dos Namorados
Já comprou seu ingresso para o jantar dos namorados? Procure os irmãos do Ministério de Família e garante já o seu. O ingresso é R$ 50,00 por casal e o jantar será no dia 14 de junho, às 19:30 horas. Participe!

Celebração da Ceia do Senhor
Hoje, por ocasião do culto noturno na Central, participaremos da celebração da Ceia do Senhor. Ore a Deus e prepare-se para participar desse momento de edificação espiritual.

Assembleia Geral Extraordinária
Lembramos a todos os irmãos que nossa Assembleia Geral Extraordinária acontecerá no dia 15 de junho de 2014, às 19:30 horas no templo da nossa Igreja. Todas as congregações deverão se dirigir para a sede, pois não haverá trabalho nas congregações no horário da Assembleia.

Agenda da SAF Central
Nossa reunião executiva será na casa dos irmãos Nazira e Pb. Gideon às 14:30h. Na ocasião visitaremos também nosso irmão Pb. Gideon às 15:00h.
Nossa plenária será no dia 06 de junho, às 19:30 h, no salão social da igreja.


Aniversariantes da Semana
01/06 Tércio Elias F. Alves Central 3832-2243    
01/06 Fábio Moreira Filadélfia 9109-1335   
01/06 Daniel Venceslau da Silva 8859-4789   
01/06 Marcos A. Rabelo Manancial 8805-8092   
02/06 Sabrina Nolasco R. Destro Central 3831-2751   
03/06 Bruna Graciela Central   
04/06 Luiz Carlos Lucas Central 3831-4046   
04/06 José Tarcísio de Souza Central 3832-5428   
04/06 Vitor Central   
04/06 Artur Silva França Central 3832-0706   
05/06 Helena Conceição Ribeiro Alto da Estação -   
06/06 Eliabe Silva Araujo Central 3831-8679  

Intercessão
Nossa irmã D. Almeirinda já se encontra em sua casa, mas ainda está em recuperação. Interceda a Deus por sua saúde;
Pela saúde dos nossos irmãos Joaquina e Isaías;
Pela saúde da nossa secretária Marly Martins
Pela Assembleia e a eleição dos oficiais


Fórum

ONDE ESTAVA DEUS?
Uma carta da Filha de Billy Graham (Anne Graham)

A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela:
"Como é que DEUS teria permitido algo horroroso assim acontecer nos EUA, dia 11 de setembro?
Anne Graham deu uma resposta extremamente profunda e sábia.
Ela disse: "Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas.
Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?"
À vista dos acontecimentos recentes.... ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc. Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'Hare (que foi assassinada e seu corpo encontrado recentemente), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião.
Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, não devemos roubar, e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos.
E nós concordamos.
Logo depois, o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima. (O filho do Dr. Spock cometeu suicídio) E nós dissemos: "um perito nesse assunto deve saber o que está falando", e então concordamos com ele.
Depois alguém disse que os professores e os diretores das escolas não deveriam disciplinar os nossos filhos quando eles se comportassem mal. Os administradores escolares então decidiram que nenhum professor em suas escolas deveria tocar em um aluno quando se comportasse mal, porque não queriam publicidade negativa, e não queriam ser processados. (Há uma grande diferença entre disciplinar e tocar, bater, dar socos, humilhar e chutar,etc.). E nós concordamos com tudo.
Aí alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais. E nós aceitamos essa sugestão sem ao menos questioná-la.
Em seguida algum membro da mesa administrativa escolar muito sabido disse que, como rapazes serão sempre rapazes, e que como homens iriam acabar fazendo o inevitável, que então deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem, para que eles pudessem se divertir à vontade, e que nem precisaríamos dizer aos seus pais que eles as tivessem obtido na escola. E nós dissemos, "está bem".
Depois alguns dos nossos oficiais eleitos mais importantes disseram que não teria importância alguma o que nós fizéssemos em nossa privacidade, desde que estivéssemos cumprindo com os nossos deveres. Concordando com eles, dissemos que para nós não faria qualquer diferença o que uma pessoa fizesse em particular, incluindo o nosso Presidente da República, desde que o nosso emprego fosse mantido e a nossa economia ficasse equilibrada.
Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia, e uma apreciação natural da beleza do corpo feminino. E nós também concordamos. Depois uma outra pessoa levou isto um passo mais adiante e publicou fotos de crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na Internet. E nós dissemos, "está bem, isto é democracia, e eles têm direito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso".
A indústria de entretenimento então disse: "Vamos fazer shows de TV e filmes que promovam profanação, violência e sexo ilícito. Vamos gravar música que estimule o estupro, sexo, drogas, assassínio, suicídio e temas satânicos." E nós dissemos: "Isto é apenas diversão, e não produz qualquer efeito prejudicial.
Ninguém leva isso a sério mesmo, então que façam isso!"
Agora nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência, e por que não sabem distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado, porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...
Provavelmente, se nós analisarmos tudo isto seriamente, iremos facilmente compreender: Nós colhemos exatamente aquilo que semeamos!
Uma menina escreveu um bilhetinho para DEUS, dizendo: "Senhor, por que não salvaste aquela criança na escola?"
A resposta Dele seria: "Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!" Do Seu DEUS.
É triste como as pessoas simplesmente culpam DEUS e não entendem por que o mundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia nos diz.
É triste como todo o mundo quer ir para o céu, desde que não precise crer, nem pensar ou dizer qualquer coisa que a Bíblia ensina.
É triste como alguém diz: "Eu creio em DEUS", mas ainda assim segue a Satanás, que por sinal, também "crê" em DEUS.
É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!"



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: 1 Tessalonicenses 5.1-11

Tema: Preparando-se para a volta de Jesus!

Deus nos tem dado a graça e a oportunidade de refletir sobre esse tema algumas vezes – a volta de Jesus! Cremos que ela é certa e no tempo determinado pela sua soberana vontade, o Senhor aparecerá entre as nuvens do céu com poder e muita glória.
Contudo devemos observar que a doutrina da volta de Jesus, muito embora ocupe um lugar entre aquelas que levam o nome de escatologia ou “o estudo das últimas coisas”, tem implicações para o aqui e agora. Aliás, os desmandos, a corrupção e a intolerância verificados na sociedade brasileira contra o evangelho, nos últimos anos, ressalta ainda mais a necessidade de considerarmos imediatamente nossa postura diante da promessa da segunda vinda de Jesus Cristo.
Certamente você já ouviu sobre isso recentemente em nossa igreja e já até discutiu esse tema em alguma reunião, mas entenda que quanto mais você se inteirar desta verdade, melhor será para a sua saúde espiritual.
Na mensagem desta semana estudaremos o tema a partir da palavra de Paulo dirigida aos Tessalonicenses.

1) O que você entende pela expressão - 1 Ts 5:2 “pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.”?

2) O verso 6 diz que devemos vigiar e ser sóbrios. De que maneira podemos cumprir esta palavra?

3) O que o verso 9 diz sobre o propósito de Deus para nós – os crentes?

4) De que maneira este propósito (o do verso 9) interfere na sua caminhada hoje?

5) Seja sincero: Se Jesus te perguntasse quando é que você quer que Ele volte, o que você diria?
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário