sexta-feira, 6 de junho de 2014

Boletim Informativo, 08 de junho de 2014


O Cristão e a Política

Rev. Cleverson Gilvan

            Faltando apenas quatro dias para o início da copa do mundo e o Brasil se vê diante de um dos momentos mais importantes da sua história. E não pense que esse momento tem a ver com os dribles do Neymar ou com as defesas do Júlio César, mas com algo muito mais sério: As eleições de outubro.
            Enquanto alguns tentam desviar nossa atenção para os jogos da copa do mundo, uma série de providências vem sendo tomadas pelo governo contra a família brasileira. A mais recente dessas medidas foi a aprovação no Senado Federal da chamada Lei da Palmada e assim é cada vez mais explícito o interesse ideológico por detrás de cada uma das propostas do governo.
            Como cristãos comprometidos com a ética do Reino de Deus devemos analisar nossos governantes não apenas pela sua política econômica e social, mas também pelas suas proposições ideológicas e pela seus conceitos religiosos. Mas você deve se perguntar: O governo tem conceitos religiosos? Sim, eu posso te garantir! Todas as pessoas tem, mesmo que elas não saibam disso.
            Certa vez Jesus disse: Lucas 11:23 “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.”. Nenhum ser humano pode ser indiferente a Jesus e ao seu Reino. Isso significa que quando nos submetemos ao Senhorio de Jesus todas as nossas atitudes são em prol do desenvolvimento do Reino e essas atitudes são pautadas pelos princípios das Escrituras. Por outro lado, quando não reconhecemos a Cristo como Senhor sobre tudo e sobre todos, nossas ações estão em franca oposição a Ele. E sobre isso as Escrituras dizem: Salmos 36:1 “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos.
            Por outro lado você também pensa: Mas não devemos orar pelas autoridades? E eu respondo: Sim, mas isso não significa que devamos aprovar todas as suas atitudes e também não quer dizer que estejamos proibidos de discordar e protestar, especialmente quando concluímos que suas atitudes contrariam a vontade revelada de Deus.  
            E quero lembrar que mesmo que nem todos os políticos sejam cristãos verdadeiros, muitos se desenvolveram sob a influência do pensamento cristão e até mesmo seus partidos tem revelado apreço pelas idéias cristãs. São esses que devem ser considerados e, segundo a direção de Deus, objetos dos nossos votos. Pense nisso!

 Avisos

ASSEMBLEIA GERAL
No próximo domingo teremos nossa Assembleia Geral Extraordinária para a eleição de oficiais. Vencem os mandatos dos irmãos Pb. Roberto Tadeu, Dc. Mardoqueu e Dc. Júlio Ramos. Nossa reunião começará às 19:30 horas e é de responsabilidade de todos os membros comungantes participar desta reunião.

Celebração da Ceia na Filadélfia
Hoje teremos a celebração da Ceia do Senhor na Congregação Filadélfia. O pregador será o Rev. Everton.

Reunião de Oração – Projeto Ana
Na próxima terça-feira teremos a reunião de oração do Projeto Ana. Todos os irmãos são nossos convidados para intercederem por suas famílias.

UPA
No próximo fim de semana, dias 14 e 15 nossos adolescentes estarão em intercâmbio com os adolescentes da II Igreja de Uberlândia. Uma programação muito especial está sendo preparada pelos conselheiros Ev. Alison/Cristiane (Udi) e Janaína/Daniel Jr (Ptc) e terá ainda um Louvorzão com o grupo VOX. Mais informações, procure a Janaína ou o 50. Oremos pela viagem dos nossos meninos.

Junta Diaconal I
No próximo domingo teremos nossa reunião após a EBD.

Jantar dos Namorados
No próximo sábado teremos nosso jantar dos namorados. Temos apenas mais alguns ingressos, garanta já o seu.

 Projeto VASO
Durante o mês, distribuímos uma média de 12 cestas básicas, além de roupas e sapatos doados em bom estado de conservação através do Projeto Vaso. E hoje, durante o culto, teremos a oportunidade de ofertar. Contribua! Traga mantimentos (não perecíveis) ou roupas que você possa doar. Faça a sua parte!!!


ESCALA JUNTA DIACONAL -
CENTRAL E CONGREGAÇÕES
JUNHO

Alto da Estação
Filadélfia
Manancial
Central
08/06/14
Luiz
Mardoqueu, Jonathas
Ney
Carlos
Daniel
Rubens
15/06/14
Francisco
José Humberto, Mardoqueu
José Rodrigues
Josué
Luiz
Francisco
OBS.: O Dc. Rubens não entra na escala das Congregações porque é o responsável por abrir a Central na EBD TODOS OS DOMINGOS.



Aniversariantes
09/06
Reinaldo Ramos
Central
3831-3231
09/06
Marcus Vinícius Ávila Borges
Central
3831-1371
09/06
Ernani José Gonçalves
Filadélfia
3831-0047
11/06
Linda Sant’Anna Brasileiro
Central
3831-5893
11/06
Maria dos Reis
Alto da Estação

11/06
Sebastião C. Silva
Filadélfia
3831-8979
13/06
Isaías Rodrigues
Central
3831-2535
14/06
Joaquina Chagas Rodrigues
Central
3831-2535
14/06
José Fábio de Melo
Filadélfia
-
14/06
Mateus Eller Santos
Central
3831-1784


Férias Evang. Fernando
a partir do próximo domingo o evang. Fernando estará de férias. Abaixo segue escala dos irmãos que estarão apoiando o trabalho nesses dias.
                                     ESCALA FÉRIAS EVANG. FERNANDO -
                                            CONGREGAÇÃO MANANCIAL

QUINTA-FEIRA
ESCOLA DOMINICAL
CULTO
15/06/14

Pb. Pedro
REV.EVERTON - CEIA
19/06/14
Pb. Tadeu


22/06/14

Pb. Ernani
Pb. Natanael
26/06/14
Pb. Natanael


29/jun

Pb.Pedro
Pb. Emerson
3/jul
Pb. Tadeu


6/jul

Pb.Tadeu
Pb. Ernani
10/jul
Pb. Emerson


13/jul

Pb. Pedro
Pb. Natanael




FORUM
Rev. Everton César

CARTA A UM JOVEM EVANGÉLICO QUE FAZ SEXO COM A NAMORADA

[Os nomes foram trocados para proteger as pessoas. Embora algumas circunstâncias mencionadas na carta sejam totalmente fictícias, o caso é mais real do que se pensa...]

Meu caro Ricardo,

Ontem estive pregando em sua igreja e tive a oportunidade de rever João, nosso amigo comum. Não lhe encontrei. João me disse que você e a Raquel, sua namorada, tinham saído com a turma da mocidade para um acampamento no fim de semana e que só regressariam nessa segunda bem cedo.

Saí com o João para comer pizza após o culto e falamos sobre você. João abriu o coração. Ele está muito preocupado com você, desde que você disse a ele que tem ido com Raquel para motéis da cidade e às vezes até mesmo depois do culto de jovens no sábado à noite. Ele falou que já teve várias conversas com você, mas que você tem argumentado defendendo o sexo antes do casamento como se fosse normal e que pretende casar com Raquel quando terminarem a faculdade.

Ele pediu minha ajuda, para que eu falasse com você, e me autorizou a mencionar nossa conversa na pizzaria. Relutei, pois acho que é o pastor de sua igreja que deve tratar desse assunto. Você e a Raquel, afinal, são membros comungantes dessa igreja e estão debaixo da orientação espiritual dela. Mas, João me disse que o pastor faz de conta que não sabe que essas coisas estão acontecendo na mocidade da igreja. Como sou amigo da sua família fazem muitos anos, desde que vocês freqüentaram minha igreja em São Paulo, resolvi, então, escrever para você sobre esse assunto, tendo como base os argumentos que você usou diante de João para justificar sua ida a motéis com a Raquel.

Se entendi direito, você argumenta que não há nada na Bíblia que proíba sexo antes do casamento. É verdade que não há uma passagem bíblica que diga "não farás sexo antes do casamento;" mas existem dezenas de outras que expressam essa verdade com outras palavras e de outras maneiras. Podemos começar com aquelas que pressupõem o casamento como sendo o procedimento padrão, legal e estabelecido por Deus para pessoas que desejam viver juntas (veja Mateus 9:15; 24:38; Lucas 12:36; 14:8; João 2:1-2; 1Coríntios 7:9,28,39), aquelas que abençoam o casamento (Hebreus 13:4) e aquelas que se referem ao divórcio - que é o término oficial do casamento - como algo que Deus aborrece (veja Malaquias 3:16; Mateus 5:31-32).

Podemos incluir ainda aquelas passagens contra os que proíbem o casamento (1Timóteo 4:3) e as outras que condenam o adultério, a fornicação e a prostituição (veja Mateus 5:28,32; 15:19; João 8:3; 1Coríntios 7:2; 6:9; Gálatas 5:19; Efésios 5:3-5; Colossenses 3:5; 1Tessalonicenses 4:3-5; 1Timóteo 1:10; Hebreus 13:4; Apocalipse 21:8; 22:15). Qual é o referencial que nos possibilita caracterizar esses comportamentos como desvios, impureza e pecado? O casamento, naturalmente. Adultério, prostituição e fornicação, embora tendo nuances diferentes, têm em comum o fato de que são relações sexuais praticadas fora do casamento. Se o casamento, que implica num compromisso formal e legal entre um homem e uma mulher, não fosse a situação normal onde o sexo pode ser desfrutado de maneira legítima, como se poderia caracterizar como desvio o adultério, a fornicação ou a prostituição? A Bíblia considera essas coisas como pecado e coloca os que praticam a impureza sexual e a imoralidade debaixo da condenação de Deus - a menos que se arrependam, é claro, e mudem de vida.

Você argumenta também que o casamento é uma conveniência humana e que muda de cultura para cultura. Bom, é certo que o casamento tem um caráter social, cultural e pessoal. Todavia, do ponto de vista bíblico, não se pode esquecer que foi Deus quem criou o homem e a mulher, que os juntou no jardim, e disse que seriam uma só carne, dando-lhes a responsabilidade de constituir família e dominar o mundo. O casamento é uma instituição divina a ser realizada pelas sociedades humanas. Embora as culturas sejam distintas, e os rituais e procedimentos dos casamentos sejam distintos, do ponto de vista bíblico o casamento implica em reconhecimento legal daquela união por quem de direito, trazendo implicações para a criação e tutela dos filhos, sustento da casa e também responsabilidades e conseqüências em caso de separação e repúdio. Quando duas pessoas resolvem ir morar juntas como se fossem casadas, essa decisão não faz delas pessoas casadas diante de Deus - mas (desculpe a franqueza), pessoas que estão vivendo em imoralidade sexual.

É verdade que a legislação de muitos países tem cada vez mais reconhecido as chamadas uniões estáveis. É uma triste constatação que o casamento está cada vez mais sendo desvalorizado na sociedade moderna ocidental. Todavia, esses movimentos no mundo e na cultura não são a bússola pela qual a Igreja determina seu norte - e sim a Palavra de Deus. Em muitas culturas a legislação tem sancionado coisas que estão em contradição com os valores bíblicos, como aborto, eutanásia, uniões homossexuais, uso de drogas, etc. A Igreja deve ter uma postura crítica da cultura, tendo como referencial a Palavra de Deus.

O João me disse ainda que você considera que o mais importante é o amor e a fidelidade, e que argumentou que tem muita gente casada mas infeliz e infiel para com o cônjuge. Ricardo, é um jogo perigoso tentar justificar um erro com outro. Gente casada que é infiel não serve de desculpas para quem quer viver com outra pessoa sem se casar com ela. Além do mais, como pode existir o conceito de fidelidade numa união que não tem caráter oficial nem legal, e que não teve juramentos solenes feitos diante de Deus e das autoridades constituídas? Mesmo que você e sua namorada façam uma "cerimônia" particular onde só vocês dois estão presentes e onde se casem a si mesmos diante de Deus - qual a validade disso? As promessas de fidelidade trocadas por pessoas não casadas têm tanto valor quanto um contrato de gaveta. Lembre inclusive que não é a Igreja que casa, e sim o Estado. Naqueles casamentos religiosos com efeito civil, o pastor ou padre está agindo com procuração do juiz.

Não posso deixar de mencionar aqui que na Bíblia o casamento é constantemente referido como uma aliança (veja Ezequiel 16:59-63). Deus é testemunha dessa aliança feita no casamento, a qual também é chamada de "aliança de nossos pais", uma referência ao caráter público da mesma (não deixe de ler Malaquias 2:10-16).

Não fiquei nem um pouco surpreso com seu outro argumento para fazer sexo com sua namorada, que foi "é importante conhecer bem a pessoa antes do casamento". Já ouvi esse argumento dezenas de vezes. E sempre o considerei uma burrice - mais uma vez, desculpe a franqueza. Em que sentido ter relações sexuais com sua namorada vai lhe dar um conhecimento dela que servirá para determinar se o casamento vai dar certo ou não? Embora o sexo seja uma parte muito importante do casamento, o que faz um casamento funcionar são os relacionamentos pessoais, a tolerância, a compreensão, a renúncia, o amor, a entrega, o compartilhar... você pode descobrir antes do casamento que sua namorada é muito boa de cama, mas não é o desempenho sexual de vocês que vai manter ou salvar seu casamento. Esse argumento parte de um equívoco fundamental com relação à natureza do casamento e no fim nada mais é que uma desculpa tola para comerem a sobremesa antes do almoço.

Agora, o pior argumento que ouvi do João foi que você disse "a graça de Deus tolera esse comportamento." Acho esse o pior argumento porque ele revela uma coisa séria em seu pensamento, que é tomar a graça de Deus como desculpa para um comportamento imoral. Esse sempre foi o argumento dos libertinos ao longo da história da igreja. O escritor bíblico Judas, irmão de Tiago, enfrentou os libertinos de sua época chamando-os de "homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo" (Judas 4). Esse é o caminho de Balaão "o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição" (Apocalipse 2:14). É a doutrina da prostituta-profetisa Jezabel, que seduzia os cristão "a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos" (Apocalipse 2:20) e a conhecer "as coisas profundas de Satanás" (Apocalipse 2:24).
Como seu amigo e pastor, permita-me exortá-lo a cair fora dessa maneira libertina de pensar, Ricardo, antes que sua consciência seja cauterizada pelo engano do pecado (Hebreus 3:13). Ainda há tempo para arrependimento e mudança de atitude. A abstinência sexual é o caminho de Deus para os solteiros, e esse estilo de vida é perfeitamente possível pelo poder do Espírito, ainda que aos olhos de outros seja a coisa mais careta e retrógrada que exista. Se você realmente pensa em casar com a Raquel e constituírem família, o melhor caminho é pararem agora de ter relações e aguardarem o dia do casamento. Vocês devem confessar a Deus o seu pecado e um ao outro, e seguir o caminho da abstinência, com a graça de Deus.

Estou à sua disposição para conversarmos pessoalmente. Traga a Raquel também. Estou orando por vocês.

Um grande abraço, Pr. Augustus




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES
Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Salmo 119.11

Tema: As providências da nova vida!

            A beleza dos salmos é arrebatadora. Ver a alma dos salmistas declarando seu amor a Deus, sua confiança nele, seu anseio por justiça e seus belos louvores, inspiram nossa vida!
            Mas é preciso observar a profundidade do relacionamento que eles procuram desenvolver com Deus e a partir daí estabelecermos um ideal para nós. Aliás, quanto mais perto de Deus nós quisermos estar mais dos princípios de vida encontrados nos salmos nós precisaremos ter.
            Vejo nesse verso tão conhecido um grande desafio para as nossas vidas. Um desafio a uma vida reta e santa diante do Senhor. Por isso, considere as palavras do salmo!

1) Sobre a atitude esperada dos que querem viver em santidade -  “guardar” as palavras no coração. Você crê que temos levado a sério a necessidade de nos esforçarmos para crescer espiritualmente?

2) Porque guardar no coração?

3) Ao dizer que as Palavras de Deus devem ser guardadas o salmista revela o padrão pelo qual nos santificamos, que é a Palavra de Deus em nós. Como podemos tornar a palavra de Deus mais influente na nossa vida?

4) O texto diz que o grande propósito é que não mais pequemos contra o Senhor. Pensando nisso, como você lida com as suas tentações?




Nenhum comentário:

Postar um comentário