sexta-feira, 13 de junho de 2014

Boletim Informativo, 15 de junho de 2014

EXIGÊNCIAS E FUNÇÕES DOS OFICIAS CONFORME A
CONSTITUIÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
Rev. Ângelo Vieira da Silva

Fonte: http://revavds.blogspot.com.br/2013/10/exigencias-e-funcoes-dos-oficiais.html


            A Igreja Presbiteriana do Brasil é regida por uma Constituição. Consequentemente seus oficiais obedecem e são eleitos conforme a mesma. Conforme o artigo 114 da Constituição da Igreja (CI) só poderá ser ordenado e instalado quem, depois de instruído pelo Pastor da igreja:

1. ACEITAR A DOUTRINA
            A doutrina da Igreja Presbiteriana é a Bíblia (os 66 livros do Antigo e Novo Testamentos) que é sua única regra de fé e prática. Nossa igreja interpreta a Bíblia com a iluminação do Espírito Santo, orientada por seus símbolos de fé (Confissão de Fé e Catecismos Maior e Breve de Westminster). Cremos no Pai (criador), no Filho (Jesus, Redentor e único Mediador entre Deus e os homens), no Espírito Santo (batismo e enchimento); batizamos os crentes e seus filhos por aspersão, um símbolo visível de uma graça invisível; Cremos na depravação total do homem, morto em pecados; cremos na eleição incondicional de Deus baseada única e exclusivamente no amor de Deus; cremos que a graça de Deus é irresistível e que os santos do Senhor perseverarão até o fim pelo poder de Deus, sendo guardados do mal pelo mesmo poder. Enfim, os candidatos ao oficialato devem aceitar a doutrina bíblica que nossa igreja prega e ensina, aqui brevemente resumida.

2. ACEITAR O GOVERNO
            O governo da Igreja Presbiteriana é Presbiterial, isto é, nossa igreja é governada por presbíteros devidamente eleitos pela Assembléia. O governo Presbiterial é um governo conciliar, exercido através de concílios (Conselho, Presbitério, Sínodo, Supremo Concílio). Portanto, os candidatos ao oficialato devem aceitar o governo bíblico que nossa igreja adota e pratica, aqui brevemente resumido.

3. ACEITAR A DISCIPLINA
            A disciplina da Igreja Presbiteriana tem sempre como objetivo principal a restauração do faltoso. Esta disciplina é pautada nos ensinos preciosos das Escrituras. Quem for candidato ao oficialato deve aceitar e se sujeitar a disciplina da Igreja Presbiteriana do Brasil que é realizada pelos concílios devidamente empossados para este fim.
            Algumas considerações sobre os oficiais ainda devem ser lembradas. O art. 25 da CI/IPB prescreve que “a Igreja exerce as suas funções na esfera da doutrina, governo e beneficência, mediante oficiais que se classificam em: (a) ministros do Evangelho ou presbíteros docentes (que se dedicam ao ensino), (b) presbíteros regentes (que governam) e (c) diáconos”. Não existe outro oficial na IPB além dos Presbíteros e Diáconos.
            QUAIS SÃO AS FUNÇÕES PRIVATIVAS DO MINISTRO (ou presbítero docente)? Conforme o art. 31 da CI/IPB: (a) administrar os sacramentos, (b) invocar a bênção apostólica sobre o povo de Deus, (c) celebrar o casamento religioso com efeito civil e (d) orientar e supervisionar a liturgia na Igreja de que é pastor.
            O QUE COMPETE AO PRESBÍTERO REGENTE? Conforme o art. 51 da CI/IPB, ele: (a) levar ao conhecimento do Conselho as faltas que não puder corrigir por meio de admoestações particulares, (b) auxiliar o pastor no trabalho de visitas, (c) instruir os neófitos, consolar os aflitos e cuidar da infância e da juventude, (d) orar com os crentes e por eles, (e) informar o pastor dos casos de doenças e aflições, (f) distribuir os elementos da Santa Ceia, (g) tomar parte na ordenação de ministros e oficiais, (h) representar o Conselho no Presbitério, este no Sínodo e no Supremo Concílio.
            E OS DIÁCONOS? Conforme o art. 53 da CI/IPB, o Diácono é o oficial eleito pela Igreja e ordenado pelo Conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente: (a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos, (b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos, (c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino, (d) exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.
            Diante destas exigências, quem se sentir chamado para o oficialato e for eleito em Assembléia, aceitar a doutrina, o governo, a disciplina da Igreja Presbiteriana do Brasil e for aprovado pelo Conselho, a mesma Constituição que faz exigências ao oficial também faz aos membros comungantes que, então, deverão prestar ao diácono e presbítero ordenados e instalados honra e obediência ao Senhor, segundo a Palavra de Deus e nossa Constituição.
            Portanto, diante do cumprimento destas exigências bíblicas e constitucionais, o candidato será ordenado e/ou investido em seu cargo com a imposição das mãos dos presbíteros conforme a Palavra de Deus ensina. Certamente a união do Conselho, Junta Diaconal e toda a Igreja para o serviço do Senhor será recompensada com o crescimento do Reino de Deus. É o que esperamos que Deus faça mais uma vez em Resplendor, assim como Ele fez na Igreja Primitiva. Basta que consagremos nossas vidas a Deus. 

Avisos

Assembleia Geral Extraordinária
Hoje, às 19:30 horas, teremos nossa Assembleia para a eleição de 1 presbítero e 2 diáconos. No salão social acontecerá o culto normalmente e, no templo, após nosso momento devocional teremos nossa eleição. A participação de todos os membros é de suma importância. Não haverá trabalho nas congregações.

CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA
Nossa Conferência Missionária será realizada nos dias 12 e 13 de julho. Na oportunidade receberemos um missionário da Espanha e contaremos com a preciosa colaboração do Rev. José João. Ore por este trabalho e pelo envolvimento missionário de nossa igreja.

Intercessão
- Senir Chagas (prima Josué) – saúde
- Seminarista Leivi José da Silva, esposa da Lucy Reis – Cirurgiado em Brasília –

Reunião de Oração
Na próxima terça-feira venha orar conosco. Deus nos tem dado momentos agradabilíssimos na presença dele. Junte-se a nós!

Estudo Bíblico
Na quinta-feira é dia de estudo bíblico. Separe um tempo durante a semana para aprender mais uma porção das Escrituras. Sua vida será tremendamente enriquecida e abençoada

Construção e Reforma
Estamos avançando em nossos projetos de Construção e Reforma. Mas chegou a hora de contribuirmos com nossos dízimos e ofertas. Não há recursos suficientes para essa nova fase, mas você pode ajudar com sua oferta em espécie ou em material. Procure o Pb. Natanael ou o Pb. Carlos Brasileiro e faça sua oferta.


ESCALA JUNTA DIACONAL -
CENTRAL E CONGREGAÇÕES
JUNHO

Alto da Estação
Filadélfia
Manancial
Central
15/06/14
Francisco
José Humberto, Mardoqueu
José Rodrigues
Josué
Luiz
Francisco
22/06/14
José Rodrigues
Jonathas, José Humberto
Josué
Luiz
Daniel
Ney



Aniversariantes
15/06
Maria Helena A. Ribeiro
Central
3831-7999
16/06
Mirian Flavia Vieira Chagas
Central
3831-9737
16/06
Carlos José de Souza
Alto da Estação
3831-3684
16/06
Sabrina Borges Alves
Central
-
17/06
Lucas Henrique de Oliveira
Filadélfia
3832-7144
17/06
Iêda Nunes Ferreira
Central
3832-4589
18/06
Lucas Mendes de Castro
Central
3831-5775
19/06
João Batista
Alto da Estação

19/06
Wellington H. Coelho
Filadélfia
3831-5891
20/06
Elizabete Souza
Filadélfia
-
20/06
Elizangela Luiza da S. Oliveira
Central
9931-3581
21/06
Kátia Kelly Ulisses Vieira França
Central
3831-5838
21/06
Milto Silva
Central
3831-1890


ESCALA FÉRIAS EVANG. FERNANDO -
 CONGREGAÇÃO MANANCIAL

QUINTA-FEIRA
ESCOLA DOMINICAL
CULTO
15/06/14

Pb. Pedro
REV.EVERTON - CEIA
19/06/14
Pb. Tadeu


22/06/14

Pb. Ernani
Pb. Natanael


ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Preparado pelo Rev. Cleverson Gilvan

Texto: Salmos 4:2 Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? 

Tema: Verdades e Mentiras na terra do futebol campeão

            A copa do mundo começou! E começou como todo brasileiro gosta, com o Brasil ganhando da Croácia, mas não simplesmente ganhando, afinal de contas, como diria um certo jogador de futebol: “roubado é mais gostoso”! Será que foi pênalti mesmo o lance em que Fred caiu na área? E se não foi, como fica a nossa postura diante de uma farsa? Confesso que vibrei com o gol do Neymar, mas depois, com a cabeça no travesseiro veio a pergunta inevitável: Como um crente como eu pode se alegrar com a injustiça?
            Eu não quero ser simplesmente mais um brasileiro onde o que importa é o final do jogo e a vitória do Brasil. Eu quero ser antes um cidadão do Reino dos céus, lembrando que meus princípios devem primeiro se coadunar com os do Reino celestial e não com o império das trevas.
            Então não discuta o lance, mas pense na relação que deve existir entre o crente, a verdade e a mentira.

1) Segundo o texto o que acontece quando amamos a vaidade e a mentira? O que isso significa pra você?

2) Em sua opinião seria legítimo um cristão se alegrar com um resultado de uma partida de futebol que tenha sido manipulada?

3) Veja os seguintes textos: Jo. 8.44, Ef. 4.25 e Ap. 21.27. Como estes textos devem interferir na nossa vida cristã?



MARIDOS SOLITÁRIOS, ESPOSAS SOLITÁRIAS
Augustus Nicodemus


O isolamento de outras pessoas nem sempre é ruim. O próprio Jesus tinha o hábito de isolar-se regularmente das multidões e ficar a sós com Deus, depois de um dia de trabalho em meio às multidões. Nessas ocasiões, ele orava e renovava suas forças.

Mas, existe uma solidão maléfica, característica da sociedade em que vivemos. As pessoas podem viver numa mesma casa com muitas outras e ainda assim viver isoladas delas. Já que fomos criados como seres sociais, viver em isolamento geralmente provoca tristeza, depressão, angústia e, em casos extremos, o suicídio.

O isolamento acontece mesmo entre pessoas tão íntimas como marido e mulher. Diversas forças ativas na sociedade moderna estão separando marido e mulher cada vez mais para longe um do outro, em vez de produzir intimidade e mutualidade:

1) Numa sociedade tão complexa como a em que vivemos, experiências diferentes e sistemas de valores diferentes separam os casais. Antigamente, as pessoas nasciam e cresciam juntas num mesmo lugar. Hoje, elas vêm de passados completamente diferentes.

2) A sociedade moderna tem passado a idéia de que o casamento é um relacionamento na base de 50/50 (fifty-fifty). Isso é, cada um dá um pouco de si. Mas isso não funciona, na verdade. O padrão cristão é 100/100. No casamento, temos de nos dar inteiramente.

3) O egoísmo é provavelmente a maior ameaça à unidade do casal. Ser egoísta é buscar realização pessoal deixando o cônjuge de fora. Uma ilusão bastante comum é que marido e mulher podem obter sucesso independentemente um do outro e ainda ter um casamento bom. Na prática, quase nunca isso dá certo.

4) Outro fator de isolacionismo são problemas não superados. Os pesquisadores mostram que cerca de 70% dos casais que passam por experiências traumáticas - como perder um filho num acidente, ou ter um filho gravemente deficiente - se separam ou se divorciam.

5) A mídia tem popularizado a idéia de que aventuras extra-maritais é algo normal. O fato é que, não somente o adultério consumado, mas o adultério emocional - uma amizade muito íntima com alguém do sexo oposto - provoca o isolamento dos cônjuges.

6) A pressão contínua do estilo de vida acelerado em que vivemos contribui para que cada vez mais vivamos estilos de vida separados uns dos outros.

7) Outro fator é a dependência cada vez maior das mídias sociais. Marido e mulher podem estar sentados na mesma mesa, sentados no mesmo sofá ou deitados na mesma cama, mas cada um está checando seus e-mails, Facebook, Twitter, Google+ ou outros aplicativos sociais. Estão juntos apenas fisicamente. Membros de uma família podem estar juntos na mesma sala e estar perfeitamente isolados uns dos outros. À medida em que nos enfiamos em nossos casulos virtuais, mais e mais nos desconectamos uns dos outros.

O isolamento é uma ameaça séria mesmo para casais cristãos. Estes cristãos precisam perceber que se não tomarem as providências necessárias e se não tratarem dessa ameaça juntos, acabarão por viver isolados uns dos outros, mesmo debaixo do mesmo teto. Muitos casais casados têm sexo, mas não amor. O erro típico que muitos casais cometem é não antecipar que problemas desse tipo podem ocorrer com eles. E quando os problemas surgem, são apanhados desprevenidos.

Vivemos num mundo cheio de problemas. A tentação de muitos, debaixo de pressão, é isolar-se, hibernar como um urso em sua caverna no inverno. Embora essa pareça uma alternativa atraente, é somente com o apoio de amigos que poderemos suportar as misérias desta vida.

O que podemos fazer, como cristãos, para vencer o isolamento? Aqui vão algumas dicas:

1) Busque maior intimidade com Deus, pela leitura da Bíblia e pela oração diária. Quando nos aproximamos de Deus, podemos melhor nos aproximar dos outros.

2) Planeje gastar tempo com seu cônjuge fazendo coisas que ambos apreciam.

3) As vezes o isolamento foi causado por uma atitude errada sua, com a qual o seu cônjuge ofendeu-se ou magoou-se. É preciso pedir perdão e buscar a reconciliação.

4) Às vezes quando a situação já se tornou muito complicada e difícil, é preciso vencer o orgulho e procurar ajuda.


Não permita que o isolamento acabe a alegria do seu casamento. Casados também podem ser felizes juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário