sexta-feira, 12 de junho de 2015

Boletim Informativo, 14 de junho de 2015

O que eu tenho a ver com a passeata do movimento LGBT?
Rev. Cleverson Gilvan

            Essa semana pipocou nas redes sociais uma série de reações à passeata do movimento LGBT ocorrida na cidade de São Paulo. As primeiras reações eram de indignação por causa do uso desrespeitoso de símbolos “cristãos” como a cruz, o crucifixo e a própria representação teatral da pessoa de Jesus beijando outro homem. As outras reações que se seguiram procuraram reorientar as discussões, especialmente no meio evangélico, sugerindo que as agressões não nos foram dirigidas por que aqueles símbolos não nos representam. Outra discussão levantada nas redes sociais foi a da resposta que se deveria dar a esse tipo de atitude: Devemos acioná-los, evocando os princípios da Constituição Federal que versam sobre o respeito aos objetos do culto? Ou devemos simplesmente ignorá-los entregando-os ao Senhor em oração e quem sabe reconhecendo que, de certo modo, eles também são alvos da misericórdia divina?
            Achei a discussão toda muito estranha, mas resolvi pensar um pouco sobre ela. Acredito que devemos considerar a questão a partir do ato em si para depois considerarmos as respostas que devem ser dadas.
            Assim, começo declarando que num sentido mais amplo, acredito que fomos feridos e atacados sim! Não nos símbolos que foram desrespeitados, mas nos princípios que foram violentados.
            A marcha, do modo como ocorreu, fere o princípio da tolerância quando agride a consciência do outro. Embora seja legítimo se manifestar, todos sabemos que é possível propor, de modo a contribuir para uma discussão, sem ser agressivo e desrespeitoso. A tolerância é uma virtude cristã e nesse aspecto foi escanteada.
            A marcha, do modo como ocorreu, fere o princípio da moralidade quando associa, publicamente a expressão de uma fé de matiz cristã à promiscuidade violenta e erótica de uma crise convulsiva social. Não estou advogando a legitimidade dos símbolos, mesmo porque não a reconheço, mas entendendo que o foco da agressão não foi o símbolo, mas aquilo que historicamente ele representa, ou seja, a fé que confronta os LGBT
            A marcha, do modo como ocorreu, fere o princípio da liberdade quando constrange o outro a ouvi-lo (e vê-lo) enquanto lhe cerceia o direito de ser contrário. Todos viram que a marcha foi financiado com recursos públicos, votados e aprovados pelo governo, que quer, a todo custo, desestabilizar a família e, especialmente, a influência da igreja de Cristo na formação de nossa sociedade.
            Mas o que devemos fazer? Há dois caminhos: Primeiro, a resposta da igreja como uma instituição e segundo, a resposta do cristão como cidadão.
            Do ponto de vista da igreja não existe resposta mais eficaz do que a intensificação da obra de evangelização. Só por meio do evangelho podemos ver uma sociedade tão corrompida, como a nossa, ser redimida.
            Já do ponto de vista do cidadão, as respostas precisam ser articuladas. E nessa articulação elas precisam ser políticas e legais. Não podemos nos afastar do processo político de construção de uma sociedade.
            Então, seja qual for nossa posição (instituição ou particular) não podemos ficar apenas assistindo a tudo. Pense nisso!

Avisos

Profissão de Fé e Batismo
Por ocasião do culto noturno participaremos da recepção de novos membros por Profissão de Fé e Batismo. At. 2.47b “...Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” 

Estudos Bíblicos
Participe dos nossos Estudos Bíblicos semanais. Toda quinta-feira, sempre às 19h:30min.

Oficiais Eleitos na última Assembleia
Conforme decisão do conselho da Igreja, os oficias eleitos na última Assembleia, presbítero e diáconos, tomarão posse no dia 09 de agosto, por ocasião do culto de aniversário de nossa Igreja. Naquela oportunidade contaremos com a presença do Rev. Antônio, pastor da 6ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.

Lição da classe de Adultos – Igreja Central –
A Encarnação do Filho de Deus
Texto – Jo.1:1-18
Introdução – Deus esteve entre nós.
I-A Divindade de Jesus
II-A Humanidade de Jesus
III-As Implicações da Encarnação de Jesus
Conclusão – A vinda de Jesus realiza a salvação.

Próxima Lição – A Apresentação do Filho de Deus
Leituras bíblicas para as devocionais da semana:
Segunda – Jo.4:6-14- Jesus, a fonte da água viva
Terça – Jo.6:48 – Jesus, o pão da vida
Quarta – Jo.8:12-36 – Jesus, a luz e a verdadeira liberdade
Quinta – Jo.15:1-11- Jesus, a videira verdadeira
Sexta – Jo.10:11-18 – Jesus, o bom pastor
Sábado – Jo.11:25 – Jesus, a ressurreição e a vida
Domingo – Jo.3:17 – Jesus, o Salvador do mundo

ANIVERSARIANTES

14/06
Joaquina Chagas Rodrigues
Central
3831-2535
14/06
Mateus Eller Santos
Central

15/06
Maria Helena A. Ribeiro
Central
3831-7999
16/06
Mirian Flavia Vieira Chagas
Central
3831-9737
16/06
Lucas de Souza Santos
Central
8803-4919
17/06
Lucas Henrique de Oliveira
Filadélfia
3832-7144
17/06
Iêda Nunes Ferreira
Central
3832-4589
18/06
Lucas Mendes de Castro
Central
3831-5775
19/06
João Batista
Alto da Estação

19/06
Wellington H. Coelho
Filadélfia
3831-5891
20/06
Elizabeth Moreira Souza
Filadélfia
3831-3423
20/06
Elizangela Luiza da S. Oliveira
Central
9931-3581

Departamental SAF Alto da Estação
Na próxima sexta-feira teremos nossa reunião na casa da sócia Helena. Nossa reunião será às 19:30 horas. Todas as sócias estão convidadas!



Porta Treco
1 pote vazio de margarina
3 cds velhos
1 tampa de desodorante ou amaciante
1 pedaço de tecido 100% algodão (9 largurax40comprimento)
6 palitos de picolé
1 tinta PVA
Cola quente
Cola branca
Rolinho de espuma
40 cm de festão ou marabú para decorar
3 lacinhos pequenos para decorar
1 tinta relevo (cor desejada)
Secador de cabelo
Estilete
Tesoura

  
Cofrinho de Garrafa pet

1 garrafa branca pet
1 folha de EVA (cor desejada)
1 lacinho
1 par de olhinho móvel grande
Cola quente
Estilete
Tesoura



Fórum

OITO MANEIRAS PROVEITOSAS DE LER A BÍBLIA (Parte 2)
Por J. C. Ryle

5. Leia a Bíblia diariamente. Faça com que a leitura e meditação de algum trecho da Palavra de Deus sejam parte do seu dia a dia. Meios particulares de graça são tão necessários diariamente para nossas almas como alimento e vestimenta são para nossos corpos. O pão de ontem não alimentará o trabalhador hoje; e o pão de hoje não alimentará o trabalhador amanhã. Faça como os Israelitas no deserto. Pegue o seu maná fresco a cada manhã. Escolha a parte do dia e os horários. Não atropele sua leitura, apressadamente. Dê a sua Bíblia a melhor e não a pior parte do seu tempo! Mas qualquer que seja o plano que você use, faça da visita ao trono da graça e a Palavra de Deus uma regra da sua vida para todos os dias.

6. Leia toda a Bíblia – e a leia de uma maneira ordenada. Temo que haja muitas partes da Palavra que algumas pessoas nunca lêem. Para dizer o mínimo, isso é um hábito muito presunçoso. “Toda a Escritura é útil” (2 Timóteo 3.16). Esse hábito é o causador da falta de uma visão balanceada da verdade, tão comum hoje em dia. Algumas pessoas lêem a Bíblia como um perpétuo sistema de “mergulhar e pegar”, como aperitivos. Eles parecem desconsiderar a possibilidade de avançar regularmente por todo o Livro.

7. Leia a Bíblia de forma justa e honesta. Decida considerar tudo em seu significado claro, óbvio, e considere com muita suspeita todas as interpretações forçadas. Como uma regra geral, o que um verso da Bíblia parece significar – é o que ele significa! Uma regra bastante valiosa é: “A maneira correta de se interpretar a Escritura é considerá-la como a encontramos, sem nenhuma tentativa de forçá-la a um sistema teológico particular.”

8. Leia a Bíblia com Cristo continuamente em perspectiva. O grande e primário objeto de toda a Escritura é testificar sobre Jesus! As cerimônias do Antigo Testamento são sombras de Cristo. Os juízes do Antigo Testamento são tipos de Cristo. As profecias do Antigo Testamento estão cheias dos sofrimentos de Cristo e de Sua Glória ainda porvir. A primeira e a segunda vinda, a humilhação do Senhor e Seu reino glorioso, Sua cruz e sua coroa brilham intensamente em toda a Bíblia. Segure-se firme nisso, e você lerá a Bíblia corretamente.

Eu poderia facilmente adicionar mais dicas, se mais espaço fosse permitido. Apesar de poucas e curtas, você perceberá que elas são mais proveitosas quando postas em prática.



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Efésios 2.1-10
Tema: A experiência e o propósito da salvação

            Jesus disse que a verdade liberta! E temos crido, com toda força do nosso coração, que é conhecimento da verdade e a experiência decorrente deste conhecimento são imprescindíveis na caminhada cristã.
            Na mensagem desta semana voltamos a um dos assuntos fundamentais da fé cristã: A Salvação. É possível que alguns ainda estejam em dúvida quanto a natureza graciosa dela e as implicações decorrentes da mesma. Por isso, pretendemos, com maior ênfase e constância, expor os aspectos doutrinários mais fundamentais da nossa fé.
            A salvação é uma obra soberana e graciosa da parte de Deus. É soberana porque não depende da vontade de ninguém senão da vontade do próprio Deus (Jo. 15.16, Rm. 9.15, Ef. 1.4) e é graciosa porque nos é dada sem que nenhuma contribuição humana seja oferecida (Gl. 2.16, Ef. 2.9, 2Tm. 1.9),
            Assim, considere:

1) Em que situação nos encontrávamos quando Deus nos deu vida? Ef. 2.1-3

2) Nessa condição você acredita que seríamos capazes de atos bons que fossem agradáveis ao Senhor?

3) Qual foi a motivação de Deus em nos salvar? Ef. 2.4-5

Nota: A razão do amor de Deus por nós está nele mesmo. Não foi algo que Ele viu em nós que o moveu em nossa direção.

4) O que o verso 8 e 9, de Efésios 2, significa para você?

5) O verso 5 diz que fomos salvos para as boas obras. Veja, elas são a nossa resposta ao dom gracioso da salvação. Então, como um cristão verdadeiro deve viver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário