sexta-feira, 19 de junho de 2015

Boletim Informativo, 21 de junho de 2015

BEBENDO SUCO DE LARANJA PARA A GLÓRIA DE DEUS
Fonte: Extraído do livro Penetrado pela Palavra, John Piper, Editora Fiel.


            Quando me perguntam: “A Doutrina de Depravação Total é bíblica?”, minha resposta é: “Sim”. Uma das coisas que pretendo dizer com esta resposta é que todas as nossas ações (sem a graça salvadora) são moralmente maculadas. Em outras palavras, tudo o que o incrédulo faz é pecaminoso e, portanto, inaceitável a Deus.
            Uma de minhas razões para crer nisto encontra-se em 1 Coríntios 10.31: “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. É pecado desobedecermos este mandamento das Escrituras? Sim.
            Por isso, chego a esta triste conclusão: é pecado alguém comer, ou beber, ou fazer qualquer outra coisa, se não for para a glória de Deus. Em outras palavras, o pecado não é apenas uma lista de coisas prejudiciais (matar, roubar, etc.). Pecamos quando deixamos Deus fora de consideração nas realizações triviais de nossa vida. Pecado é qualquer coisa que fazemos, que não seja feito para a glória de Deus.
            É pecado alguém comer, ou beber, ou fazer qualquer outra coisa, se não for para a glória de Deus.
            Mas, o que os incrédulos fazem para a glória de Deus? Nada. Conseqüentemente, tudo o que eles fazem é pecaminoso. É isso que pretendo dizer, quando afirmo que, sem a graça salvadora, tudo que fazemos é moralmente ruim.
Evidentemente, isto suscita uma questão prática: como podemos “comer e beber” para a glória de Deus? Tal como, por exemplo, beber suco de laranja no café da manhã?
            Uma das respostas encontra-se em 1 Timóteo 4.3-5:
…[alguns] proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.

            Suco de laranja foi criado para ser “recebido com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade”. Portanto, os incrédulos não podem usar suco de laranja para cumprir o propósito que Deus tencionou – ou seja, uma ocasião para ações de graça sinceras, dirigidas a Ele, provenientes de um coração de .
            Mas os crentes podem, e esta é a maneira como glorificam a Deus. O suco de laranja que eles bebem é santificado “pela palavra de Deus e pela oração” (1 Tm 4.5). A oração é a nossa humilde resposta de agradecimento do coração. Crer nesta verdade, apresentada na Palavra de Deus, e oferecer ações de graça, em oração, é uma das maneiras de bebermos suco de laranja para a glória de Deus.
            A outra maneira é bebermos com amor. Por exemplo, não insista na porção maior. Isto é ensinado no contexto de 1 Co 10.33: “Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos”. “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Co 11.1). Tudo o que fazemos – inclusive beber suco de laranja – pode ser feito com a intenção e a esperança de que será proveitoso para muitos, a fim de que sejam salvos.
            Louvemos a Deus porque, pela sua graça, fomos libertos da ruína completa de nossos atos. E façamos tudo, quer comamos, quer bebamos, para a glória de nosso grande Deus!





Avisos

Reunião de Oração
Nesta terça-feira é dia de reunião de oração. Todos os irmãos estão convocados a dobrarem seus joelhos juntos em oração aqui no templo de nossa igreja.

Estudo Bíblico
Participe dos nossos estudos bíblicos semanais. Neste mês os estudos de quinta-feira estão sob a responsabilidade do Rev. Everton César.

CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA 2015
Esse ano teremos uma conferência missionária super especial. Nos dias 11 e 12 de julho receberemos a visita do Rev. José Dilson e sua esposa Marli, missionários da IPB no Senegal. Será uma grande honra para nossa igreja receber esses irmãos valorosos em nossa Conferência. Agende esta data!

Encontro Missionário para Liderança
No dia 23/06, às 19:30h, teremos um encontro de liderança na casa do Rev. José João. Todos os presbíteros estão convidados para esta reunião, bem como pastores e evangelistas. Na oportunidade teremos uma entrevista com o Rev. Reginaldo Goulart, missionário entre os ciganos na cidade de Caldas Novas/GO.

Ceia na Congregação da Matinha
Pela manhã o Rev. Everton ministrará a Ceia do Senhor na Congregação da Matinha.


Lição da Escola Dominical 1
Durante os terceiros, quartos e quintos (quando houver) domingos, o Rev. Cleverson iniciará uma série de estudos doutrinários, conforme solicitação, baseados nos nossos Símbolos de Fé (Confissão de Fé de Westminster e seus catecismos).

Lição da Escola Dominical

Texto Bíblico: Salmo 19

Leituras Adicionais: Rm. 1.19-20, Rm. 2.14-15, Rm. 1.32, 1Co. 1.21, 1Co. 2.9-14, At. 4.12, Rm. 10.13-14, Hb. 1.1-2, Dt. 4.12-14, Lc. 24.27, 2Pe. 3.15-16, Lc. 16.29-31.

CAPÍTULO I
DA ESCRITURA SAGRADA 
I. Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo.


ANIVERSARIANTES


21/06
Kátia Kelly Ulisses Vieira França
Central
3831-5838
21/06
Wericles Chagas Dornelas
Filadélfia

21/06
Milto Silva
Central
3831-1890
22/06
Idevando Pires da Costa
Alto da Estação

22/06
Gabriel Pires
Alto da Estação

23/06
Fani Menezes Cabral
Central
3831-9882
24/06
Letícia Cristina S. dos Santos
Alto da Estação
8875-0414
24/06
Mateus Pereira Silva
Central
3831-3643
25/06
Rodrigo Mescua
Central
3517-0406
25/06
João Baptista de Souza
Central
3831-1426
25/06
Maria Silva Fonsêca
Central
3831-1788
25/06
João Baptista de Souza
Central
3831-1426
26/06
Márcia Lucia Eller Santos
Central
3831-1784
27/06
Arnaldo Paulo Ribeiro
Alto da Estação
3831-3897
27/06
Débora Brito de Oliveira
Central
9109-1906


SAF Central
Haverá reunião do Departamento "Vitoriosas por Cristo", na próxima sexta-feira dia 26 de junho as 19:30h na casa da D.Maria Helena e Pb. Pedro. O endereço é rua Belvedere 120 - cidade Jardim.


FÓRUM

6 DICAS PARA SER UM MARIDO PIEDOSO
Por Bob Lepine com Chris Lawrence

            O propósito de Deus para o casamento é fazer com que nos tornemos semelhantes a Cristo.
            Quando eu me inscrevi para poder casar em cartório, após um ano de ter me formado na faculdade, tudo que eu tinha que fazer era pagar uma taxa. Não houve treinamento, nenhum vídeo ou manual.
            Apesar do fato de que eu não tinha habilidades de como fazer um casamento funcionar, a certidão de casamento foi concedida!
            Eu sei que existem muitos homens que estão tentando descobrir exatamente o que Deus espera deles como maridos.
            Então, eu vim com uma lista das coisas que eu acredito que são fundamentais para ser um marido piedoso.
           
Seja um líder espiritual
            Sua esposa provavelmente entrou no casamento com algumas imagens idealizadas, por exemplo: Os dois juntos no início da manhã, ao redor da mesa, tomando suco de laranja fresco enquanto fazem a devocional.
            Ela imaginou você saindo para o trabalho e dizendo: "Eu vou estar de volta à noite, e nós faremos estudo bíblico novamente."
            Depois de um mês de casados, sua esposa provavelmente está pensando: O que será que aconteceu? Ler as Escrituras e orar juntos é tão importante. Se eu pudesse rebobinar meu casamento começaria do zero!
            Não importa há quanto tempo você está casado, comece a desenvolver hoje, um padrão que possa incluir no seu casamento. Lembre-se, é o marido que tem a obrigação de iniciar isso.
            "Um homem pode não ser um teólogo profissional", diz Doug Wilson, autor de Reformando o Casamento. "Mas, em sua casa, ele precisa ser um teólogo firme."

Conduzir com humildade

            A razão pela qual existem resistências sobre os homens serem líderes em um relacionamento conjugal é por que, muitos homens não conduzem isso com humildade.
            Os homens são chamados por Deus para conduzir suas esposas, mas a nossa liderança deve ser altruísta.
            Filipenses 2.3 diz: "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos" (Nova Versão Internacional).
            Coloque este versículo em prática, e ele vai resolver 95 por cento dos problemas que enfrentamos.
            Eu nunca conheci uma mulher que falasse: "Eu resisto à liderança de meu marido, mesmo ele sendo humilde e semelhante a Cristo."
            As mulheres que eu conheci, tem o desejo de líderes piedosos em seu casamento.


Seja piedoso e um homem corajoso

            1 Coríntios 16.13 dá uma definição clara de masculinidade bíblica: "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes." Antes de podermos ser maridos piedosos, devemos ser homens de coragem.
            Vamos analisar a definição do que significa ser um homem de coragem. A essência da coragem é ter um grande temor a Deus! Tão grande que não tenha medo de nada mais.

 CONTINUA ...




 ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES
Texto: Salmo 5

Baseado no sermão do Rev. Everton César

Este salmo segue em 5 estrofes: (1) abrindo com um pedido para que Deus o possa ouvir, (2) afirmando o ódio de Deus em relação ao mal, (3) uma decisão em servir a Deus e uma oração por ajuda, (4) uma oração pela destruição do mal e (5) uma oração pela proteção do justo.

O justo foi ferido pela maldade alheia e espera que Deus haja em seu favor.

Davi, traído por seu próprio filho, que quer lhe tomar o trono, espalha inverdades sobre seu pai e reino, a fim de que pudesse, junto com outros interessados, tomar o governo do rei.

Entretanto, Davi, reconhecendo o Governo Divino sobre tudo e todos, implora a Deus que ouça sua oração de lamento, expressando, assim, sua confiança ao se aproximar Daquele (que odeia a iniqüidade), ao mesmo crendo que receberá divina orientação, bênção por justiça e destruição do mal.


E quanto a nós, o que este salmo nos ensina?

1.      Antes de prosseguir nas demais questões, reflita: em tempos de aflição, ao o que, a quem ou a Quem recorre?
2.      Tendo considerado, por um tempo, na reflexão anterior, por que Davi invoca DEUS dizendo: “...Rei meu e Deus(Elohim) meu? (v.2)
* A primeira ocorrência do termo Elohim no Velho Testamento está em Gênesis 1:1, onde aparece a frase "No princípio, Elohim criou os céus e a terra." Indica Elohim como criador, como autor da criação, e autor de tudo e todas as coisas.  
3.      Davi, neste salmo, orava toda manhã (v. 3). Este hábito do salmista nos ensina o que sobre nós mesmos?

4.      É fácil esperar em Deus? Muito provavelmente sua resposta será negativa! Contudo, pela fé, temos que esperar, confiar nEle. Como devo esperar? O que Cristo quis dizer com: Vigiai e Orai?  










Nenhum comentário:

Postar um comentário