sexta-feira, 26 de junho de 2015

Boletim Informativo, 28 de junho de 2015


A graça de crer além da dor
Rev. Cleverson Gilvan

           
            Durante a semana muita gente sentiu a morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo. Um jovem no auge da fama que foi fatalmente acidentado em mais um trágico e comum acidente nas estradas brasileiras. Mas, para muitos, o que mais chamou a atenção foi a reação, muito emocionado do seu pai que perguntava: Onde estava Deus? Deus existe? Rapidamente se espalharam opiniões acirradas e outras compassivas diante da fala dolorida de um pai que chorava a morte do filho. Não acredito ser oportuno tecer opiniões dogmáticas sobre a reação do pai naquele momento, mas é possível pensar: Podemos crer em Deus no meio de uma forte dor?
            A primeira parte desta questão começa com um aspecto fundamental: O da natureza essencial da fé. Segundo as Escrituras a fé é um dom de Deus. Paulo diz, no final do verso 3 de Romanos 12 “...segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”. Deste modo, observamos, com muitos outros textos das Escrituras que crer é graça. Portanto, não depende de nenhuma capacidade inerente ao ser humano, mas de uma comunicação especial de Deus.
            Em segundo lugar devemos considerar que a dor interfere diretamente em nossas percepções espirituais. Exatamente por isso muitos salmistas questionaram Deus quando não viam a sua mão se movimentando para livrá-los – Salmo 13.
            Contudo, aprendemos pelo exemplo de servos de Deus que, mesmo quando as dores são terríveis, é possível crer. Paulo, por exemplo, sofrendo com o espinho na carne ouviu o Senhor dizer que a sua graça bastava. Jesus, o grande exemplo que temos, não deixou de buscar a Deus nem mesmo quando estava pendurado na cruz. A grande questão é que essa fé, demonstrada na dor, é fruto de uma íntima comunhão com o Senhor, dado por Ele mesmo, para que sejamos capazes de enfrentar as piores lutas que nos sobrevém.
            Deste modo, reconhecemos que é próprio do homem questionar, mas é também graça divina reconhecer a mão do Senhor quando as coisas não vão bem.
            Assim, quando passamos por situações tão dramáticas como a que vive o pai do cantor, só podemos reagir de modo diferente se a graça de Deus nos conduzir a isso. E, frequentemente, Deus tem dado aos seus a capacidade de expressar a sua fé, mesmo quando tudo conspira contra ela. Recentemente um jovem cristão, executado no Oriente Médio, despediu-se de sua família com um gesto singelo enquanto a corda já circundava seu pescoço e, com um sorriso incontido, enfrentou a morte contemplando o seu S          ENHOR. Seria ele mais forte que o pai do cantor citado no início deste artigo? Certamente que não, no entanto, a graça de Deus era com ele naquele derradeiro momento.

Ore: Peça a Deus a graça de crer além da dor!
Romanos 15:13  E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. 

Avisos

Conferência Missionária
Nos dias 11 e 12 de julho teremos nossa Conferência Missionária. Este ano contaremos com a presença do Rev. José Dilson e sua esposa Marli. Nossos irmãos são missionários no Senegal. No sábado nossa programação começará às 19:30 horas e no domingo, tanto nossa Escola Dominical quanto nosso culto serão voltados para Missões. Participe!



ANIVERSARIANTES

29/06
Larissa dos Reis Guimarães
Central
3832-6958
30/06
Eliana
Manancial

30/06
Zilda Maria
Filadélfia
9105-8383
01/07
Silas Alberto Brasileiro
Central
3831-1934
01/07
Lucas Silva
Matinha

03/07
Edismar Cabral
Central
3832-4575
03/07
Letusa Moreira Barbosa
Central
3831-2852


Agradecimentos
Fomos sobreviventes de um gravíssimo acidente de carro (dia 19/06), do qual saímos ilesos. Fomos salvos, milagrosamente, pela misericórdia de Deus, convencidos de um propósito divino para nossas vidas. Somos imensamente gratos aos irmãos, pelas orações e diversas manifestações de solidariedade.  Major Moisés e Alda.

SAF Central
Amanhã teremos nossa reunião executiva e plenária. A reunião executiva será às 19:00 horas e a Plenária às 19:30 horas. Todas as sócias estão convocadas!

Reunião de Oração
Participe de nossa reunião de oração. Toda terça-feira, sempre às 19:30 horas. “Orai sem cessar” – I Ts. 5.17

Estudo Bíblico
Na quinta-feira temos a oportunidade de estudar as Escrituras. Durante esse mês nossos estudos bíblicos estão sob a responsabilidade do Rev. Everton. Participe conosco!

Lição da Escola Dominical

Estudos na Confissão de Fé de Westminster

IV. A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de Deus (a mesma verdade) que é o seu autor; tem, portanto, de ser recebida, porque é a palavra de Deus.
II Tim. 3:16; I João 5:9, I Tess. 2:13.

V. Pelo testemunho da Igreja podemos ser movidos e incitados a um alto e reverente apreço da Escritura Sagrada; a suprema excelência do seu conteúdo, e eficácia da sua doutrina, a majestade do seu estilo, a harmonia de todas as suas partes, o escopo do seu todo (que é dar a Deus toda a glória), a plena revelação que faz do único meio de salvar-se o homem, as suas muitas outras excelências incomparáveis e completa perfeição, são argumentos pelos quais abundantemente se evidencia ser ela a palavra de Deus; contudo, a nossa plena persuasão e certeza da sua infalível verdade e divina autoridade provém da operação interna do Espírito Santo, que pela palavra e com a palavra testifica em nossos corações.
I Tim. 3:15; I João 2:20,27; João 16:13-14; I Cor. 2:10-12




Fórum

6 DICAS PARA SER UM MARIDO PIEDOSO - continuação
Por Bob Lepine com Chris Lawrence


Seja um provedor

            O marido deve ter a responsabilidade de arcar com as necessidades básicas de uma casa.
            Na verdade, 1 Timóteo 5.8 diz que se um homem não provê a sua família, ele é pior do que um pagão. Esse não é o tipo de reputação que eu quero ter diante da sociedade.
            Um provedor é aquele que se antecipa, aquele que faz planos estratégicos para o progresso familiar. Ele pensa sobre as metas, não apenas financeiras, mas as metas espirituais e metas emocionais.
            Em outras palavras, ele é o diretor executivo da família, é sua responsabilidade definir a direção. E muitas vezes a mulher é a chefe de operações, em dois vocês unificam a direção tomada, para o bem da família.

Amar a Deus mais do que você ama sua esposa

            Após 3 anos de namoro com Mary Ann, começamos a falar sobre casamento, um pouco mais tarde nós terminamos. Fiquei arrasado.
            Certa noite enquanto orava, as coisas tornaram-se muito claras: Mary Ann tinha se tornado um ídolo na minha vida, eu me importava mais com as coisas que a deixava feliz do que as coisas que agradavam a Deus.
            Era como se Deus estivesse dizendo: "Você não terá outros deuses diante de mim, e se você colocar algo ou alguém no meu lugar, vou retirá-lo de você."
            Em 25 anos de casamento, eu continuo a lutar contra o mesmo problema. Permaneço em “cheque” com esta pergunta: A quem devo temer mais, a minha mulher ou Deus?
            O nível de dor pode ser imediato quando eu não agrado a minha esposa. Mas Deus me lembra: "Você fez a coisa certa, mesmo que naquele momento ela não tenha ficado feliz."


Ame-a biblicamente

            Para amá-la biblicamente, precisamos nos perguntar: "O que significa o amor de Deus por nós?" A essência do Seu amor por nós é refletida em Seu compromisso e sacrifício. Isso é o que o nosso amor, pela nossa esposa, precisa para se parecer com o de Cristo.
            Para mim, muitas vezes, significa colocar as necessidades dela à frente das minhas próprias necessidades. Isso significa que eu ainda vou sacrificar muita coisa por ela, mesmo quando nos desentendemos, ela deve ser a minha prioridade.
            Lembre-se do pequeno verso do voto matrimonial, "Deixando os outros, até que a morte nos separe".
            Isso significa que seu relacionamento com sua esposa é o mais importante do que qualquer outro relacionamento - amigos, seu chefe ou até mesmo seus filhos.
            Simplificando, devemos amar nossa esposa mais do que qualquer coisa na terra; essa é a essência do relacionamento conjugal.
            DL Moody resumiu melhor: "Se eu quiser saber se um homem é cristão, eu não iria questionar um ministro, eu iria pedir informações à sua esposa. Se um homem não trata sua esposa da forma correta, eu não quero ouvi-lo falar sobre o cristianismo. Qual é a utilidade de falar sobre a salvação se ele não tem salvação para esta vida? "
            Em maio passado, Mary Ann e eu celebramos o nosso 25º aniversário de casamento em Maui, Hawaii. Os cenários foram incríveis e realmente estávamos muito felizes juntos.
            Durante o jantar naquela noite, poderíamos dizer que, apesar de todos os desafios que têm vindo em nossa direção, nós não mudaríamos o resultado dos nossos momentos.
            Por isso Deus tem usado a nossa relação para compartilharmos uns com os outros, mais do que qualquer outra coisa, para que nos tornemos mais semelhantes à Cristo, o que finalmente é o Seu propósito para o casamento.





ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Mateus 16.24-28
Tema: Tome a sua cruz!

            Alguns textos do Senhor Jesus são extremamente desafiadores. Neles o Senhor Jesus fala sobre a vida abnegada do cristão e sobre as bênçãos decorrentes de suas renúncias.
            Desse modo a mensagem desta semana é um convite para que consideremos o que de fato estamos dispostos a deixar e também o que estamos dispostos a suportar. Cremos que por amor a Cristo e também em virtude de tudo o que Ele nos dá, a nossa vida não pode ser outra senão marcada pela renúncia e pela expectativa das recompensas celestiais. Pense nisso!

1) O que o verso 25 significa para você?

2) Tomar a sua cruz tem muito a ver com a nossa disposição de assumir todas as lutas que o nosso cristianismo promoverá. Você acredita que os cristãos brasileiros estão prontos para viver a plena expressão dessa ideia?

3) O verso 27 ensina que Deus está atento a cada uma de nossas obras. Certamente o Senhor não está sugerindo aqui que elas nos salvarão, mas Deus as retribuirá, recompensando especialmente a nossa fidelidade. De que maneira você acredita que Deus avalia a sua vida hoje?

4) O verso 28 nos prepara para entender que o domínio de Cristo no seu Reino foi testemunhado pelos discípulos na morte, ressurreição e ascensão de Jesus. Como você acredita que esse reino de Jesus se manifesta hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário