quarta-feira, 6 de abril de 2016

Boletim Informativo, 10 de abril de 2016

TEMPO DE REFRIGÉRIO

Rev. Cleverson Gilvan

            O que te cansa, te desanima ou te estressa?
            São tantas as possibilidades de resposta que fica difícil tratar essa questão do modo objetivo. Mas o fato é que vivemos uma vida tão corrida e tão atribulada, que é praticamente impossível viver um dia em plena tranquilidade. Somos atacados por enfermidades, crises financeiras, dificuldades de relacionamento, falta de perspectivas ou falta de condições de realizarmos nossos sonhos a curto e médio prazo, ameaça de perda de emprego, convulsão política e assim, não há coração que aguente!
            Contudo, não posso deixar de observar que toda essa tribulação é fruto do nosso próprio pecado. Não sabemos viver comedidamente e desprezamos todo ensino bíblico do cuidado providencial de Deus quando nos preocupamos excessivamente com a nossa vida.
            Não seria esse o tempo de recomeçarmos a vida? De darmos um novo rumo, vivendo com uma nova disposição? Lembre-se: O tempo está passando rápido demais e algo precisa ser feito urgentemente.
            Pedro diz que quando nos arrependemos dos nossos pecados, Deus nos dá refrigério. Veja - Atos 3:19-20 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus,”.
            Boa parte das nossas lutas estão relacionados com o nosso pecado e naquilo que for de fato assim, é tempo de buscarmos arrependimento, a fim de que da presença do Senhor venham tempos de refrigério. Clame por isso, dobre seus joelhos por isso, que o Senhor nos dê tempos de refrigério.



Encontrão das Famílias do Presbitério Alto Paranaíba – Atenção Central e Congregações
Esse ano nosso tradicional Encontrão será realizado no dia 21 de abril na Chácara Motomar em Monte Carmelo. Toda igreja é convidada a participar desse momento de integração, comunhão e crescimento. Estamos tentando locar um ônibus, mas para isso precisamos que os interessados confirmem sua participação até o dia 15 de abril, sem falta! Só locaremos o ônibus se preenchermos o número de vagas suficientes.

Celebração da Ceia na Congregação Manancial
Hoje, por ocasião da Escola Dominical, teremos a celebração da Ceia na Congregação Manancial. A ceia será ministrada pelo Rev. Everton.

Estudo Bíblico na Central
Durante esse mês de abril os estudos bíblicos na central estarão sob a responsabilidade do Rev. Cleverson Gilvan. Participe conosco!

Reunião de Oração – Projeto Ana
Na próxima terça-feira teremos a Reunião de Oração do Projeto Ana. Esse é um tempo de oração pelas famílias, onde todos os irmãos são convidados a orar pelos seus lares.


Intercessão

D. Almeirinda – saúde
Isabel – irmã Dc. Josué
D. Angelina

Aniversariantes
10/04
Vanusa Maraisa Alves
Central
9 8804-8882
11/04
Welyton Guimarães de Queiroz
Central
8802-6214
13/04
Maria Vitória Pereira Araújo
Manancial

13/04
Maria Eduarda Pereira Araújo
Manancial

14/04
Weliton Aparecido Nunes Silva
Manancial

14/04
Wesley Chagas Dornelas
Filadélfia
8835-5608
15/04
Matheus Henrique S. Moreira

3831-2868
15/04
Vanessa Rodrigues de Oliveira
Central
8807-5204
16/04
Mateus Henrique Barbosa Lima
Filadélfia

16/04
José Pedro Araújo
Central


ANIVERSÁRIO DA CONGREGAÇÃO MATINHA
Todos os irmãos são nossos convidados para a programação de ação de graças pela vida de nossa Congregação na Matinha. Os cultos serão nos dias 16 e 17 de abril, às 19:30 horas e a Escola Dominical no dia 17 às 09:00 horas. Que Deus abençoe o trabalho de nossa congregação.



FÓRUM

MARIDOS SOLITÁRIOS, ESPOSAS SOLITÁRIAS
Augustus Nicodemus

O isolamento de outras pessoas nem sempre é ruim. O próprio Jesus tinha o hábito de isolar-se regularmente das multidões e ficar a sós com Deus, depois de um dia de trabalho em meio às multidões. Nessas ocasiões, ele orava e renovava suas forças.

Mas, existe uma solidão maléfica, característica da sociedade em que vivemos. As pessoas podem viver numa mesma casa com muitas outras e ainda assim viver isoladas delas. Já que fomos criados como seres sociais, viver em isolamento geralmente provoca tristeza, depressão, angústia e, em casos extremos, o suicídio.

O isolamento acontece mesmo entre pessoas tão íntimas como marido e mulher. Diversas forças ativas na sociedade moderna estão separando marido e mulher cada vez mais para longe um do outro, em vez de produzir intimidade e mutualidade:

1) Numa sociedade tão complexa como a em que vivemos, experiências diferentes e sistemas de valores diferentes separam os casais. Antigamente, as pessoas nasciam e cresciam juntas num mesmo lugar. Hoje, elas vêm de passados completamente diferentes.

2) A sociedade moderna tem passado a ideia de que o casamento é um relacionamento na base de 50/50 (fifty-fifty). Isso é, cada um dá um pouco de si. Mas isso não funciona, na verdade. O padrão cristão é 100/100. No casamento, temos de nos dar inteiramente.

3) O egoísmo é provavelmente a maior ameaça à unidade do casal. Ser egoísta é buscar realização pessoal deixando o cônjuge de fora. Uma ilusão bastante comum é que marido e mulher podem obter sucesso independentemente um do outro e ainda ter um casamento bom. Na prática, quase nunca isso dá certo.

4) Outro fator de isolacionismo são problemas não superados. Os pesquisadores mostram que cerca de 70% dos casais que passam por experiências traumáticas - como perder um filho num acidente, ou ter um filho gravemente deficiente - se separam ou se divorciam.

5) A mídia tem popularizado a ideia de que aventuras extra-maritais é algo normal. O fato é que, não somente o adultério consumado, mas o adultério emocional - uma amizade muito íntima com alguém do sexo oposto - provoca o isolamento dos cônjuges.

6) A pressão contínua do estilo de vida acelerado em que vivemos contribui para que cada vez mais vivamos estilos de vida separados uns dos outros.

7) Outro fator é a dependência cada vez maior das mídias sociais. Marido e mulher podem estar sentados na mesma mesa, sentados no mesmo sofá ou deitados na mesma cama, mas cada um está checando seus e-mails, Facebook, Twitter, Google+ ou outros aplicativos sociais. Estão juntos apenas fisicamente. Membros de uma família podem estar juntos na mesma sala e estar perfeitamente isolados uns dos outros. À medida em que nos enfiamos em nossos casulos virtuais, mais e mais nos desconectamos uns dos outros.

O isolamento é uma ameaça séria mesmo para casais cristãos. Estes cristãos precisam perceber que se não tomarem as providências necessárias e se não tratarem dessa ameaça juntos, acabarão por viver isolados uns dos outros, mesmo debaixo do mesmo teto. Muitos casais casados têm sexo, mas não amor. O erro típico que muitos casais cometem é não antecipar que problemas desse tipo podem ocorrer com eles. E quando os problemas surgem, são apanhados desprevenidos.

Vivemos num mundo cheio de problemas. A tentação de muitos, debaixo de pressão, é isolar-se, hibernar como um urso em sua caverna no inverno. Embora essa pareça uma alternativa atraente, é somente com o apoio de amigos que poderemos suportar as misérias desta vida.

O que podemos fazer, como cristãos, para vencer o isolamento? Aqui vão algumas dicas:

1) Busque maior intimidade com Deus, pela leitura da Bíblia e pela oração diária. Quando nos aproximamos de Deus, podemos melhor nos aproximar dos outros.

2) Planeje gastar tempo com seu cônjuge fazendo coisas que ambos apreciam.

3) As vezes o isolamento foi causado por uma atitude errada sua, com a qual o seu cônjuge ofendeu-se ou magoou-se. É preciso pedir perdão e buscar a reconciliação.

4) Às vezes quando a situação já se tornou muito complicada e difícil, é preciso vencer o orgulho e procurar ajuda.

Não permita que o isolamento acabe a alegria do seu casamento. Casados também podem ser felizes juntos!



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES E CULTO DOMÉSTICO

Rev. Cleverson Gilvan

Mateus 5.27-28 – Corações adúlteros

            Continuamos tratando o mandamento sobre o adultério. Há muito o que se discutir sobre esse assunto, especialmente quando consideramos a dimensão que o Senhor Jesus dá ao mandamento ao aprofundar sua aplicação.
            Por isso, leia os versos indicados e responda:

1) Segundo o conceito de Jesus o que é adultério?

2) Você crê que há muitos adúlteros em nossos dias? Por que?

3) Como um casal pode se resguardar do adultério?

4) Qual o segredo para a fidelidade conjugal? Responda essa pergunta considerando a reação de José a investida da esposa de Potifar. – Gn. 39.7-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário