sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Boletim Informativo, 20 de novembro de 2016

O Dia de Ação de Graças

Fonte: Site da SAF

            A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: "Bom é render graças ao Senhor..." E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus , é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história.
            O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.
            O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.
O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.
            Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.
            Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.
            Em tudo e por tudo devemos dar graças a Deus!


Avisos


Federação de SAFs do PAPB
Desde ontem estamos recebendo o Congresso da Federação das SAFs (Sociedade Auxiliadora Feminina do PAPB (Presbitério Alto do Paranaíba). Louvamos a Deus pela vida das mulheres de nossa região e oramos para que o Senhor faça o trabalho desta nobre Federação cada vez mais frutífero.

Formatura da Classe Despenseiros – IBEL
No próximo sábado (26/11), às 19:00 horas, na Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino teremos a formatura da classe do 3ºAno do IBEL – Despenseiros. Registramos o recebimento do convite para o culto e a solenidade de formatura. Que o SENHOR  da seara abençoe ricamente a cada formando (Vida pessoal, família e ministério). Recebam o abraço fraterno da Igreja Presbiteriana de Patrocínio!

Culto de Formatura – IFTM/2016
Na próxima quinta-feira teremos um culto em ação de graças pelos formandos do IFTM/2016.

Reunião de Oração
Terça-feira é o dia de nossa reunião de oração no templo. Esse é um tempo precioso que todos devem reservar com um profundo senso de responsabilidade e piedade. Começamos sempre às 19:30 horas.

Ceia na Congregação da Matinha
Pela manhã teremos a ministração da Ceia do Senhor na Congregação da Matinha.

AGENDA DA SAF
19 e 20/11 Congresso Federação PAPB- Central 
28/11 Departamental Festiva- Central

Departamental Festiva – 28/11
Na próxima segunda-feira, às 19:30 horas, no salão social da igreja Central, teremos nossa última departamental do ano de 2016. Teremos uma reunião super especial com amigo secreto e uma série de outras atividades. Todas as sócias estão convocadas.

Culto Especial – Dia de Ação de Graças
Hoje, durante o culto noturno, teremos a oportunidade de trazer nossas ofertas (gêneros alimentícios), para o nosso tradicional culto de ação de graças. O culto é uma iniciativa da SAF.

Corte e costura – Oficina de Artes da Congregação Manancial
A Oficina de arte da Cong. Manancial está programando curso de corte e costura para o próximo ano. Por isso solicita aos irmãos que porventura tenham uma máquina de costura para doar ou mesmo emprestar que avise para a evang. Cristiane ou na secretaria da Igreja.


Agenda do Coral
20 de novembro (domingo) 17h30min: Igreja Constantino
23 de novembro (quarta) 19h30min: Igreja Central
27 de novembro (domingo) 17h30min: Igreja Constantino
30 de novembro (quarta)  19h30min: Igreja Central


Aniversariantes
18/11
João Evangelista
Alto da Estação
8822-8796
20/11
Moisés Martins Vasconcelos
Central
3831-9249
20/11
Amanda Cecilia Vieira Chagas
Central
3831-9737
20/11
Valdivino Vieira Nunes
Central
3831-1176
22/11
Vanessa Vargas de Brito Jucatelli
Central
9204-7767
22/11
Maria Barbosa Moreira
Filadélfia

23/11
Francyelle Vitória Costa Horacio
Filadélfia

23/11
Vânia Madalena Silva
Alto da Estação
3832-1739
23/11
Vanessa Madalena Silva
Alto da Estação
3832-1739
23/11
Cleonice


23/11
Cristiano Aparecido Cordeiro
Filadélfia

24/11
Cleusa Farias da Silva
Filadélfia
3832-7571
24/11
Alex do Rosário Souza
Alto da Estação

26/11
Marilanda
Manancial

26/11
Isaac Moreira Rebordões
Matinha
8875-1345



Fórum

QUANDO ESTOU ansioso

. . . lançando, sobre Ele, toda a vossa ansiedade, porque ELE tem cuidado de você
(1Pe 5.7)

Quando eu estou ansioso por estar doente, eu luto com meu estado abatido e descrente com a promessa: "Muitas são as aflições dos justos, Mas o SENHOR, de todas, os livra” (Sl 34.19). E tomo, igualmente, com tremor, a promessa: "sabendo que o sofrimento produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." (Rm 5.3-5)

Quando pego-me ansioso pelo fato de estar ficando velho, eu luto com tal realidade com base na promessa: "Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei." (Is 46.4).

Quando ansioso quanto a morte, combato minha incredulidade com a promessa que "nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos." (Rm 14.7-9)

Quando me sobrevém o temor de que eu possa naufragar na fé e me afastar de Deus, trago ao coração a promessa de que Aquele "começou boa obra em vós, irá completá-la até o dia de Cristo Jesus". (Fp 1.6); e: "Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." (Hb 7.25).

Façamos e declaremos guerra, não contra pessoas, mas contra a nossa própria descrença. É a raiz da ansiedade que, por sua vez, é a raiz da maioria dos nossos outros pecados.

Sendo assim, voltemos nossos olhos para as preciosas e mui ternas promessas de Deus. Pegue sua Bíblia, suplique pela ajuda do Espírito Santo, guarde, no coração, as grandes promessas de Deus, e vá lutar a sua luta — viva pela fé — viva pela graça.





ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO

Baseado na mensagem do Rev. Everton César na Igreja Central.

Texto: Jonas 1.1-16


A Passagem.— No texto de hoje, veremos um homem de Deus, sendo ensinado a ter e exercer misericórdia. Entretanto, neste processo, o veremos tentando evitar esse seu chamado da parte de Deus. Jonas, tenta fugir, tanto quanto entendia poder, para longe de Nínive, cidade onde Deus queria sua mensagem pregada, a fim de que o povo pudesse se arrepender. Nínive estava acerca de 800 Km a oeste, mas, o profeta, resolveu se dirigir para leste, para Tarsis (hoje, Espanha). Társis, que ficava a 3200 Km, era o lugar mais longe, até então, conhecido. Mas Deus enviou uma tempestade e, em seguida, um grande peixe que fizeram voltar, o profeta, ao seu propósito. Neste contexto veremos que os marinheiros pagãos revelaram mais compaixão por Jonas do que Jonas mostrou por Nínive. 

1. Você tem ouvido a mensagem de DEUS? Em outras palavras: você sabe o que DEUS espera de você? E tem, assim, você vivido? [vv. 1-3]

2. Você se entende mais ressentido do que compassivo? Você se recente muito facilmente ou se dispõe a perdoar?

3. Sei que nem sempre obedecemos a DEUS. Sei, também, que muitas vezes precisamos ser ensinados, por ELE, de modo pessoal e direto. E que este modo se dá com ELE intervindo por meio das circunstâncias e situações. Você percebe no transcorrer da narrativa como, soberanamente, DEUS tem o controle de tudo e todas as coisas, conduzindo-as de tal modo que, cada um de todos os seus propósitos, venham, finalmente, se cumprir? [vv. 4-16]



Nenhum comentário:

Postar um comentário