sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Boletim Informativo, 27 de novembro de 2016

 

 

UNIDADE DE CRESCIMENTO EM MEIO À DIVERSIDADE DA GRAÇA

Rev. Milton Rodrigues Júnior
Extraído do Boletim da 1ªIPB Goiânia

"E a graça foi concedida a cada um de nós, segundo a proporção do dom de Cristo." Efésios 4:7

                O grande propósito da Igreja do Senhor Jesus é desempenhar o papel a ela designado pelo seu Senhor: "a edificação do corpo de Cristo" (Ef 4:12). Para que isto se torne possível, Deus concede a cada um dos crentes, mediante a sua graça, dons para o desempenho individual das suas funções, na Igreja (Corpo de Cristo). Não devemos imaginar que cada cristão seja uma réplica exata de todos os demais, como se fossemos produzidos em massa numa fábrica celestial. Pelo contrário, a unidade da igreja, longe de ser enfadonha e monótona, é emocionante na sua diversidade.
                Neste texto de Efésios, Paulo nos leva a compreender a semelhança que nos une: a fé em Cristo e sua presença ativa em nós ( Ef 4:4-6); como também a diversidade que nos une: o fato de Deus conceder diferentes dons para o enriquecimento da nossa vida em comum, como povo de Deus. Tanto a semelhança como a diversidade são frutos da graça divina, que sabiamente tem sido concedida aos cristãos para o crescimento do corpo. O que podemos conhecer através da Escritura e experimentar no serviço cristão, é que a qualidade da vida do corpo depende da saúde de cada membro, e do seu serviço contínuo.
                Quando a igreja está motivada e desempenha um serviço integrado, desfruta de uma unidade de vitórias e alegrias, e, finalmente, de uma unidade de adoração. Quando todos trabalham em conjunto, as vitórias dos membros se tornam a vitória do corpo. Deus concede dons "a cada um de nós" (Ef 4:7) para que cresçamos juntos.
                Em Mateus 10:5 lemos: "A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções:...". Podemos perceber uma preocupação real de Jesus em dar aos discípulos instruções, afim de que pudessem realizar sua obra, de maneira eficaz e correta.
                Vemos, assim, a importância tanto da dependência da graça, que nos concede dons para o trabalho, como também o preparo dos servos, para o desempenho do trabalho nos mais variados tipos de ministérios.
                Motivados por estas verdades bíblicas, devemos usar as oportunidades para aprimorar as habilidades concedidas pelo Criador, a cada um de nós. Também precisamos entender que esta é uma das mais nobres maneiras de engrandecer o Senhor com nossas vidas - sendo instrumento nas mãos do Criador e Salvador

Avisos

Reunião de Oração
Próxima terça-feira teremos nossa reunião de oração no templo. Todos  os irmãos são convocados para este momento especial de intercessão, súplica e ação de graças. Nossa reunião começa às 19:30 horas.

Servindo ao Senhor em 2017
Você já pensou em que área gostaria de servir a Deus em nossa Igreja? Você pode ser professor da Escola Dominical, participar do Conselho Missionário, do Conselho de Educação Cristã, ser superintendente da Escola Dominical, secretário, culto infantil, Ministério de Casais ou sociedades internas (conselheiro). Procure ainda hoje um dos presbíteros ou o pastor da igreja e converse sobre seu ministério em 2017. O conselho da Igreja farás as nomeações na reunião do dia 12 de dezembro.

Estudo Bíblico
No mês de dezembro os estudos bíblicos na central estarão sob a responsabilidade do Rev. Cleverson Gilvan. Participe conosco!

Departamental Festiva – 28/11
Amanhã (segunda-feira), às 19:30 horas, no salão social da igreja Central, teremos nossa última departamental do ano de 2016. Teremos uma reunião super especial com amigo secreto e uma série de outras atividades. Todas as sócias estão convocadas. 

Rev. Cleverson e Família
Nesse final de semana nosso pastor e família estão em viagem à cidade de Barroso onde participam do culto em ação de graças pelos 80 anos do pai da Marly. Oremos por sua viagem e por seu retorno amanhã.

Escola Dominical e Culto na Central
Pela manhã o professor da classe de adultos será o Rev. Everton César e a noite o pregador será o Rev. Salvador Fonseca, acompanhado na direção litúrgica pelo Pb. Marcelo Oliveira.

Programação Especial de Final de Ano
O mês de dezembro está chegando e com ele a oportunidade de celebrarmos, com gratidão, o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por isso, anote em sua agenda nossas programações especiais.

11/12 – Cantata das Crianças
18/12 – Almoço de Confraternização
25/ 12 – Cantata do Coral Adulto (09:00h) – Central e Congregações
31/12 – Culto de Ação de Graças (Central e Congregações – Celebração da Ceia em Conjunto)

Aniversariantes
20/11
Amanda Cecilia Vieira Chagas
Central
3831-9737
20/11
Valdivino Vieira Nunes
Central
3831-1176
22/11
Vanessa Vargas de Brito Jucatelli
Central
9204-7767
22/11
Maria Barbosa Moreira
Filadélfia

23/11
Francyelle Vitória Costa Horacio
Filadélfia

23/11
Vânia Madalena Silva
Alto da Estação
3832-1739
23/11
Vanessa Madalena Silva
Alto da Estação
3832-1739
23/11
Cleonice


23/11
Cristiano Aparecido Cordeiro
Filadélfia

24/11
Cleusa Farias da Silva
Filadélfia
3832-7571
24/11
Alex do Rosário Souza
Alto da Estação

26/11
Marilanda
Manancial

26/11
Isaac Moreira Rebordões
Matinha
8875-1345


S.A.F


1) DEPARTAMENTAL FESTIVA

        A SAF CENTRAL PATROCÍNIO convida todas as mulheres de nossa igreja e  congregações, para a nossa última departamental do ano de 2016.
      O tema será: GRATIDÃO.

     Dia: 28/11/2016 (segunda-feira)
     Horário: 19h30
     Local: Salão social igreja

     Observação: Trazer hinário.


2) Amigo Secreto SAF

     Nesse mesmo dia, na departamental festiva,  faremos um AMIIGO SECRETO.
    O sorteio será com as mulheres presentes, no valor de até R$ 10,00.
    Se desejar participar, traga uma lembrança !
   


3) BRINDES para sorteio na Departamental Festiva
 
    Sortearemos alguns BRINDES (mimos), em nosso momento social.
    Se você deseja participar doando, procure por Juliana / Ana Maria / Leninha / Vânia ou Cristiane.
     Brindes: trabalhos manuais ou outro qualquer.

Congresso da Federação de SAFs do PAPB
Louvamos a Deus pela vida de cada irmã e cada irmão que cooperaram para a realização do Congresso da Federação das Sociedades Auxiliadoras Femininas do Alto do Paranaíba. Deus abençoa e a cada um.






FORUM
P R O V I D Ê N C I A
(J. I. PAcker)

DEUS GOVERNA ESTE MUNDO

A sorte se lança no regaço,
mas do SENHOR procede toda decisão.

PROVÉRBIOS 16.33

 “As obras da providência de Deus são a mais santa, sábia e poderosa preservação e direção de todas as criaturas e de todas as ações” (Breve Catecismo de Westminster, P. 11). Se a criação foi um exercício único de energia divina ao fazer que o mundo existisse, a providência é um exercício contínuo da mesma energia, pela qual o Criador, de acordo com sua própria vontade, (a) mantém todas as criaturas como seres, (b) envolve-se em todos os eventos, e (c) dirige todas as coisas a seu fim determinado. O modelo é de orientação pessoal intencional com total e efetivo controle: Deus tem o comando completo deste mundo. Sua mão pode estar escondida, mas seu governo é absoluto.

Alguns têm restringido a providência de Deus à presciência sem controle, ou sustentação sem intervenção, ou supervisão geral sem preocupação com detalhes, porém o testemunho da providência, conforme formulado acima, é extraordinariamente preponderante.

A Bíblia ensina claramente o controle providencial de Deus (1) sobre o universo como um todo, Sl 103.19; Dn 4.35; Ef 1.11; (2) sobre o mundo físico, Jó 37; Sl 104.14; 135.6; Mt 5.45;  (3) sobre a criação irracional, Sl 104.21,28; Mt 6.26; 10.29; (4) sobre os negócios das nações, Jó 12.23; Sl 22.28; 66.7; At 17.26; (5) sobre o nascimento e o destino na vida humana, 1 Sm 16.1; Sl 139.16; Is 45.5; Gl 1.15,16; (6) sobre os sucessos e fracassos aparentes na vida dos homens, Sl 75.6,7; Lc 1.52; (7) sobre coisas aparentemente acidentais ou insignificantes, Pv 16.33; Mt 10.30; (8) na proteção ao justo, Sl 4.8; 5.12; 121.3; Rm 8.28; (9) suprindo as necessidades do povo de Deus, Gn 22.8,14; Dt 8.3; Fp 4.19; (10) dando respostas a orações,              1Sm 1.19; Is 20.5,6; 2Cr 33.13; Sl 65.2; Mt 7.7; Lc 18.7,8; e (11) na execração e punição do iníquo, Sl 7.12,12; 11.6. (L. Berkof, Teologia Sistemática, 3ͣ Ed., Luz Para o Caminho)

Uma clara noção sobre o envolvimento de Deus no processo universal e nos atos das criaturas racionais requer um conjunto complementar de afirmações, como: uma pessoa pratica uma ação, ou um evento é desencadeado por causas naturais, ou Satanás se manifesta – contudo, Deus prevalece. Esta é a mensagem do livro de Ester, em que o nome de Deus não aparece em parte alguma. Outra: fazem-se coisas que se opõem ao conselho da vontade de Deus – não obstante, elas cumprem seu propósito por meio dos acontecimentos (Ef 1.11). Outra: os humanos intentam fazer o mal – porém Deus, que superintende, usa suas ações para o bem (Gn 50.20; At 2.23). Outras: os humanos, só o domínio de Deus, pecam – entretanto Deus não é o autor do pecado (Tg 1.13-17); antes – Ele é seu juiz.

A natureza do envolvimento “simultâneo” ou ”confluente” de Deus em tudo o que acontece em seu mundo – sem violar a natureza das coisas, o avanço dos processos causativos, ou a livre intervenção humana – que faz com que sua vontade resultante ocorra, é um mistério para nós, mas o consistente ensino bíblico sobre o envolvimento de Deus é como afirmamos acima.

Dos males que infestam o mundo de Deus (perversidade moral e espiritual, desperdício de bens, desordens físicas e rupturas de um cosmos arruinado), podemos dizer em resumo que: Deus permite o mal (At 14.16); pune o mal com o mal (Sl 81.11,12; Rm 1.26-32); transforma em bem o mal (Gn 50.20; At 2.23; 4.27,28; 13.27;1 Co 2.7,8); usa o mal para testar e disciplinar aqueles a quem ama (Mt 4.1-11; Hb 12.4-14); e um dia Ele restaurará completamente o seu povo do poder e presença do mal (Ap 21.27; 22.14,15).

A doutrina da providência ensina aos cristãos que eles nunca estão sob o domínio de forças cegas (ventura, oportunidade ou sorte); tudo quanto acontece a eles é divinamente planejado, e cada evento é acompanhado de um novo chamamento à crença, obediência e regozijo, sabendo que tudo é para o bem espiritual e eterno de cada um (Rm 8.28).





Estudo Dirigido Para Culto Doméstico

Rev. Cleverson Gilvan

Texto: Lucas 5.12-16

                Não se pode negar o fato de Jesus ser cheio de misericórdia. Foram vários os registros do evangelho que provam o seu olhar terno para o necessitado. Certamente é por isso que podemos louvá-lo, por causa das suas muitas misericórdias.
                No estudo desta semana meditaremos sobre uma das passagens mais marcantes do evangelho de Lucas, onde lemos sobre a cura de um leproso que sabia que somente em Jesus havia esperança para a sua vida.
                A lepra era não apenas uma enfermidade física, mas era também uma enfermidade social. O doente era excluído do convívio dos demais e por isso ficava totalmente desamparado.
                Diante disso, considere:

1) Qual foi a atitude do leproso quando chegou perto de Jesus? O que essa atitude tem a nos ensinar?

2) Qual foi a reação de Jesus? Que atributo ou virtude divina você crê que essa atitude revela?

3) Por quê você acha que Jesus mandou o homem se mostrar ao sacerdote? A oferta mencionada está em Lv. 14.1-32

4) Apesar de Jesus ter ordenado ao homem que fora curado que não contasse nada a ninguém, era praticamente impossível segurar o crescimento da fama de Jesus. Qual foi o resultado dessa divulgação do nome de Jesus?

5) E diante disso o que Jesus fazia? vs. 16

6) Jesus não buscava recompensas ou reconhecimento. O que a atitude dele nos ensina?





Nenhum comentário:

Postar um comentário