sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Boletim Informativo, 23 de dezembro de 2018


A Verdadeira História de Natal

por

Rev. Ézio Martins de Lima


Ao entrar no Shopping ficamos deslumbrados com os efeitos produzidos pelas luzes, que apontavam diretamente para um imenso pinheiro enfeitado com caixas embrulhadas em papéis multicoloridos... Ao lado da árvore estava uma manjedoura com um boneco de uma criança, ao seu lado um casal... Um pouco mais distante, estavam alguns bonecos de homens trajados rudemente... Do outro lado do pinheiro havia uma casa toda coberta de pequenas lâmpadas, ao seu lado um trenó puxado por renas, e dentro da casa um homem vestido de vermelho, com longas barbas brancas... um gorro vermelho na cabeça... um saco vermelho nas costas. O quadro, ainda que confuso, trouxe-me à consciência o fato de que estamos às vésperas do Natal...

Sinceramente percebemos que cada ano que se passa as representações se tornam mais confusas, a ponto de o significado do Natal estar cada vez mais sendo esquecido em detrimento dos novos personagens que compõem esta nova história’: Papai Noel, Mamãe Noel, luzes, enfeites, presentes, comércio, banquetes... Então demos conta que no nascimento de Jesus, o Cristo, as circunstâncias também não eram diferentes... O fato que mudou a história da humanidade aconteceu na periferia de uma pequena vila, e os personagens mais próximos eram pastores de ovelhas, e alguns misteriosos reis do oriente... Nada de opulência! Nada de luzes! Nada de enfeites! Havia presentes, sim! O mais importante dos presentes! Aliás, o único que O Aniversariante continua esperando dos seres humanos: o LOUVOR!

O nascimento de Jesus Cristo é anunciado aos pastores em meio à música entoada por um coro angelical (Lucas 2.10-14). Particularmente, cremos que os anjos cantam para ensinar aos pastores que Jesus, o Cristo, é o Deus que merece toda Honra e todo Louvor. Os pastores aprenderam bem a lição... Não somente os pastores louvam a Jesus, como também os três reis-magos do oriente, que o fazem presenteando-O com ouro, incenso e mirra (Mateus 2.11), respectivamente símbolos da Realeza de Jesus (Apocalipse 17.14), do Sacerdócio de Jesus (Lucas 1.9; Hebreus 10.10-13), e da Sua morte propiciatória (João 19.39).

Então descobrimos o verdadeiro sentido do natal: Jesus nasceu! Seu nascimento é motivo de louvor, porque Ele é o Sacerdote que representa e intercede por todos os seres humanos da face da terra, em todas as eras, em todos os lugares, em todo o tempo, oferecendo-lhes gratuitamente o perdão dos pecados e a vida eterna. Jesus merece todo louvor, porque é Rei. Não um rei cujo trono se estende no mundo pelo poder da espada e da opressão! Não! Jesus é o Rei, cujo Reino está dentro dos corações dos que confessam Sua majestade e dão crédito às Suas palavras de Vida, Poder, Graça e Amor (Mateus 17.21). Contudo, Jesus também recebeu de presente a mirra... perfume utilizado nos rituais pós-morte... No nascimento de Jesus, prenuncia-se a Sua morte! O Sacerdote é ao mesmo tempo o próprio sacrifico; e no Seu sacrifício, o Rei estende Seu Reino Eterno sobre todas as culturas, línguas e nações...(Apocalipse 5.9).

É Natal! É tempo de Louvor ao Único que merece toda a honra, toda a glória e toda a adoração!




·        ATIVIDADE  PASTORAL
·         16/12(Domingo) = Visita à casa dos irmãos Helena e Marcos Lacerda.
·         17/12(Segunda-feira) = Visita no Hospital a Édna (filha de Dona Angelina) e a Paciente Camila... a pedido.
·         18/12 (Terça- feira) = Levando Santa Ceia nos lares com Evangelista Wanderleyè  D. Maura,  Sr. Sebastião, D. Maria (Cong. Manancial). D. Helena Ribeiro, Sr. Emanuel, Raquel, D. Maria e D. Nadir (Cong. Alto da Estação). Reunião de Oração na SEDE.
·         19/12(Quarta-feira) = Gabinete Pastoral. À noite Trabalho junto ao Coral da igreja na apresentação da Cantata de Natal no Centro de Recuperação para Dependentes Químicos.
·         20/12(quinta-feira) = Gabinete na parte da manhã e a tarde culto junto com a SAF residência de D. Diva por gratidão pelo seu aniversário.  A noite na sede.
·         21/12(sexta-feira) = Gabinete. Ofício Religioso no Casamento de Oséias e Jaciara.


COVOCAÇÃO: Os membros comungantes da Igreja estão convocados para Assembleia Ordinária no dia 30/12(domingo) conforme, o art.9 para cumprir a letra  D. No Horário da EBD. 


ATENÇÃO IGREJA!  AGENDA DE NOSSAS  PROGRAMAÇÕES ESPECIAIS.
·         23/12 = DOMINGO; CANTATA DE NATAL                  19h30min. PELO CORAL DA IGREJA.
·         25/12 = TERÇA FEIRA; NÃO HAVERÁ REUNIÃO DE ORAÇÃO A NOITE.
·         30/12 = DOMINGO; ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA NA EBD E CULTO A NOITE.
·         31/12= SEGUNDA FEIRA; CULTO DE PASSAGEM DE ANO ÀS 21:30 HORAS COM                      SANTA CEIA e POSSE DOS  ELEITOS E NOMEADOS PELO CONSELHO. APÓS O CULTO                    JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO
·         01/12= TERÇA FEIRA; NÃO TEREMOS REUNIÃO DE ORAÇÃO A NOITE.

ATENÇÃO SOCIEDADES E MINISTÉRIOS
PREPAREM SEUS RELATÓRIOS E LIVROS DE ATAS E ENCAMINHEM AO CONSELHO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.  NOSSA REUNIÃO PARA AGENDA GERAL DA IGREJA SERÁ NA PRIMEIRA SEMANA DE JANEIRO.


SEMANA DE ORAÇÃO: 07 A 12 DE JANEIRO
·         NA SEDE SERÁ NA SEGUNDA SEMANA DE JANEIRO ÀS 7 HORAS DA MANHÃ:
v  07/01, SEGUNDA-FEIRA =  Rev. Flávio Aguiar
v  08/01, TERÇA-FEIRA = Ministério de Família.      
v  09/01, QUARTA-FEIRA = SAF
v  10/01, QUINTA-FEIRA = Junta Diaconal.
v  11/01, SEXTA-FEIRA = UCP
v  12/01, SÁBADO = Conselho da Igreja.

Aniversariantes
26/12
Maria Cândida Vieira Sousa
Central
9 9955-1170
26/12
Irami Maria de Souza Santos
Filadélfia
9 8859-4656
26/12
Carmi dos Reis Chagas
Central
9 9209-7818
26/12
Davi Santos Junior
Matinha

27/12
Miguel de Almeida Ferreira Miranda
Matinha

28/12
Maria da Conceição de Oliveira
Alto da Estação

29/12
Silon Fernandes Martins
Filadélfia
9 8878-7396

Departamento de Áudio e Vídeo
Estamos criando o departamento de Áudio e Vídeo da Igreja, para operar a mesa de som e o sistema de transmissão dos Cultos. Você que tem interesse de colaborar, procure o pastor ou Daniel Júnior 50 para saber mais informações.


Jantar de Confraternização
Dia 31 de dezembro, após o culto teremos o nosso Jantar de Confraternização. Venha com a sua família passar momentos agradáveis. Valor: R$ 35,00 por pessoa. Crianças até 10 anos não pagam. As vagas são limitadas. Faça já sua reserva! Gracina, Josué e Carmi, Marcelo e Mizza, Pr. Flávio e Kátia.  A Confirmação da presença será até o dia 26/12.


INCONDICIONALMENTE DEPENDENTE

Rev. Natsan Matias

 “SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.” Salmo 131

            O Salmo 131 é uma expressão de confiança e humildade, o qual enfatiza a soberania, o amor e o cuidado do Senhor para com o seu povo.
            Estes cânticos de romagem ou peregrinação são compostos de adoração, confissão, protestos de inocência, queixa de sofrimento, pedidos de livramento, ações de graças.  Enfatizam ainda, um relacionamento muito íntimo para com o Deus verdadeiro. Willian Lasor afirma que: “Os Salmos são de fato respostas dos sacerdotes e do povo diante do livramento e de revelação de Deus na História deles, são revelações e também respostas.” 
            Davi, certamente, ao escrever este Salmo para instrumentos de cordas, tinha disposto no coração o reconhecimento da onisciência de Deus, pois expõe o seu interior de forma bastante enfática. Ele trata também de oferecer, na adoração, um conceito de que há coisas que estão muito além do âmbito humano, considerando que o Senhor deve ser a bênção mais extraordinária para o ser humano: “Ó Deus Eterno, eu já não sou orgulhoso; deixei de olhar os outros com arrogância. Não vou atrás das coisas grandes e extraordinárias, que estão fora do meu alcance. Assim, como a criança desmamada fica quieta nos braços da mãe, assim eu estou satisfeito e tranquilo, e o meu coração está calmo dentro de mim.” (Salmo 131. 1,2) 
            Ao mesmo tempo em que parece ser pessoal, oferece admoestação para que toda nação, coletivamente, confie no Senhor. Esse descanso nos braços de Deus ganha força em direção à coletividade, pois o salmista não pensa em sua única segurança, mas avança tendo em vista toda a nação de Israel. Assim, humildade e confiança em Deus são pontos fundamentais para toda a nação israelita.
            Não é nada diferente o ensinamento do tempo do autor para o da nossa própria vida.
            Observe que a vida do povo de Deus atualmente, carece cultivar, com urgência, uma verdadeira prática de humilhação sob a mão de Deus. Ao invés de ordenar, declarar ou amarrar, a vida pessoal de dependência a Deus deve oferecer respostas saudáveis aos sonhos contemporâneos.
            O Salmo 131 fala de atributos muito relevantes aos leitores atuais. Aqui é possível aprendermos sobre humildade, simplicidade e quietude. Na verdade, estas estratégias são de fato conceitos que não podem ficar em um só “degrau” da vida cristã, ou seja, ficar estagnado a meras funções litúrgicas e ritualísticas. Ao contrário de tudo isso, elas são estratégias para a condução plena da vida, em todos os níveis de relacionamento e em todos os “degraus” de nossa peregrinação na terra, e como cidadãos do Reino de Deus.
            Quando falamos de humildade, falamos de um atributo que denota modéstia e dependência despretensiosa. Simplicidade tem a ver com uma atitude de singeleza de coração que demonstra confiança de que o futuro da vida do cristão está sob a responsabilidade exclusiva de Deus (v. 1b). Esta dinâmica produz a quietude e a tranquilidade nos braços seguros e soberanos de Deus.
            Que Deus nos dê, como uma dádiva do Espírito Santo, uma tranquila e suave dependência dele, agora mesmo, hoje o dia todo, amanhã logo cedo e pelo resto de nossas vidas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário