quarta-feira, 25 de maio de 2016

Boletim Informativo, 22 de maio de 2016

NÃO OS EMBARACEIS!
Rev. Cleverson Gilvan

            Estamos encerrando o mês do lar com uma programação muito especial. Hoje, por ocasião do culto noturno, nossas crianças dirigirão a liturgia e participarão ativamente do culto. Elas são parte integrante da igreja e, desse modo, devem participar de todas as atividades da igreja.
            Além disso, é dever dos pais e da igreja criar todas as condições para a plena e perfeita integração da criança na igreja e essa responsabilidade decorre das palavras de Jesus que disse: Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. (Luc 18:16).
            Contudo, há que se observar que nem sempre os pais, especialmente, tem considerado a gravidade e a urgência dessa palavra de Jesus. E, com muito temor, temos reconhecido que alguns têm causado embaraços aos seus filhos no Reino de Deus. Essa situação vem sendo causada basicamente pela não observação de duas responsabilidades: as espirituais e as morais.
            Quanto aos deveres espirituais é fácil observar que na maioria dos lares cristãos não existe mais qualquer tipo de educação cristã. Há pouca ou nenhuma leitura bíblica, não há vida de oração e a participação na igreja é considerada apenas um compromisso social, sem maior importância, então, os pais levam os filhos a igreja para assistirem a uma programação. O resultado desse tipo de comportamento é a apatia das crianças, especialmente na adolescência, diante das suas próprias necessidades espirituais. É claro que existem outros fatores que se somam a esses, tais como a relativização de absolutos bíblicos especialmente ligados a sexualidade e ao materialismo de nossos dias.
Já quanto aos deveres morais o problema é o do exemplo. Nossos filhos aprendem mais pela observação do que pelas palavras, e isto não é novidade para ninguém. Talvez os pais não tenham percebido o que os filhos já viram a ambigüidade ou duplicidade da vida de seus genitores: Eles fazem coisas que condenam e querem que sejamos santos!
            Assim, o artigo dessa semana é mais um apelo para que invistamos nossos maiores e melhores esforços na educação espiritual do nosso lar. É também um apelo para que toda igreja se envolva em oração pela transformação e pela edificação espiritual de nossas famílias. Então, joelhos ao chão!


Avisos

Agradecimento – Conferência Missionária
O Conselho Missionário, na pessoa do seu presidente Pb. Natanael Rodrigues, agradece a todos os irmãos que cooperaram para o bom andamento da nossa XI Conferência. Realmente foi uma benção! Que Deus abençoe a todos os irmãos!

Agradecimento EBF – IBEL
Louvamos a Deus pela equipe do IBEL que, durante este feriado, realizou em nossa igreja a EBF. Que a semente do Evangelho lançada no coração de cada criança germine para a glória do nosso Deus.

Culto Especial da UCP
Hoje, 5º domingo de maio, teremos o culto especial dirigido por nossas crianças. É tempo de toda família se reunir em adoração ao Senhor.

Gratidão pelo IBEL
Louvamos a Deus também pelo aniversário do nosso querido Instituto Bíblico Eduardo Lane, que na próxima quarta-feira celebrará seus 83 anos com culto de gratidão na IPB Constantino, tendo como pregador o Rev. Hernandes Dias Lopes.

Rev. Cleverson em São Paulo
Esta semana o Rev. Cleverson seguirá para São Paulo para dar prosseguimento ao seu curso. Ore por sua viagem, por sua estadia em São Paulo, por sua família em Patrocínio e pelo seu regresso.

Jantar dos Namorados – 11/06
Nosso tradicional jantar dos namorados está chegando. Garanta já sua vaga adquirindo seu ingresso com nossos irmãos do ministério de casais. O valor é R$ 60,00 por casal. A equipe: Kátia e Tadeu, Ana e Marcus Vinicius, Neile e Ney, Carmi e Josué, Marly e Rev. Cleverson.

Intercessão
O SENHOR o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama.
(Slm 41:3)

§  D. Eclair – saúde
§  Milca – Filha da Valda – saúde
§  Isabel Chagas – saúde
§  Tia Lola – Aguardando cirurgia

Aniversariantes da Semana – “Uma Ano mais de vida, guardou-vos o Senhor”

29/05
Vera Lúcia Borges dos Reis
Central
3517-1021
30/05
Ariane Chagas Rodrigues Garcia
Central
3831-8681
30/05
Dimas Rodrigues de Araújo
Manancial

31/05
Vitória Manoela de Paula
Filadélfia

01/06
Marco Aurélio
Manancial

01/06
Tércio Elias Faustino Alves
Central
8809-6805
03/06
Bruna Graciella Catarino
Central
9275-2771
04/06
Vitor Augusto Reis
Central
3832-4515




 ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Efésios 6.10-17

Satanás é um forte inimigo. Por isso, Paulo, nos exorta a sermos fortes. Paulo sabe que a carne é fraca (Mc 14.38) e que podemos vencer somente no poder de Cristo. Note que antes de Paulo nos exortar a permanecermos firmes, no v. 11, ele nos manda, no v. 10, a sermos fortes. Como, então, recebemos esta força, este poder? De compreender que estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais muito acima de todo principado e poderes de Satanás (1.19-23), e este mesmo poder de Deus esta disponível a nós por meio do Espírito que em nós habita (3.14-21). Devemos nos assentar antes que possamos caminhar, e devemos caminhar antes de que possamos permanecer (‘ficar firmes’). Devemos entender nossa posição espiritual antes que tenhamos poder espiritual.


  1. Qual a primeira necessidade, segundo verso 10, que temos, se quisermos vencer as armadilhas e ciladas do Diabo?

  1. Pensem e digam o que isto significa na prática: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”  

  1. Paulo escreve sobre toda a armadura de DEUS. Era todo o equipamento de um soldado pronto para batalha. Nossa armadura toda vem de Deus. É importante entender isso. O que é esta armadura? Quais são as peças que a compõe (vv. 14-17)

  1. Falem e apliquem cada uma delas:
Cingi-vos com a Verdade
Couraça da Justiça
Calçai o Evangelho
Escudo da Fé
Capacete da Salvação
Espada do Espírito 






ALEGRIA NO SOFRIMENTO

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. (Tiago 1.2-4)

Os seguidores de Jesus Cristo enfrentam muitas dificuldades neste mundo. Algumas delas são experiência comum de todos os homens; os cristãos, contudo, são um povo escolhido, salvo e iluminado por Deus, e por isso devemos interpretar nossas vidas à luz do evangelho. Os não cristãos sustentam uma filosofia que se opõe à justiça de Deus e ao caminho de Cristo. Negam as verdadeiras causas e soluções para os problemas da humanidade. Assim, independentemente das variações e revisões, todas as teorias não cristãs falham em chegar à verdade sobre a nossa situação. Em vez de tomar conselhos a partir das dificuldades e dores de cabeça, eles se tornam amargos e endurecem seus corações contra a mensagem da salvação. E, em vez de capitular sob o calor da ira de Deus, juntam-se para lhe resistir. Mas a rebelião aumenta seus problemas e causa estragos em suas almas. Jesus Cristo nos salva da amargura e da rebelião, e transforma nossas perspectivas e atitudes. De fato, ele nos apresenta a única perspectiva verdadeira e as únicas atitudes adequadas. Ele nos faz homens e mulheres superiores. Aqueles que ainda estão obstruídos pela incredulidade e por más tradições hesitam dizer isso acerca dos seguidores de Cristo, mas se você se recusa a dizer que agora é superior ao seu antigo eu, significa que também alega que o evangelho é impotente e que as reivindicações que ele faz sobre o poder de Cristo são fraudulentas. Mas se você admite que agora é superior, isto também deve significar que você se tornou superior aos não cristãos, já que eles não se beneficiaram da sabedoria e do poder de Deus. A lógica é inescapável, mas de praxe os teólogos não falam dessa maneira, pois a maioria continua escrava da falsa humildade e dos clichês religiosos. Somos superiores porque Jesus Cristo é superior, e ele nos fez superiores nele por sua graça. É um dom de Deus ao seu povo.

Os não cristãos estão fora de contato com a realidade. Sua visão do mundo é pura fantasia, segundo a qual são pessoas boas e úteis, homens e mulheres podem livrar a si mesmos da perversidade e da destruição e Deus não os punirá com fogo do inferno. Jesus Cristo nos mostra a verdade e a realidade. Revela-nos que Deus é justo e soberano, que a humanidade transgrediu o padrão divino e caiu em pecado, e que Cristo veio para nos salvar da ira que está para vir e que já agora está operando no mundo. Jesus nos mostra que, embora tenhamos um futuro glorioso nele, que embora o caminho dos justos brilhe cada vez mais, este mundo segue caído e corrompido, que ainda não somos aperfeiçoados e que o crescimento nas virtudes de Cristo envolve dificuldades duradouras nesta vida.

Em si mesmas, as dificuldades não são agradáveis nem encorajadoras, mas Jesus Cristo nos capacita a enfrentá-las com alegria porque compreendemos que, quando as abordamos à luz do evangelho, elas exercitam nossa paciência e aumentam nossa resistência. Para isso significar alguma coisa, devemos entesourar as virtudes de Cristo mais que os confortos deste mundo. Devemos ter em mente as coisas de Deus mais que as coisas dos homens, e devemos ter um apetite semelhante ao dos anjos em vez do das feras.

Aqueles que foram regenerados pelo Espírito de Deus receberam a sabedoria para enfrentar a vida com essa perspectiva. Queremos ser como Jesus Cristo, que persistiu não apenas em meio às dificuldades gerais de viver neste mundo, como também à incredulidade, calúnia, toda sorte de abuso e mesmo à morte, podendo assim honrar seu Pai e salvar seu povo, isto é, os crentes de todas as gerações. Se seguirmos seu exemplo, nosso sofrimento no Senhor não será em vão.

Contudo, isso não significa que não fazemos nada para resistir. Algumas tradições religiosas querem nos fazer crer que a paciência e a resistência se traduzem em capitulação, que deveríamos permitir que os problemas nos atropelassem, como se isso por si só glorificasse a Deus e como se fosse a maneira adequada de se render à soberania de Deus. Isso é uma mentira de Satanás para nos convencer a abraçar a derrota, e fazê-lo sem luta. Deus nos deu recursos para superar muitos dos nossos problemas; de fato, é frequente a sua ordem de resistirmos com os métodos que ele ensina e fornece.

Visto que chegamos ao conhecimento da fé cristã, não importa o que enfrentamos na vida, devemos sempre lembrar que em Jesus Cristo já escapamos do pior tipo de problema — isto é, da ira de Deus em ação na alma, da escuridão intelectual de uma mente incrédula e da depravação moral de um pecador que vive sem o poder do evangelho. Ao contrário dos não cristãos, que estão sendo devorados pela morte a partir de seu interior, temos uma liberdade definitiva e crescente da morte. Estamos sendo educados na verdade pela palavra de Deus, e crescendo em coragem e autocontrole pelo poder do Espírito Santo.


Tradução: Marcelo Herberts

Fonte: http://www.vincentcheung.com/

Vincent Cheung é autor de trinta livros e centenas de palestras sobre uma gama de assuntos em teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmivisão bíblica como um sistema de pensamento abrangente e coerente, revelado por Deus na Escritura. Vincent Cheung reside em Boston com sua esposa Denise.






Nenhum comentário:

Postar um comentário